sexta-feira, outubro 31, 2008

É sexta feira....

Sexta feira... supostamente Halloween, tradição norte americana que não me diz rigorosamente nada.
E também não me apetece escrever nada a não ser que estamos quase de fim de semana e tenho algumas actividades a desenvolver...
Tenho andado mais sereno e mais pacífico e espero que, desta vez, tudo corra bem melhor pelo consultório. Parece que o tomar decisões ajuda e serena o ambiente. Assim seja
Grande SORRISO para o fim de semana e Amor por nós próprios e pelo próximo

quinta-feira, outubro 30, 2008

Eu e a Avestruz

Sempre fui muito rápido a criticar os que faziam a chamada política da avestruz... ou seja, esconder a cabeça debaixo da areia e fingir que não há qualquer problema, sem ter a noção de que sou uma das que faz precisamente essa política. Se puder não confrontar ou mandar dizer por outro, aproveito logo essa oportunidade. Cobardia ou falta de autoestima suficiente para enfrentar a realidade?
Estou a mudar essa faceta, porque é preciso firmeza para estar à altura das situações e das pessoas e, mais uma vez, se estivermos bem connosco próprio, tudo é bem mais fácil e deve - tem - que haver transparência no relacionamento inter humano.
Tudo isto a propósito de sentir que estou a fugir de alguma coisa em relação a uma determinada pessoa, com quem privo bastante e com quem tinha um convívio muito bom e de repente, parece que houve qualquer coisa que quebrou. Mas sinto que é da minha parte, mas curiosamente da outra parte também não parece haver um esforço para falar ou modificar alguma coisa. Será ou mais uma vez é impressão minha e projecção das minhas falhas e desvios ?
Vou resolver isto este fim de semana sem falta, porque não quero que esta situação se mantenha visto que me é penosa e envolve pessoas de quem gosto muito. Que se terá passado na minha cabeça que alterou muito este relacionamento? Até sei algumas respostas e procuro outras que expliquem
Entretanto AMOR e muitos SORRISOS

Dia de chuva

Primeiro dia de Outono... chove e faz frio, convidando a ficar em casa no quentinho! Gosto muito deste tempo, não só porque me sinto melhor, mas também porque convida à reflexão e a pensar na vida. E se for à lareira, então ainda melhor, muito melhor...
Esta semana tem estado tudo mais ou menos calmo, com mais vontade de prosseguir o meu quotidiano e de andar em frente. Ter mais AMOR próprio e mais confiança é fundamental, não só para conseguirmos viver a nossa vida, mas principalmente para estarmos bem com os outros e com quem nos rodeia. Mais uma vez, constato que é preciso saber DAR e AMAR, porque na volta tudo corre mais facilmente e sem grandes alaridos, mesmo que tenhamos a certeza de que não consiguimos mudar o mundo, pelo menos tentamos influenciar o nosso meio e quem conhecemos. E isso penso que vou conseguindo, o que já é importante para mim
E para este lindo dia de chuva, um Grande SORRISO e um sentimento forte de fraternidade e de PAZ.

quarta-feira, outubro 29, 2008

Outro Dia....

Mais um diA.... para um grande SORRISO e para AMAR
E dia de citações... esta enviada pela Sandra
"Eu escolho viver num mundo de amor e aceitação. A vida é sagrada. Guardo no meu coração tod, as as partes de mim mesmo - o bébé, a criança, o adolescente, o jovem adulto, o adulto, o que sou no presente e o que serei no futuro. Aceito plenamente todos os momentos embaraçosos, os erros, as mágoas e as feridas como parte da minha história. A minha história inclui todos os sucessos, todos os fracassos e todos os conhecimentos verdadeiros adquiridos, e tudo isto é quantificado de formas que eu nem sempre tenho de entender. Neste excto momento, eu escolho aceitar e amar cada parte de mim. Tenho compaixão por mim e também pelos outros. Eu crio uma existência de eceitação e compreensão. Eu irradio aceitação."Louise L: Hay

terça-feira, outubro 28, 2008

A de Alívio :)

Hoje sinto-me outro... mais aliviado, mais livre e sobretudo mais sereno comigo mesmo e com os que me rodeiam. A sessão de ontem com a minha analista foi francamente boa e teve que ter a intensidade que teve, para permitir a libertação de todas estas energias negras e negativas que se estavam a acumular. Foi como que um "lavar" de muito lixo interno e mesmo a saída duma caixa aonde me sentia aprisionado e sem vontade própria. Hoje o dia correu maravilhosamente bem, de paz e harmonia com o pessoal e na lenta resolução de alguns problemas pendentes que deixaram de o ser.
Na aceitação dumas coisas, na ruptura de outras e no reconhecimento das minhas falhas e erros, surge uma grande PAZ e BEM estar interior, porque não estamos sós e de facto, podemos AMAR e acreditar nas pessoas. Devemos ouvir a nossa essência e descobrir o que nos rodeia e não "asfixiar" os outros e não dar oportunidade a esses mesmos, pelos nossos registosnegativos e porque nos fizeram o mesmo ao longo da vida. Podemos apagar esses registos negros e ontem tomei consciência de muitos desses registos e arrumei-os e tive a oportunidade de vivenciar situações muito relaxantes, calmas e luminosas. É essa a palavra - LUZ - que se projecta de dentro para fora e que nos permite respirar e ter ESPERANÇA. Se hoje me perguntarem se estou FELIZ, posso dizer que sim ou pelo menos muito perto disso. Além de que, fundamentalmente, também reconheci os meus erros e faltas a algém que muito estimo e isso é muito importante. Não tenho direito de ser constantemente juiz em acções alheias e que não me dizem respeito. Que mania a mania de querer que todos sejam ou ajam à minha semelhança e como eu acho que deveria ser... é um dos registos negros que tinha e que conscienciei mais uma vez e que posso mudar completamente. Uma coisa é a minha opinião e know how da vida, outra totalmente errada é a imposição sistemática do que considero ( e pode não ser! ) estar certo.
Mas ontem a minha analista ( Fernanda ) disse-me uma coisa que achei curioso, que foi que hoje estaria cheio de compaixão e AMOR e se me ri ontem dessa "profecia", hoje rio-me porque foi verdade. Estou sereno e em PAZ, como há muito não estava e estando bem comigo, posso estar bem com os outros e sobretudo com aqueles que AMO.
Curioso ainda este reatar com pessoas com quem não privo há muito e se acreditarmos que nada é por acaso, então algo vai surgir daqui.
Grande SORRISO e sobretudo um grande sentimento de PAZ e de AMOR
PS: Amigo Francisco.. para quando o nosso café ? teria muito gosto em conhece-lo e conversarmos de viva voz. E os seus comentários são sempre bem vindos e gosto muito de os ler. Alias sinto falta dos seus e dos outros comentários dos meus habituais leitores. :)

Primos...

Ontem recebi um email dos meus primos do Brasil que não vejo há imensos anos e principalmente da Helena, porque o Filipe esteve cá há uns 7 anos.
Passam os anos, mas as recordações ficam e devo dizer que tenho um especial carinho por esta prima Helena, que não vejo há 15 anos ? 20 ?
Só para mandar um carinho especial e esperar que nos reencontremos breve.. em Lisboa ou no Rio terá que ser. Talvez que se o meu filhote for estagiar para aí, eu vá mesmo dar aí uma saltada e revewr toda a família.
Grande SORRISO para todos...

DualidAdes

Um dos meus problemas de sempre foi e é a Dualidade da minha pessoa que faz muita confusão a muita gente e nomeadamente à minha querida Mãe adoptiva.
Eu seja, eu posso escrever aquilo que efectivamente sinto e que gostaria de poder transmitir e depois na minha vida diária não o conseguir concretizar, porque uma coisa é a nossa verdadeira essência, ou seja, aquilo que nós de facto somos e outro é a nossa personalidade e maneira de ser formada pela nossa genética, meio familiar, pessoal, etc.
Por essa razão é que se faz psicoanálise e se tenta aperceber da nossa verdadeira ess~encia ou então quem não o faz ou consegue, entra em depressão ou tem uma qualquer manifestação psicossomática da sua negação e dualidade.
É uma conversa longa, mas sei que hoje depois de ter feito uma extraordinária sessão com a minha analista, estou muito mais pacífico, calmo e sereno, com vontade de abraçar o mundo e de AMAR.
Amanhã não sei porque que me vou confrontar com a realidade e essa é bem difícil de suportar, para além de que estou numa fase de negação profissional, que terei que resolver rapidamente. Ainda não é perigoso porque não interfere, logicamente com a qualidade do que faço, apenas com a vontade e alegria do desempenho. Acho que vou fazer Feng Shui ao consultório para dispersar as energias negativas que por lá andam.
E SORRIAM e AMEM muito... amar com um sorriso é o suficiente para mudar o nosso EU e o nosso quotidiano. Podemos e devemos tentar SORRIR e sobretudo AMAR e SENTIR...

segunda-feira, outubro 27, 2008

Stress

Não há quase dia nenhum em que alguma coisa deixa de funcionar ou funciona mal no consultório.. ou o fax deixa de funcionar ou o computador não arranca ou a aspiração falha e logo se fica com o dia estragado. E sinceramente não compreendo a razão disto tudo, a não serem efectivamente razões para partir para outra...
Por outro lado, há coisas que me animam apesar de tudo e uma delas é por vezes ter a sensação de que afinal não falo em vão com os meus filhotes e que lá vão ouvindo o que lhes digo ou aconselho. E assim foi ontem com o Francisco.
Estava a tentar explicar-lhe o meu ponto de vista acerca de várias coisas e parecia-me mesmo que ele não me estava a seguir ou a perceber, só me restando perguntar-lhe se também seria culpa minha e que poderia eu fazer mais? Eu sei as minhas falhas e limitações, mas também sei aonde posso ajudar e tentar resolver as coisas e por vezes custa-me que eles não me tentem compreender.
Mas desta vez deu resultado e do que falámos ontem ao almoço, já deu andamento ao que era fundamental e assim conseguirmos obter alguns resultados positivos na sua progressão, estudos e principalmente futuro.
Fico contente e animado que assim seja, porque assim acho que tudo fica mais fácil e sobretudo há tempo para melhorar e conseguir-se atingir os objectivos que se quer alcançar. e o Francisco está a ser ambicioso e a seguir um rumo adequado, que é tentar resolver o seu futuro e seguir aquilo que efectivamente gosta. Espero que sim e que tudo se resolva.
Também me chegam bons ecos da actividade do Pedro, que se está a mexer e a empenhar nas suas coisas e a fazer pela vida.
ASSIm seja, com um grande SORRISO e Boa Vontade
PS: acho que vou contratar alguém para vir fazer feng shui ao consultório para estabelecer energias positivas

domingo, outubro 26, 2008

Festa de Anos...

Hoje tivemos uma lanche de anos do Pai da Ervilhinha... 30 anos fez o Rui.
E foi bom para o meu ego, porque pelos vistos vou sendo lido e comentado... é sempre bom saber não só que se é lido, mas sobretudo que os nossos comentários, opiniões e pontos de vista acerca desta nossa realidade são compartilhadas e compreendidas.
Três apontamentos rápidos: a percepção do Rui do meu "mal Estar" interior e a preocupação em perguntar-me. Fiquei sensibilizado, mas não consigo ainda exteriorizar totalmente esta minha actual maneira de estar. A confluência de ideias e de pontos de vista com o Pai do Rui... vemo-nos umas duas a três vezes por ano e nestas ocasiões festivas e fartamo-nos de falar. Por sermos praticamente da mesma idade, geração e sobretudo dos mesmos princípios e ética de vida, sentimos a diferença da realidade e lamentamos essa mesma falta de ética e de educação das pessoas. Háuma concordância na análise da situação, se bem que me parece eu estar mais pessimista em relação a esta nossa realidade e sociedade. Gosto muito de falar com ele e devo dizer que gostei principalmente porque me senti compreendido e integrado, o que nem sempre me acontece quando falo com pessoas mais novas ou com outra mentalidade, porque não estão dentro dos problemas ou porque têm já outra ética. Finalmente devo dizer que de todos os amigos do Rui e da Su, acho a Catarina muitíssimo simpática e agradável. Tem uma alegria de vida contagiante, uma simpatia esfusiante e uma maneira de estar na vida que me toca, para além de ter uma relação com o Duarte que é, simultaneamente, firme e carinhosa, o que não é fácil para um primeiro filho. reitero o meu convite para um emprego em última análise... sensibilizou-me as referências que fez ao blogue e sobretudo, saber que ler alguns dos meus comentários, lhe faz começar bem o dia ou algo semelhante. Obrigado
Espero que não levem a mal estes comentários, mas se não tinha grande vontade em estar nesta festa ( ou noutra que fosse! ), por me sentir um pouco em baixo, acabei por me sentir muitissimo bem e integrado neste círculo de pessoas cada uma com a sua idiossincracia. Valeu a pena, o que me leva a concluir uma vez mais que podemos e devemos estar cada vez mais receptivos e abertos aos outros, uma vez que também estivermos cada vez melhor connosco próprios e com a nossa imagem e Amor.
Grande SORRISO para todos e a certeza de que se todos nós tivermos uma pequena acção de boa vontade para com os outros, vamos de certeza alargando este nosso círculo e melhorando a nossa sociedade. E conseguirmos o objectivo duma maior e melhor ética entre todos nós.
I Have a dream... e gostava que esse sonho fosse um dia uma realidade. E essa realidade será construída por todos nós, ma principalmente por mulheres e homens de boa fé e de boa vontade, como alguns com quem estive hoje á noite.
SORRISO; PAZ e AMOR... com uma grande HARMONIA em nós mesmos e nos que nos rodeiam

Net

Neste mundo globalizado e altamente virtual, cada vez mais me convenço que as relações entre as pessoas têm que ser forçosamente diferentes do que eram há uns bons 10-15 anos, porque actualmente fazer conhecimentos via net é tão, tão fácil que a virtualidade se transforma na realidade para muita gente.
Fazer conhecimentos rápidos, ter sexo virtual, ou real mas tipo blind date, teclar com múltiplas pessoas sem saber quem são, tudo isso condiciona a capacidade das pessoas cimentarem amizades, conhecerem realmente pessoas e criarem laços interhumanos. Se é tão fácil falar com meio mundo, para que darmo-nos ao trabalho de lutar por alguém , de criar amizades ou de criarmos um grupo. Apesar da globalidade e de todas as facilidades ao nosso alcance, sinto que as pessoas se encontram cada vez mais solitárias, com menos amigos e com menos relacionamentos e isso tem consequências a nível geral, pessoal e de interacção global.
Tenho vindo a constatar que os relacionamentos dos miúdos de hoje são bem mais superficiais e passageiros do que eram no meu tempo, porque hoje estão com este ou aquele, mas amanhã logo se enquadram noutro grupo. É a volutalidade destes tempos..
Mas também a Net tem destas enormes vantagens, que é ter estado no skipe a falar com o meu filhote e saber das novidades... vemo-nos e ouvimo-nos e assim vamos matando as saudades e sabendo as novidades. Está com vontade de ir estagiar para o Brasil, assim arranje um hotel, porque com esta crise parece que está mais difícil. Mas vamos ver, porque o Pedro tem muita sorte nisto tudo
E agora vou arranjar-me para ver se o meu outro filho me atende o telemóvel para eventualmente irmos almoçar.
Grande SORRISO para hoje e demais dias e AMOR próprio e para todos os que nos rodeiam.
PS: e fomos almoçar e com a grande novidade de querer ir estudar Medicina para a República Checa. Assim possa mesmo acontecer e possamos de facto enfrentar mais este desafio

sábado, outubro 25, 2008

Sol e Ar Livre

Vamos passear até à praia.... estar ao ar livre, ver o sol, o mar e pessoas e também comer umas coisas boas que há na praia da Adraga...
tenho uma necessidade enorme de ver gente, de estar ao ar livre e de sair destas quatro paredes, de encontrar respostas ao que me preocupa e ainda de resolver a barafunda que vai aqui dentro de mim.
Hoje começei a arrumar assuntos de consultório. Novos rumos, novas etapas, outras ideias e quem sabe, finalmente a resolução da minha falta de vontade de continuar neste ruo, que terei que prosseguir nos tempos mais próximos. É de arriscar e andar em frente, com força para rupturas e para novos desafios, deixando para trás estas águas movediças e lamacentas em que por vezes nos movemos, por medo e receio de enfrentarmos a realidade ou por não termos a coragem de na altura devida darmos um murro na mesa.
É chegada a altura de avançar e de, como carneiro que sou, "fugir" em frente e arriscar... há sempre tempo para parar e repensar. Agora é tempo de novos trilhos e novas caminhadas.
Grande Sorriso e que este SOL maravilhoso consiga trazer-me muita PAz de espírito

Cinderela e Contos de Fadas

O comentário que a minha leitora Cinderela me deixou transmite alegria e paz. Sinto que esta minha "amiga" deve ser uma pessoa cheia de bom senso, de experiência de vida e pelo que me tem contado, alguém que gosta de ajudar o seu próximo e que ao longo da sua vida tem tido essa oportunidade.
Pelo estímulo que os seus comentários me dão, por me obrigarem a pensar e a reflectir, bem como os comentários dos meus outros leitores, "adorava" poder reunir periodicamente com todos vós e reflectir na vida, no quotidiano e na minha forma de estar. Ou seja, como tenho a sorte de ter um conselho de sábios a acompanhar-me, seria bom disfrutá~lo a cem por cento.
Quero apenas dizer que o que me escreve a Cinderela, a Sandra, o amigo Francisco, a Mamã Su é devidamente ponderado, lido e confesso que muitas das coisas fazem tanto sentido para mim, que penso e reflicto muitissimo nelas e tento seguir esses conselhos.
Este blogue é, neste momento, o meu escape e o meu desabafo e devo dizer que nunca esperei que a interactividade fosse tão grande.
Gostava que fosse possível reunir todos os meus leitores num almoço ou lanche... será que aceitariam este repto ? temos todos muito para DAR e da minha parte também muito para aprender e receber.
Por vezes, tenho mesmo a impressão que a Cinderela me conhece pelos tiros certeiros que dá e por aquilo que comenta, porque até parece que me conhece ao vivo e a cores. Por isso digo que deve ser uma pessoa com bastante esperiência de vida. E relembro-lhe que gostaira que me orientasse na tal questão do voluntariado que diz fazer. Por onde começar á procura ?
Grande SORRISO de fim de semana... e AMAR-nos a nós próprios para podermos AMAR o nosso semelhante e assim fazer toda a diferença.

sexta-feira, outubro 24, 2008

Surpreendido

Hoje não trabalhei no consultório, por motivos internos e aproveitei para passear.... fui até ao Chiado ver as modas e sinceramente fiquei surpreendido pela quantidade de gente e pelo agradável que estava. Seria excelente poder fazer este programa mais vezes, porque para além de relaxante, permite um contacto diferente com a cidade e com o seu movimento. Gostei!
De seguida andei a ver motas com o meu filho Francisco, porque a dele me parecia pouco segura e queria dar-lhe uma nova, para além de ter andad também a ver umas para mim. Fomos à Honda - e já tenho todos os preços e modalidades de pagamento. Também aqui fiquei agradavelmente surpreendido, porque não havendo ninguém disponível para nos atender, houve um funcionário, que estava de folga mas presente no local, que se prontificou a atender-nos e que foi extremamente amável.
De seguida fomos a Yamaha e aí é que foi mesmo a surpresa da tarde. O senhor que nos ia fazer a avaliação da mota do meu rapaz, disse-nos que o que aconselhava era fazer um bom arranjo na moto que ele tem e daqui a um ano comprar-se uma mota de cilindrada superior. E tem lógica, porqeu agora gasta-se uns euros a arranjar esta como deve ser - pneus, travões, etc - e daqui a um ano o pequeno compra uma de cilindrada superior. Mas fiquei agradavelmente surpreendido pela franqueza e honestidade do senhor. Coisa rara nos tempos que correm.
Finalmente passsei pelo meu banco para assinar uns pápeis e novamente o suposto gestor de conta nem sequer se levantou para me cumprimentar. Hoje como o banco estava sem clientes porque passava da hora, resolvi dizer-lhe que era o pior gestor de conta que alguma vez tinha tido e que para além de mau profissional, era uma pessoa mal educada.E decidi fnalmente a mudar-me para um novo balção, para um segmento diferente de clientes, estava renitente, mas perante atitudes destas, não estou para continuar a ter que ir a este balcão de carnaxide.
E ainda fui a escola de condução para me informar do necessário para tirar a carta de mota.
Voltei a casa, lanchei e aqui estou a relatar o meu dia.
Só falta ir jantar fora para começar o fim de semana.
Faz bem sair e andar pela rua durante o dia.. é diferente e extremamente agradável. Para além de que tive uma série de boas surpresas e assim "reconciliar-me" com as pessoas, depois das desilusões que vou tendo no meu quotidiano.
Um dos"grandes" males do meu trabalho é estar fechado dentro de 4 paredes e nunca estar em contacto com muita gente e sobretudo na rua a sentir a vida e o correr duma cidade.
Ontem a Sandra tocou num ponto super sensível para mim que foi o eu ter que assumir que quero fazer outras coisas e para eu analisar essa questão e ver de que terei medo. Nâo é uma questão de medo, mas de sim de realismo e de necessidade de manter o nível de rendimentos que tenho actualmente, para conseguir manter tudo aquilo que tenho de manter. E para isso que poderei fazer de imediato para ter os mesmos rendimentos a fazer outra coisa, que nem sei bem o que seria. Claro que gostaria de ter o tal espaço esotérico, mas isso requer tempo e estudo de viabilidade, pelo que entretanto lá terei que trabalhar mais uns tempos no consultório. Lembro-me dum professor que tive na faculdade de medicina Dentária, que me disse nunca ter gostado da sua profissão. Eu gosto, mas gostava que fosse diferente, quer a nível de gestão, quer a nível de tempo, porque adorava começar a trabalhar apenas umas 3 tardes por semana.
Mas claro que estou a pesquisar o que poderei fazer num futuro próximo, mas como se sabe não é fácil mudar de repente num rumo diferete, sobretudo quando se atingiu os cinquenta anitos ( eu sei que não parece, mas estão cá ! )
Hoje estou bem disposto, porque estou de folga, é fim de semana e a Vida é BELA !
SÓ por isso, vale a pena estar com um grande SORRISO e conseguir chegar ao corpo emotivo, ou seja, AMAR cada vez mais, não só nós próprios - e não é narcisismo, mas tomar consciência de nós próprios - como também os outros. Se nos amamos, é bem mais fácil amar o próximo~
E com AMOR, um Grande SORRISO para o fim de semana

quinta-feira, outubro 23, 2008

Desilusão

Tenho cada vez mais motivos para estar descrente das pessoas e desta realidade em que vivemos, porque efectivamente dá-se oportunidades às pessoas que depois, por um nada, as desperdiçam, achando que terão um sem número de outras oportunidades pela frente, com a idade que vão tendo.
Qualquer dia não podemos dizer nada a ninguém que connosco trabalhe, porque temos que estar calados e andar em frente e isto se quisermos que alguém faça alguma coisa.
Mas sinceramente penso que algo está muito mal neste nosso mundo, em que ninguém se quer minimamente sujeitar a nada, para se ter um ordenado no fim do mês. Ou não precisam ou terão outras actividades mais lucrativas. Não há qualquer espírito de sacrifício nem de nada de nada no mundo de hoje
Mas é assim... oportunidades deve haver aos montes porque vivemos num mundo de prosperidade. E a decepção é tanto maior quanto tenho a certeza que se calhar nem esta 2ª oportunidade deveria ter dado... mas fiquei bem comigo mesmo e o resto é com cada um.
Mais uma história da minha vida e uma um exemplo de que não se deve condescender, porque as pessoas não compreendem e tomam por fraqueza.
Estou cada vez mais farto de ter que ter alguém para me acompanhar, pena é não poder trabalhar sózinho, porque pessoas com vontade trabalhar, capacidade para me acompanhar e gosto pelo que fazem, acho que já não se fabrica.
E deixemo-nos de conversas e de justificações com o meu famoso feitio, porque ainda há-de haver pessoas com vontade de trabalhar e de progredir na vida.. espero eu.
MAs de qualquer forma, fiquei bem chateado por mais esta renúncia, mas ao mesmo tempo aliviado porque prressenti sempre algo que não batia certo. O que é, não sei, mas que existe qualquer coisa, isso é verdade
GRande SORRISO

Reflexões

Tenho andado muito centrado em mim e nas minhas coisas pessoais, quer a nível mesmo interno, quer principalmente a tentar resolver algo de muito importante como é o meu consultório.
Este fim de semana vai ficar decidido e resolvido, porque tenho que ter força para rupturas, para inovações e sobretudo encontrar pessoas e colegas que queiram melhorar e ajudar-me a fazer o consultório funcionar... isso é, neste momento o mais importante e crucial e enquanto não ficar resolvido, vou andar um pouco em stress.
Quanto ao nível interno, pois ando muito pensativo e cada vez mais convencido da importância das pessoas que me rodeiam, como reflexo daquilo que eu fui, sou e serei, na medida em que não é por acaso que pertencemos a esta família, temos este conjuge ou nos rodeamos destes "colegas" de trabalho ou ainda que temos estes amigos. Tudo está relacionado e, como diria a minha analista, predeterminado.
POr isso, quando olho para uma ou outra pessoa que me rodeia, fico bastante incomodado porque infelizmente me revejo nas piores facetas dessa mesma faceta e recisamente por isso fico em tensão quando tenho que lidar com ele. Eis a razão porque também tenho que resoolver rapidamente toda esta questão, para que possa ficar mais tranquilo e relaxado.
Detesto hipocrisias, situações nas quais as pessoas metem a cabeça na areia - e quantas vezes não fiz e faço isso mesmo - e falta de franqueza na discussão do que nos rodeia e ainda mais quando há um compromisso sério e supostamente empenhado em determinada coisa.
Não há de facto, princípios nem ética, mas como também vou aprendendo, vou retribuir da mesma moeda e sobretudo aonde sei que vou atingir mais e magoar mais. Infelizmente a vida e a sociedade em que vivemos vai-nos fazendo ver aquilo que somos e em que nos temos que transformar, para não sermos triturados, nem levados para o matadouro, como cordeiros inocentes. Temos que nos defender e simultaneamente tentarmos fazer algo de bom e de positivo à nossa volta, para assim e em cadeia, algo se ir modificando.
O AMOR que podemos e devemos ter que se ir espalhando por todo o lado e se nós o iniciarmos, ,esperamos e desejamos que ele vá crescendo e dando frutos.
POr isso, hoje é mais um dia de GRANDE SORRISO, mas sobretudo é dia de AMARMOS e de contribuirmos para a felicidade de alguém.. seremos capazes disso ? queremos efectivamente contribuir para melhorar alguma coisa ? PODEMOS faze-lo ?*?
A resposta é positivamente SIM

quarta-feira, outubro 22, 2008

Sem vontade

Sem vontade de escrever nadinha... apenas mandar grandes SORRISOS para todos e esperar que todos falem comigo e me comentem.
Já ninguém me liga :(
Devemos é estar todos cansados da semana e a precisar de mais férias
SORRISOSSSSSSSSSSSSSS

Finalmente... FRIO

Quando não se tem nada de que falar, escreve-se sobre o tempo. Felizmente chegou o tempo mais frio, porque adoro este tempo de frio, chuva e cinzento, não só porque me sinto melhor, mas também porque é chegada a altura de vestir novas roupas e roupas quentinhas :)
Meio da semana... o último fim de semana já lá vai e o próximo está quase e este vou ter uma festita de anos e uma reunião de trabalho, que espero seja conclusiva e definitiva.
Grande SORRISO e um bom dia...

terça-feira, outubro 21, 2008

Vontade, Empenho versus Desânimo e Desinteresse

Assunto Tabu... consultório! Tenho que fazer um brainstorming para detectar falhas, procedimentos e incorrectos e tentar arranjar soluções, que irão passar certamente pela dimminuição de consultas, alargammento dos prazos e uma maior vigilância da minha parte e concentração de actos. E nada disto por incompetências ou por má vontade, mas apenas prque tem que haver uma coordenação que tem falhado e por isso em última instância o principal responsável sou só eu e mais ninguém. POr isso, vou concentrar mais em mim a responsabilidade por tudo e estabelecer protocolos de actuação.. só assim se conseguirá melhorar os serviços e principalmente distender o clima de trabalho para se poder efectuar condignamente o nosso desempenho. Irão ser regras simples e práticas, de coordenação de tarefas e até de simplificação de actos que não estão devidamente tipificados e consolidados.
No próximo fim de semana vou programar estes protocolos e ver se consigo reorganizar melhor o trabalho de consultório. Será ??
Grande Sorriso e se possível muitas energias positivas para mim , que bem preciso...
Voltei mais uma vez... e de facto, o que é necessário é mesmo ENERGIA, muita energia POsitiva e vontade de progredir e de estabalizar o funcionamento do consultório. Disse que nunca mais falava em assistentes, mas devo sublinhar que também da parte delas tem que haver epenho e boa vontade e sobretudo, nas que entraram agora, vontade de aprender e de progredir, para além de capacidade de adaptação e de inovação. Prezo e valorizo francamente a iniciativa individual e a capacidade de ter ideias e de dar o seu contributo. E falei com elas a dizer-lhes precisamente isso, porque independentemente do meu feitio, é fundamental essa vontade e essa capacidade de vencer.
POr isso, SORRISO e ENERGIA .. muita energia para todos os do consultório.
E hoje fiz alguns bons gestos de boa vontade e tenho a certeza que contribuí para melhorar o dia de alguém e isso deixa-me muito contente e com redobrada ENERGIA

