sexta-feira, outubro 21, 2011

Filhos

Para mim, assim como para muitos, os filhos são o que temos de mais importante e melhor, mas dando-nos muitas alegrias e força na vida, também é verdade que, ocasionalmente, nos podem causar uma grande tristeza e decepção.
Há medida que eles crescem e se tornam independentes, vão formando a sua personalidade e forma de estar na vida que podendo ser muito diferente da nossa, pode de qualquer forma propiciar pontes de aproximação e de dialogo e não um afastamento e uma incompreensao.
Sinto ser culpado por talvez ter dado demais ao Pedro e ele agora ter dificuldade em perceber a vida e como é que nos temos que integrar e principalmente que temos que demonstrar afecto por aqueles que amamos. Ele tem uma enorme dificuldade nesse aspecto, que me magoa bastante.
Genericamente posso dizer que tenho a sensação de não ter preparado devida e realisticamente os meus filhos para os tempos que correm mas por outro lado sei que fiz tudo aquilo que sabia e podia, na certeza de lhes proporcionar o melhor e o possível, ate por vezes mais do que era possível.
Eram outros tempos e outra realidade que, infelizmente, mudaram e com as quais temos que conviver e sobretudo manter, pelo que temos que ser realistas e despertos para este novo quotidiano.
Tenho dois filhos que são completamente diferentes, apesar de terem a mesma génese e origem; têm alguma coisa em comum, mas personalidade muito diferentes e sobretudo uma postura na vida tambem muito divergente.
A verdades que é que, como é evidente, os adoro a ambos e tenho pena de que nestes ( poucos) convívios em que estamos os três não possamos disfrutar totalmente a nossa relação e tenha que haver problemas e agravos.
Queria apenas carinho, compreensão e entendimento entre todos e ainda que fosse feito um esforço para que isso acontecesse porque assim como eu não os sobrecarrego com os meus problemas, tambem gostava que eles fizessem o mesmo, porque já tem idade para isso.
A vida dá muitas voltas e contravoltas e neste momento temos que saber encarar tudo isso com naturalidade e aprender precisamente com a vida e com o Universo a viver da melhor forma possível. Temos e devemos DAR o que temos e sabemos para que na volta tambem possamos receber o que queremos.
Hoje é sexta-feira e felizmente que não trabalho de tarde no consultório, pelo que daqui a pouco estarei já de fim de semana. Vou ter com o meu mestre ML, para almoçarmos e de seguida tratar duns assuntos no Allegro, para passar ainda pelo consultório antes de ir para casa descansar e relaxar no fim de semana.
Um grande e luminoso SORRISO cada vez mais ciente de que temos que DAR o nosso maximo, temos que mudar os nossos paradigmas e formas de estar na vida e que com energia, força e capacidade conseguiremos atingir os nossos objectivos. Principalmente tenho em conta que o AMOR e a AMIZADE são fundamentais para o equilíbrio de todos e cada um!

Sem comentários: