segunda-feira, outubro 31, 2011

Nova Semana

Foi um fim de semana dedicado à nossa nova "sobrinha" que finalmente nasceu e que iniciou o seu projecto de vida que se espera seja longo, feliz e de plena realização.
Nada fizemos ontem, tendo o Fran aparecido ao fim do dia para jantar e estar um pouco e também o nosso amigo MS que foi tomar café.
Soube ontem de varias iniciativas profissionais que lhe foram propostas e que recusou, por motivos vários. Não devo comentar neste blogue assuntos que não são meus, mas apenas posso dizer que tenho imensa pena de já não ter idade para partir para outras paragens e procurar outros horizontes. 
Desde há alguns anos que insisto com os meus filhos para fazerem a vida em países com futuro e com esperança porque, infelizmente, nos próximos anos não haverá em Portugal motivos para esperança e realização pessoal.
Em 1975 tive a hipótese de ir estudar medicina para Louvain, Bélgica e não optei por essa solução porque na altura ir para fora era um exílio muito custoso; não havia as facilidades de mobilidade, nem as comunicações de hoje e mesmo nada de internet ou globalização. Hoje teria resolvido doutra forma e talvez tivesse mesmo ido e assim a minha vida teria sido completamente diferente. 
Nunca poderemos saber se estaria melhor ou pior, mas apenas a certeza de estar diferente e de ter singrado doutra forma. Neste presente, se fosse mais novo, tentaria emigrar para países em descimento, como Brasil ou mesmo Austrália, na certeza de buscar mais futuro, esperança e realização pessoal.
A minha opinião é que, sendo possível, temos que procurar a nossa realização pessoal algures mas evidentemente que temos que ter em conta todos os nossos condicionalismos de vida e resolver em conformidade.
Uma coisa é o plano geral e as nossas ideias e outra, por vezes totalmente distinto, é a realidade da vida e as opções possíveis que podemos tomar em determinado momento. A decisão é sempre pessoal e de acordo com o juízo que fazemos em cada momento, mas não deixo de pensar que tudo se pode resolver em prol de melhores condições de vida, num País com mais futuro e esperança.
Hoje é uma segunda-feira, de ponte porque amanha temos mais um feriado - de todos os santos - candidato a desaparecer ou a ficar encostado ao fim de semana, para obviar a estas pontes, que logicamente quebram a produtividade e a motivação.
Para o ano o calendário deverá mudar bastante, com menos feriados e sobretudo menos pontes e menos tolerâncias de ponte, porque isso implica um enorme prejuízo para todo e principalmente uma acentuada perda de produtividade e de competitividade. Esgotemos este ano os nossos feriados e tolerancias porque para o ano temos que trabalhar mais e melhor, com menos rendimentos e mais impostos. É a vida a que nos conduziram toda uma serie de políticos incompetentes e incapazes que ao longo dos anos foram incapazes de dar a volta ao problema e, antes pelo contrário, o foram sucessivamente agravando e piorando as condições de todos nós. Estamos perante o resultado dessa incompetência e desse desgoverno, nesta situação em que nos encontramos. 
Mas tenhamos FÉ e esperança de que com um enorme SORRISO individual e colectivo consigamos ser um País com futuro, com esperança e sobretudo com qualidade de vida e de oportunidades para todos nós, dos mais novos aos mais velhos.

Sem comentários: