quarta-feira, outubro 15, 2008

Realidades e Máscaras

Há de facto uma enorme diferença entre aquilo que julgamos e queremos ser e aquilo que os outros vêm em nós e, sobretudo, os que de mais perto lidam connosco.
A máscara que todos temos é, nalguns, mais subtil e leve, enquanto noutros é mais pesada e carregada, obstruindo todos os canais de luz e não permitindo a visualização da nossa verdadeira essência.
Não sou uma pessoa má na minha essência, mas tornei-me menos agradável por mecanismo de defesa e para me proteger de tudo o que me rodeava e que me magoava. Por isso, aprendi a estar quase sempre ao ataque e isso agora é algo que é muito difícil de emendar, porque a minha personalidade está habituada a assim ser. pelo contrário, até sou bem sensível ao que me rodeia e dentro das minhas possibilidades, tento fazer o melhor pelo meu próximo. Também é verdade que um pequeno nada me transtorna imensamente e até conseguir recuperar o meu equilíbrio, leva imenso tempo. E se ainda por cima me continuam a fazer "frente" e a não dar a volta ao texto, então tudo fica negro mesmo.
São pequenas grandes coisas que tenho que burilar e melhorar francamente, não só para podes estar cada vez melhor comigo mesmo, como sobretudo poder viver em PAZ e HARMONIA com os que me rodeiam.
Foi-me ainda dito que "já não queria ensinar".. nada de mais errado, pois ainda vou gostando de ensinar e tanto mais ensino, quanto mais puxam por mim e se mostram interessados. Penso que também as pessoas têm que ser pró-activas e não apenas esperarem passivamente que tudo lhes venha ter ao colo.
A relação inter pares exige um grande equilíbrio e bom senso e de facto desde os tempos da minha querida Avó até aos nossos dias um grande percurso foi, felizmente, percorrido nas relações pessoais, laborais e profissionais. E se houve grandes avanços e melhorias, há também algo que se perdeu imenso que foi a ética e os princípios humanos entre as pessoas. Como já disse, esse aspecto é para mim o mais gravoso actualmente... e não digo que eu não esteja também enfermo desse mal, com menor ética e princípios mas infelizmente o quotidiano tem-me ensinado alguns atalhos de conduta, que não seriam habitualmente os meus.
Podemos SORRIR, podemos AMAR e podemos ajuar a nossa realidade a estar em PAZ e HARMONIA. Por isoo, hoje dia 15 de Outubro... dia de anos duma minha irmã, instituamos o dia do SORRISO. Há tantos dias inúteis, porque não instituir este dia e tentar passar a palavra de DIA DO SORRISO no dia 15 de OUtubro

1 comentário:

Mamã Su disse...

Que seja então hoje o Dia do Sorriso! Feliz Dia do Sorriso para ti com muita Paz e muito Amor! uma beijoca grndes