sábado, junho 20, 2009

Sabado

Sábado... dia habitual para resolver algumas coisas, estar com os amigos e descansar. Hoje fomos a um novo centro de Medicina Alternativa, o Ponto de Luz( www.pontodeluz.com.pt ), tendo começado a fazer lipólise por acupunctura. Serão dez sessões, acompanhadas de regime dietético e de uns comprimidos. Para além desta técnica, têm também shiatsu, reiki, terapia quântica, etc e são duma imensa simpatia. Esperemos que dê resultado...
Antes disso, tínhamos ido a um stand para ver uma coisa e fomos atendidos por um sujeito que não devia nunca ser vendedor, pois era mal educado e muito pouco comercial. Tive que lhe chamar a atenção de que era incorrecto tratar-me por você, devendo dirigir-se-me pelo nome ou título profissional. A partir daí corrigiu um pouco a sua atitude, mas a 1ª impressão fundamental em qualquer negócio, perdeu-se com esta atitude inicial. Incorrecta, incompetente e apenas provocada pela má avaliação que fez das pessoas que tinha á sua frente. Problema dele, mas incompreensível pelo sitio aonde foi e pelo nível que deveriam ter os comerciais nesse mesmo local.
É narração duma estória de comportamento de pessoas, coisa que não fazia há muito mas que, infelizmente, é corrente nos tempos que correm , porque cada vez há menos educação e menos ética na actuação das pessoas e nas relações entre elas. É ponto assente igualar todos por uma bitola muito baixa, esquecendo-se que NÃO pode ser assim , na medida em que há diferenciação das pessoas e todos devem ser tratadas de acordo com o seu nível e grau de educação. OU seja, eu tenho que ser correcto e educado para todos, mas tenho igualmente que utilizar uma linguagem diferente de acordo com a pessoa que tenho à minha frente. Faço isso diariamente porque lido também com muita gente e logicamente, também existe uma componente informativa e comercial no que faço e tenho mesmo que adequar o meu discurso á pessoa que tenho diante de mim a cada momento. Para não cometer erros ou falsos juízos, parto do princípio que a educação é uma obrigação e que o dialogo tem que ser correcto e com a tal adequação exigida, para nos podermos compreender e perceber. Um físico quântico tem que me explicar as coisas da sua área como se eu fosse um aluno do 1º ano básico - porque nada percebo dessa disciplina - mas logicamente que para um especialista da matéria a conversa terá que ser totalmente diferente, como é lógico para mim, mas não parece ser para muitas outras pessoas.
Fomos depois a correr para as Docas, ter com os meus queridos amigos Su, R e com a ervilhinha, que está, em cada dia que passa mais gira e engraçada. estava com um bocadito de sono, mas depressa ficou bem e é de facto uma criança encantadora e que me diz muito. E que sinto que temos uma excelente relação. Acho que, e peço desculpa aos Pais, , por vezes lhe é exigido um comportamento inadequado à sua idade e mentalidade, porque é natural as crianças se aborrecerem em determinadas situações e reagirem com choro. Não vou dizer mais nada, porque não quero aborrecer os papás ( mas também já tenho à vontade suficiente para o dizer ), mas acreditem que a ervilhinha se porta divinamente e que reage de acordo com a sua idade. Já se pensou o que é estar sentado horas numa cadeira sem nada para fazer ??? Se nós, adultos, começamos a ficar impacientes com essa situação, muito mais uma criança de 2 anos que não consegue racionalizar a situação. Meus queridos SU e R, descontraiam e percebam que têm a sorte de ter uma filha encantadora e maravilhosa e desculpem o Tio Luís de meter a colher em seara alheia, mas é pela grande Amizade que vos tenho e pelo Amor que sinto pela vossa filha. Desculpem-me.....
Depois, já eram perto das 17.00 quando acabámos o almoço, viemos até casa fazer a sesta e de seguida fomos até casa do meu ex-treinador para irmos dar uma volta. estivemos, falámos, passeámos e jantámos numa feira que há perto da casa deles. E falámos e falámos, pondo a conversa em dia porque não nos víamos assim há largos meses. E sinto novamente a grande Amizade que lhes tenho ( e que é retribuída), bem como às filhas que são umas queridas.
Falámos e conversámos sobre muita coisa, numa conversa fluída e sequencial como se tivéssemos estado juntos na véspera e não com uma ausência de muitos meses. Como analisei na minha terapia, o ML funcionou muito como uma muleta psíquica e tendo deixado de ser necessária, parecia que o relacionamento tinha esmorecido e perdido, mas felizmente que os laços de Amizade são bem fortes e mantém-se iguais, com a certeza de que estaremos sempre presentes quando necessários.
É bom ter amigos assim e constato que tenho a sorte de ter amigos verdadeiros, leais e sentidos, com a facilidade de dar e receber, mas sobretudo de ser como eu sou, sem máscaras nem subterfúgios, o que é excelente e altamente contrastante com o que acontecia no passado.
Tenho que "agradecer" a AMIZADE aos meus queridos amigos SU e R e ainda à F e ML, mas tenho a certeza que é totalmente retribuída e que tem vindo a consolidar-se e criar laços bem fortes. Bem hajam
E agora já em casa e com um calor de morte, vou ler o meu Expresso para a frescura do meu quarto, com a temperatura de 22 graus que permite um sono tranquilo e calmo.
É com um enorme e quente SORRISO e com a certeza da força e intensidade da AMIZADE que me une a muitas pessoas, duma forma sincera e verdadeira, que me voy....

1 comentário:

Mamã Su disse...

Querido Luís, nem tão pouco tens de pedir desculpa! Modéstia à parte, eu sei que a minha Ervilha é uma delícia e que de facto tem um comportamento, muitas vezes, exemplar perto de outras crianças da sua idade. Nós gostamos, como sabes, de a levar para todo o lado connosco, o que não gostamos é que de algum modo ela posso perturbar as outras pessoas e isso sim aterroriza-me. Claro que quando está com o sonito, é preciso mais calma porque ela demora um bocadinho a reagir, mas pronto faz parte.
E não te preocupes, não há cá a história da "foice na seara alheia", a malta é descontraída e sabes que jamais levaríamos a mal! O almoço de sábado foi óptimo! Beijocas grandes e boa semana de trabalho carregada de sorrisos e energia MUITO positiva.