domingo, outubro 12, 2008

Noite de Domingo

Fim de semana em Viana de Castelo com a minha cunhadita e hermano... a pousada Sta Luzia ( santa dos cegos ! ) tem uma localização fantástica e o nosso quarto tinha uma vista previlegiada sobre toda a cidade, o santuário e o rio. Vista essa muito bonita de dia, de noite e principalmente hoje de manhã, sobre uma cidade solheira, mas enevoada. Lindo !!
O santuário fez-me lembrar algo e só quando li a memória descritiva do local me apercebi que, de facto, é muito "parecido" com Montmartre dentro da sua pequenez... não tem a imponência,nem a beleza de Montmartre mas tem algumas semelhanças. Mas se exteriormente é um local muito bonito, por dentro é muito decepcionante porque não tem grande beleza. É uma igreja do século XX ( acabada na década de 40/50) e que teve a sua origem num romagem dos naturais de Viana para pedir ao Senhor protecção contra a "febre tifosa" da altura.
Visitámos toda a parte antiga da cidade e almoçamos e jantámos por aí... o meu manito lá provou as papas de serrabulho e os rojóes! ...e claro que também fizemos umas compritas.
É uma cidade com uma grande frente voltada para o rio.. com passeios marítimos, cafés, restaurantes e até uma ponte do Sr Eiffel. É a cidade onde nasceu uma minha cunhada, numa rua chamada Papamata!!
E hoje de manhã fomos dar outra volta e tomar um café a um hotel girissimo e recente, de 2 meses, - o Axis Spa (http://www.axishoteisegolfe.com/viana/hotel.php), que me fez lembrar um que vimos em Santiago do Cacém ( os caminhos de Santiago ). Se voltarmos a Viana, ficaremos neste hotel.
Depois fomos até Ponte de Lima e Barcelos. A primeira tem uma parte antiga interessante e fica, como o nome indica, em "cima" do rio Lima e depois o caminho para Barcelos faz-se por caminhos cheios de árvores e é lindissimo. Barcelos tinha uma concentração regional de escuteiros, que enchiam as ruas de barulho, alegria e juventude. E claro que as ruas de Barcelos estava, cheias de galos, de ranchos, etc. Mas o que eu vi melhor foi o restaurante aonde almoçamos, pois chegámos tarde e saímos de seguida para vir para Lisboa. E assim que entrei no carro, adormeçi profundamente, enquanto chovia copiosamente.
Mas o mais importante foi e é estar com a cunhadita e o manito ( e não lhes posso dizer os nomes , porque o meu mano mo pediu, porque tem muito medo destes blogues ).. há uma grande intimidade no convívio e uma facilidade no quotidiano, sem stresses e com muita calma. E ainda mais agora, que estamos mais calmos e mais tranquilos.... Como digo, adoro estar com eles e todos os meus irmãos sabem da carinho especial que tenho por eles - por cada um duma maneira diferente - mas com este núcleo familiar estou mais habituado a passar férias e fins de semanas, pois é um hábito que vem de anos. E é giro ouvir os comentários da Maché acerca deste blogue, não por conhecimento próprio ( porque é pouco dado a internets ) mas por intermédio da minha querida e grávida sobrinha helena.. que continua a ser uma das minhas leitoras assíduas.
E que mais novidades do fim de semana, a não ser que a minha cunhadita comprou um bonito coração de filigrana e que lhe foi oferecida pelo seu esposo, uma bonita pulseira de ouro com motivos da região !
Esqueçi-me de dizer que no outro dia a Maché esteve aqui em casa e "adorou" a decoração modernista... os vermelhs, os pretos , os quadros, etc. também acho que começa a ser uma casa vivida e bem conseguida.
Ontem quando iamos a caminho cruzámo-nos com muitos "peregrinos" a Fátima... a Fé é algo de fantástico e de facto Fátima é e continuará a ser o local de eleição dos crentes e devotos. Gostavade lá voltar para ver o nosso espaço, mas fora destas alturas... não por ser contra, mas por ter uma fobia q grandes multidões.
E chegámos à noite de domingo e de mentalização para uma nova semana... felizmente menos stressante que a anterior, porque se bem que tenha perdido uma leitora assídua, pareçe que ganhei uma nova assistente com um grande potencial. Além de que tenho para escolher duas pessoas para o lugar de asistente do outro gabinete, o que me deixa mais tranquilo. E como tomei também uma resolução quanto ao destino desse mesmo gabinete e do futuro do consultório, estou bem mais tranquilo. É chegada a altura de assumir aquilo que penso de alguns colegas e como não posso, nem consigo já acreditar neles, devo procurar outras soluções , que já estão equacionadas. Estou a programar a minha retirada atempadamente e quero faze-lo com ordem e método, porque daqui a uns 9 anos ( passa rápido ! ) quero estar reformada desta profissão
E espero que tenham SORRIDO muito neste fim de semana e que tenha havido muitos pequenos gestos de boa vontade ( hei-de vos falar dum filme que me marcou imenso que foi "Favores em CAdeia - http://www.dvdpt.com/f/favores_em_cadeia.php)
Grande SORRISO para esta semana e aproveitem estas últimas horas de fim de semana para uma palavra de TERNURA e AMOR para com o vosso/a companheiro/a :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Estamos encantados de saber que lo habeis pasado muy bien, imagino las risas y comentarios que os habreis pasado. (Gracias por ponerme al corriente,así estare menos tiempo al telefono para contar el fin de)
Muchisimos besos a los dos.