domingo, novembro 20, 2011

(Outro) Domingo

De  pormenor a  pormenor vamos mudando a nossa sala que já está completamente diferente e que, certamente, ainda irá ficar melhor.
Ontem foram dois suportes para a secretária que dão para arrumar tudo aquilo que estava em cima da secretária e que parecia eternamente desarrumada. Inclusive a torre do computador está dentro dum armário, bem como todas as boxes e parafernália que temos perto da televisão. Ou seja, mais e melhor arrumação!
Tenho vindo a sentir um certo afastamento em relação ao meu filho Pedro, porque efectivamente está fora do País há quase 4 anos e é natural que a sua evolução se vá fazendo numa direcção que não acompanhe na totalidade e que, em parte não perceba. De qualquer forma, penso e sinto que ele tem que ser mais tolerante em relação às pessoas e sobretudo perceber melhor o mundo em que vivemos, sobretudo nesta fase em que há uma alteração muito rápida do nosso quotidiano e da nossa forma de viver. Acho que ele não tem bem essa noção e gostava que a tivesse.
Vou até Barcelona no fim deste mês para estar um pouco com ele e espero que consigamos falar de tudo o que nos envolve e sobretudo transmitir-lhe a minha actual opção de vida, que é tudo fazer para conseguir ter uma reforma o melhor possível e o mais rápido que possa. É natural por isso ter as cautelas que tenho e transmitir-lhe a ideia de que é preciso saber gerir bem o tempo actual e perceber que ter um trabalho é bem importante. Claro que percebo que ele queira mais e melhor, mas a verdade é que tem que dar tempo ao tempo e também saber relacionar-se mais e melhor, porque neste mundo o factor humano e de conhecimento continua a ser extremamente importante.
Apenas quero que ambos consigam ser alguém na vida e terem o nível de vida que desejam, mas com os pés bem assentes na realidade e sem darem passos demasiadamente grandes. Mas espero que saibam lutar pelos seus SONHOS e sobretudo transformá-los em realidade...
Olhando para a realidade, não sei bem se estarei no caminho certo ou se terei que mudar alguma coisa porque na verdade sinto que por vezes, estou contra tudo e todos na medida em que parece haver alturas em que estou em "guerra" com maneiras de ser e estar muito diferentes da minha. Sei não ter razão em muita coisa, mas também a verdade é que devo ter razão nalguns aspectos que talvez não consiga transmitir eficazmente, porque me vou sentindo mais anquilosado e talvez com menos capacidades. Será isto o natural processo de envelhecimento ou será mais um sinal da minha depressão sempre latente e que tento combater ao máximo.
No contexto actual, estou um pouco subaproveitado mas neste País e neste quotidiano, ultrapassar os cinquenta é ficar estagnado e sem outros recursos para além daqueles que já tenhamos conseguido. Sei que não poderei já ir muito para além do que faço e tenho e tenho que me adaptar a esta realidade e tentar ter energia e força suficientes para me sentir feliz e em forma.
Muitas vezes, é difícil pelos muitos conflitos que ainda tenho e pelos muitos registos do passado que não consigo de forma alguma superar, porque me vai faltando a força anímica necessária para o fazer. Sinto-me numa encruzilhada, sem saber muito bem que lado escolher ou que direcção tomar, na medida em que muitos dos caminhos parecem ir dar a becos sem saída.
Sempre foram uma constante na minha vida, situações de conflito e de desigualdade porque na verdade sempre vivi dividido entre duas formas de estar e de ser, que evidentemente tem que se reflectir na minha forma de estar e de ser e na dificuldade em apagar registos antigos. Actualmente tenho a sensação de ter perdido muito tempo em coisas inúteis e de não ter aproveitado devidamente a vida e as oportunidades, mas considero que "despertei" muito tarde, pelo que era impossível ter sido doutra forma.
Temos e devemos aproveitar aquilo que somos e que soubermos fazer da vida, mas tenho a certeza de que nesta fase da minha vida, devo continuar a tentar corrigir o que posso e cimentar cada vez mais as relações familiares e de amizade, que me são tão importantes.
Não temos programa para este domingo de sol, nem qualquer ideia do que iremos fazer porque a verdade é que não me apetece fazer nada, literalmente nada, pelo que o mais provável é ficarmos por aqui e assim seguirmos mais este domingo.
Temos que ganhar energia para esta semana que vai ser bem preenchida, principalmente com os 90 anos da minha Mãe, que se cumprirão na próxima quinta feira, bem como com outras actividades que irei descrevendo dia a dia.
Um grande SORRISO neste domingo, com muita vontade de ser mais mimado e acarinhado porque efectivamente me sinto um pouco em baixo por motivos vários. Certamente que, como habitualmente, se seguirão dias de bonança e de acalmia que me farão acreditar mais na vida e neste quotidiano. Precisamos de  SORRISOS


Sem comentários: