sexta-feira, outubro 14, 2011

Sexta Feira

Ontem fui jantar com o Pedro a Lisboa, ao XL aonde não ia há muito, porque é um restaurante que o meu filho gosta bastante e quis fazer-lhe a vontade. Devo dizer que não valeu a pena, pelo tempo de espera, pela comida que estava fria e pelo atendimento pouco atencioso. A desculpa foi que estavam a ter uma inspecção da ASAE.
O Pedro continua igual a si mesmo, num processo de amadurecimento e de crescimento, um pouco afastado da realidade - em parte culpa minha - sem a noção exacta dos tempos que correm e principalmente das capacidades existentes na altura.
Pareceu-me relativamente satisfeito com o hotel aonde está, mas é lógico que terá que fazer algo mais de formação para poder atingir o que pretende e quer. Temos que ir com calma e ver quando será oportuno seguir em frente.
De qualquer forma, senti um certo afastamento de posições e de atitudes entre nós, uma vez que também me apercebi que possa estar um pouco magoado por ele não aceitar naturalmente aquilo que eu sou e estou. Mas também é verdade que ele está no seu caminho e eu gostava que ele percebesse que tem mesmo que cada vez mais contar com ele mesmo.
Espero poder dar-lhe o ano de mestrado que ele quer e depois acabar com os subsídios, porque nessa altura espero que ele esteja devidamente preparado para a vida e sobretudo mais atento à realidade e às dificuldades da vida.
Para esta geração, não deve ser nada fácil este presente e esta falta de perspectiva a não ser para emigrar e partir para outras paragens e oportunidades porque na Europa tudo está bastante complicado.
Ontem foi o dia de apresentação do orçamento de 2012 e sinceramente, não sei como vamos conseguir manter-nos à superfície com toda a série de medidas restritivas e de cortes de ordenados, perdas de isenções e subidas de impostos. Tudo conjugado vai impor uma enorme recessão que, certamente, vai limitar imenso a nossa vida e sobretudo a nossa clínica. As pessoas vão ter que cortar em algum lado e certamente que irão cortar no que é mais supérfluo e menos urgente, no qual os dentistas estão englobados, bem como outras actividades do género.
Temos que arranjar estratégias e modos de cativar pessoas, atrair mais clientes e flexibilizar o que pudermos, sempre no padrão de qualidade e de nível. Para isso temos que ultrapassar as quezílias diárias e comezinhas de cêntimos e de desconfianças e tentar realmente manter o fluxo de doentes e pacientes. Temos que falar, pensar e sobretudo chegar a consensos e ter iniciativas, em vez de estarmos presos em ninharias que não interessam mesmo nada. Vamos a ver se conseguimos mesmo dar um passo em frente e encontrar uma via para mantermos o nosso potencial e a nossa liquidez.
Felizmente que estamos a entrar no fim de semana e assim podermos estar dois dias tranquila e pacificamente a descansar. Temos programada uma ida ao teatro Dª Maria e também continuarmos a arrumar a nossa casa e espaço para ir ficando cada vez melhor a mais acolhedor.
Um enorme SORRISO cheio de energia e de confiança no nosso destino e na nossa vontade, com a certeza de que "é em nós que é tudo", pelo que devemos e temos mesmo que lutar pelo que queremos e atingir a nossa realização, à medida que nos vamos descobrindo cada vez mais e conhecendo o nosso EU.
Acredito cada vez mais em DAR para podermos RECEBER e nesta minha fase de vida e de aprendizagem, tenho constatado que é uma realidade esta enorme capacidade de trocas porque só assim conseguimos mesmo seguir em frente e continuar o nosso crescimento.



Sem comentários: