domingo, junho 28, 2009

Mudanças

A realidade ou a tal verdade de que falei no outro dia deve ser difícil de ver ou de constatar ou deve ter várias facetas, porque cada pessoa tem a sua verdade ou realidade
As minhas mudanças interiores devem ser bem difíceis de ver e constatar, na medida em que parece que as pessoas nos olham à luz dos nossos registos anteriores e antigos, o que é bem complicado para se poder ter a noção da mudança. por isso ou essa mudança não é real e nada mudou ou então apenas é perceptível para nós próprios, o que não me parece de todo verdade porque sinto mesmo uma grande mudança interior.
A verdade é que, as pessoas que me rodeiam, parecem apenas ver registos passados e a tal minha faceta de demónio, não sendo capazes de verem o presente e o real existente hoje e o reverso da medalha, ou seja, a faceta de anjo, que existe mesmo. Será minha falta a impossibilidade de mostrar essa mudança e nova(s) faceta(s) ou é falta das outras pessoas não conseguirem ver para além do meu corpo físico, que é, evidentemente, o mesmo, mas cuja mente e essência mudou ? Ou seja, por fora as mesmas camadas e textura, mas por dentro há mais luz, mais limpeza e as camadas estão a começar a ficar bem alinhadas e arrumadas. É o que eu sinto e é a certeza que eu tenho da minha realidade e da minha verdade sentida.
É algo que me deixa triste e simultaneamente perplexo porque a verdade é que eu mudei e muito e para mim essa mudança é evidente, mas pelos vistos para o exterior isso ainda não é uma realidade. E os motivos pelos quais isso ainda não é evidente para quem mais de perto lida comigo só pode ter uma explicação, ou seja, elas permanecem com os meus registos passados e antigos e não têm a capacidade ( parcial ou total ) de absorver os meus novos registos ou as minhas novas informações existentes, refugiando-se em arquétipos passados e no meu EU anterior, como muitas vezes acontece(ia) comigo, porque é mais fácil regredir e voltar ao antes do que enfrentar este novo EU e andar em frente... é algo para analisar e perceber, mas que tem e deve ser feito.
Eu Sei que estou noutra onda e noutro caminho, mas também sinto que ainda tenho muito que fazer para mostrar aos que me rodeiam e principalmente aos que comigo convivem diariamente a minha diferença e a minha mudança. Daí interrogar-me acerca das diferentes facetas da verdade e da ,mesma realidade, que aparecem diversos consoante a pessoa e a ocasião.
E entre as primeiras palavras escritas e o momento presente, já lá vai meio dia e muitas voltas, ter com o meu filhote Fran e dar uma volta com o carro, ir a Carcavelos ver a família, mostrar o carro e os meus dsobrinhos andarem nele, ir a Sesimbra, entregar o "meu" Porsche, ir ao Vasco da Gama ver uma loja do Tavar e comer um lanche tardio, pelo que estou estafado e vou passar pelas brasas.
Não sabia que o Porsche faz parte do imaginário de tanta gente, que o imagina como o carro da vida e como um ideal a alcançar. Para mim, é apenas um carro fantástico, lindo e veloz, mas de modo algum é um ideal a alcançar, pelo que não tem a força que parece ter para outras pessoas, como a minha sobrinha S ou mesmo para o IA. Para mim, é apenas mais um carro de luxo, com uma potência enorme e bom para a estrada e passear, mas talvez não adequado para aquilo que quero e que preciso.
Comentar ainda que ontem publiquei no facebook fotos do "meu" carro Porsche, na certeza de que haveria certas pessoas que as iriam comentar. E claro que acertei porque foram as que eram supostamente minha amigas há muitos e muitos anos e que sempre ligaram mais aos sinais exteriores de riqueza e à ostentação, do que à Amizade a aos valores fundamentais da Vida. Mas isto tem excepções e é um assunto a comentar mais.
Agora um grande e sonolento SORRISO neste dia tão cinzento e chuvoso

1 comentário:

sandra disse...

olá Luis :)
As pessoas são livres para pensarem e sentirem, as nossas mudanças, para acreditarem ou não nelas. Saõ livres de se expresarem como sabem e de reagirem como conseguem às mudanças :)
Algumas pessoas não gostam muito de mudanças, isso não faz deles pessoas menos boas, isso só faz com que muitas vezes fiquem fora da sua zona de conforto, o que faz com que venham a ter muitas vezes de lidar com os seus medos. Lidar com os nossos medos mais profundos, nem sempre é um desafio simples :)
Talvez um dos segredos, não sei que sentido faz para si, mas pode ser, não prestar tanta atenção ao que os outros pensam de si, mas o que o Luis pensa de si e em que medida aquilo que eles lhe estam a devolver faz parte ainda de crenças suas. Se alguém me diz que eu o/a desiludi, então eu posso agir, pelo menos,de duas formas, ou responsabilizo o outro por não prestar atenção e não ter capacidades para me ver como eu sou, ou eu aproveito isso e analiso de que forma eu ainda me desiludo comigo mesma e o outro está a devolver-me esse sentimento para me ajudar a crescer.

Na vida ou estamos em causa ( e o poder é nosso para mudar, pq a responsabilidade de tudo o que me acontece é em grande parte minha) ou eu estou em efeito ( ou seja por tudo o que me acontece a responsabilidade é dos outros, sendo que aqui não tenho qualquer poder para alterar nada)

A curto prazo é mais simples eu estar em efeito, mas não conseguimos evoluir como quando nos colocamos sempre em causa :))

Em relação ao "seu" carro é realmente lindo........ faz parte do meu imaginário e nunca tinha tido realmente a oportunidade de entrar num :)) não faz parte dos meus objectivos imediatos, não, embora seja o carro dos meus sonhos eu escolhi na minha vida outras prioridades, neste caso incompativeis com ele :))
Escolhi nesta fase da minha aventura que é a vida colaborar e trabalhar em equipa com o meu marido e criar com o máximo de proximidade e amor as nossas pequenas estrelas :)
Nós temos sempre inúmeras escolhas, mesmo quando as nossas alternativas naõ são claras. Contudo, a maioria de nós, naõ tem consciência disto. É por isso que, muitas vezes quando encontramos uma porta trancada na nossa vida, continuamos a empurrar essa porta como se fosse a única no mundo que vai para onde queremos ir.Mas se o nosso objectivo é chegar ao outro lado, então podemos largar a porta e dar uns passos para trás. Uma coisa extraordinária acontecerá: de repente veremos que há outras passagens para onde queremos ir. Quanto mais nos afastamos da porta trancada, mais passagens encontraremos.

tenho realmente várias prioridades neste momento, em nenhuma delas consta o ter um porsh, mas como a vida é abundante em amor para comigo e sabe que gosto muito dele, deu-me a oportunidade de usufruir um pouco hoje :))

Um bj
Sandra