sábado, outubro 04, 2008

Dualidades

Como nada acontece por acaso - segundo a minha psicoanalista - acredito que esta minha leitora assídua me tenha feito ver a minha dualidade, a profunda contradição existente entre aquilo que na verdade EU sou e o que transparece para o exterior. Para minha defesa pessoal e pela minha vida, sempre achei ser necessário ter várias máscaras e exteriores, cada um dos quais adaptados ao local aonde estava e às pessoas com quem me encontrava. Filho de pais separados, de famílias desavindas, de ódios de estimação e na tentativa de sobreviver a tudo isso e de me dar bem com toda a gente, fez com que criasse esse invólucro de várias camadas e aspectos, que não permitisse vislumbrar a mais pequena parcela do meu verdadeiro EU... e agora várias pessoas me estão a chamar a atenção para isso, neste preciso momento em que consigo perceber e aceitar isso mesmo. Tenho por isso que concordar com a Fernanda quando diz que tudo está mais ou menos predestinado e tem um objectivo
Como poderei fazer para não apresentar esta dualidade e esta aparente contradição, que é ter esta imagem austera e agressiva e querer ao mesmo tempo que me estimem e me queiram. É complicado, para não dizer impossível... tenho que trabalhar muito este aspecto e perceber a verdadeira razão para que assim seja, para uma vez consciente, possa mudar este registo e transmitir para o exterior uma outra imagem, mais pacífica e positiva.
TEM que ser e tenho que ser capaz, porque não só isso me vai pacificar a minha vida, como sobretudo me vai permitir reencontrar-me ainda mais e fazer vir à tona a minha verdadeira essência. Que nem eu sei ainda muito bem qual é, mas sinto que é bem mais positiva do que a que actualmente aparento.
E este blogue está a ter um efeito bem positivo, de catarse e de confluência de pessoas e de experiências, duma procura de algo que é no fundo comum a todos nós... a procura do bem estar, do AMOR e dos nossos corpos e ALMA.
Temos uma ALMA, revestida duma personalidade que a altera e nem sempre a deixa vir à tona, porque esta mesma personalidade que temos nesta vida terrena quer sobrepor-se à nossa ALma que anda connosco desde sempre e vai continuar a ser nossa. Confuso ?? para quem acredita em vidas e vidas nem por isso, mas para quem é céptico quem sabe se as várias coincidências que todos temos na vida, não faráo pensar doutro modo. E alguém acredita que temos a família que escolhemos e que por algum motivo assim foi ? E o mesmo com as pessoas que encontramos e com quem privamos ? Porque encontrei neste preciso momento em que estou aberto a esses aspectos e "críticas", pessoas que me chamam a atenção para o "lado negro" da minha personalidade. Porque agora e não ontem ou amanhã ?
Coincidências, predeterminação, puro acaso ?
SORRISO para o fim de semana e com tempo, AMEM.. sobretudo façam com que a pessoa que está ao vosso lado sinta que é AMADA e/ou estimada
Bom fim de semana

2 comentários:

Mamã Su disse...

Basta estar um dia sem vir visitar o teu blog e quando chego tenho imensos posts em atrasado. Sabes que eu acho que todos nós temos várias películas (que não são mais do que escudos de protecção) que utilizamos para protecção das nossas fragilidades. Uma beijoca

Anónimo disse...

Olá "Amigo Luís",

Minha cara Cinderela.. já tinha desconfiado e hoje confirmou-se.
Cuidado com os abusos verbais e sobretudo, mais atençaõ ao dia a dia. Os neurónios são para ser utilizados frequentemente, senão atrofiam...

Talvez seja do fim de semana mas, não consigo alcançar a mensagem encriptada no seu comentário.
Mas como sou teimosa e gosto de saber o caminho por onde alegre e conscientemente me passeio, gostava que fosse, se o pretender, mais claro.
Tenho que esclarecer que não o conheço de forma alguma, excepto a virtual.
Passei pelo seu blogue, li, gostei de algumas coisas, identifiquei-me com outras.
Não quero de forma alguma ser confundida com alguém que conheçe e que desaprova, mas também deixarei de "o visitar" se isso for a sua vontade.
Nunca tinha sido acusada de usar mal os meus neurónios.
Abusos verbais, não tenho por hábito cometer, pois prezo muito a língua de Camões.
Sou estudiosa da matéria e confesso-me muito ignorante, ainda.
Para o ajudar a perceber que errou, digo-lhe apenas que sou uma muito jovem senhora de 55 anos de idade, casada, mãe de dois Homens que me orgulho de ter educado muito bem.
A tal sede de que lhe falei de início, leva-me a procurar todas as fontes de conhecimento e aperfeiçoamento.
Neste momento, encontro-me sem actividade remunerada, daí o tempo disponível para estes passeios. Espero que seja por pouco tempo!
Sinto muito que lhe tenha causado embaraços. Não era de todo o meu propósito.
Para finalizar, uma achega gratuita: Não considere que todas as pessoas que o cercam, de uma ou outra forma, são seus inimigos. Não julgue de forma antecipada. Acredite que vale a pena VIVER e SORRIR.
Até sempre
A Cinderela

4 de Outubro de 2008 18:00