sexta-feira, novembro 04, 2011

Gestos e Atitudes

Um pequeno gesto é, muitas vezes, tão ou mais importante que grandes manifestações de apreço ou de carinho. Uma flor, uma pequena nota ou mesmo deixar a mesa do pequeno almoço arranjada é algo a que dou muito valor porque demonstra o Amor e o carinho existentes. E que as pessoas se lembram e sentem as outras pessoas.
Também estou particularmente sensível à forma como falam e ao tom de voz utilizado, porque um tom mais agressivo e uma forma menos correcta de expressão são sinais de irritação, de zanga e de fricção que não gosto. Chamo muitas vezes a atenção para esse facto porque se podemos falar com um SORRISO, porque o haveremos de fazer a gritar e irritados.
Se conseguirmos transmitir afecto, carinho e sorrir através das palavras e na forma como as dizemos, iremos certamente contribuir para o bem estar de quem nos ouve, uma vez  é muito mais agradável sentir o som das palavras se elas forem transmitidas desta forma.
Não só dou muitíssimo importância à forma como principalmente ao tom das palavras e a maneira de as dizer porque podemos dizer tudo, ou quase tudo o que quisermos, dependendo sempre da forma como o fizermos. Uma palavra sorridente tem um alcance imenso e duradouro, enquanto que uma palavra agressiva e dura magoa, faz mossa e nem sempre é devidamente compreendida.
Há dias em que no consultório se respira alegria, comunicação e entendimento e isso é bem mais notório quando a CF está a trabalhar, porque dado o nosso entendimento é bem mais fácil criar esse mesmo clima sem atritos e sem problemas. E ontem foi um desses dias de distendimento e de bom trabalho.
Hoje é mais um dia a caminho do fim de semana, num dia cinzento e chuvoso com uma disposição mediana para encerrar a semana e iniciar o fim de semana, com um jantar de aniversário que teremos hoje e para o qual não estamos com grande disposição. Mas lá iremos. Amanhã nada temos programado mas provavelmente iremos dar umas voltas e quem sabe, até Sesimbra, onde não vamos há muito. Logo se verá, porque se estiver este tempo chuvoso, é preferível estarmos por cá.
Cada dia que passa me convenço mais de que fiz muitíssimo bem em mudar-me e perder um pouco a minha soberania. A verdade é que tenho muitas das vantagens e previlégios, com poucas desvantagens na medida em que na pratica tudo depende bastante de mim. Ou seja, deixei de ter os encargos brutais que tinha, tenho as mesmas regalias, não tenho problemas com o pessoal, nem de outra índole e apenas necessito de ver bem os doentes e colaborar na gestão medica do consultório. E também felizmente que a relação estabelecida com o SL é cada vez melhor, porque também nos vamos conhecendo cada vez melhor e as situações de conflito começam felizmente a rarear. Ambos percebemos que nos próximos anos dependemos um do outro e só se nos entendermos real e efectivamente conseguiremos fazer com que o consultório siga em frente com bons resultados e proveito. Nota-se uma enorme retracção mas felizmente conseguimos ir mantendo o mesmo nível, com algumas adaptações e cuidados e sinto que temos condições para continuarmos o nosso caminho.
Um enorme SORRISO para esta sexta feira, com muita energia positiva e principalmente vontade de evoluirmos no  conhecimento do nosso EU e na certeza de que também podemos transmitir SORRISOS nas palavras que dizemos!



Sem comentários: