sábado, junho 13, 2009

Last Day in Dublin

Último dia em Dublin.... dia de sol e de calor, o primeiro desde que chegámos. Confirma-se o que sinto acerca desta cidade e deste povo. Cidade acolhedora, simpática, pequena e excelente para passear, tomar um copo, jantar bem e relaxar.Povo simpático e prestável, sem qualquer comparação com os ingleses. Foi essa uma das minhas surpresas aqui, verificar a simpatia e a atenção com que nos recebem e o cuidado que têm com os turistas e estrangeiros, bem como a forma cuidada da cidade, dos prédios e as pessoas.
Iniciámos o dia no Trinity College, uma universidade de séculos, fundada pela Rainha Isabel I e que tem grande fama e tradição. Não se pode visitar muita coisa mas a biblioteca que vimos é um espanto. E depois foi m dia de compras, andar na rua ao sol e ao calor e ver pessoas e o movimento da cidade. Não encontrámos coisas originais, nem muito giras porque felizmente já temos tudo em Portugal.
Lembro-me de viajar há mais de 40 anos e ficar surpreso com o que via e se podia comprar. A primeira vez que fui aos States foi mesmo o deslumbramento total, porque há uns 30 anos a diferença era abissal. Não tínhamos nada de nada, nem centros comerciais nem grandes marcas, nem macdonalds, nem aquele estilo de vida e de estar que vamos tendo agora e que é semelhante por toda a Europa e mundo.
Agora e globalizados como somos, podemos estar em Dublin, Paris ou NY que a maneira de viver, as lojas e as compras são em tudo semelhante, variando apenas as condições de vida, o custo de vida e as capacidades do País. Ou seja, hoje estava em Dublin às compras, mas podia estar em Amsterdão ou Florença, que por acaso são cidades que me vieram muitas vezes à memória, desde que aqui estou.
No resumo geral, posso dizer que gostei bastante da Irlanda e do muito que tivemos oportunidade de ver e que é um País para rever num city break ou por qualquer acontecimento específico, porque ficámos com uma ideia muitíssimo boa do País. E da qualidade de vida que aqui se pode ter, pelas condições que tem e pela densidade populacional que é baixa.
Jantámos em Temple Bar e fomos ver uma série de pubs e lojas e em todo o lado há alegria e boa disposição. Nos pubs as pessoas metem-e contigo, falam e dão conversa, o que é muito simpático. Parece haver aqui o costume das festas de despedida e de aniversário terem uma vestimenta idêntica para todos os convivas e a roupa faz alusão a esses happenings. Daí haver tanta loja de disfarces e de roupa para estas ocasiões, como já tinha constatado agora percebido.
Despedimo-nos assim da cidade e do País, com sol e boa disposição, com a certeza de ter sido uma excelente semana e umas boas férias, mas já com vontade de voltarmos para casa, o que vai acontecer daqui a umas horitas, visto que o nosso voo é as 07.00; saímos do hotel pelas 05.00, pelo que o domingo vai ser para dormir e recuperar.
Para além da viagem, a companhia também foi excelente e promete ser para ficar e durar para outras viagens já faladas e a programar.
Um enorme e radioso SORRISO desta cidade e deste País, com a certeza de que vamos com mais HARMONIA e PAZ, bem como com mais vontade de trabalhar e enfrentar o nosso quotidiano, cheios de AMOR e CARINHO
PS: não referi nestas minhas crónicas, a grande Paz que senti nas muitas igrejas que visitei e nas preces que fui fazendo, não no sentido de rezar, mas de falar com Alguém. Sinto que esta minha faceta está mais desenvolvida e apurada e é mesmo verdade que senti uma enorme PAZ na comunhão desses momentos de reflexão e e interioridade. A necessidade de reflectirmos e de nos encontrarmos é cada vez mais premente devido a esta tal globalização em que vivemos e nesta ausência de valores e de princípios cada vez mais assustadoras. SORRISO e PAZ

Sem comentários: