segunda-feira, maio 25, 2009

Mudanças

Os próximos tempos vão ser Tempos de Mudança, quer a nível global, quer a nível pessoal, porque é isso que pressinto. A nível global vai havendo ténues sinais de esperança e de recuperação e efectivamente, não me parece que possamos descer muito mais, sem cairmos mesmo numa crise irreversível. Sempre li e ouvi que até meados deste ano seria sempre a piorar e que, perto do verão, as coisas começariam a dar alguns sinais.
E não estou a falar de coisas concretas, nem deste ambiente faz de conta do nosso País, fruto das eleições que se avizinham e que fazem com que a realidade seja mascarada pelo Governo e negativada pelas Oposições.
Espero que, também aqui, os meus pressentimentos batam certo !
A nível pessoal também me parece haver mudanças, porque me sinto mais vivo e mais receptivo ao que me rodeia, com novos conhecimentos, novas pessoas com todos os horizontes novos que esses mesmos novos conhecimentos e pessoas podem trazer. Mas principalmente é em mim que é tudo ( sabem de quem é esta frase ?? ), ou seja, estou cada vez mais conhecedor de mim próprio, o que faz que com esteja também bastante mais receptivo ao que me rodeia. Reparo que, não só aprofundo muito mais os meus conhecimentos, como também parece que os demais conseguem ver para além da minha superfície. E sobretudo sinto que tenho mais e melhores capacidades para absorver o que me rodeia e aperceber-me de pequenos nadas que, somados, um dão um enorme e excelente know how das muitas pessoas que me rodeiam e de algumas em especial. Porque há sempre pessoas que nos despertam mais curiosidade do que outras e que gostaríamos de conhecer melhor, assim como há pessoas que, instintivamente, nos negativam de tal maneira que rapidamente as deixamos passar o mais rapidamente possível. MAs até nesse aspecto há mudanças significativas, visto que pessoas que antes apenas queria que passassem rapidamente, agora estabelecem pontes e conversas, com interesse e possibilitando a procura de pontos de vista comuns e de opiniões convergentes. O que me deixa muitíssimo espantado, mas de acordo com a evolução prevista pela minha terapeuta.
E é 2ª feira, início de mais uma semana e para além deste pressentimento de mudança, há também outros sensações novas e que não sei bem aonde me poderão conduzir, porque são situações novas que terei que gerir com o devido cuidado.
A vida é para ser vivida e sentida na sua plenitude e todos nós somos actores nesta vida, uns mais realistas, outros trágicos, ainda outros cómicos mas todos com um papel específico e importante para o todo. O que conta é a nossa participação nesta grande peça que é a VIDA e para a qual raramente temos um director de cena ou alguém que nos dê as deixas. Temos que ir aprendendo e tacteando à nossa maneira, tentando aprender o melhor e mais rapidamente possível, visto que é uma peça de representação única. Pelo menos, de cada vez que cá estamos se acreditarmos em outras vidas. Gostei desta comparação entre a nossa vida e uma peça, que poderá ser de teatro, ópera, circo ou qualquer outra manifestação lúdica, mas sempre de acordo com aquilo que nós somos em cada momento, porque acredito que podemos nascer numa tragédia grega e acabar numa comédia musical, porque para além da nossa própria personalidade, temos que ver o ambiente genético, familiar e social que nos envolve e as nossas potencialidades em dar a volta ao texto. Os grandes actores distinguem-se pela vida e realismo que dão às suas personagens e ao modo como encarnam as mesmas. também assim estamos nós, com mais ou menos arte e sabedoria para desempenharmos o nosso papel ao longo da vida.
E é da nossa maior ou menor habilidade em lidar, aprender e interagir com os diversos elencos que vamos conhecendo ao longo da nossa vida, que vamos construindo a nossa própria peça e o nosso enredo, que será também aquilo que conseguirmos fazer. Devemos ser actores, directores de cena, realizadores e todos os demais que fazem uma peça ou filme, para podermos ter uma vida plena de significado e de realizações. Se não o conseguirmos, então talvez não tenhamos aproveitado totalmente a nossa passagem por esta vida.
E com esta imagem teatral, vou continuar a trabalhar com um grande, enorme e luminoso SORRISO, cheio de AMOOOOOOOOOOOR, PAZ e HARMONIA, na certeza de que cada vez mais quero ser um bom encenador de vida e de pessoas.
PS: No próximo fim de semana exijo ver a minha ervilhinha, porque qualquer dia vai para a faculdade e eu não a vejo.
PSS: Quanto aos comentários dos meus leitores, ou são às catadupas ou então escasseiam, restando-me felizmente a minha querida e sempre fiel MAmã Su

2 comentários:

Anónimo disse...

Dr:
Como já deve ter percebido, sempre que isto se torna mais agitado, há sempre alguém que afasta todos os outros.
Temo que este blog se venha a tornar numa caixa onde coloca as suas emoções, mas só o Dr é que pode tirar partido delas.
Nós os outros, podemos apenas ler.
Discutir ideias,não é na verdade para todos.
Fique bem

luis disse...

Penso que todos podem discutir ideias e emoções e trocar experiencias.
Gostaria que assim fosse e cada vez pudessemos "falar" por aqui.
Acho que é possível....
Abraço