terça-feira, abril 21, 2009

Felicidade.... Utopia ?

Felicidade é um sentimento, uma emoção ou a manifestação do nosso Eu Superior e duma energia positiva ?
Será felicidade a capacidade de nos darmos e manifestar pelo nosso semelhante todo o nosso interesse e capacidade de fazer o Bem ?
Será que a Madre Teresa de Calcutá, o Santo Agostinho, a Rainha Santa Isabel e tantos e tantos outros milhares de santos e pessoas distinguidas pela sua capacidade de fazer o bem eram FELIZES ?
Ou ser FELIZ é um estado interior de busca da Paz e do encontro do nosso próprio ser e felicidade essa apenas encontrada na meditação, nos pensamentos, na leitura e nos retiros ou encontros espirituais ?
Qual a razão para cada um de nós, cada raça ou agrupamento ter a sua própria noção de FELICIDADE? E porque é possível haver tantos a praticar precisamente o oposto ? E a quererem destruir o seu semelhante e não conseguindo viver em harmonia e fraternidade.
Não será a FELICIDADE é a mesma coisa para todos nós ? Uma coisa simples, como o SORRISO duma criança, o bem estar dum Idoso, o apaziguamento dum doente ou o mitigar de alguém que sofre ?
Não será FELICIDADE vermos a alegria dos nossos filhos, os olhos brilhando de cor e iluminados pela satisfação pessoal ?
Ou sentirmos a verdadeira Amizade dos nossos Amigos e podermos compartilhar com eles a nossa vida e os nossos momentos mais importantes ou mais insignificantes ? E lembrarmos-nos deles quando estamos longe e sentirmos saudades ?
OU ainda será FELICIDADE amarmos alguém de corpo e alma, querermos estar com essa pessoa 24 horas por dia, sentir o seu corpo em momentos de ausência total e nos sentirmos totalmente interligados como se fossemos apenas um só ?
OU será FELICIDADE sentirmos a presença duma pessoa e a sua falta mesmo após muitos anos de estarmos com essa mesma pessoa ? Será FELICIDADE o mesmo que AMOR e AMAR e DAR e RECEBER ?
Estamos Felizes quando damos e recebemos AMOR, Carinho, Amizade ou ficamos Felizes apenas porque podemos e sabemos dar alguma coisa e uma vez que temos essa capacidade, a nossa vida também fica melhor e mais lógica e racional ?
Os conceitos de Felicidade variam com o tempo e com a realidade ou é imutável e apenas uma e somente uma ?
O ser humano é FELIZ por natureza e essência e é o mundo exterior que altera essa realidade e distorce o nosso modo de ver as coisas ou apenas consegue ser feliz aquele que procura dar o máximo de si aos outros e realizar-se através dos outros ?
Sei que já me senti feliz muitas e muitas vezes e sempre esse sentimento e emoção esteve relacionado com momentos em que dei e recebi Amor e carinho, em que me entreguei a alguém ou alguma coisa e em troca recebi um SORRISO ou um agradecimento sincero e comovido. Ou ainda quando senti que ajudei efectivamente outro ser humano a ser mais feliz ou a viver melhor.
Por isso acho, sinto e quase tenho a certeza que a FELICIDADE é um sentimento que podemos alcançar e sentir quando, estando bem connosco próprios, conseguimos transmitir aos outros esse mesmo bem estar e tentar tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorarmos o nosso quotidiano e as pessoas que nos rodeiam. Se todos nós tivéssemos como objectivo a FELICIDADE do nosso semelhante, do nosso cônjuge, do nosso amigo, dos nossos colegas de trabalho e de todos os que nos rodeiam e com quem convivemos e ainda de todos em geral, certamente que o MUNDO seria bem diferente e sobretudo seria mais FELIZ e HARMONIOSO.
É utopia e ilusão o que escrevo, mas que será do Homem se não for utópico ou não pretender alcançar aquilo que parece ser inatingível ou não realizável ?
Se o Homem não procurasse sempre ao longo da sua história ir mais além na busca da Verdade e da sua realização, estaríamos ainda na pré-história e na idade média do conhecimento.
O HOMEM sonha para a obra se realizar e essa obra é também a procura da FELICIDADE e do bem estar colectivo. Só pode haver uma verdadeira lógica de Vida se, para além dos nossos próprios interesses maniqueístas e redutores, houver um Interesse colectivo e geral e uma procura do bem estar e Felicidade comum.
E nada disto é comunismo ou cristianismo ou budismo ou outra coisa qualquer, mas apenas a constatação pessoal e exclusivamente minha duma certeza de objectivos de vida e de realização pessoal e colectiva.
Neste mundo actual com poucos princípios - e é de ler a crónica de MSTavares de sábado no expresso - e de comezinhos interesses e falta de valores morais e éticos, vale a pena reflectir acerca do que devemos e podemos fazer para alterar este estado de coisas, começando por algo tão simples, como a valorização e o respeito da pessoa humana.
Respeitando o Homem na sua verdadeira dimensão e essência e procurando o nosso real e verdadeiro significado, qualquer que seja a sua dimensão e alcance, certamente que estaremos a contribuir para uma efectiva melhoria da nossa sociedade e isso está ao alcance de todos e de cada um em particular
Pensemos que somos capazes de MUDAR e de alterar o tal pequeno grão de areia deste imenso areal aonde vivemos e de grão em grão conseguir-se-ia transformar a nossa realidade em algo onde a FELICIDADE fosse uma verdade para todos.
Utopia ? reflexões duma noite de insónia ou resultado dum dia diferente, em que do mau que nos aconteceu conseguimos retirar forças para prosseguirmos e darmos a volta a essa mesma realidade e assim conseguirmos mudar alguma coisa. MAs sempre com a valorização do nosso próximo e sempre com muito AMOR e CARINHO.
Pensamentos e reflexões soltas dum ser cheio de dúvidas mas também com algumas certezas duma vivência de mais de 50 anos. E já tive a sorte de ser FELIZ muitas vezes e de sentir a FELICIDADE dentro de mim e quando assim foi, esteve sempre relacionado com outra pessoa e com a capacidade de transmitir alguma coisa e atingir a outra pessoa. E a FELICIDADE maior é certamente quando consigo dar felicidade aos meus filhos e ver nos seus olhos, gestos e postura um enorme sentimento de alegria e felicidade e uma luz muito intensa e própria que nem sei definir.
Quando há uns meses me diziam que as pessoas tinham uma luz própria, de cinzenta, preta ou baça a uma luz intensa, dourada ou radiosa não acreditava, mas desde a altura em que também eu consigo ver a luz própria de cada pessoa, acredito e sei que existe e é uma realidade. E devemos, Temos que procurar que todos nós tenhamos uma luz brilhante e bonita, pois é sinal de BEM ESTAR e FELICIDADE Interior.
Todos merecemos ser FELIZES... por isso façamos por isso e sobretudo lutemos para que, cada um de nós e alguns muito em especial, façam tudo para transmitir essa mesma felicidade e que possamos um dia viver em HUMANIDADE e em verdadeira união humana. Sem conceitos ideológicos, políticos ou religiosos.
Façam o favor de ser FELIZES, mas sobretudo procurem fazer os outros felizes porque só assim conseguiremos dar aos nosso filhos um MUNDO melhor e aonde os valores humanos e éticos sejam uma realidade e uma constante.
UM grande, enorme e ultra luminoso SORRISO e a FELICIDADE de sermos nós próprios na busca da nossa felicidade como seres humanos integrados neste vasto mundo.
Utopia ??? Desejos irrealizáveis ??? Ou o alertar para caminhos possíveis desde que assim o queiramos ? Ou apenas o escrever de palavras resultantes duma insónia passageira ??
Apenas uma certeza... quero ser FELIZ e quero a FELICIDADE de todos e essa utopia gostaria de algum dia ver realizada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Expoentes de Felicidade

Conseguiu, ao que parece, beber na Fonte.

Quero eu dizer que, foi imbuído do espírito brasileiro. Intimista, espiritualista.

Para mim, a Felicidade é feita de pequenos grandes nadas.

Está pertinho de nós, entre coisas que não conseguimos ver, de tanto e tanto procurarmos.

É feita da sorte que, não obstante,
apenas nos permite viver momentos felizes, não promete tempos ou vidas felizes.

É feita da ruptura com o pretensionismo.

É feita do comprometimento com a religião e a filosofia, onde encontramos ajuda, e respostas, para as preocupações e aflições.

É feita de música. O som da própria Vida.

"É música para os nossos ouvidos"; costuma dizer-se a propósito de variadas situações que se apresentam facilitadas, tal é felicidade de as constatar.

É feita da certeza de sermos amados, queridos, desejados. Dizem ser esta a Felicidade suprema!

É feita de cumplicidade. Dar-se por inteiro. Quanto mais nos damos, mais a felicidade se sente e cresce e, é muito mais amor.

É feita do amor incondicional de pais para filhos. Único e este supremo, quanto a mim. É unilateral, sem esforço e sem espera.

Mas, ninguém consegue, uma vida, inteira, de felicidade. Podemos, isso sim, viver e saborear a felicidade, oferecida, do momento.

Diz um "velho" provérbio chinês:
"A Felicidade é como
Um Raio de Sol;
Que a última sombra
De repente
Apaga".

Gostei de saber que a mão do tesourinho está cheia de interrogações. É sinal de reflexão. É sintoma de que pretende revolver, lavar, velhos baús.

No entretanto, cuidado com a capacidade, grande, que é peculiar ao signo dos carneiros.

Vença a impulsividade. Combata a impetuosidade. Dê luta cerrada à tentação de querer tudo, aqui e agora. Não tenha impaciências não fundamentadas.

Vá abrindo a mão muito lentamente.
Assim, vai calcorreando o caminho de olhos abertos e, saboreando, cada extensão da passada.

Olhe em seu redor e, veja.

Do alto dos seus 52 anos, aceite estes pequeninos devaneios, desta sua leitora que, ontem, perfez em sintonia e felicidade, a linda soma, de 56 anos.

A Cinderela

Anónimo disse...

Expoentes de Felicidade

Conseguiu, ao que parece, beber na Fonte.

Quero eu dizer que, foi imbuído do espírito brasileiro. Intimista, espiritualista.

Para mim, a Felicidade é feita de pequenos grandes nadas.

Está pertinho de nós, entre coisas que não conseguimos ver, de tanto e tanto procurarmos.

É feita da sorte que, não obstante,
apenas nos permite viver momentos felizes, não promete tempos ou vidas felizes.

É feita da ruptura com o pretensionismo.

É feita do comprometimento com a religião e a filosofia, onde encontramos ajuda, e respostas, para as preocupações e aflições.

É feita de música. O som da própria Vida.

"É música para os nossos ouvidos"; costuma dizer-se a propósito de variadas situações que se apresentam facilitadas, tal é felicidade de as constatar.

É feita da certeza de sermos amados, queridos, desejados. Dizem ser esta a Felicidade suprema!

É feita de cumplicidade. Dar-se por inteiro. Quanto mais nos damos, mais a felicidade se sente e cresce e, é muito mais amor.

É feita do amor incondicional de pais para filhos. Único e este supremo, quanto a mim. É unilateral, sem esforço e sem espera.

Mas, ninguém consegue, uma vida, inteira, de felicidade. Podemos, isso sim, viver e saborear a felicidade, oferecida, do momento.

Diz um "velho" provérbio chinês:
"A Felicidade é como
Um Raio de Sol;
Que a última sombra
De repente
Apaga".

Gostei de saber que a mão do tesourinho está cheia de interrogações. É sinal de reflexão. É sintoma de que pretende revolver, lavar, velhos baús.

No entretanto, cuidado com a capacidade, grande, que é peculiar ao signo dos carneiros.

Vença a impulsividade. Combata a impetuosidade. Dê luta cerrada à tentação de querer tudo, aqui e agora. Não tenha impaciências não fundamentadas.

Vá abrindo a mão muito lentamente.
Assim, vai calcorreando o caminho de olhos abertos e, saboreando, cada extensão da passada.

Olhe em seu redor e, veja.

Do alto dos seus 52 anos, aceite estes pequeninos devaneios, desta sua leitora que, ontem, perfez em sintonia e felicidade, a linda soma, de 56 anos.

A Cinderela

Anónimo disse...

Na ânsia de tanto querer, saiu em duplicado.
Pelo facto, peço desculpas.

A Cinderela