segunda-feira, novembro 14, 2011

Reflexões do Meio do Mês

Mais uma semana, a meio deste penúltimo mês do ano de 2011. E cá estou no SAMS, para mais uma segunda feira de (pouco) trabalho.
Foi um fim de semana diversificado e bastante preenchido, com muitas visitas, muita conversa e sobretudo um clima positivo e altamente benéfico.
Com este clima é bem  mais fácil  "sobreviver" a este nosso quotidiano e seguir em frente, na convicção de que, em cada dia devemos construir o nosso presente mas também o nosso futuro,  tendo em atenção de que é vivendo um dia de cada vez que conseguimos ultrapassar esse mesmo dia. Ou seja, vivamos o nosso presente da melhor forma e sobretudo saibamos DAR o que temos para que o Universo nos possa trazer o que desejamos !
Foi também um fim de semana de palavras trocadas acerca dum assunto candente na família e que  está relacionado com o binómio Pais e filhos. Com raízes num passado distante e com consequências actuais, tenho neste momento a certeza de que há rupturas graves e dificilmente reconciliáveis que deixam marcas profundas e que não me parecem ter solução rápida. Ou seja, os erros do passado, as atitudes tomadas e as acções praticadas têm custos e consequências que se manifestam actualmente, na medida em que se se tivessem feito as coisas doutra forma, seria agora possível outro tipo de actuação e de intervenção. Como infelizmente não se pode alterar o passado, fica a certeza de que tudo se acaba por "pagar" e que por vezes é quase impossível remediar o que foi feito.
Lamento pelas pessoas envolvidas, tanto mais que, quanto a mim, todas estão bastante isoladas e presas em atitudes do passado que levam a este imbróglio presente e que levam as pessoas a não poderem alterar este mesmo presente.
A força do passado e sobretudo a injustiça de muitas atitudes faz com que muitos de nós não consigam esquecer e sobretudo não consigam perdoar e assim dificilmente conseguem intervir para apaziguar a situação e sobretudo tentar conciliar o que neste momento é dificilmente conciliável. Esperemos para ver o evoluir da situação e tentemos manter uma certa neutralidade.
Ontem fiquei surpreso por ter criado este blogue em 2008 e também por conseguir escrever algo praticamente todos os dias. Funciona como um escape à rotina e como uma auto analise, apesar de todas as limitações de ser um espaço aberto e por isso mesmo ter que ter algum cuidado. De qualquer forma gosto de reler o que tenho escrito e de ver a minha evolução e amadurecimento. Talvez qualquer dia consiga fazer destes comentários um livro com um fio orientador e de interesse para alguns.
Há ideias permanentes nestes comentários, que fazem parte da minha maneira de estar e pensar na medida em que, cada vez mais acredito que tudo o que hoje fazemos se vai reflectir na nossa vida e que temos que DAR para estarmos em sintonia no Universo com muita força e energia, mesmo nos dias em que nos sentimos com um astral mais baixo.
Temos que manter sempre o nosso SORRISO interno e também externo para  transmitirmos a quem nos rodeia, confiança, força e energia de modo a que neste imenso fluir energético consigamos sempre captar o que também damos e contribuir para a melhoria deste quotidiano. Como disse desde o primeiro dia, se conseguirmos mudar ou influenciar um ínfimo grão de areia nesta engrenagem em que estamos inseridos e assim contribuir para a felicidade de alguém ou do colectivo, então cumprimos a nossa missão e podemos - devemos- manter e alargar o nosso SORRISO.

Sem comentários: