terça-feira, junho 23, 2009

Step by Step

Mais uma sessão de análise e uma vez mais a capacidade da minha analista deixa-me completamente espantado e perplexo, na medida em que descobre interligações, conexões e sentidos para as situações mais complexas, estranhas e confusas para mim. E depois tudo faz sentido e se encaixa perfeitamente. A vida faz sempre sentido e, mesmo que, aparentemente, não nos consigamos dar conta disso, a vida dá sempre as mesmas voltas e repete-se ciclicamente. Hoje vivemos, não só o presente, como também o passado correspondente a este ciclo, para o podermos assimilar devidamente e compreender-nos melhor. Ou seja, até percebermos o que nos aconteceu, tudo se repete e somos confrontados com situações que nos projectam para acontecimentos passados, que é o que se está a passar comigo. Estou a vivenciar uma situação semelhante às ocorridas nos meus vintes e pouco e
trintas e pouco e tudo isso faz um enorme sentido, apesar de ser muito estranho.
Ou seja, para poder perceber, perdoar e assimilar situações passadas nessa altura ( que coincidem com determinados ciclos da nossa vida ), sou neste momento confrontado com situações e pessoas, que me fazem lembrar essa vivência, ao mesmo tempo que eu lhes faço também pensar ou sentir determinadas coisas. E a finalidade é precisamente poder ser confrontado com determinados aspectos da minha personalidade e aceitar, assimilando e perdoando, essas mesmas facetas,de modo a poder crescer e amadurecer um pouco mais.
Cada sessão é cada vez mais intensa e complexa e ontem, a Fernanda até me começou a orientar para aquilo que ela acha que será o meu futuro, ou seja, ser psicoterapeuta. Ela pensa que tenho todas as capacidades para isso e que, com o meu percurso e inteligência, é o caminho óbvio e já vi com mais uma série de livros para ler e comprar.
Tenho que começar mesmo a ler mais, a informar-me acerca destas teorias e principalmente a seguir a minha intuição, que me diz apenas para continuar e prosseguir este caminho. E, neste momento, sinto-me estável, como nunca me senti, numa compreensão das situações como nunca tive e, ainda, numa interpretação dos factos e das pessoas incrivelmente intensa. Ou seja, parece-me estar apto para enveredar cada vez mais neste mundo da psicologia, da análise e de ajuda, porque não só acho que tenho potencialidades, como acho e sinto que já vou fazendo alguma coisa nessa campo, com os poucos conhecimentos que tenho e quero aprofundar e aumentar a minha intervenção.
O dia a seguir à sessão é sempre um dia de muita reflexão, apesar de cada vez mais tudo fazer sentido e portanto ser muito mais natural o processo de aceitação e de integração dos factos e do que é falado. Sinto que em casa sessão cresço cada vez mais e consigo interpretar e integrar muito mais rapidamente os factos, com as pequenas ( grandes ) ajudas da terapeuta. Ou seja, interpreto e alcanço o âmago das coisas muito mais rapidamente, com uma grande facilidade de compreensão, o que significa que estou no caminho correcto e certo.
A verdade é que, também, estou muitíssimo mais estável, sem as minhas oscilações humorais e esse facto, estranho para mim, leva algum tempo a ser assimilado e compreendido, porque é algo de novo para mim, apesar de gostar muito mais de estar assim e de viver como no presente. É bem mais fácil gerir as minhas emoções, sentimentos e acções nesta estabilidade, com a sua interpretação, do que viver com uma enorme instabilidade e irritação permanentes. Percebi finalmente que, como diz o poeta, " é em nós que é tudo ", ou seja, depende de nós o que recebemos e temos, porque se dermos e agirmos duma forma correcta e certa, é lógico que o que recebemos será também igualmente correcto. E essa é uma das grandes lições de VIDA que tenho aprendido e com a qual estou a viver e a dar-me muito bem. É melhor viver neste tom e manter um determinado nível constante, do que viver em sobressalto e em constante desassossego, porque assim é melhor, mais tranquilo e proporciona melhores ligações interpessoais.
É verdade que todos deveríamos fazer análise, quanto mais não seja, para limpar fantasmas e perceber o que andamos mesmo a fazer, uma vez que todos nós temos uma ou várias finalidades na vida, apesar de muitas vezes não sabermos quais. E nesse processo de consciência e de amadurecimento, precisamos de um terapeuta e de alguém que nos ajude a descobrir. E eu adorava mesmo ser esse alguém para muita gente !
E para todos um redobrado e quente SORRISO, cheio de AMOR, HARMONIA e COMPREENSÃO.

1 comentário:

sndra disse...

Olá Luis :)
É bem verdade que tudo depende de nós, porque se acreditarmos, que não somos responsáveis pelo que nos acontece, somos responsáveis pela forma como agimos perante o que nos acontece :)
Por vezes realmente é um verdadeiro desafio olharmos para nós e entender, muitas vezes até ver determinados comportamentos, então os outros mostram-nos. Cada pessoa que cruza o nosso caminho e de alguma forma comunica, está a servir-nos de espelho. Aquelas de quem não gostamos tanto ou até detestamos, muitas vezes são as mais importantes pois mostram-nos a parte de nós próprios que é igual e nós não aceitamos :) enquanto não nos aceitarmos na nossa parte de luz e na nossa parte humana de sombra, fica dificil evoluir. Então elas cruzam o nosso caminho de forma a mostrem-nos onde e como podemos trabalhar.
A Vida é abundante em amor e só depende de nós receber :)

Um beijinho e uma boa semana
Sandra