domingo, outubro 30, 2011

Beatriz

Pelas zero horas e dois minutos, nasceu a Beatriz, com 2,815 e completamente bem. Acabou uma etapa e começou outra bem mais importante, emocionante e bela. Para os Pais ( babados)  e meus queridos amigos, um grande e enorme SORRISO de felicidade.
Estes acontecimentos fazem-me sempre recordar os nascimentos dos meus filhos, a felicidade que sentimos e a diferença que fica.
São momentos que aliam uma certa ansiedade e nervoso, a uma enorme expectativa e vontade de que, finalmente, o nosso filho nasça e o possamos ver ao vivo, com a certeza de que é saudável e sem qualquer problema.
A esta distância apercebo-me agora que talvez seja essa uma das mais belas fases da nossa vida, ter dado origem a um novo ser e ter depois a felicidade e a alegria de o ver crescer, amadurecer e fazer-se à vida, com todo o arsenal que fomos capazes de lhe dar.
Acredito, e tentei fazer, que devemos dar o que pudemos ao filhos, mas também temos que lhes dar a liberdade de seguirem o seu trilho e a sua vida, na medida em que temos que confiar na educação que lhes demos e nos princípios transmitidos.
Felizmente que, e apesar de algumas divergências, sinto ter feito um bom trabalho e neste momento consigo olhar para além deles, ou seja, tenho plena confiança nas suas capacidades para alcançarem os seus sonhos e assim terem uma vida plena.
E isso que desejo para esta menina que acabou de nascer e dentro das minhas possibilidades, como um Tio-Avô, tentarei transmitir-lhe um pouco da ilusão da vida e duma certa loucura que podemos ter nesta mesma vida. É do conjunto de todas as influencias e principalmente do ambiente caseiro, que se molda uma personalidade e uma forma de estar na vida. Se for com AMOR e muito carinho, certamente que teremos pessoas sãs e capazes de enfrentar a vida.
O facto de sermos Pais, altera substancialmente a nossa maneira de estar na vida e a forma como encaramos o nosso quotidiano e ainda os nossos objectivos e preocupações. Por exemplo, no momento actual de dificuldades estou bastante mais preocupado com os meus filhos do que propriamente comigo porque eles estão no seu início de vida e com as dificuldades actuais não sei quais poderão ser as expectativas possíveis, apesar de reconhecer que, com qualidade e dedicação, haverá sempre pessoas que terão sucesso e que serão boas nas suas actividades. Espero que os meus filhos estejam nesse grupo e que saibam aproveitar todas as oportunidades da vida.
Sei que fui, durante demasiado tempo, um Pai ausente mas também sei que consegui, apesar desse facto, ter uma relação muito especial com cada um dos meus filhos e dar uma dimensão humana e afectiva muito real e satisfatória. Cada um deles tem a sua personalidade e maneira de estar na vida, mas têm em comum este (bom) conceito de família e um imenso carinho pelos seus próximos, o que me agrada imenso.
Olhando para eles, penso que tenha conseguido "criar" pessoas válidas, interessadas, motivadas e capazes de seguirem a sua VIDA da melhor forma possível, porque lhes tentei dar todas as ferramentas úteis e uma visão de vida abrangente e realista, tendo sempre presente que os valores de ética e educação são fundamentais para nos distinguirmos e fazer a diferença.
Espero que a Beatriz aprenda também estes princípios e que consiga ver concretizados todos os seus sonhos, transformados em realidades da sua vida. Um enorme SORRISO.
Agora, vou até ao hospital Sta Maria para ver esta menina e a Mãe e estar um pouco com elas, para também poder sentir a felicidades dos meus grandes e queridos amigos.
Um enorme SORRISO, especialmente dedicado a todos aqueles que hoje nasceram, com a esperança dum futuro melhor e mais efectivo na concretização da felicidade das pessoas, com muita força e energia, bem necessária nestes dias difíceis que correm. Um grande beijinho muito especial à minha melhor amiga e mesmo amiga do coração, CP.
PS: cheguei agora do hospital e de ver a bebé.... é linda, pequenina e nem parece ter menos de 12 horas. Fiquei mesmo contente !

Sem comentários: