terça-feira, novembro 01, 2011

Feriado

Dia 1 de Novembro, dia de todos os santos e tradicionalmente dia de ida ao cemitério, ver a campa dos nossos entes queridos. Nunca tive esse procedimento porque não sou capaz, mas hoje em particular tenho-me lembrado bastante do meu Pai e da saudade que tenho.
Gostava de falar com ele, como nunca falei e de o ouvir, a sua filosofia e a sua maneira de estar, mas perante a lei da vida e como tal é impossível, resta-me apenas lembrar-me dele e tentar seguir o seu exemplo em muitas coisas. 
A vida segue os seus caminhos e vamos fazendo os possíveis por seguir em frente e sobretudo conseguirmos ultrapassar estes tempos tão complicados. Mais um mês passado, mais uma etapa alcançada e rumo às festividades que se aproximam.
É verdade que, tradicionalmente, costumo sempre iniciar as compras natalícias no dia 1 de Novembro e este ano vou manter-me fiel a essa tradição, apesar de ter reduzido drasticamente a minha lista de compras. Tenho sempre "surpresas" inesperadas que esperam por mim e que tenho que fazer face. Assim haja vontade e rendimentos.
Mas vou andar por aí hoje e tratar de ver algumas coisas para oferecer, pequenas lembranças na medida em que, na verdade, este ano, é efectivamente um ano de contenção, bem como os anos seguintes.
Tenho andado com uma disposição estranha, porque não me tenho sentindo confortável neste clima de incerteza e de luta constante e diária, mas é preciso espírito positivo e principalmente energia com vontade.
Entretanto fomos de compras natalícias para o Colombo, porque este ano resolvi mudar de lojas e em vez de El Corte Inglês, fomos para El Colombo. Praticamente já comprei quase tudo o que tencionava, tendo constatado que o centro estava cheio, com bastante movimento. Será que já não estamos em crise ou é principio do mês ?
Penso que, apesar de tudo, ainda não estamos mesmo a sentir na pele ( ou na carne) todas as restrições que vamos ter e talvez as pessoas estejam  a consumir para não se deprimirem. A verdade é que o comércio também não faz muito para incentivar o consumo, na medida em que nesta altura devia já estar focada e concentrada no Natal, com promoções e outras medidas e ainda em muitas delas o prazo de troca ainda não abrange essa época. É o comercio que temos e a mentalidade prevalecente que não aproveita as ocasiões e as datas.
Eu acho que se o comércio já estivesse em espírito natalício, certamente que também as pessoas começariam talvez a comprar mais cedo e mais quantidade, porque talvez distribuíssem os seus consumos. Assim, não há qualquer hipótese, tanto mais que muitas lojas nem perceberam ainda que deveriam dar facilidades às pessoas para que elas possam comprar. Há uns anos a minha prima do Rio de Janeiro contava-me que tinha comprado uns sapatos em prestações e eu fiquei super admirado, mas agora constato que, perante os preços praticados, talvez fosse uma boa ideia também se aderir a essa modalidade, evitando o encerramento de tantas sapatarias , por exemplo.
Mas adiante porque agora vou fazer a minha sesta, para daqui a pouco irmos ver a nossa pequenina Beatriz que está a caminho de casa, e com um enorme SORRISO vamos dormitar e recuperar energias e forças.


Sem comentários: