quarta-feira, outubro 19, 2011

Reflexões várias

A monotonia dos dias vai sendo uma constante destes tempos, com muitos altos e baixos constantes, nesta (nova) aprendizagem permanente e constante em  que vivo e todos nós vivemos, com a diferença de que muitas pessoas nem se dão conta deste evoluir por não estarem preparadas para tal!
Estes tempos de crise podem também proporcionar a oportunidade de nos conhecermos melhor, sabermos os nossos limites, amadureceremos e ainda podermos estabelecer laços mais fortes e duradouros com aqueles que nos rodeiam.
Esta mudança, difícil nalguns aspectos, tem tido aspectos bastante positivos como seja estar a aprofundar o meu auto conhecimento e sobretudo, tentar corrigir facetas da minha personalidade completamente desfasadas e mesmo apagar registos antigos e prejudiciais. 
Penso estar numa nova fase de crescimento e de maturação natural, sentindo um novo entusiasmo por esta mudança que pode também contribuir para ficar com um EU melhor e com novos registos.
Infelizmente estou bastante apreensivo e super preocupado com o impacto da recessão e da crise que atingindo-nos a todos, vai tocar particularmente alguns numa cascata de efeitos. Ou seja, a falta de liquidez vai obrigar a que todos nós pensemos nas nossas despesas e restrinjamos o possível. E em questões de dentaria, há a tendência imediata para cortar de imediata todas as despesas supérfluas.
Esperemos que nos consigamos aguentar nesta enorme tempestade que se abate em cima de todos nós e possamos continuar a fazer face a todo aquilo que temos e que depende de nós. Porque é esta dependência que também me angustia tanto mais que sinto que os meus filhos não tem esta consciência da actual situação por mais que eu lhes tente explicar.
Mas não adianta estar sempre a escrever o mesmo e pensar positivo como me diz o meu amigo MS, de quem me lembro bastante quando estou mais pessimista ou tristonho, porque sendo ele tão lúcido e esclarecido como é, consegue quase sempre fazer-me ver as coisas de de diferentes prismas. E sendo os prismas multifacetados,  há sempre outra abordagem dos problemas, sendo apenas preciso 
ter o discernimento suficiente e não nos deixarmos arrastar para o fundo. Há sempre outras soluções e outros caminhos, competindo-nos encontrar esses mesmos caminhos, seja por linhas direitas seja por encruzilhadas varias.
Temos também que nos adaptar cada vez mais às circunstâncias e aprendermos a viver em crise e com menor rendimento, com a consequente limitação de despesas. Andamos há muito tempo a viver acima das nossas possibilidades, pelo que agora temos que aprender a reequacionar a nossa realidade e tentar dar a volta o melhor possível. É o que estamos a tentar fazer e tenho FÉ e CONFIANÇA que vamos, também desta vez, conseguir construir um caminho sólido e forte a caminho duma vida mais segura e tranquila.
Sinto que sempre vivi em és ocas difíceis porque as mudanças e transformações das sociedades e a globalização trouxeram muitos e complexos problemas que não foram atempadamente resolvidos, tendo-nos conduzindo a este (quase) beco.  
A minha geração tem assistido a transformações fantásticas nestes últimos anos e o nosso modo de vida pouco ou nada tem a ver com o que nos foi ensinado, pelo que a aprendizagem tem que ser constante e permanente, com a sensação permanente de que tudo gira depressa demais e muito rapidamente. 
Daí este meu permanente desafio na busca de algo mais, na descoberta deste EU e na integração neste quotidiano difícil e complicado, precisando por isso de mais SORRISO, mais força e energia positiva e ainda da sabedoria infinita deste Universo em que estamos integrados e inseridos. 
Que sejamos capazes de construir um mundo melhor e um quotidiano cheio de SORRISOS e de muita ENERGIA!

Sem comentários: