quinta-feira, outubro 16, 2008

Quem Sou .. O que Faço Aqui ?

É o título adaptado duma cantiga do Paulo de Carvalho... o que faço aqui é de facto a minha interrogação de hoje e a questão existencialista do dia 16 de Outubro.
Que andamos a fazer neste mundo, qual a finalidade da nossa existência e concretamente, quais os objectivos da VIDA?
Será apenas sermos espectadores da nossa realidade, vermos o que nos rodeia e nada mais ou será que teremos um papel a desempenhar activamente na nossa sociedade e amigos e em geral, nesta vida. E teremos mais vidas, mais oportunidades de aprendermos e de sermos úteis, de tomarmos consciência da nossa real dimensão ou tudo começa e acaba nesta só vida ?
Quem somos nós ?? Qual a razão de aqui estarmos, de estarmos nesta determinada família, neste meio e de conhecermos esta ou aquela pessoa... este é um aspecto que sempre me tem despertado a atenção, porque sinto que conheço determinadas pessoas na altura e tempo certos e isso é algo que sempre me tem acompanhado.
Jó volto.... SORRISO...
Voltei... já houve um comentário a este post sobre negrumes pela minha zona. :)
Nada disso e antes pelo contrário, porque está tudo a entrar nalguma nomalidade e se alguma aprendi na vida é que a sinusoidal da vida e mesmo assim, ora está tudo muito bem, ora menos bem e o que devemos fazer é encarar as coisas com normalidade.
Esta questão metafísica de quem somos é algo transversal a todos nós e que preocupa desde sempre toda a Humanidade, e por isso são muitas as explicações, as religiões, as teorias, etc e cada um de nós tem que se interrogar acerca de si mesmo e do que o rodeia. Faz parte da condição humana e de nós próprios.
Afinal quem somos e qual a finalidade de aqui estarmos ? Será que temos um percurso pré-definido ou será tudo totalmente aleatório e fortuito ? Quais as razões subjacentes ao nosso comportamento, à nossa realidade, às pessoas que vamos conhecendo e lidando ? Seremos todos corpos de dor que se têm que reencontrar para se redimirem e progredirem ? Por onde andarão as nossas ALMAS e a nossa energia cósmica ? Porque tantas religiões e teorias que, na sua essência, se entrecruzam e até podem dizer coisas parecidas por meios diferentes ?
Saberemos algum dia quem efectivamente somos ??
Saberemos allguma vez a verdadeira essência da vida e a sua finalidade última ?
Sinto que sim, porque é essa uma das nossas "missões" por aqui.. ou seja, darmos o nosso contributo para esta descoberta de nós, enquanto espécie e ajudarmos todos a percorrer este caminho que nos podérá levar mais avante.. também por isso, haverá pessoas mais "iluminadas" - e sempre as houve ao longo dos séculos - e que poderão contribuir decisivamente para a melhoria da Humanidade.
Modestamente, tento dar o meu contributo porque acho que o AMOR e a HARMONIA deverão ser o principal motivo para essa mudança e daí o meu SORRISO e o meu pedido para o tal gesto de boa vontade. Tudo começa por pequenos nadas e SORRIR abre todo o nosso ser para AMAR e DAR
PS: que será feito dos meus leitores habituais, a Cinderela, a SAndra, o amigo Francisco ?

4 comentários:

Anónimo disse...

As coisas andam negras lá para os lados de Carnaxide, heim S. Doutor.

Anónimo disse...

Boa noite caro amigo.É verdade que não tenho participado no seu blogue,mas mais uma vez tenho estado ausente do país...Hoje falei com a minha querida sobrinha e claro está que acabamos sempre a falar de si.Aos poucos consigo perceber que apesar da criticar duramente,serviu de mentor ou melhor de"sábio"(se assim o podemos chamar)para muitas decisões da sua vida corrente.Isso deixa-me extremamente contente.E que o que pensa o meu caro amigo de amanhã partilhar um café no agradavel espaço comercial da aninhas e da luisinha?Pode não acreditar,mas ainda não pude conhecer o local,mas foi-me de todo impossivel.Tambem já sei que as suas assistentes têm visitado frequentemente a pastelaria e muitos pacientes seus tambem.A Ana fala-me muito da Sra.D.Fernanda,não sei quem é,apenas sei que trabalhou consigo muitos anos e que tambem tem sido o seu braço direito,não disfazendo,obviamente a Sra.D.Ana.Mas a Aninhas fala dessa Sra. com tanto carinho e ternura que só pode ser uma verdadeira Sra. em todos os sentidos da palavra.Um Grande beijo para esta Grande Sra.E como tem passado o caro amigo?Muito trabalho,muita inquietude interior?Meu amigo,faça como eu,viva um dia de cada vez.Não pense que o mundo acaba só porque as coisas não nos correm de feição,pense que amanhã é outro dia e se queremos que tudo nos corra bem,provavelmente temos que fazê-las com cabeça,tronco e membros.Acredite na vida e principalmente acredite em SI.Apareça em queijas amanhã,tenho a certeza que a minha sobrinha e a Luísa iam gostar muito de receber alguem com quem tanto aprenderam.Um abraço.FRANCISCO

Anónimo disse...

"Era manhã e o sol-nascente brilhava sobre as ondas de um mar calmo. A dois quilómetros da costa, um barco de pesca pairava sobre a água e as palavras pequeno almoço relampejaram pelo ar, até que um bando de gaivotas apareceu a disputar pedacinhos de comida. Era o começo de um dia movimentado. Mas lá longe Fernão Capelo Gaivota treinava. Como sabem, as gaivotas nunca hesitam, nunca se desequilibram...Mas Fernão Capelo Gaivota não era uma pássaro vulgar...A maior parte das gaivotas não se querem incomodar a aprender mais que os rudimentos do voo, como ir da costa á comida e voltar. Para a maior parte das gaivotas, o que importa não é saber voar, mas comer. Para esta gaivota, no entanto, o importante não era comer, mas voar....
- Porquê? Fernão, porquê? - perguntava-lhe a mãe. - por que não podes ser como o resto do bando? Por que não deixas os voos rasos para os pelicanos e para o albatroz?....Só quero saber aquilo que consigo fazer.....Só quero saber....Fernão Capelo Gaivota explodiu a meia altura e estatelou-se num mar, duro como tijolos....quando voltou a si já tinha escurecido......Não adianta. sou uma gaivota.A minha natureza limita-me. Se tivesse destinado a aprender tanto sobre voo, teria mapas em lugar de miolos.... O meu pai tinha razão. Devo voar para junto do bando....Assim todos ficariam felizes....As intenções de momentos antes foram esquecidas, varridas com o vento. Tais promessas são só para as gaivotas que aceitam o vulgar.... Nesse dia não perdeu tempo em conversas com outras gaivotas, mas voou até depois do pôr do sol. Descobriu o círculo em vertical, a volta lenta, a volta círcular, o parafuso invertido, o salto de gaivota, o movimento em catavento...Quando souberem deste acontecimento, pensou, ficarão doidos de alegria. Como vale a pena agora viver! Em vez de andar de um lado para o outro à procura de peixe junto dos barcos, temos uma razão para viver! Podemos sair da ignorância, podemos ser criaturas perfeitas, inteligentes e habeis. Podemos ser livres! podemos aprender a voar!...
Fernão Capelo Gaivota apresenta-te no Centro por vergonha.....Só sabemos que somos postos neste mundo para comer e para nos mantermos vivos durante o máximo de tempo possivel...Há mil anos que lutamos por cabeças de peixe, mas agora temos uma razão para viver, para aprender, para descobrir, para sermos livres! Dêem-me uma oportunidade, deixem-me que vos mostre o que descobri....O bando mostrou-se irredutível....Fernão passou o resto dos seus dias sozinho, mas voou muito além dos penhascos longínquos. O seu único desgosto não era a solidão....mas o facto ...de recusarem a abrir os olhos e ver. Cada dia aprendia mais...O que outrora ambicionara para todo o bando, tinha agora só para si; aprendera a voar e não lamentava o preço que tinha pago para isso.Fernão Capelo Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a ira são as razões por que a vida de uma gaivota é tão curta....
- Vieram à noite e encontraram Fernão deslizando calmamente e sozinho pelo seu querido céu. As duas gaivotas que surgiram junto dele eram puras como a luz das estrelas.....Viemos para te levar para mais alto, para te levar para casa......Nos dias que se seguiram, Fernão verificou que havia tanto a aprender sobre o voo como houvera na vida que deixava para trás. Mas com uma diferença. Aqui havia gaivotas que pensavam como ele. Para cada uma delas, a coisa mais importante da vida era andar em frente, atingir a perfeição naquilo que mais gostava de fazer, que era voar... Por que somos tão poucos aqui? Lá do sitio de onde venho....
-...milhares e milhares de gaivotas. Eu sei.....A única resposta que encontro, Fernão, é que tu és um pássaro num milhão. A maior parte de nós percorremos um longo caminho. Fomos de um mundo para o outro que era quase igual ao primeiro, sem nos preocuparmos com o destino, vivendo o momento. Fazes alguma ideia de quantas vidas teremos de viver antes de compreendermos que há coisas mais importantes do que comer, lutar ou disputar o poder no bando?....."
Richard bach

Oi Luis
Este é um dos meus livros favoritos, trancrevi um pouco porque ele diz exactamente o que eu queria dizer-lhe, mas duma forma que eu talvez não conseguisse.
Eu já passei por todas essas perguntas e comecei a colocá-las na escola com 9 anos e então fui várias vezes expulsa das aulas de religião e moral e chamaram a minha m~e pq eu fazia perguntas impróprias para a minha idade. Mais tarde com 14 anos as psicologas acharam que seria bom para mim ir para um colégio especial, visto que não aprendia como os outros meninos, (ou seja era deficiente)elas diziam que eu nunca seria nada na vida :))
Durante muito tempo eu fiquei sozinha, com as minhas perguntas a que ninguém parecia querer responder :)) ( agora eu sei que eles não sabiam responder, eu apenas os remetia para a sua ignorância)
Hoje já estou com o outro bando de gaivotas com luz, e já consegui respostas para todas as minhas antigas perguntas, e tal como o Fernão Capelo Gaivota tb eu não me arrependo, hoje, pelo preço que tive de pagar para obtê-las.

Um Bjjjjjjjjjjjjjj
Sandra

Anónimo disse...

Muitas vezes damos costas ao nosso bem mais precisoso:nossa protecçao, nosso guia,nosso mestre, nossa intuiçao:aquela voz que vem do coraçao, e que fala primeiro que o nosso cerebro. E porque fazemos isso? Porque fomos viciados a acreditar apenas naquilo que vemos com os nossos olhos, ou apalpamos com as nossoas maos. Os estímulos do mundo externo sao,para nós, muito mais reais que a nossa sabedoria interna. Por isso nos tornamos discipulos de alguem,fanaticos de uma religiao ou caminho apegados a pessoas que nos rodeiam,achando que sao eles os nossos guias.Vã esperança...O nosso guia nao esta fora de nos, esta dentro de cada ser...A verdade do seu ser mais profundo esta a tentar mostra-lhe o caminho a seguir neste exato momento...Esta orientaçao vem por meio se sussurros, e algumas vezes podemos hesitar,sem saber se compreendemos correctamente...Porem seguindo seu mestre interior, sentir-se-a mais pleno, mais confiante para enfrentar o dia a dia...A vida Dr , é-nos dada para ser vivida em pleno! Por vezes nao é facil ouvirmos o nosso mestre interior, mas sabe Dr ja passei por varias provas ( algumas muito duras) e sempre que ouvi o meu "mestre interior" as portas abriram-se e do breu, passou as cores brilhantes...desejo que a sua vida tenha cores muito brilhantes...

Luisa