domingo, outubro 02, 2011

Família

O papel da família é fundamental para todos nós e tenho constatado, cada vez mais, a importância dos laços familiares e do contacto com todos os seus membros.
Ontem, tivemos cá em casa o "primeiro" jantar mensal dos irmãos lisboetas, para assim e uma vez por mês, podermos encontrar-nos, falarmos e reforçarmos os nossos laços. Foi um jantar tranquilo, com uma ementa condigna e como sempre fabulosamente bem feita, confeccionada e apresentada, no qual a conversa correu solta e descontraída.
Tive conhecimento de certos aspectos que ainda desconhecia da minha família, tendo ficado com uma outra perspectiva de factos que me eram penosos e que preferia desconhecer. Mas ontem houve outra luz dos acontecimentos que atenuam em muito a culpabilidade que eu achava haver.
Não posso, nem quero, explicitar mais este assunto, uma vez que envolve outras pessoas e sobretudo factos familiares de muita importância e melindre, apesar de se terem passado há mais de 60 anos.
Foi uma noite muito agradável, sentindo que, finalmente, há uma paz enorme na relação destes irmãos, com o reconhecimento implícito do papel de "patriarca" do irmão mais velho, que, com a idade e vivência, tem conseguido suavizar a sua visão da vida, perdendo tanto da rigidez que tinha.
O facto de estarmos em família, com a plena e total aceitação de todos e rebuscando factos passados para nos explicarmos e nos percebermos melhor, é fantástico e esclarecedor de que, na verdade, a família é o nosso refúgio. Mesmo numa família tão problemática como a nossa, que o sendo é também uma família particularmente carinhosa e unida no seu essencial, o que parece contraditório, mas que é a realidade.
Falámos acerca de muita coisa e estivemos á mesa, com um bom vinho e depois duma excelente refeição, até perto da 1 da manhã, tendo o tempo passado sem quase se dar por isso. Cinco estrelas e para repetir como está combinado!
Ouvindo tantos factos passados e tantas complicações, constato que foram tempos muito complicados que, forçosamente, tiveram que deixar marcas em todos os intervenientes com sérios reflexos no presente e com repercussões negativas que ainda hoje se manifestam. Mas tudo se supera e quando há sentimentos reais, verdadeiros e fidedignos, facilmente conseguimos ultrapassar as dificuldades e seguir em frente.
Comecei a fazer um esboço duma narrativa que gostava de escrever, uma espécie de auto biografia com a dificuldade de ter que ter o cuidado de não expor em demasia outras pessoas e também a minha própria identidade, o que é extremamente difícil.
Mas constatei que para se escrever ou, se tem a arte e o engenho de romancear ou, baseamo-nos na nossa própria vida e experiência e partimos desse ponto, que é aquele que me parece  mais viável. Provavelmente não irá dar nada, mas depois das palavras de estimulo da CMM, escritora que conheci há dias, fiquei cheio de entusiasmo e de vontade de dar corpo a este meu sonho tão antigo. Vamos continuar a tentar !
Hoje será, eventualmente, dia de algumas mudanças mas ainda não tenho a certeza de que assim será por motivos vários, pelo que vamos esperar para ver.
Um enorme SORRISO cheio duma tranquilidade e duma energia positiva que nos vai permitindo viver este nosso dia a dia duma forma pacata e bonita.


Sem comentários: