sexta-feira, outubro 17, 2008

Pensamentos

Normalmente, tenho a sorte de me aperceber da riqueza das pessoas antes de as perder e assim poder ter à minha volta pessoas interessantes e com uma enorme riqueza interna. Devo reconhecer que, desta vez, me passou ao lado uma pessoa que, pelo que me escreve agora, tem uma grande riqueza interna e um grande força interior. Nos poucos meses que comigo trabalhou, lado a lado e quotidianamente não me consegui aperceber desse facto, talvez por não me encontrar de facto na plena posse das minhas percepções e ainda talvez porque este meu percurso actual, não me deixar grande espaço de abertura.
Sinto-me muitas vezes bloqueado e essa voz interior que sempre me ajudou e orientou, anda um pouco afastada.. infelizmente que assim é, mas talvez seja porque me estou a afastar da minha essência, do meu EU e não, como penso, a fazer o caminho de aproximação com esse corpo emotivo e com a parte mais essencial de mim mesmo.
Ando e estou irritado com o mundo, frustado com o quotidiano, com uma enorme dificuldade em acreditar nos outros ou pelo contrário, estou descontente comigo mesmo, sem objectivos próprios e sem me conseguir centrar no meu EU mais profundo e assim fazendo com que o meu quotidiano seja tão cansativa e pesado.
Diz-me o meu "amigo" Francisco que eu terei sido uma espécie de mentor das meninas.. certamente que o devo ter sido pela negativa, pois estou convicto que fui muitas vezes injusto para com elas. Mas se isso fez com que elas quisessem voar por elas e alcançar a sua liberdade, então talvez o meu papel estivesse predeterminado a ser esse mesmo. Ou seja, se calhar eu fui a chave necessária para que elas voassem e também se calhar por isso, eu penso que lhes posso dar a sorte que merecem. E digo sinceramente que espero que tenham a melhor sorte do mundo e que muito, mas mesmo muito, me sensibiliza a opinião que de mim têm. No fundo, também me ajudaram a crescer e a pensar no que tenho ainda que crescer.
Hoje o meu jantar japonês, também serviu para uma grande conversa e pôr as ideias em dia.. e fez-me bem, sobretudo para me aperceber que afinal, não estou sózinho, mas apenas que penso isso quando estou mais pessimista. Há muito gente que me estima e me quer e sobretudo sei que vivo com uma excelente pessoa.
Se congrego tantas boas vontades e tantas boas pessoas, então é porque o meu corpo emotivo é suficiente para as atrair e se por vezes, me sinto tão irritado, devo procurar essa insatisfação em mim mesmo. Será fruto de terapia em excesso.. :I) POsso ter que rever a minha faceta de antipático, porque convencido que tenho razão e que vou mudar o mundo, acabo por ser isso mesmo, antipático e injusto. É verdade que há falta de ética e de princípios, mas também é verdade que podemos tentar mudar isso e pelo menos, no nosso micro cosmos, tentar criar PAZ, HARMONIA e ÉTICA...
Eu POSSO ser feliz e posso crescer muito e evoluir no sentido de AMAR mais e melhor o meu próximo, mas também e principalmente a mim mesmo. Eu POSSO e eu QUERO !

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Dr. Luis,
Passei por cá só para dizer que tenho estado ocupada com o voluntariado e morta de cansaço.
Amanhã ainda é dia de labuta. Na segunda-feira, volto cheia de boa vontade e energias renovadas.
Já verifiquei que tenho muito para ler e comentar.
Desejo ardentemente que estes dias lhe tenham sido proveitosos na procura da essência mas, não procure demais.
Olhe para o lado e aproveite as coisas simples e belas que a vida coloca ao nosso alcance.
Não seja mártire nem martirize.
Temos tanto e tão desnecessário que, não sabemos valorizar.
Acredite que precisamos de muito pouco para sermos felizes e, sobretudo, não queira mudar o Mundo.
Deixe isso para aqueles a quem foi delegada essa competência.
Um dos segredos do triunfo e sucesso é, delegar tarefas.
A nós cabe-nos o papel principal; viver e deixar viver, o melhor que soubermos e pudermos.
Não procure muito, a sério!
Já se interrogou acerca da pertinência da sua forma de ser e estar? É um ser único! Como tal inquestionável.
Nunca pergunte por quê mas, para quê.
Sou católica, fui catequista e tenho valores muito fortes mas, isso não me impede de desistir de LER e ENTENDER a BÍBLIA SAGRADA.
Acredite, quando lhe digo, que desisto após umas quantas interrogações.
Não temos que alcançar todos os desígnios.
Estou exausta!
Bom fim-de-semana!
A Cinderela

Anónimo disse...

Oi Luis :))
É para mim sem dúvida um previlégio ver que os novos meios de comunicação servem tb para aprender e crescer, como tenho visto funcionar o seu blog :))
Que maravilhosa oportunidade lhe tem sido dada pela vida, para crescer em direcção ao amor, lembra-se do que lhe falei e tenho sublinhado, o Amor. Esse Amor que as suas meninas demonstram diáriamente aqui, quanto criticou e elas amam-no e principalmente aceitam-no exactamente como é não necessita de ser mais prefeito do que é, elas dão lhe espaço e respeitam-no no seu tempo e assim mostram-nos a todos como podemos aceitar as pessoas exactamente como elas são, sem querer que elas sejam mais como entendemos que elas devem ser :)) assim abrimos espaço para elas crescerem se quiserem no Amor. Foi o que elas têm feito consigo, têm ajudado a que o Luis cresca e é assim Luis pessoa a pessoa que se pode mudar o mundo. Elas já mudaram.
Para mudarmos o mundo é importante mudarmos nós primeiro e depois basta sermos nós e amarmos.
Parabéns por reconhecer o Amor que elas lhe estão a dar.

Um BJ
Sandra

Anónimo disse...

A inocencia que advem de uma experiencia de vida é semelhante a de uma criança, sem ser infantil. A inocencia das crianças é bela, mas ignorante. Ela sera substituida por desconfiança e duvida, a medida que a criança for crescendo e aprendendo que o mundo pode ser um lugar assustador e perigoso... A inocencia,porem,de uma vida plenamente vivida tem um quê de sabedoria e de aceitaçao da vida em eterna mudança...

Luisa