segunda-feira, outubro 20, 2008

O "você", o Tu e o Doutor

Seria bem mais fácil se nos pudessemos todos tratar por tu e pelo nome próprio, mas as regras da sociedade e os formalismos existentes, não o permitem. E sendo assim, há princípios que devem ser seguidos.
Abomino o tratamento por você e até acho uma certa falta de educação e por vezes, uma forma de tentar ser hierarquicamente semelhante aquele a quem se trata por você. E nem mesmo por as tias se trataarem assim eu considero sequer ser assim tratado ou tratar alguém assim.
Também não acho correcto que se trate toda a gente por tu, sem atentar quem temos a frente ou sem pedir permissão para tal. Eu trato as minhas assistentes por tu, mas primeiro pedi para o fazer ou pelo menos, se não se importavam.
Por outro lado, temos por vezes o exagero dos títulos e todos são senhores doutores ou engenheiros, o que também me faz muita confusão. MAs no meu caso, tenho que atentar nestes títulos e tê-los em conta, porque efectivamente têm um grande peso na sociedade.
Em conclusão, temos que tratar todos e cada um de acordo com as regras vigentes e assim, abolindo o tal você, chamo os mais novos pelo nome, os bem mais pequenos por tu e os mais velhinhos, pelo título profissional e pelo nome próprio ou pelo apelido. Eu prefiro que me chamem Dr. LUís do que pelo apelido, porque é mais simpático e carinhoso e por acaso tenho muita gente a tratar-me assim.
Sobretudo todos os meus doentes mais antigos e também, creio, o meu pessoal.
Claro que a nível pessoal e dado que eu tenho dois nomes próprios há uma grande variedade de tratamentos. A minha Mãe utiliza os dois nomes, o meu Pai era mais o segundo, os meus irmão é o primeiro ou os dois juntos e os meus amigos mais recentes apenas e só o primeiro porque nem conhecem o segundo, espero. Por isso, pôs apenas um nome próprio aos meus filhos e assim apenas são chamados duma só forma.
A propósito de trataments e incorrecções, vou contar-vos uma que me aconteceu. Estava a telefonar para falar com determinada senhora e a pessoa que me atendeu perguntou quem eu era, ao que eu respodi que falava fulanos de tal. E a menina - pois era uma jovem pela voz - respondeu, "pois muito bem, Luís, eu transmito o recado. Perante esta intimidade, eu apenas perguntei á dita menina:" olhe, peço desculpa, mas devo estar a ser incorrecto, porque como me está a tratar pelo nome, devemos ser amigos e eu não a estou a reconhecer" Claro que a dita menina ficou um pouco atrapalhado e logo corrigiu para Sr. Luís... :)
Não é mania, nem presunção, apenas o gostar que tudos esteja nos seus devidos locais e correctamente arrumado.
E por hoje já chega, para todos um GRande SORRISO e para quem me lê e comenta a certeza da minha ESTIMA e AMIZADE... espero que o gesto de hoje tenha sido útil para alguém e mudado um pouquinho o animo de outrém
PS: um SORRISO especial de parabéns para o Pai da ervilhinha, que faz hoje "apenas" trinta anos

domingo, outubro 19, 2008

Tempo presente e passado

O tempo passa por nós e pelo quotidiano e pergunto-me se quando estamos muito tempo afastados de pessoas ou de realidades, não ficaremos forçosamente sem os laços que unem as pessoas e sem as memórias comuns que cimentam essas mesmas relações.
Será possível manter relações ou pessoas afastadas durante muito tempo, com a mesma intensidade e vontade do que aquelas que vamos sempre alimentando ou será que as dificuldades serão tão grandes que tornam estas aproximações pouco viáveis e irrealistas. Sobretudo quando a vontade e o querer dos envolvidos não parecem coincidir ? Na verdade a personalidade e o modo de estar vão-se diferenciado e se calhar vai deixando de haver pontos de aproximação e de ligação, para o que seria necessário um enorme empenho e vontade. E isso parece-me bem que não existe duma forma constante e bem sentida, pelo que inexoravelmente o afastamento entre as pessoas vai-se cavando, tanto mais que não há nada que possa neste momento funcionar como cimento de união e reforço de ligação.
E é algo de que tenho bastante pena, mas penso já ter feito bastante para cimentar e ligar pessoas e realidades, mas logicamente que não está apenas do meu lado, tendo que haver vontade "política" para levar a bom termo esta "união". E sinto que não há essa mesma vontade, pois a inércia do quotidiano sobrepõe-se à eventual vontade de mudar e isso deixa-me bastante triste, porque continuo a acreditar nas pessoas e sobretudo na família. Mas perante outros valores e outros princípios que se poderá fazer, senão aceitar a realidade e não tentar ser o "salvador" de nada, a não ser continuar à espera de que haja vontade das partes de reatar seriamente uma relação e laços familiares.
E está o fim de semana a acabar e nova semana a iniciar-se... façamos do dia a dia uma realidade serena e harmoniosa e tentemos neste mesmo quotidiano SORRIR e AMAR o nosso próximo e ainda ermos gestos de boa vontade para tentarmos MUDAR alguma coisa. Eu Acredito que POSSAMOS melhorar o nosso mundo, se começarmos por nos MUDARMOS profundamente a nós próprios.. com AMOR e BOA VONTADE.
Grande SORRISO para a semana e que vivamos cada dia duma forma SERENA e CALMA

Vários

"... A inocencia,porem,de uma vida plenamente vivida tem um quê de sabedoria e de aceitaçao da vida em eterna mudança..."

Bonito pensamento e bonitas palavras, que fazem um imenso sentido e que mais uma vez me deixam sinceramente espantado.

Ao ler o comentário da leitora assídua, lembrei-me do "Habemos PAPA", anunciado pelo cardeal responsável pelo enclave quando se consegue eleger um novo Papa. Apenas porque me parece que, talvez, tenhamos novamente uma equipe vencedora no consultório, apta a enfrentar os desafios destes tempos e com vontade de progredir e de chegar mais além. Assim seja!

Ainda em relação ao que escreve a minha cara Cinderela, é verdade que temos cada vez mais que viver um dia de cada vez - é o que os antigos chamavam o CArpe Diem, ou seja, vive o teu dia da melhor forma possível duma forma plena, cheia e contribuindo para o bem geral. Claro que esta última intenção é da minha autoria...
Não adianta mesmo nada estar a fazer grandes planos a longo prazo, porque duma assentada pode tudo ser destruído o alterado e ficamos de mãos vazias perante o nada. Temos, ou antes, PODEMOS empenhar-nos no presente, valorizá-lo, vivê-lo intensamente e construir as pontes necessárias para progredirmos e crescermos. Claro que este conceito do dia a dia, implicaria também, se levado ao seu extremo, a não preocupação com o amanhã e com o futuro, mas eu penso que se deve viver o presente, mas estando atento ao futuro, sem ser seu prisioneiro, nem viver em função do futuro. Se compramos uma roupa nova hoje, pois que a vistamos no dia a seguir, se queremos fazer ou ver determinada coisa, pois que o façamos assim que nos for possível e não nas calendas gregas da nossa reforma... ou seja, façamos o que nos for possível no tempo presente e não adiemos, em nome de melhores tempos, algo que podemos fazer AGORA.
Claro que este imediatismo também tem a sua problemática, na medida em que poderá não acautelar convenientemente o quatidiano, dando azo a excessos e a uma forma de viver excessiva. Mas como tudo na vida, tem que haver um meio termo e é também na busca desse meio termo que, com um SORRISO, temos que ir vivendo
E neste domingo um grande SORRISO e a certeza de que estamos aqui para VIVERMOS com AMOR e HARMONIA.
PS: acrescentar apenas um restaurante muito agradável para este tempo ameno de comida vegetariana, o Terra (http://www.terra.vg/). Vale a pena mas apenas se conseguirem um espaço no jardim...


sábado, outubro 18, 2008

Sabado... dia de chuva

Mais uma pequena insónia... será do calor ?
Acordar então cansadito, ir treinar, ir à Espiral comprar umas quantas coisas de comer, depois vasco da gama na Expo para ver a nova colecção de roupa do Tavar e seguidamente pingo doce.
E em todo o lado muita gente... o ginásio cheio de "atletas" a treinar e a puxar pelo cabedal. A espiral a abarrotar de gente a amoçar e a comer vegetariano e saudável, como eu fiz. O centro vasco da gama com a sua fauna habitual, cheia de gente nos corredores, mas pareceu-me que a rarear nas lojas. A nova colecção é feiosa, não tendo visto nada de que gostasse para o guarda roupa de inverno. Comprei umas calçitas algures só para não dizer que não comprava nada.
Depois Pingo doce, porque só lá encontro o pão que gosto para o pequeno almoço e hoje lá fui também ao supermercado. Para variar e visto que nunca ou raramente vou a supermercados. E em seguida ao Lidl por causa dos iogurtes que também são dos poucos que consigo comer muitas vezes e que não enjoo. E detestei o ar do lidl... muito tipo armázem e um pouco sujo. Mas a menos havia gente a comprar e animação.
E choveu um pouco e logo ocorreram uma série de pequenas inundações. Todos os anos é a mesma cena... nos primeiros dias de chuva, com um pouco mais de precipitação e eis logo o drama das inundações. Passámos uma alguns locais bastante cheios de água.. e foi uma questão de uma horita, quanto muito. Afinal, estive a ver no telejornal que houve inundações muito graves, sobretudio na zona de sete Rios. É fantástico a falra de prevenção para estes casos e mesmo como é possível que tudo isto aconteça ano após ano e cada vez duma forma mais gravosa e perigosa.
E agora vou lanchar alguma coisita e fazer a minha sesta, na companhia do Expresso...é curioso que para mim, sábado sem expresso é algo que nem concebo, pois há cerca de 35 anos que assim é e houve uma altura em que saia aos sábados e às quartas feiras... eram os tempos quentes da revolução dos cravos. É aliás o único jornal ( pagante ) que leio porque é o meu jornal.... se não vem no expresso, então não é verdade ( foi ou é ainda o lema do Times ou dum jornal americano qualquer ).
E esqueçi-me completamente que a minha colega esteve a trabalhar hoje no consultório.. deve ter corrido tudo bem , senão ter-me-iam telefonado.
E que mais poderei escrever, senão que vai ser um fim de semana de descanso, leitura e descontração.. amanhã parece que vamos ter um almoço de amigos, mas acho que ainda não se confirma.
E apesar de dia 15 ter sido o DIA DO SORRISO, isso é algo que se prolonga no tempo, por isso SORRISO e o tal pequeno gesto de boa vontade e de mudança de alguma coisa. A mais ínfima coisa e já será certamente útil para alguém e assim sucessivamente.
Por isso, SORRISO e AMOR
PS: minha cara cinderela, abordou um tema que faz parte dos meus pensamentos, que não do meu quotidiano, que é a questaão do voluntariado. E se não faz parte do meu quotidiano é apenas porque não sei aonde me dirigir para poder ser útil, de preferencia em algo relacionado com o acompanhamento de pessos. Poder-me-à ser útil nesta minha busca ??

sexta-feira, outubro 17, 2008

Pensamentos

Normalmente, tenho a sorte de me aperceber da riqueza das pessoas antes de as perder e assim poder ter à minha volta pessoas interessantes e com uma enorme riqueza interna. Devo reconhecer que, desta vez, me passou ao lado uma pessoa que, pelo que me escreve agora, tem uma grande riqueza interna e um grande força interior. Nos poucos meses que comigo trabalhou, lado a lado e quotidianamente não me consegui aperceber desse facto, talvez por não me encontrar de facto na plena posse das minhas percepções e ainda talvez porque este meu percurso actual, não me deixar grande espaço de abertura.
Sinto-me muitas vezes bloqueado e essa voz interior que sempre me ajudou e orientou, anda um pouco afastada.. infelizmente que assim é, mas talvez seja porque me estou a afastar da minha essência, do meu EU e não, como penso, a fazer o caminho de aproximação com esse corpo emotivo e com a parte mais essencial de mim mesmo.
Ando e estou irritado com o mundo, frustado com o quotidiano, com uma enorme dificuldade em acreditar nos outros ou pelo contrário, estou descontente comigo mesmo, sem objectivos próprios e sem me conseguir centrar no meu EU mais profundo e assim fazendo com que o meu quotidiano seja tão cansativa e pesado.
Diz-me o meu "amigo" Francisco que eu terei sido uma espécie de mentor das meninas.. certamente que o devo ter sido pela negativa, pois estou convicto que fui muitas vezes injusto para com elas. Mas se isso fez com que elas quisessem voar por elas e alcançar a sua liberdade, então talvez o meu papel estivesse predeterminado a ser esse mesmo. Ou seja, se calhar eu fui a chave necessária para que elas voassem e também se calhar por isso, eu penso que lhes posso dar a sorte que merecem. E digo sinceramente que espero que tenham a melhor sorte do mundo e que muito, mas mesmo muito, me sensibiliza a opinião que de mim têm. No fundo, também me ajudaram a crescer e a pensar no que tenho ainda que crescer.
Hoje o meu jantar japonês, também serviu para uma grande conversa e pôr as ideias em dia.. e fez-me bem, sobretudo para me aperceber que afinal, não estou sózinho, mas apenas que penso isso quando estou mais pessimista. Há muito gente que me estima e me quer e sobretudo sei que vivo com uma excelente pessoa.
Se congrego tantas boas vontades e tantas boas pessoas, então é porque o meu corpo emotivo é suficiente para as atrair e se por vezes, me sinto tão irritado, devo procurar essa insatisfação em mim mesmo. Será fruto de terapia em excesso.. :I) POsso ter que rever a minha faceta de antipático, porque convencido que tenho razão e que vou mudar o mundo, acabo por ser isso mesmo, antipático e injusto. É verdade que há falta de ética e de princípios, mas também é verdade que podemos tentar mudar isso e pelo menos, no nosso micro cosmos, tentar criar PAZ, HARMONIA e ÉTICA...
Eu POSSO ser feliz e posso crescer muito e evoluir no sentido de AMAR mais e melhor o meu próximo, mas também e principalmente a mim mesmo. Eu POSSO e eu QUERO !

Comentários. leituras e afins...

Então não é que a minha maninha Ana também lê o meu bloguito ? Qualquer dia deixo de falar ou telefonar e vou dando informações por aqui, porque dá-me a impressão que em todas as casas da família há um ou mais elementos bem informado e leitor do meus posts...
Finalmente sexta feira e fim de semana.... eramos para ir para Sto André, mas afinal acabamos por não ir, porque estava prevista uma coisa e como foi alterada, ficamos por Lisboa. Vamos noutra altura... preciso de pensar e medittar na vida ?
Vou jantar japonês... é actualmente a cozinha que mais gosto e só não é todos os dias porque não pode ser e vai ser no estado líquido ( www.estadoliquido.com)
Grandeeeeeeeeeeee SORRISOOOOOOOOOOO
PS: meu caro Francisco, terei primeiro que saber aonde é o tal espaço da sua sobrinha
( se me quiser dar alguma localização ou contacto, se faz favor mande mensagem para meu mail - vasconcelos.luis@gmail.com)

Mais uma estória

Em frente à mesquita de Lisboa, fica uma escola secundária. Escola essa que logicamente esteve fechada no verão e consequentemente sem aulas. Hoje quando passei por lá verifiquei algo surpreendente ( ou talvez não !! )... obras na escola! O chão do pátio todo destruído e uma série de contentores, onde provavel~mente estarão a ser dadas as aulas.
Será que as obras não poderiam ter sido feitas durante as férias escolares, ou pelo menos, iniciadas durante esse período para atengirem menos os alunos ?
Não haverá qualquer tipo de programação destas obras de modo a minorar os prejuízos, porque efectivamente não há espaço livre para os alunos estarem nos intervalos e para além disso, aulas em contentores não deve ser muito agradável...
Mas enfim é mais uma estória deste quotidiano.... SORRISO !

quinta-feira, outubro 16, 2008

Quem Sou .. O que Faço Aqui ?

É o título adaptado duma cantiga do Paulo de Carvalho... o que faço aqui é de facto a minha interrogação de hoje e a questão existencialista do dia 16 de Outubro.
Que andamos a fazer neste mundo, qual a finalidade da nossa existência e concretamente, quais os objectivos da VIDA?
Será apenas sermos espectadores da nossa realidade, vermos o que nos rodeia e nada mais ou será que teremos um papel a desempenhar activamente na nossa sociedade e amigos e em geral, nesta vida. E teremos mais vidas, mais oportunidades de aprendermos e de sermos úteis, de tomarmos consciência da nossa real dimensão ou tudo começa e acaba nesta só vida ?
Quem somos nós ?? Qual a razão de aqui estarmos, de estarmos nesta determinada família, neste meio e de conhecermos esta ou aquela pessoa... este é um aspecto que sempre me tem despertado a atenção, porque sinto que conheço determinadas pessoas na altura e tempo certos e isso é algo que sempre me tem acompanhado.
Jó volto.... SORRISO...
Voltei... já houve um comentário a este post sobre negrumes pela minha zona. :)
Nada disso e antes pelo contrário, porque está tudo a entrar nalguma nomalidade e se alguma aprendi na vida é que a sinusoidal da vida e mesmo assim, ora está tudo muito bem, ora menos bem e o que devemos fazer é encarar as coisas com normalidade.
Esta questão metafísica de quem somos é algo transversal a todos nós e que preocupa desde sempre toda a Humanidade, e por isso são muitas as explicações, as religiões, as teorias, etc e cada um de nós tem que se interrogar acerca de si mesmo e do que o rodeia. Faz parte da condição humana e de nós próprios.
Afinal quem somos e qual a finalidade de aqui estarmos ? Será que temos um percurso pré-definido ou será tudo totalmente aleatório e fortuito ? Quais as razões subjacentes ao nosso comportamento, à nossa realidade, às pessoas que vamos conhecendo e lidando ? Seremos todos corpos de dor que se têm que reencontrar para se redimirem e progredirem ? Por onde andarão as nossas ALMAS e a nossa energia cósmica ? Porque tantas religiões e teorias que, na sua essência, se entrecruzam e até podem dizer coisas parecidas por meios diferentes ?
Saberemos algum dia quem efectivamente somos ??
Saberemos allguma vez a verdadeira essência da vida e a sua finalidade última ?
Sinto que sim, porque é essa uma das nossas "missões" por aqui.. ou seja, darmos o nosso contributo para esta descoberta de nós, enquanto espécie e ajudarmos todos a percorrer este caminho que nos podérá levar mais avante.. também por isso, haverá pessoas mais "iluminadas" - e sempre as houve ao longo dos séculos - e que poderão contribuir decisivamente para a melhoria da Humanidade.
Modestamente, tento dar o meu contributo porque acho que o AMOR e a HARMONIA deverão ser o principal motivo para essa mudança e daí o meu SORRISO e o meu pedido para o tal gesto de boa vontade. Tudo começa por pequenos nadas e SORRIR abre todo o nosso ser para AMAR e DAR
PS: que será feito dos meus leitores habituais, a Cinderela, a SAndra, o amigo Francisco ?

quarta-feira, outubro 15, 2008

Dia do SORRISO

Teria sido muito bom que neste dia 15 de Outubro, tivesse efectivamente havido mais SORRISOS, mas parece-me que os problemas actuais, a crise financeira, a falta de dinheirito e claro toda a problemática da nossa sociedade não são muito propícias a grandes sorrisos.
E também da minha parte não posso fazer sózinho todo o esforço para todos nós sorrirmos no meu quotidiano, pois isso também depende das restantes pessoas, porventura preocupadas com outros objectivos. Além de que não me parece haver grandes energias positivas - nem grandes, nem nenhumas - pelos lados do outro gabinete existente, que se vai tornando um fardo em alguns dias.
De facto, a falta de palavra e de ética é algo que, como já deu para ver, me transtorna imensamente e quando me apercebo da falta de palavra de quem me rodeia, fica numa primeira fase, furioso, e depois de acalmar, com vontade de romper com tudo.. mas tenho que ser fiel à minha palavra e deixar terminar o mês.
Mais um vez fico admirado por aquilo que me parece ser um desfasamento entre a realidade do mundo laboral e da sociedade em geral e daquilo que as pessoas querem efectivamente, como se todos nós vivessemos em condições excelentes. Ou seja, quanto a mim tem forçosamente que haver um compromisso entre todas as partes, porque neste mundo conturbado e sobretudo incerto, o que importa é andar em frente, salvaguardar o possível e depois quando tudo melhorar, então providenciar para que todos beneficiem.
Eu estou preocupado com o que me rodeia e o bem estar de quem de mim depende, mas às vezes parece que estou só nessa preocupação e que apenas eu vejo de negro a realidade económica. Eu dependo do mercado e se este não estiver bem, certa e seguramente que sentirei os reflexos dessa crise. Lógicamente que as pessoas terão sempre necessidade dos nossos serviços, mas também é verdade que a oferta é imensa e que a prática de dumping é uma realidade e não há controle que a impeça.
Por isso é que acho que todos nós temos que aceitar determinados aspectos de outros que connosco trabalham, para que em conjunto consigamos levar a bom porto estes dias, que não estão de modo algum fáceis. Felizmente que há uma ligeira quebra que ainda não é grave, mas que faz pensar num realinhar de prioridades e de atentar melhor no orçamento a gerir
E neste Dia do SORRISO espero que tenha havido muitos e muitos SORRISOS... e espero que o meu filhote em espanha, esteja melhor das suas costitas e que amanhã já consiga ir trabalhar e estudar.
Que amanhã sejaum dia excelente e ainda melhor do que este... com um maior SORRISO e mais AMOR e HARMONIA

Realidades e Máscaras

Há de facto uma enorme diferença entre aquilo que julgamos e queremos ser e aquilo que os outros vêm em nós e, sobretudo, os que de mais perto lidam connosco.
A máscara que todos temos é, nalguns, mais subtil e leve, enquanto noutros é mais pesada e carregada, obstruindo todos os canais de luz e não permitindo a visualização da nossa verdadeira essência.
Não sou uma pessoa má na minha essência, mas tornei-me menos agradável por mecanismo de defesa e para me proteger de tudo o que me rodeava e que me magoava. Por isso, aprendi a estar quase sempre ao ataque e isso agora é algo que é muito difícil de emendar, porque a minha personalidade está habituada a assim ser. pelo contrário, até sou bem sensível ao que me rodeia e dentro das minhas possibilidades, tento fazer o melhor pelo meu próximo. Também é verdade que um pequeno nada me transtorna imensamente e até conseguir recuperar o meu equilíbrio, leva imenso tempo. E se ainda por cima me continuam a fazer "frente" e a não dar a volta ao texto, então tudo fica negro mesmo.
São pequenas grandes coisas que tenho que burilar e melhorar francamente, não só para podes estar cada vez melhor comigo mesmo, como sobretudo poder viver em PAZ e HARMONIA com os que me rodeiam.
Foi-me ainda dito que "já não queria ensinar".. nada de mais errado, pois ainda vou gostando de ensinar e tanto mais ensino, quanto mais puxam por mim e se mostram interessados. Penso que também as pessoas têm que ser pró-activas e não apenas esperarem passivamente que tudo lhes venha ter ao colo.
A relação inter pares exige um grande equilíbrio e bom senso e de facto desde os tempos da minha querida Avó até aos nossos dias um grande percurso foi, felizmente, percorrido nas relações pessoais, laborais e profissionais. E se houve grandes avanços e melhorias, há também algo que se perdeu imenso que foi a ética e os princípios humanos entre as pessoas. Como já disse, esse aspecto é para mim o mais gravoso actualmente... e não digo que eu não esteja também enfermo desse mal, com menor ética e princípios mas infelizmente o quotidiano tem-me ensinado alguns atalhos de conduta, que não seriam habitualmente os meus.
Podemos SORRIR, podemos AMAR e podemos ajuar a nossa realidade a estar em PAZ e HARMONIA. Por isoo, hoje dia 15 de Outubro... dia de anos duma minha irmã, instituamos o dia do SORRISO. Há tantos dias inúteis, porque não instituir este dia e tentar passar a palavra de DIA DO SORRISO no dia 15 de OUtubro

Insónia

São três e tal da manhã e estou a escrever no meu blogue por causa duma insónia incrível. Há muito tempo que não me lembro de ter tamanha insónia. E talvez até saiba o motivo de não conseguir dormir.. mais uma vez, consultórios, assistentes e rotinas.
Já se esté mesmo a ver que amanhã, ou seja, hoje de manhã nao devo conseguir ir trabalhar, pois se estou com uma espertina. Há muito que tal não me acontecia, mas agora começo a ficar cansado e com sono, por isso vou aproveitar ir tentar dormir, com u grande SORRISO

terça-feira, outubro 14, 2008

Solidão

Estar só num meio duma multidão é uma sensação muito estranha, mas é assim que eu me sinto por vezes, quando no dia a dia vou tendo que passar por muitas e muitas situações.
A vida é assim mesmo e nós somos obrigados a tomar decisões constantemente e a toda a hora e essa capacidade de decidir e resolver faz toda a diferença e explica, quanto a mim, a razão porque uns são capazes de progredir e liderar com toda a naturalidade...
Todo este processo de decidir e avançar está relacionado com os nossos medos, receios e capacidade de gerir o nosso próprio EU e logicamente, que tem a ver com todo o nosso percurso de vida. Se a nossa auto-estima e confiança estiver nos níveis que deve estar, então é claro que a gestão dessas mesmas decisões se fará duma forma tranquila e sem sobressaltos, na medida em que, estando bem connosco próprios, essa harmonia se estende ao nosso processo mental e de vida.
Ou seja, estar na vida e enfrentar o nosso dia a dia, implica necessariamente tomar decisões rápidas e com o menor custo possível, se bem que haja pessoas que nunca o conseguem fazer naturalmente. Tenho visto muito esta dificuldade de decidir nalguns membros dum casal, no qual um deles toma "as rédeas" das decisões, enquanto o outro se habitua a não resolver nada no seu quotidiano. Quando acontece morrer primeiro o "decidor", a situação torna-se muito gravosa para o que fica. Ainda hoje vou atender um casal, que quase de certeza está nesta situação
Seria excelente poder decidir apenas as grandes questões da minha vida e ter quem se encarregasse dos pequenos nadas do quotidiano e do dia a dia da minha vida e do meu consultório... a figura da governante ou da enfermeira chefe é algo que me agrada imenso, mas que é muito difícil encontrar nos dias de hoje.
Tanto mais que toda a geração pós 25 de Abril foi educada e ensinada a não se responsabilizar por nada e de preferência a deixar para os outros os problemas e as decisões. Nos meus tempos de professor universitário, esta faceta dos alunos deixava-me muito aborrecido e foi um dos factores que pesou na minha decisão de abandonar a carreira docente. Ensinar é alg de que gostava muito, mas ter que incutir princípios e ética a jovens adultos era e é algo que me entristecia e que, logicamente, não deveria ser das minhas competênicas. Felizmente que já vejo muito ao longe os meus dias de reforma, para não ter que lidar muito mais com estes aspectos.
E tenho a certeza de que se tivesse um grande SORRISO nestas alturas em que me sinto profundamente sózinho, tudo se resolveria muito mais facil e rapidamente.
Por isso, Grande SORRISO e vontade de VENCER.. também é importante ter esta ambição de vencer e de progredir, porque ajuda a decidir e a querer sempre mais e mais

segunda-feira, outubro 13, 2008

O Eu e o outro EU...

Hoje não trabalhei... e fui mais cedo á minha sessão de psicoanálise. São cada vez mais profundas e mais esclarecedoras, mas sinto que estou no ponto de viragem, em que preciso de ir ainda mais fundo para ter um conhecimento maior do meu EU... mas não me apetece falar de esoterismos, nem de grandes análises! Mas que a Fernanda - a minha psicanalista - é uma "barra pesada" lá isso é !!
Apercebi-me da paciência que é necessária para andar no trânsito nas ditas horas de ponta, em que se anda no pára-arranca. Que desespero e que "seca" estar a ver os semáforos constamente a mudar e nós sem sairmos do mesmo sítio... agravado pela azelhice duns quantos. Todos os dias nesta correria de carro, que ainda deve ser pior nos dias de chuva, é certamente muitissimo stressante...
Não sei porque, mas sinto-me cansado e este dia soube-me muito bem, porque não gosto muito de trabalhar quando tenho um furo e assim acumula-se no outro dia. É natural Outubro ser um mês meio fraco, e este ano ainda pior dada a situação de crise em estamos mergulhados, se bem que hoje as bolsas reagiram positivamente às medidas anunciadas este fim de semana pelos governos europeus.
Outubro é o mês das chuvas, do início do frio e da mudança de vestuário.. já apetece pôr uma camisola e estar ao quentinho. Espero no próximo fim de semana já estar à lareira em Sto André. Adoro lareira e adoro ver as chamas a crepitar e estar a meditar na vida em frente a uma boa lareira e então em Sto André, que tantas recordações tem e contêm.
É preciso AMAR e SORRIR para que consigamos mudar alguma coisa em nós, mas também nos outros... é preciso dar voz ao nosso corpo emotivo para sermos e fazermos felizes aqueles que verdadeiramente AMAMOS.
Lema da Semana: um pequeno gesto de AMOR a alguém próximo de nós para que esse gesto se vá multiplicando por muita e muita gente
PS: não vou citar nomes nem situações porque assim me foi pedido, mas felizmente que por vezes os tribunais funcionam muito bem e resolvem a atribuição do poder paternal a quem devem e a quem faz sentido. Espero que tudo se resolve neste sentido e que a criança em causa possa ter PAZ, AMOR e muito CARINHO no seu "novo" lar

domingo, outubro 12, 2008

Descoberto o meu leitor Anónimo

".... o dr. tinha que aprender a gostar de si próprio para perceber o quanto gostam de si e o admiram".
Amigo Francisco, terei todo o gosto em ir tomar um café ao tal espaço criado pela sua sobrinha e pela Luísa - não fazia ideia dessa realidade - se souber aonde é !
Fico contente com estes comentários porque pelos vistos marco bastante as pessoas e acho que deixar a nossa marca nas pessoas que nos conhecem e rodeiam é excelente... o pior que pode acontecer a alguém é passar despercebida e não deixar nada de si mesmo nos outros. e se formos recoedados por coisas positivas, então é soberbo porque conseguimos dar algo de nós a outra ou outras pessoas.
Fico com um SORRISO e espero que seja com um SORRISO que elas estejam nessa nova actividade.. que tenham sorte e sobretudo, que me convidem a ir visitar esse tal espaço.

Noite de Domingo

Fim de semana em Viana de Castelo com a minha cunhadita e hermano... a pousada Sta Luzia ( santa dos cegos ! ) tem uma localização fantástica e o nosso quarto tinha uma vista previlegiada sobre toda a cidade, o santuário e o rio. Vista essa muito bonita de dia, de noite e principalmente hoje de manhã, sobre uma cidade solheira, mas enevoada. Lindo !!
O santuário fez-me lembrar algo e só quando li a memória descritiva do local me apercebi que, de facto, é muito "parecido" com Montmartre dentro da sua pequenez... não tem a imponência,nem a beleza de Montmartre mas tem algumas semelhanças. Mas se exteriormente é um local muito bonito, por dentro é muito decepcionante porque não tem grande beleza. É uma igreja do século XX ( acabada na década de 40/50) e que teve a sua origem num romagem dos naturais de Viana para pedir ao Senhor protecção contra a "febre tifosa" da altura.
Visitámos toda a parte antiga da cidade e almoçamos e jantámos por aí... o meu manito lá provou as papas de serrabulho e os rojóes! ...e claro que também fizemos umas compritas.
É uma cidade com uma grande frente voltada para o rio.. com passeios marítimos, cafés, restaurantes e até uma ponte do Sr Eiffel. É a cidade onde nasceu uma minha cunhada, numa rua chamada Papamata!!
E hoje de manhã fomos dar outra volta e tomar um café a um hotel girissimo e recente, de 2 meses, - o Axis Spa (http://www.axishoteisegolfe.com/viana/hotel.php), que me fez lembrar um que vimos em Santiago do Cacém ( os caminhos de Santiago ). Se voltarmos a Viana, ficaremos neste hotel.
Depois fomos até Ponte de Lima e Barcelos. A primeira tem uma parte antiga interessante e fica, como o nome indica, em "cima" do rio Lima e depois o caminho para Barcelos faz-se por caminhos cheios de árvores e é lindissimo. Barcelos tinha uma concentração regional de escuteiros, que enchiam as ruas de barulho, alegria e juventude. E claro que as ruas de Barcelos estava, cheias de galos, de ranchos, etc. Mas o que eu vi melhor foi o restaurante aonde almoçamos, pois chegámos tarde e saímos de seguida para vir para Lisboa. E assim que entrei no carro, adormeçi profundamente, enquanto chovia copiosamente.
Mas o mais importante foi e é estar com a cunhadita e o manito ( e não lhes posso dizer os nomes , porque o meu mano mo pediu, porque tem muito medo destes blogues ).. há uma grande intimidade no convívio e uma facilidade no quotidiano, sem stresses e com muita calma. E ainda mais agora, que estamos mais calmos e mais tranquilos.... Como digo, adoro estar com eles e todos os meus irmãos sabem da carinho especial que tenho por eles - por cada um duma maneira diferente - mas com este núcleo familiar estou mais habituado a passar férias e fins de semanas, pois é um hábito que vem de anos. E é giro ouvir os comentários da Maché acerca deste blogue, não por conhecimento próprio ( porque é pouco dado a internets ) mas por intermédio da minha querida e grávida sobrinha helena.. que continua a ser uma das minhas leitoras assíduas.
E que mais novidades do fim de semana, a não ser que a minha cunhadita comprou um bonito coração de filigrana e que lhe foi oferecida pelo seu esposo, uma bonita pulseira de ouro com motivos da região !
Esqueçi-me de dizer que no outro dia a Maché esteve aqui em casa e "adorou" a decoração modernista... os vermelhs, os pretos , os quadros, etc. também acho que começa a ser uma casa vivida e bem conseguida.
Ontem quando iamos a caminho cruzámo-nos com muitos "peregrinos" a Fátima... a Fé é algo de fantástico e de facto Fátima é e continuará a ser o local de eleição dos crentes e devotos. Gostavade lá voltar para ver o nosso espaço, mas fora destas alturas... não por ser contra, mas por ter uma fobia q grandes multidões.
E chegámos à noite de domingo e de mentalização para uma nova semana... felizmente menos stressante que a anterior, porque se bem que tenha perdido uma leitora assídua, pareçe que ganhei uma nova assistente com um grande potencial. Além de que tenho para escolher duas pessoas para o lugar de asistente do outro gabinete, o que me deixa mais tranquilo. E como tomei também uma resolução quanto ao destino desse mesmo gabinete e do futuro do consultório, estou bem mais tranquilo. É chegada a altura de assumir aquilo que penso de alguns colegas e como não posso, nem consigo já acreditar neles, devo procurar outras soluções , que já estão equacionadas. Estou a programar a minha retirada atempadamente e quero faze-lo com ordem e método, porque daqui a uns 9 anos ( passa rápido ! ) quero estar reformada desta profissão
E espero que tenham SORRIDO muito neste fim de semana e que tenha havido muitos pequenos gestos de boa vontade ( hei-de vos falar dum filme que me marcou imenso que foi "Favores em CAdeia - http://www.dvdpt.com/f/favores_em_cadeia.php)
Grande SORRISO para esta semana e aproveitem estas últimas horas de fim de semana para uma palavra de TERNURA e AMOR para com o vosso/a companheiro/a :)

sexta-feira, outubro 10, 2008

FIm de SEMANA

Bom Fim de semana... e se eu posso SORRIR no fim de semana, então porque não sorrimos todos e mandamos montes de energia positiva..
E vou estar fora a descanso.. e hoje com a esta novidade de poder ser como eu quero ser, o dia correu muito bem mesmo :))
SORRISO

Início de Fim de Semana

Eu POSSO mudar e eu sei que consigo. Eu posso mudar de atitude e estou convicto disso, porque já tive ainda hoje a prova provada disso mesmo, em que uma atitude positiva e empenhada da minha parte, transformou uma realidade, que antes seria má, num presente calmo e tranquilo
Eu POSSO dar mais das minhas emoções e sentimentos e transmitir a quem me rodeia esta sensação de PAZ que começo a sentir quando as coisas correm desta forma. Absorver as energias cósmicas, deixar o sentimento vir à tona e relacionarmo-nos entre iguais é, efectivamente, diferente.
Neste momento, estou de facto num turbilhão de pensamentos - e creio que a sessão de acunpuctura mexeu muito nisto - e a tentar tirar alguma conclusão lógica e evoluir na minha caminhada. Tenho apoios e palavras de carinho, mas também quem ache que me falta muita coisa, sobretudo convicção e crença... eu acho que acredito no que escrevo e no que tento fazer, mas sei que das palavras aos actos, há um longo percurso
Mas quero ACREDITAR que estou mais receptivo a este meu corpo emotivo e a este "novo" tipo de relacionamento com as pessoas, porque não me preciso de esconder atrás de nenhuma máscara para ser aceite e, espero, percebido.
E vamos para fim de semana com um grande SORRISO.. e sobretudo com a certeza de que PODEMOS ser o que quisermos se nos empenharmos fortemente nisso

quinta-feira, outubro 09, 2008

Citações de Comentários


A minha cara Cinderela escreveu: " O Amor é sábio quando cada um adivinha o mais íntimo segredo do outro e, em vez de acreditar na sua própria realidade quotidiana, inventa um ESPELHO onde quem ama ou quem é amado descobre uma imagem para ser reflectida na vida de cada dia". W.B.YEATS
Temos de ser capazes de inventar e cozinhar a nossa própria terapia!Hoje é quinta-feira. Dia de olhar em frente e ver a cores!Até sempre!A Cinderela
A minha sobrinha Sandra disse... "... aprendi que é melhor falar bem dos meus companheiros e por isso, segundo a lei da vida, eles também falam bem de mim. Desta forma, as boas vibrações acompanham-me e saúdam-me onde quer que eu vá.... Por saber que aquilo que damos nos é retribuido, eu escolho cuidadosamente as palavras que uso. Se ouvir uma história negativa, não a repito, mas se ouvir uma história positiva, conto-a a toda a gente." Louise L. Hay
E uma minha ex-assistente recente escreveu... "trabalhar com o Dr. é um constante desafio,e que só as mais fortes conseguem desempenhar o papel...e nem sempre se livram de duras criticas, que quando analisadas a frio percebemos que afinal era mais uma das suas liçoes...Aprendi imenso,e agradeço-lhe a paciencia que teve comigo (tambem tive muita para com o Dr),agradeço-lhe o que me ensinou! Mas peço-lhe Dr. que olhe para o seu interior e descusbra que o que quer transmitir para fora, não é de todo o que na realidade é!... por vezes temos que voar com as nossas proprias asas, e é o que estou a fazer! Desejo-lhe de todo o coraçao que encontre a sua essencia e que olhe com olhos de menino para a vida que é a melhor dadiva que nos deram...Obrigado Dr."
Estas últimas palavras deixaram-me profundamente comovido por serem escritas por quem foram e por reflectirem um conhecimento mais profundo acerca de mim do que eu julgava possível.
Mais uma vez, me apercebo da real dimensão deste blogue, que não é mais do que o meio que eu arranjei para fazer eco do que me tinham para dizer e não o faziam de viva voz. E tenho aprendido imenso com o que têm comentado. Sobretudo tenho que exteriorizar mais e mais o meu estado emotivo e transmitir aos outros que me rodeiam e que são importantes que, efectivamente, ocupam um espaço no meu coração e pensamento.
E como diz a Cinderela hoje é dia de ver a vida a cores... e quero agradecer-vos porque hoje estou a ver a vida muito mais luminosa e com a cor eu gosto mais: vermelha de vida, de esperança e de optimismo.
Eu posso melhorar e hoje constatei que, se estiver positivo e confiante, vou encontrar nas pessoas que estão à minha frente para serem entrevistas, uma realidade diferente, uma conversa interessante e um ponto de encontro satisfatório para todos. Será realidade ou mais uma ilusão !
E como posso melhorar e ter palavras tão simpáticas das minhas ouvintes, posso e devo continuar neste caminho. Talvez a acunpuctura que fiz há dois dias tenha aberta um pouco mais o meu corpo emotivo e a minha capacidade para AMAR, Compreender e Aceitar.
UM SORRISO para hoje e o recordar dos pequenos gestos de boa vontade que fiz hoje e que espero tenham melhorado um pouquito a realidade de outras pessoas.
E ainda agora estava a ouvir na televisão, um antropólogo que diz que perante esta crise, que se preste mais atenção às PESSOAS e aos INDIVÍDUOS, porque é uma das maneiras de superar esta mesma crise. Um SORRISO de optimismo para este conselho de prestar atenção às pessoas e de as ESTIMAR


Rectificações

Mais um Dia... e começo por uma rectificação breve e sucinta para deixar de haver confusões. Vou deixar completamente de comentar e de falar acerca de assistentes, das suas qualidades e dos seus defeitos, por que parece que não sou devidamente compreendido. Aliás o que aqui escrevo, não o deixo de dizer de viva voz e no intuito de melhorar a performance e o desempenho de todos os que comigo trabalham. Mas devem ser as tais projecções de que falei.
Mas como os dias já são complicados per si, não vale a pena estar a confundir ainda mais a situação, pelo que de ora em diante, silêncio completo acerca do desempenho e capacidades do pessoal.
Já me deviam conhecer para saber que, quando estou desagradado não é com escritos, mas sim com actuação concreta. Mas como disse, este assunto está arrumado, porque também é verdade que apesar de não identificar ninguém, não posso falar em ninguém
E um grande SORRISO para o dia de hoje....

Eu Tenho... Eu Posso

Eu posso... eu posso Mudar, eu posso Viver, eu posso Amar e não eu tenho de Mudar, de Viver, de Amar!
Eu posso tem uma carga mais positiva, menos agressiva e implica uma maior responsabilidade própria, porque ao dizer "tenho" pareçe atribuir-se a outrém essa intenção, enquanto se dizer " eu posso" estou a projectar para o meu interior esta minha vontade.
O nível da Sandra é de facto já bem mais avançado do que o meu, pois já consegue discernir o fulcro da questão e direccionar a energia no trilho mais correcto e sensato.
Fins de ciclo, projecções, alterações e sei lá mais o que são, talvez, APENAS e só manifestações dum certo mal estar que sinto, porque se calhar é verdade que à medida que progredimos ( para onde ? com que finalidade?), vamos também encontrando uma maior resistência a essa mesma mudança e para mim, isso é bastante confuso e cansativo.
Nestes últimos tempos, parece que estou em constante análise e não só é desgastante, como também não tenho ainda os conhecimentos suficientes para poder interpretar tudo. Mas eu POSSO tentar e POSSO abrir-me mais ao mundo e ao meu corpo emotivo.
E por causa desse mesmo corpo emotivo, eu posso contar mais verdades acerca de mim e deixar-me de me esconder atrás da tal máscara. Não tem nada a ver com expor-me completamente, mas apenas deixar que a emoção, os sentimentos e o AMOR tenham o lugar que lhes é devido. Será que EU POSSO ?
Grande SORRISO para todos... e em especial para a minha cara CINDERELA, a quem envio um especial SORRISO

quarta-feira, outubro 08, 2008

E mais um dia

Apenas e só isto... mais um dia!
No meio deste turbilhão financeiro e de falências, desgraças, estagnações de crescimento económico, desemprego, que irá ser de todos nós e deste modelo de economia?
Com a falência do sistema dito socialista e agora com esta desastre do chamado capitalismo, que nos resta? Qual o sistema que iremos ter ou melhor, como vamos ultrapassar esta crise.
Perante este cenário, as minhas estórias do quotidiano não têm certamente nenhum interesse, a não ser talvez demonstrar a uma escala infima a contradição em que vivemos. Desemprego, falta de dinheiro e por outro lado falta de pessoas que queiram trabalhar e sobretudo que dêem tempo ao tempo para se poder estabelecer uma relação de trabalho.
Quando chegaremos ao fim deste pesadelo financeiro e em que situação ! Continuo e cada vez estou mais preocupado com tudo isto, porque logicamente que se vai reflectir em todas as actividades e na minha área, com o excesso de oferta e as seguradoras a ocuparem um espaço cada vez maior, não sei bem como vamos manter tudo isto e o nosso estilo de vida.
Com as garantias dos governos, podemos pensar que as nossas poupanças estão seguras e com a baixa dos juros que talvez alguma coisa começe a melhorar, mas por outro lado as previsões do FMI são quase catastróficas... e quais serão as notícias de amanhã, o comportamento da bolsa, dos mercados e enfim, da economia em geral.... e no contraditório, uns senhores da CTT em greve de fome nos restauradores, por uma questão qualquer do contrato de trabalho. Terão amanhã trabalho ? se assim for, já é uma boa notícia e uma sorte para quem o tiver.
Faz-me pensar em fins de ciclo e mais uma vez cá estou eu numa de aparente fim de ciclo com a esperança de também "sobreviver" a ele. Foi assim quando acabei o curso de medicina, quando ingressei na carreira e etc, etc... era sempre fim do ciclo e cá estamos. Por isso, assim seja e que mais uma vez avançemos para outra coisa qualquer.. mas que seja melhor do que esta e sobretudo que se penalize todos os gestor e incompetentes que ajudaram nesta crise com a sua ganãncia e falta de ética e princípios. Mas uma vez, ÉTICA e PRINCÍPIOS completamente ausentes da nossa realidade e que são essenciais para o nosso quatidiano e para as relações interhumanas.
Hoje SORRIMOS e Desejamos que este quotidiano melhore e traga harmonia, PAZ e dignidade humana a todos nós... se todos fizermos o tal pequeno gesto de BOA VONTADE, será que não conseguiremos positivar esta realidade e mudá-la.. ( lirismo ??? inconsciência ??? fora da realidade ?? ).
Um grande SORRISO e a certeza de que se conseguirmos todos sermos multsensoriais certamente que este nosso mundo estaria bem melhor... tenho a certeza, mas infelizmente a maioria ainda está no nível básico para poder sequer perceber da existência de outras realidades.
E amanhã é outro dia... vamos começar com um SORRISO e mantê-lo todo o dia.... :)

Projecções

Se for verdade que tudo o que nos acontece, é apenas e tão só uma projecção de nós próprios, dos nossos medos, das nossas vontades, então acho que devo ter um grande lado negro, porque nestes dias tem sido uma sucessão de acontecimentos muito estranhas e com as quais tenho uma enorme dificuldade em lidar.
Cheguei à conclusão que, pelo menos, duas das pessoas que me rodeiam poderão ser projecções do muito que eu não gosto em mim próprio e que me foram postos no meu percurso de vida, para que eu me consiga apereceber dessas facetas e emendar esses mesmos aspectos que considero negativos e que me prejudicam bastante no meu relacionamento quotidiano. Mas é o noso karma encontrar pela frente o nosso lado negro e de que menos gostamos. Felizmente é positivo termos consciência desse mesmo facto e tentarmos aprender e corrigir. Será que ainda somos capazes ?
Gostava de saber a razão pela qual neste momento me parece estar tudo a cair em cima, como se tudo se conjugasse para que eu olhasse bem para dentro de mim e tentasse perceber o que SOU e o que tenho que mudar, se bem que a minha grande dúvida neste momento é saber se serei capaz de mudar. Que me interessa que me digam que estou na direcção certa e no meu reencontrar se o quotidiano se está a tornar francamente pesado, negro e quase intolerável ?
São épocas da vida e já sei que depois destas fases mais negras, seguir-se-ão outras bem mais alegres e positivas e espero que estas últimas começem a ser mais duradouras do que as negativas, porque já há efectivamente fases da minha vida muito boas.
Será que estou a receber a informação de que é a altura de mudar de actividade e de quotidiano ? DE partir para outra e de fazer algo totalmente diferente ? Se eu soubesse a resposta , certamente que o faria de imediato.
Mas acredito ainda no meu potencial e sinto, que apesar de tudo, as coisas vão entrar num bom caminho e que vou encontrar as pessoas certas uma vez mais.
E SORRIAM sempre... espero que consigam transmitir energia boa e positiva pelo UNIVERSO e reencontar o vosso EU Cósmico.

terça-feira, outubro 07, 2008

Ideias... Conceitos

"Que no dia de amanhã o Luis consiga ver e sentir onde está o amor, em vez de se centrar no lado escuro"
Sinto que não começei a escrever um blogue apenas e só porque me apeteceu e porque é moda, mas porque tinha que ser, na medida em que é uma forma de "ouvir" outras formas de estar e de me exprimir mais livremente. Tinha que ser agora e não ontem, porque só agora estou apto a compreender e perceber o outro lado do nosso EU. Ainda hoje fui a uma consulta alternativa para ser realinhado e tudo bate certo com o que eu vou sentindo. Este meu percurso apesar de poder ser um pouco doloroso, é indispensável para o meu reequilíbrio e conhecimento e tem os seus timings. E hoje tive conhecimento das energias vibráteis e fiz acunpuctura... :)
Há algo que me faz confusão que é o que me têm dito acerca das minhas energias negativas e maneiras de estar no mundo.. não me conhecendo, como o podem afirmar? Pelo que escrevo, por osmose, por conhecimento de vida ou estarei mesmo tão negativo e pessimista que trespassa pelo que escrevo. estarei tão alienado do meu corpo emotivo e do AMOR que nõ consigo direccionar correctamente a minha vida do quotidiano. Mas como deverei fazer e qual a razão para que neste exacto momento tanta gente me escreva o mesmo. Estará na altura de mudar mais profundamente alguma coisa ou de me redireccionar ? Mas só tomando consciência deste corpo emotivo é que posso mudar e só continuando a contar com a minha Cara Cinderela, a minha querida Sandra, a Mamã Su e a energias de mais pessoas que me lêem e não comentam ( falaram-me duma Catarina, que por acaso não vejo há muito ) é que poderei aperceber-me da minha personalidade que quer forçosamente obliterar o meu EU verdadeiro.. é o que diz a minha psicanalista. Mas se calhar e lendo o que me diz a sandra - com quem quero ir em breve jantar ou almoçar - falta muito a minha dimensão emotivo e AMor, na medida em que foi sempre uma parte que esteve bastante escondida em mim e que nunca se manifestou muito. Tenho que trabalhar mais e melhor o meu corpo emotivo.. e talvez essa seja também uma razão pela qual escolhi esta minha família. Escolha da família ??
Ah, pois é... ou alguém acredita que estamos nesta ou naquela família por mero acaso e espontaneidade de natureza ?? Claro que é determinado e tendo em vista a evolução da alma, fazendo parte do nosso KARMA.
Hoje dei mais um passo na descoberta do meu EU, porque segundo o terapeuta estou a evoluir naturale muitissimo bem e com muitos contactos com o meu EU Cósmico... e na verdade sinto-me uma grande PAZ hoje, malgré o dia stressante que tive.. e atribuo essa calma e paz à sessão de limpeza energética que fiz hoje.
Hoje tenho mais razões para SORRIR e AMAR... quero mudar alguma coisa e contribuir com a minha experiEncia e percurso para modificar algo do meu quotidiano.
E pedir à CInderela que me continue a visitar e a comentar, porque me obriga a meditar e a reflectir naquilo que NÂO quero ser...