quarta-feira, outubro 05, 2011

Feriado da República

Estamos no dia 5 de Outubro, feriado, dia da implementação da republica, em 1910. Um dos feriados que considero inúteis, pelo pouquíssimo significado que hoje tem. Na verdade quem é que, efectivamente, sabe o significado desta data e do que representou em 1910, com o regicídio, dois anos antes, os tumultos desses tempos e finalmente a fuga do Rei D. Luís e da rainha Mãe, Dª Amélia, exilados em Londres.
Li recentemente um livro bastante interessante acerca da Rainha e desses tempos, que até parecem ser os tempos actuais, uma vez que, infelizmente, nunca soubemos aproveitar devidamente o que tínhamos.
Desde os tempos das descobertas e das riquezas que eram trazidas até à entrada na comunidade europeia e os fundos perdidos que nos foram concedidos, que não sabemos aproveitar o que temos e nos dão e desperdiçamos oportunidades e momentos irrepetíveis, com as consequências que agora se estão a ver.
Temos tido inúmeras ocasiões e potencialidades para sermos um País de presente e de futuro, onde todos tivessem a oportunidade de realizar os seus sonhos e tivessem a sua VIDA realizada e pudessem ser feliz.
E não como agora acontece e vou constatado no meu dia a dia, as constantes dificuldades neste mesmo quotidiano, o desmoronar de muitos sonhos, realidades e vidas e a emigração de pessoas que procuram a sua realização aonde ainda é possível.
Mas tudo isto a propósito duma comemoração que pouco diz à maioria das pessoas, mais interessadas nos seus problemas actuais e sem atenção a este dia. Considero-me uma pessoa bem informada e não quero mesmo saber das comemorações, considerando bem mais importante estar-se a trabalhar e a produzir. Este dia representa uma quebra na semana e uma quebra na produtividade.
Fico feliz por saber que tenho um leitor atento e assíduo, como é o caso do meu querido sobrinho FR, que ao longo destes tempos tem sido um dos  mais fieis e interessados no que escrevo, com alguns  comentários sempre apropriados. Um grande abraço a este meu sobrinho especial a quem desejo a completa realização dos seus sonhos e uma VIDA completa.
Hoje é dia de mais mudanças e transformações da casa, para se ter um novo look e mudarmos alguma coisa á nossa casa e ao nosso habitat. É bom podermos alterar alguma coisa e com esta mudança sentirmos que estamos vivos e com capacidade para o fazermos, tanto mais que estamos a dar a volta ao que temos e a fazer um rearranjo do existente, vindo de ambas as casas.
Dia quente de verão, com muita luz e sol, bom para termos um enorme SORRISO, cheio de energia, optimismo e vontade de VIVER e dar ao nosso próximo tudo aquilo que pudermos e soubermos.






Sem comentários: