quarta-feira, abril 29, 2009

Feitios

Felizmente que cada um de nós tem a sua própria personalidade e as suas idiossincracias, senão seriamos todos iguais, o que deveria ser extremamente monótono e aborrecido.Logicamente que tenho a minha maneira de ser e o meu feitio, uns dias piores e outros certamente melhores, mas sempre eu mesmo e a minha pessoa. Também tenho vindo a aprender cada vez melhor quem sou EU mesmo e assim, como esse conhecimento interior, poder projectar para o exterior e participar no que me rodeia e tentar influenciar alguma coisa. Não perdi a esperança de ser capaz de mudar um grão de areia dum extenso areal aonde vivemos e acho, sinto mesmo, que já consegui mudar alguns grãos, mas quero e gostaria de mudar muitos mais.
De facto, não custa tenta viver o melhor possível, com Harmonia e Paz, mas nem sempre depende apenas de mim, mas também e às vezes bastante de circunstâncias externas que tenho que começar a perceber.
Por vezes, parece que acontece tudo ao mesmo tempo e como ainda me falta uma certa esquematização das coisas e sobretudo uma habituação a uma nova realidade ( que tarda a ser interiorizada !), perco-me em milhentas coisas e deixo-me levar por pequenos nadas, que por vezes me chegam a estragar completamente o dia. Uma das coisas que tenho que fazer mais vezes é precisamente esta aprendizagem diária e relaxar melhor e mais pacificamente perante certas situações. Mas precisamente como continuo a ser apanhado de surpresa por uma série de acontecimentos, que acho estranhos e que poderiam e deveriam ser resolvidos muito mais rapidamente, ainda não aprendi a ser suficientemente moldável perante essas situações. MAs estou a aprender e tenho que aprender a gerir todas estas situações de conflito, porque durante muito tempo, tentei ignorar estes conflitos e mascarar a realidade, o que me tornava cinzento e depressivo. Uma vez que estejamos alertados para estas situações, teremos também que aprender a desmontá-las, de modo a que nunca se transformem em montanhas, mas fiquem sempre reduzidas á sua real dimensão.
É-me difícil e sempre me foi, o confronto directo, mas reconheço que tem uma série de potencialidades, sobretudo se tudo ficar esclarecido e resolvido.
E é claro, clarissimo, que tenho o meu feitio, como todos nós, mas também tenho a consciência plena de que se me entenderem , sou facilmente convencido e "orientado". É apenas uma questão de paciência e de calma. Mas enfim cada um é como cada qual e sobretudo temos que aprender a viver em sociedade e com aquilo que temos e principalmente tentar não exigir dos outros aquilo que eles não conseguem mesmo fazer. E essa é uma da minhas grandes lutas, e também decepções, porque muitas vezes exijo aquilo que os outros manifestamente não estão preparados para fazer.
Hoje conheço-me bem melhor do que há uns meses atrás e localizo melhor os meus pontos positivos e negativos e isso certamente que me ajuda a tentar ser melhor, não só comigo, como sobretudo com as outras pessoas e com quem me rodeia e comigo vive. Se o consigo ou não, isso já é assunto para outro comentário, porque agora terei que começar a trabalhar.
Um grande, enorme e luminoso SORRISO e a certeza de que com HARMONIA, PAZ e AUTO CONHECIMENTO conseguiremos certamente ser melhores e melhorar o nosso mundo. Tenhamos esperança e FÉ .

2 comentários:

Anónimo disse...

Dar para receber.

Dê, dê, dê, de si, tudo o que for capaz.

Olhos nos olhos, diga quanto gostou do gesto de uma sua colaboradora.

Olhos nos olhos, diga que ama, a quem lhe arrebata as emoções.

Olhos nos olhos, diga que não!

Que não gostou, que não gosta, nem vai gostar, da situação desagradável que o levou a olhar de frente.

Faça-se respeitar, exalando carinho, ternura. Não lhe parece?
Mas é a forma mais simples de sermos ouvidos, entendidos e seguidos.

Não se esconda, não tenha medo de magoar. Se a digestão não se fizer no tempo devido, azeda!
E aí, sim, vai dizer o que não devia, da forma menos correcta e.... magoar.

É bom viver de consciência leve!

Respire fundooooooooooooo.

Avançe.

A Cinderela

fluor disse...

Este senhora Cinderela é um bocadito enjoativa, não acha?
Parece um duchese que em vez de chantily tem creme de manteiga.