quinta-feira, novembro 03, 2011

(Mais) Um Dia

Mais um dia de semana, quinta-feira, dia normal de trabalho e sem nada de especial. Ontem também foi um dia completamente normal, nas consultas, nas desmarcações e no ambiente que, felizmente, se está a tornar cada vez melhor e integrado.
Tenho estado a ver os filmes da "Guerra da Estrela" que foram, desde sempre, filmes de que gostei bastante e que revejo sempre com interesse. Felizmente que hoje dormi bem melhor e sem grandes sobressaltos.
Felizmente que o tempo melhorou francamente e que o temporal passou, apesar de continuar um tempo cinzento e chuvoso, que me agrada bastante, porque gosto deste tempo de inverno, mas sem grandes tempestades ou cargas de água. Ontem não conseguia ver o caminho para Lisboa com a violência da chuva e isso assusta-me.
A Europa continua um caminho impressionante de quase auto-destruição, com a economia completamente de rastos, uma enorme recessão e problemas por todo o lado. Agora com o referendo na Grécia, parece que atingimos mesmo o fundo, sem conseguirmos sair desta espiral de más noticias e dum afundamento progressivo. Será mesmo que a zona euro vai implodir e com ele todas as economias e países ?
A falta de liderança e de estadistas é notório porque como tenho tantas vezes dito, nada disto seria possível com alguns dos estadistas que criaram a Europa, como Delors, Miterrand, Koln e outros que tudo fizeram para que se desse corpo a um projecto e a uma união efectiva. Neste momento estamos à deriva e sem qualquer projecto válido e coerente, assistindo-se a uma completa ausência de liderança e de vontade política.
A verdade é que estamos num barco que se está a afundar cada vez mais rapidamente, sem haver salva vidas ou botes suficientes para todos, pelo que alguns acabarão mesmo por irem nesta onda gigantesca. Enquanto isso a nossa vida colectiva continua suspensa, sem sabermos o que vai efectivamente acontecer na medida em que a saída da Grécia da zona Euro vai ser certamente um terramoto com consequências desastrosas. Esperemos pelo melhor e que consigamos fazer mais e melhor.
Não adianta falar sempre do mesmo, mas a verdade é que a realidade é assustadora e francamente não se consegue perceber o rumo que tomamos e mesmo se teremos alguma viabilidade futura, mesmo com estas medidas brutais de austeridade e de contenção.
O sol começou a brilhar, a energia a fluir e a esperança a continuar a ter lugar na nossa vida e no nosso quotidiano, porque só com esperança, muita energia positiva e força é que conseguiremos seguir mesmo em frente com um enorme SORRISO cheio de vontade de prosseguir o nosso caminho e de termos a vontade necessária para enfrentarmos o nosso destino e a nossa vida neste Universo tão complexo e em completa revolta.







Sem comentários: