domingo, maio 31, 2009

Verdade ou Consequência

A verdade é só uma ou pode ter muitas matizes e versões ? A verdade é um valor inquestionável ou apenas uma característica como muitas outras ? Deve a verdade ser sempre dita ou nalguns casos pode ser ocultada ?
Sei que devemos orientar a nossa vida pela verdade e pela rectidão, mas pergunto se por vezes, não é preferível a omissão, não a mentira, para evitar conflitos e situações menos agradáveis ? Genericamente, todos nós temos os nossos pequenos ou grandes segredos, as nossas omissões e os nossos medos e fantasias, que precisamente por isso, estão guardadas e são protegidas por nós próprios.
Se muitas vezes nem sabemos a verdade acerca de nós próprios, como podemos discernir essa mesma verdade em muitas situações e avaliar o impacto da mesma, sem a devida capacidade de análise e de introspecção.
E como saber qual a verdade "certa" se a avaliação difere de pessoa de pessoa e depende da personalidade de cada qual e do seu percurso de vida. Não falo de verdades absolutas, como a Amizade, o Amor, a Honestidade, que são valores fundamentais como muitos outros, mas falo sim de verdades relativas do nosso dia a dia e ai a distinção entre o certo e o errado, a verdade ou a mentira/omissão é bem mais difícil e complicado.
Ao longo da minha vida e fruto dessa mesma vida, habituei-me a ter várias máscaras de acordo com o momento e as pessoas presentes e isso obrigava, muitas vezes, a omitir e não contar a verdade, não só como mecanismo de defesa, como também como "protecção" das pessoas. Mas a realidade é que, independentemente das pessoas ou situações, a verdade tende a ser só uma e mais cedo ou mais tarde, ela vem sempre à superfície. Por isso e no meu presente, penso que uma política de verdade na nossa relação com as pessoas e, sobretudo com quem nos é querido, é fundamental e aí está uma enorme e grande diferença entre o que sou agora e o que era, antes de iniciar o meu percurso analítico. Claro que ainda não o consigo na totalidade, mas o facto de já ser capaz de ter a mesma verdade para todos é uma enorme evolução.
Será estranho o que estou a escrever ou fará sentido para quem me lê ? Neste caso concreto, gostava mesmo que me comentassem e me dessem a opinião as pessoas que me lêem, porque será esta diversificação da verdade só me acontece a mim ou é geral a todos. Porque é que, actualmente, o esconder de verdades ou a omissão de factos me deixa angustiado e preocupado, se antigamente esses eram os meus procedimentos correntes ? Será isto uma evolução da pessoa, um ajustar de coordenadas normal ou um procedimento derivado da experiência de vida ? Seja o que for, é algo que me deixa mais tranquilo e que, para mim, constitui algo de muito positivo. Mas gostaria de ouvir comentários...
E nesta positividade, vou tomar um café com um enorme e luminoso SORRISO, cheio de PAZ e HARMONIA, mas hoje também acompanhado dum sentimento de perda pelo nosso gato Rafael, que chegou ao fim dos seus dias.

sábado, maio 30, 2009

Noitadas

A noite de 6ª feira começou com um jantar super pacato com o meu grande e bom amigo M, na minha casa. Estivemos à conversa e, como sempre, encontro neste meu amigo uma grande força interior e uma grande amizade, apesar do momento menos bom que está a atravessar. Mas também acho que ele está a amadurecer e a crescer interiormente e, finalmente, a libertar-se duma série de fantasmas que o povoam e que, talvez, agora nesta nova etapa, ele se posso reencontrar e encontrar o caminho do ser EU, tendo em vista a sua realização pessoal e afectiva. Assim o espero e, sinceramente, acho que depois da tempestade, vem a bonança e eu sei que o meu AMIGO M. tem todas as capacidades para superar esta fase e emergir mais forte, mais válido e mais consciente, com mais capacidades para estar e sentir e viver este quotidiano. Sei que ele me lê e até me disse ontem que era um vício a leitura do blogue, pelo que espero que ele ACREDITE mesmo que esta é a verdade.
Apesar desta fase, aparentemente negativa, achei-o mais forte, mais fortalecido e mais lúcido e com uma enorme força para superar a crise e enfrentar a vida e a realidade, na busca da sua identidade e idiossincrasia própria. Só mesmo ele tem pouca confiança em si mesmo - mal de muita gente - porque ele é das pessoas mais inteligentes, mais cultas e cativantes que conheço e de quem gosto mais, porque o M é o MEU AMIGO do coração.
Ele tem todas as potencialidades e por isso SEI que ele vai ter pela frente muitos e bons dias cheios de luminosidade e de SORRISOS, esperando que a nossa AMIZADE se mantenha sempre ao longo dos tempos.
De seguida, fomos ao Lollipop, como não podia deixar de ser na noite de 6ª feira... ontem era dia de Open day no LxFactory e o espaço onde o Lollipop se integra estava cheio, mas o espaço em si só começou a encher para o tarde. E claro como já estamos numa de social, estivemos com os nossos novos amigos, numa conversa super animada e até interessante. cada vez sinto que as pessoas têm uma enorme facilidade em falar comigo e mesmo eu, antes mais fechado e reservado, estou muito mais aberto e receptivo, o que facilita muito a conversa e as confidências. Por isso a conversa corre fluída e facilmente, com a nota positiva dum conhecimento mais profundo e esclarecedor das pessoas. E todas têm muito para dar se estivermos atentos e também preparados para dar. Nestas ocasiões. lembro-me imenso da minha analista, que me diz sempre: " e o Luís ainda vai ver o que aí vem de bom e positivo ", quando refere pessoas, acontecimentos ou outros E também isto se modificou e tem nota positiva.
Não é a noite em si que me agrada, mas sim o contacto com as pessoas e aquilo que isso me proporciona e nos últimos tempos tenho conhecido muita e muita gente, extremamente interessante e válida.
Depois fomos ao Twins, porque ontem havia uma festa privada para a qual eu tinha convites ( da MG, lançada em bons projectos profissionais ) e também aí estive com pessoas que não via há anos. E ainda doentes que com um grande SORRISO me vieram cumprimentar com sentida Amizade ( o que me comoveu, claro ). Encontrei ainda uma antiga aluna, reencontrada há uns dias no facebook e a quem tinha dado um elogio, que me veio cumprimentar e, quase com lágrimas nos olhos, agradecer esse mesmo elogio. Fiquei simultaneamente espantado e contente, porque afinal quando se é sincero e se dá, tem-se sempre o retorno normalmente positivo. E só este pequeno episódio teria compensado a noitada.
O Twins é um espaço engraçado e acho que já estive no Twins original no Porto, mas não tenho a certeza. De qualquer forma, não faz muito o meu género - ontem ouvi ou li a expressão ,girissima, de não fazer a minha praia ( isto quando não se gosta do local ou acto ) - porque é um espaço relativamente fechado e com uma grande concentração de pessoas por metro quadrado. Mas para variar e encontrar velhos amigos, está bem
E hoje, sábado, continua o fim de semana. Almoço com a minha Mãe, talvez uma ida à praia mais logo, jantar com amigos e eventualmente ir assistir ao fogo de artifício de lançamento do Rock in rio, Lisboa.
Apenas uma nota curiosa ainda, que foi, no meio duma conversa, a referencia à MB e aos astros por parte duma nova amiga com estava a conversar e que de repente concluí que ela tinha ido a uma consulta. O mundo é bem pequeno ou como diz alguém: " O mundo é um T0 ( T zero )" para significar a real dimensão deste mundo globalizado, em que todos conhecem todos.
E a escrita já vai longa, neste dia cheio de sol e de calor... vou tomar banho com um enorme e luminoso SORRISO, cheio duma enorme PAZ e HARMONIA interior com a certeza de que tudo vai no bom caminho e ainda de que quero contribuir, cada vez mais, para fortalecer e positivar quem me rodeia e neste momento em particular o meu grande amigo M, para além de todos os demais

sexta-feira, maio 29, 2009

A Ler

Adorei ler esta no facebook:
I always give 100% at work: 13% Monday, 22% Tuesday, 35% Wednesday, 26% Thursday, 4% Friday... :-)
COm muitos SORRISOS
E como já trabalhei os meus 4% da sexta, terminei por esta semana e já me estou a preparar para ir Lollipar e talver Twinar.... em grande com um imenso e grande SORRISO

6ª feira...again

Agora começo a perceber a razão para que as 6ªs feiras sejam dias fracos de rendimento e de desempenho, uma vez que se começa a sair às 5ªas feiras à noite. Tinha essa ideia, mas ontem confirmou-se porque fomos a uma festa na FIL de entrega de prémios da Workmédia ( Média e Publicidade ), que se arrastou até quase as duas e depois fomos ainda a Santos cear e como nós muito mais gente e o resultado foi chegar a casa perto das 3 e meia. Ou seja, hoje não se está em muito boas condições para se trabalhar. Tanto mais que temos que nos preparar para a noite de hoje, que promete ser intensa visto que temos muitos programas. A começar uma eventual palestra esotérica em Lisboa ao fim da tarde, que não sei bem se vou. Depois jantar com o meu grande e bom amigo M e de seguida arrancar para o habitual Lollipop e ainda passar pelo Twins, para a festa privada "just for friends".... programa social intenso, mas com o seu lado positivo de contacto e conhecimento de pessoas. E a verdade é que tenho conhecido cada vez mais pessoas, cada qual com as suas características, mas todas com alguma coisa para própria e muitas delas com um grande grau de afinidade imediato. Para além da confirmação de outras que continuam a cimentar laços e a estreitar conhecimento.
Há uma máxima que sigo "carpe diem", que nos diz precisamente para apreciar o momento presente e não anteciparmos o futuro, ou seja, lidemos com o presente e com aquilo que nos rodeia sem a preocupação do que vai acontecer, porque não adianta grande coisa. Faço isso desde há algum tempo e o resultado tem sido francamente bom na medida em que stressarmos por antecipação, faz-nos sofrer desnecessariamente e não tem qualquer resultado prático.
Faz-nos perspectivar os acontecimentos duma forma mais correcta e sobretudo pensar que a seguir logo se verá e se resolverá, porque quase tudo na vida tem solução.
Mas do que ressalvo destes tempos é a quantidade de gente que tenho conhecido e a facilidade em estabelecer contacto, amizades e conhecimento, visto que estou muito mais intimista e da facilidade que tenho em captar a essência das pessoas e perceber o que precisam. OU seja, não é apenas aquela conversa de circunstancia e da noite, mas tem ido para além disso, o que me deixa muito satisfeito.
Além de que este conhecimento de muita gente tem sido muito bom para a minha auto estima porque por um lado, parece que o feedback dos outros é francamente positivo e começam a ver-me para além da minha máscara ( ou será que deixem de ter essa máscara tão fechada, que tinha ) e por outro lado, fico satisfeito por ainda ter esta capacidade de conhecer gente, estar com ela e aprofundar relações. O saldo é francamente positivo, para não ficarmos sempre fechados no mesmo círculo de amigos e conhecimentos e a diversidade de pessoas, de experiências e de vida é fascinante e agrada-me imensamente.
Por isso posso dizer que esta "nova" etapa das noitadas, que relembra outros tempos e outras épocas tem, agora, esta nova faceta de conhecimento, franqueza e abertura total, sendo bastante mais saudável e recompensadora que as tais outras épocas, em que o que eu dava era francamente superior ao que recebia e em que a minha máscara era fechada e pouco espaço deixava para grandes intrusões no meu mundo.
Efectivamente sermos aquilo que somos, sem subterfúgios ou máscaras é uma aprendizagem que temos que fazer e que tem resultados francamente bons porque como diz a minha analista, a essência de todos nós é positiva, pode é estar envolta num manto de negrume e de negativismo que a altere e a maior parte das pessoas não consegue sair desse manto, porque é algo que exige predisposição, agilidade mental e ajuda especializada e infelizmente nem todos o conseguem.
A conversa já vai longa e tenho que trabalhar, pelo que termino com um grande e luminoso SORRISO, com uma enorme CALMA e TRANQUILIDADE e a certeza de que cada vez mais estou perto do meu EU superior.

quinta-feira, maio 28, 2009

Sem novidades

Quase fim de semana e sem novidades ou vontade de escrever. Gostava de estar na idade dos porquês como a minha ervilhinha, visto que significaria que tinha muito para aprender e para andar e ainda uma vida à minha frente.
Não que gostasse de andar para trás, mas apenas porque talvez tivesse a oportunidade de construir a minha identidade e personalidade doutra forma, mais estruturada e racional.
Mas sou assim e agora apenas me resta tentar mudar o possível, de maneira a sentir-me o melhor possível comigo mesmo e a relacionar-me com o exterior também da melhor forma , para que possa não só amadurecer e conhecer melhor o meu Eu superior, como principalmente interagir como vez mais com os outros e os seus EUs.
Ando numa fase importante da minha análise, pois chegámos ao núcleo principal da minha identidade e do muito que me marcou na minha génese, infância, adolescência e vida adulta, com todas as influencias recebidas desde que fui concebido. E nesta fase, tenho sonhado imenso e revisto, como um filme, muitos episódios da minha vida e muitas pessoas que tinha esquecido, mas que ficaram no meu inconsciente e de certa maneira, marcaram e influenciaram a minha vida e maneira de ser.
Talvez por isso, a minha imagem exterior parece mais irritadiça e crispada, mas penso que é devido apenas a este intenso trabalho subterrâneo que estou a fazer e que me faz pensar imenso e tentar andar ainda mais depressa. E quando ainda por mais há determinadas acções externas que me desestabilizam e outras que não sei muito bem como reagir, então forma-se um cocktail explosivo que emite muitas ondas negativas.
Gostava de ser mais e melhor compreendido elas pessoas, e pergunto-me se será assim tão difícil distinguir a parte pessoal, da afectiva e da profissional ? porque efectivamente estou habituado a um trato mais rude a nível profissional e de maneira nenhuma isso representa qualquer tipo de desmérito para os outros.
Quando fiz o meu estágio profissional em Abrantes ( e já lá vão quase 30 anos ) fui assistente do cirurgião mais bruto, mal educado e malcriado que já conheci e apesar disso foi com ele que aprendi muito do que sou como médico e profissional, porque fora do hospital era o oposto e ficámos grandes amigos. Mesmo no hospital, aquela rudeza e falta de educação eram uma máscara para disfarçar o enorme coração que aquele homem tinha. Aprendi muito, mesmo muito com ele. Grande abraço ao Dr A, esteja ele aonde estiver, porque não o vejo há muitos e bons anos
E agora vou continuar o dia, esperando que neste dia haja grandes e luminosos SORRISOS, com uma imensa ENERGIA positiva e sobretudo muita CALMA e HARMONIA

quarta-feira, maio 27, 2009

Anjos e Demónios

É título de livro e de filme, mas também são maneiras de estar na vida, porque ora se pode ser um Anjo, como imediatamente a seguir um demónio. Ou seja, as atitudes das pessoas, no qual me incluiu podem ser de extremos e pessoalmente sou assim mesmo, de grandes paixões e de imensos ódios, que assim como aparecem, também rapidamente desaparecem.Alias, disso sou, mas devia dizer era, porque é um aspecto que estou a tentar mudar o mais que posso, na medida que no mesmo dia era capaz de passar por muitos destes estados.
Agora sou uma pessoa mais comedida, mas ainda de paixões súbitas por pessoas, coisas ou objectos. Ou seja, posso ver alguma coisa algures e não descansar até a obter ou posso conhecer uma pessoa e logo ficar completamente rendido ( e também o inverso é possível ) ou estar com uma pessoa há muito e ter na mesma estas paixões súbitas. São estados de alma e se calhar têm a ver com o inconsciente e com a energia transmitida pelas outras pessoas ou objectos. Devo dizer que é difícil lidar com estas alternâncias e instabilidade, mas seria bem mais fácil se não tivesse também à minha volta uma grande instabilidade e um enorme stress.
É difícil gerir sentimentos, emoções e situações quando, racionalmente, queremos lidar com essas situações e emocionalmente temos a tendência para levar tudo por diante, com as impressões do primeiro momento. E sendo carneiro, ainda mais esta vontade de "marrar" sem olhar às consequências, tem-me levado a algumas situações complicadas. Felizmente que o meu lado racional tem vindo a prevalecer e sobretudo a parte emocional está mais controlada e trabalhada, pelo que é mais fácil a gestão do quotidiano e das pessoas.
Esta conversa toda e tive um dia péssimo no consultório, por motivos que, muito sinceramente, desconheço em absoluto, mas que terei que resolver quanto antes. Começo a ter ideias do que quero fazer. Felizmente que o mês está a acabar e que o mês está quase feito.
Já em casa, um Grande e luminoso SORRISO com uma grande dose de ESPERANÇA que é o que hoje eu preciso e ainda de muito CARINHO e AMOR

terça-feira, maio 26, 2009

Mais um apontamento

Dias estranhos. Chego ao consultório e tenho mais uma multa do Pedro - já é a 2ª ou 3º - que resolve estacionar o carro em cima do jardim defronte de casa e lá vão 130 euros de cada vez. Deixo-me logo aborrecido e alterado, porque não só é uma inconsciência, como é dinheiro deitado à rua.
Este estado de espírito, foi o suficiente para, sem ter feito nada directamente, haver uma alteração generalizada dos ânimos no consultório. Sinceramente, estou cansado destes desencontros, mas uma pessoa já não pode estar aborrecida e não lhe apetecer dar cavaco. Pelos vistos é obrigatório estar sempre de SORRISO, mesmo que haja coisas que não estejam bem, como também aconteceu dentro do gabinete. Há coisas que me farto de dizer e mesmo assim se repete o erro, o que nestes dias ainda me deixa mais chateado. Mas enfim.... é preciso que se perceba que em primeiro lugar e antes de tudo o mais, vem o doente e só depois as nossas pessoas. Além de que é preciso também compreender que uma coisa é a relação profissional, que pode ter altos e baixos e estar sujeita a rectificações e outra totalmente diferente são as relações pessoais e acho que ainda não perceberam a diferença e que eu gosto delas como pessoas, mas que posso ter que chamar a atenção como empregador.
Diferenças que para mim são evidentes, mas que se calhar não o são tanto assim.
Agora em casa, já estou a pensar no fim de semana, na próxima viagem à Irlanda ( no outro fim de semana ) e ainda no meu grande e bom amigo M, com um enorme e luminoso SORRISO, cheio de ESPERANÇA no entendimento entre as pessoas e com CONFIANÇA num futuro, cheio de AMIZADE e AMOR

Normalidade

Dia normal, de semana e de trabalho.... a caminho do fim de mais um mês, com todo o que isso implica de pagamentos de ordenados, transferências, etc. Mas haja saúde e dinheiro para os gastos e tudo se faz.
O importante é estarmos cada vez melhor connosco próprios e felizmente vai havendo determinadas atitudes e reacções de outras pessoas, que nos fazem bem a ALMA e à AUTO-ESTIMA. É verdade que esta auto-estima tem vindo a melhorar enormemente e posso verificar isso, não só subjectiva, como objectivamente. duma forma subjectiva, pela maneira como interajo com as pessoas e com o mundo e ainda no doa a dia do consultório, com mais confiança e melhor disposição. Objectivamente através das placas de Roschard, pela comparação da interpretação das mesmas, porque com a diferença de 3 ou 4 meses a diferença é abissal, mesmo para quem não compreenda grande coisa destes assuntos.
E felizmente que assim é, na medida que torna a vida bem mais fácil, bem como o relacionamento com as pessoas e o lidar com todas as situações que temos ao longo do dia, da semana e dos meses. Quando se gosta de nós próprios, muito mais facilmente lidamos com tudo e todos, com mais facilidade podemos ser frontais e não ter medo, falar e aceitar o que nos dizem e fortalecer todas as nossas relações e contactos.
Mas depois continuo porque já estou atrasado para ir para a primeira consulta. Um grande e enorme SORRISO, com mais CONFIANÇA, mais EMPENHO e VONTADE de amadurecer e de descobrir que sou/somos e que fazemos aqui

segunda-feira, maio 25, 2009

Mudanças

Os próximos tempos vão ser Tempos de Mudança, quer a nível global, quer a nível pessoal, porque é isso que pressinto. A nível global vai havendo ténues sinais de esperança e de recuperação e efectivamente, não me parece que possamos descer muito mais, sem cairmos mesmo numa crise irreversível. Sempre li e ouvi que até meados deste ano seria sempre a piorar e que, perto do verão, as coisas começariam a dar alguns sinais.
E não estou a falar de coisas concretas, nem deste ambiente faz de conta do nosso País, fruto das eleições que se avizinham e que fazem com que a realidade seja mascarada pelo Governo e negativada pelas Oposições.
Espero que, também aqui, os meus pressentimentos batam certo !
A nível pessoal também me parece haver mudanças, porque me sinto mais vivo e mais receptivo ao que me rodeia, com novos conhecimentos, novas pessoas com todos os horizontes novos que esses mesmos novos conhecimentos e pessoas podem trazer. Mas principalmente é em mim que é tudo ( sabem de quem é esta frase ?? ), ou seja, estou cada vez mais conhecedor de mim próprio, o que faz que com esteja também bastante mais receptivo ao que me rodeia. Reparo que, não só aprofundo muito mais os meus conhecimentos, como também parece que os demais conseguem ver para além da minha superfície. E sobretudo sinto que tenho mais e melhores capacidades para absorver o que me rodeia e aperceber-me de pequenos nadas que, somados, um dão um enorme e excelente know how das muitas pessoas que me rodeiam e de algumas em especial. Porque há sempre pessoas que nos despertam mais curiosidade do que outras e que gostaríamos de conhecer melhor, assim como há pessoas que, instintivamente, nos negativam de tal maneira que rapidamente as deixamos passar o mais rapidamente possível. MAs até nesse aspecto há mudanças significativas, visto que pessoas que antes apenas queria que passassem rapidamente, agora estabelecem pontes e conversas, com interesse e possibilitando a procura de pontos de vista comuns e de opiniões convergentes. O que me deixa muitíssimo espantado, mas de acordo com a evolução prevista pela minha terapeuta.
E é 2ª feira, início de mais uma semana e para além deste pressentimento de mudança, há também outros sensações novas e que não sei bem aonde me poderão conduzir, porque são situações novas que terei que gerir com o devido cuidado.
A vida é para ser vivida e sentida na sua plenitude e todos nós somos actores nesta vida, uns mais realistas, outros trágicos, ainda outros cómicos mas todos com um papel específico e importante para o todo. O que conta é a nossa participação nesta grande peça que é a VIDA e para a qual raramente temos um director de cena ou alguém que nos dê as deixas. Temos que ir aprendendo e tacteando à nossa maneira, tentando aprender o melhor e mais rapidamente possível, visto que é uma peça de representação única. Pelo menos, de cada vez que cá estamos se acreditarmos em outras vidas. Gostei desta comparação entre a nossa vida e uma peça, que poderá ser de teatro, ópera, circo ou qualquer outra manifestação lúdica, mas sempre de acordo com aquilo que nós somos em cada momento, porque acredito que podemos nascer numa tragédia grega e acabar numa comédia musical, porque para além da nossa própria personalidade, temos que ver o ambiente genético, familiar e social que nos envolve e as nossas potencialidades em dar a volta ao texto. Os grandes actores distinguem-se pela vida e realismo que dão às suas personagens e ao modo como encarnam as mesmas. também assim estamos nós, com mais ou menos arte e sabedoria para desempenharmos o nosso papel ao longo da vida.
E é da nossa maior ou menor habilidade em lidar, aprender e interagir com os diversos elencos que vamos conhecendo ao longo da nossa vida, que vamos construindo a nossa própria peça e o nosso enredo, que será também aquilo que conseguirmos fazer. Devemos ser actores, directores de cena, realizadores e todos os demais que fazem uma peça ou filme, para podermos ter uma vida plena de significado e de realizações. Se não o conseguirmos, então talvez não tenhamos aproveitado totalmente a nossa passagem por esta vida.
E com esta imagem teatral, vou continuar a trabalhar com um grande, enorme e luminoso SORRISO, cheio de AMOOOOOOOOOOOR, PAZ e HARMONIA, na certeza de que cada vez mais quero ser um bom encenador de vida e de pessoas.
PS: No próximo fim de semana exijo ver a minha ervilhinha, porque qualquer dia vai para a faculdade e eu não a vejo.
PSS: Quanto aos comentários dos meus leitores, ou são às catadupas ou então escasseiam, restando-me felizmente a minha querida e sempre fiel MAmã Su

domingo, maio 24, 2009

Domingo

Domingo dum fim de semana, inicialmente sem programas, carregado e cheio de contacto e calor humano. Na 6ª feira, foi o habitual, seguindo-se no sábado umas compras necessárias e uma ida a Sesimbra, para ver uma casa que está a ser construída. Depois duma pequena sesta, fomos jantar a um restaurantezinho para comer caracóis e mais coisas, acabando a noite no Piazza del Mar, que fica de frente para o rio e é muito agradável. Mas sobretudo estas saídas proporcionaram o conhecimento de muita gente e também o conversar mais demoradamente com pessoas recentemente conhecidas e com as quais vamos aprofundado a conversa e a interacção.
Como actualmente estou numa de conhecer pessoas e sobretudo de as avaliar e se possível confirmar essa minha avaliação, gostei bastante destas saídas por esse mesmo motivo. Cada vez mais estou certo de que dando atenção às pessoas e estando realmente com elas, temos um feedback extraordinário e um maior e melhor conhecimento das mesmas, aliado ao facto de a maioria das pessoas necessitar de falar e "desabafar", pelo que quando nos predispomos a ouvir, de certeza que teremos a resposta certa. E se pensarmos no que move todas estas pessoas para a noite ou para uma intensa vida social, talvez cheguemos à conclusão de que muitas delas se sentem solitárias - mesmo no meio duma imensa multidão - e com necessidade de calor e afecto humano, que é muito diferente do contacto social. OU seja, pode-se estar rodeado de milhares de pessoas e estar-se profundamente solitária e carente e penso que encontro muitas pessoas assim.
Mas este fim de semana tive a sorte de conhecer novas pessoas, muito interessantes e de confirmar outras que parecem ter um enorme potencial e com as quais gostaria de manter e desenvolver contacto.
Resolvi mudar a foto do título e colocar uma perspectiva do rio Tejo, tirando num mirador na Barquinha, porque se este blogue conta coisas deste País, então que também tenha fotos deste mesmo País, pelo que vou mudando periodicamente as mesmas.
Ainda respondendo a um dos comentários e nomeadamente da minha amiga virtual Cinderela, quando quiser iremos tomar o nosso café, mas para mais pormenores já disponibilizei o meu email, porque por aqui não vou dar grandes detalhes de localizações.
Agora vou almoçar com a minha Mãe, que não vejo há uns dias largos e estar também com o meu filho Fran, que se está a preparar para os exames que vai ter em breve.
Voltarei por aqui mais logo, mas entretanto um grande, enorme e radioso SORRISO com um coração cheio de TERNURA e CALOR HUMANO

sábado, maio 23, 2009

Fernando Pessoa.... again



Penso no nosso sempre presente Poeta e que em cada esquina e em cada lugar leio versos dele.E, este que hoje reproduzo não o conhecia, tendo-o lido num blogue, recentemente descoberto e mais uma vez, a expressão de algo bem real, na beleza das palavras e na construção de imagens.


A procura da FELICIDADE é algo sempre presente e eterno na nossa mente e no nosso imaginário, visto que a nossa realização passa precisamente por essa felicidade e realização que buscamos em todos os campos, pessoal, profissional, académico, afectivo, etc.
E hoje neste dia cinzento é uma óptima altura para nos recolhermos e meditarmos em nós próprios e na nossa busca.
Com um enorme e realizado SORRISO com muita PAZ e AMIZADE, deixo-vos com umas palavras do nosso Poeta
PS. a foto foi tirada por um grande amigo, o RL que se está a tornar um grande fotografo

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
E se tornar autor da sua própria história.
É atravessar desertos fora de si,
Mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É falar de si mesmo.É ter coragem de ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

Noite de 6ª feira

Jantar no Lust (www.lust.pt), espaço agradável com actividades lúdicas a acompanhar o repasto. Comida simpático e boa relação preço-qualidade, apenas a precisar de melhorar o desempenho dos empregados. Ficámos numa mesa simpática ao pé da janela e deu para apreciar uma dançarina de ventre...
A seguir fomos como já vem sendo costume para o Lollipop e é curioso porque cada semana que passa vamos tendo mais conhecidos e amigos e a conversa vai-se tornando mais fluente e vamos sobretudo começando a conhecer melhor as pessoas e com vontade de conhecer melhor umas ou outras. Cada qual tem a sua idiossincrasia e personalidade, mas todas têm certamente pontos de interesse e estórias de vida que valham a pena, sendo apenas preciso ter a vontade de ouvir e estar receptivo às pessoas.
Como sempre pessoas e cada vez mais as pessoas, a sua individualidade no colectivo e a vontade de cada vez mais aprofundar o conhecimento acerca das pessoas.
E ainda mais conversa com o programar do fim de semana e de programas possíveis, preencheram a conversa habitual ao pé dos carros, antes de irmos embora.
E agora em casa a leitura dos emails, mais a escrita rápida no blogue e uns comentários no facebook, com um enorme e já cansado SORRISO, mas com muito AMOR e PAZ

sexta-feira, maio 22, 2009

Finalmente... 6ª feira

Início de dia super stressante porque os computadores do consultório não arrancavam e sem computadores não se pode trabalhar mesmo. Acrescentando ao stress das pessoas, ao facto de eu não estar no consultório a achar que se devia fazer duma maneira diferente e ainda pensar que ninguém estava preocupado, o que não é verdade.
Lá se conseguiu arrancar com o computador e fazer-se o resto das marcações e confirmações. É que actualmente como está tudo informatizado, sem acesso ao programa ficamos sem a agenda, contactos dos doentes, facturação, novas marcações~, etc. Ou seja, ficamos na Idade Média ou pior, porque nessa altura não havia termos de comparação e hoje sentimos imensamente a ausência das benesses que temos.
Mas tudo se resolveu e está a ser um dia calmo, produtivo e felizmente, também lucrativo, o que nos tempos que correm e nesta altura do mês é excelente. Curiosamente às 6ªas feiras temos vindo a ter imensas desmarcações e faltas, mas toda a gente e queixa do mesmo. Não há dinheiro mas o fim de semana começa cada vez mais cedo.
E esta semana sinto-me bem mais leve e com maior capacidade de enfrentar as situações, visto que ainda estou na onda da minha última sessão. É verdade que a "influência" da minha terapeuta se prolonga por vários dias e eu sinto bem isso, porque quando estou muito tempo sem análise, sinto-me bem diferente. Já abordei essa dependência com ela e também que é natural nesta fase do campeonato e que em breve isso deixará de acontecer.
Mas voltemos ao consultório, onde tudo parece ir-se encaixando e ficar nos seus lugares, com as meninas a arrumarem coisas há muito fora do lugar e nós a trabalhar nas calmas, mas com animo e vontade. É um dia calmo, mas produtivo e gostaria que todos fossem assim, porque com energia positiva conseguimos trabalhar melhor e sobretudo atrair boas ondas para nós e para o consultório, traduzindo-se em mais trabalho e mais lucros.
E já são 18.00 e ainda não consegui publicar este comentário, o que vou fazer agora com um grande e luminoso SORRISO,cheio de PAZ e AMOR para o fim de semana
E finalmente a iniciar o fim de semana, para ir jantar e tomar um copo de Lollipop e depois sem grande coisa programada para o fim de semana. BEm Haja

quinta-feira, maio 21, 2009

Facebook, amigos e confidências

Mais um entretenimento na net, o Facebook. Super interactivo e muito giro, porque vai-se acrescentado pessoal e já reencontrei imensas pessoas de que não sabia nada há muito e muito tempo e agora vamos falando mais, via net. Estou convencido que esta virtualidade mostra bem a carência de todos nós, que devido à rapidez dos dias e dos acontecimentos vamos deixando de ter tempo para estar com os amigos e de cultivar e manter as velhas amizades e os conhecimentos antigos. À pressão dos dias junta-se a família, os filhos e quando damos por nós, passou imenso tempo e deixámos tanto por fazer e principalmente, estar com as pessoas, falar com elas e fortalecer as relações interpessoais.
Duas notas curiosas acerca do facebook e do meu blogue. Ontem estava no facebook a ver o que se dizia e a escrever os meus pareceres, quando reparei que estava online uma pessoa que vi umas 2 ou 3 vezes, mas que me suscitou curiosidade pela sua personalidade e começamos a falar no chat ( porque o facebook também tem esta possibilidade ). E constatei que, efectivamente, tenho algumas capacidades para avaliar as pessoas e fazer um juízo de valor acerca das mesmas, uma vez que tendo-o visto tão pouco, consegui extrair o fundamental dele e ontem constatei isso mesmo. Estivemos a "falar" um bom bocado e como pressenti que ele precisava de desabafar, deixei a conversa fluir e efectivamente, assim foi. Esteve a contar-me coisas da vida dele que, se calhar, não conta a muita gente que conhece há muito mais tempo, mas é mais fácil desabafar com quase estranhos ( e apesar de ter consideração por mim, claro ), do que com amigos. E senti que a minha "vocação" actual passa precisamente por esta disponibilidade para ouvir, para enquadrar as coisas e se possível, dar pistas para resolver as situações e ajudar a essa evolução. Gostei mesmo da conversa tanto mais que é uma pessoa que gostava de conhecer bem melhor, porque acho que tem um enorme potencial.
Também esta manhã tinha uma enorme mensagem do meu grande amigo M, a tecer boas e positivas notas ao meu blogue, como aliás tem feito muitas vezes e pela (quase ) primeira vez a abrir-se e a revelar o que lhe vai na alma. Fiquei surpreso porque ele não é de grandes confidencias e espero, que este seu novo caminho, lhe possa proporcionar mais paz de espírito e sobretudo que o ajude a reencontrar-se. Cada vez mais penso e sinto que devemos ser capazes de falar e de nos expor para alcançarmos o conhecimento do nosso Eu superior, porque só o conhecimento profundo desse eu, pode deixar que vivamos uma vida plena.
Ele diz que o meu blogue também o tem ajudado bastante e isso deixa-me bem contente, porque como eu sempre disse, se eu conseguir mudar um minúsculo grão de areia, isso já é motivo suficiente para escrever e desabafar aqui.
Duas pessoas, dois casos e a mesma necessidade de falar, de desabafar e de compreender-se melhor na busca daquilo que todos nós queremos, ou seja, a felicidade, o bem estar, a amizade e o amor. Que é no fundo aquilo que todos nós procuramos e queremos. Felizmente que já tive a sorte de encontrar muitas dessas coisas, porque encontro sempre as pessoas e as oportunidades certas no momento certo e isso é francamente bom. Ou antes, é mesmo uma sorte que sempre tive e espero continuar a ter.
Para estes meus dois amigos em especial, o meu habitual grande e luminoso SORRISO, com muita PAZ, HARMONIA e muita AMIZADE, com a certeza de que ambos irão encontrar o seu caminho e a sua felicidade

Opiniões

A blogosfera é um espaço livre, pelo que cada qual se pode manifestar como quer e deseja. Sendo assim eu tenho o meu blogue, que é visitado por quem quer e quem quer comenta. A opinião de cada um é com cada qual e apenas penso que não se deve entrar em ataques pessoais e injustificados. de resto, que se discutam ideias, opiniões e emoções, porque isso é salutar e benéfico.
Quanto q quem é quem, já me deixei de preocupar com esse facto, mas continuo a ter curiosidade em saber quem me lê, sabendo que isso só será possível com a vontade do próprio. O meu email é vasconcelos.luis@gmail.com para quem esteja interessado/a em dizer mais acerca de si próprio e não o queira fazer em "público".
Por mim, agradeço que continuem a ler e a comentar, porque até me parece que possa ter alguma utilidade na medida em que as pessoas lêem, pensam e comentam e talvez desta troca de ideias e de experiências possa surgir alguma coisa nova ou alguma mudança positiva.
Por isso espero que todos me continuem a ler e a dar o prazer dos seus comentários, porque senão estar aqui deixa de ter qualquer significado.
E com esta vos deixo com um enorme e luminoso SORRISO, acompanhado de muita PAZ e HARMONIA, com a certeza de que em cada dia que passa me vou conhecendo melhor e isso é muito importante para mim. Bem hajam.

quarta-feira, maio 20, 2009

Análises

Perguntam-me de vez em quando se não me importo de expor determinado aspectos da minha vida neste blogue e a verdade é que não me importo mesmo nada, uma vez que cada vez mais quero e estou a conseguir ser verdadeiro comigo mesmo e principalmente com os que me rodeiam. Nomeadamente em relação à minha psicoterapia não tenho qualquer problema a assumir que a faço, porque sou da opinião que todos deveriam fazer uma análise, na certeza de que tudo ficaria bem melhor, não só na nossa relação interior, mas também com a nossa relação com o exterior, visto que as nossas manifestações são fruto de que somos e fomos, bem como da interacção com a nossa família e sociedade em geral.
Evidentemente que não vou escrever tudo e mais alguma coisa e actualmente até tenho mais cuidado com o que escrevo, visto que os blogues são público e tenho tido a prova do seu acesso fácil e rápido. Mas tenho pena de não o poder fazer, na medida em que a escrita é para mim uma espécie de catarse e de alívio de várias tensões e ao auto limitar-me, perco por vezes a espontaneidade dos primeiros tempos. Mas as regras são estas e felizmente que muita gente me lê e alguma me comenta, visto que gostaria que este blogue continuasse a ser uma forma de conversarmos uns com os outros e de salutarmente discutirmos as nossas diferenças de opinião e de estarmos na vida.
A exposição da vida na blogosfera só é feita se o quisermos, como é lógico, mas gosto sobretudo da troca de opiniões e dos diferentes pontos de vista, na medida em que é nessa amálgama de personalidades, de vidas e de opiniões que se pode tirar conclusões e progredir no nosso rumo.
Este blogue vai também dando notícias da minha vida e os meus pensamentos a quem não está por perto e assim tem a hipótese de se manter informado. E refiro-me não só ao meu filho, que está longe, como à família que tenho em Espanha e que sei que me lê, apesar de há muito nada me dizer ( e vou sabendo que a Luzia está anafada e muitíssimo bem ).
Hoje de manhã comentaram a minha assiduidade e a verdade é que à medida que me vou reencontrando e percebendo melhor, vou tendo também mais vontade de trabalhar e cumprir as minhas obrigações, com mais ou menos vontade, é certo, mas estando presente.
São curiosas as diferentes formas que uma pessoa tem para chamar a atenção ou regredir à sua infância ou adolescência, desde o amuar, o gritar ou o chorar, para ser acarinhada e como uma chamada de atenção de que algo não está bem. Mas será que as outras pessoas percebem quando uma criança amua ou grita está a chamar a atenção para alguma coisa e a demonstrar o seu desconforto ? Eu sei que quando os meus filhos choram ou amuam é porque algo está mal, e tento perceber o que se passa e corrigir a situação, mas também eles têm que saber dar a volta e perceber que também eles têm que se fortalecer e amadurecer. E não tenho dúvidas de que ambos estão maduros e crescidos de acordo com a sua idade.
E logo escreverei mais mas agora vou trabalhar com um Grande e Luminoso SORRISO cheio de PAZ, HARMONIA e AMOR para poder estar bem comigo mesmo e conseguir transmitir energia positiva ao mundo que me rodeia.

terça-feira, maio 19, 2009

Descobertas

Mais análise e mais descobertas, porque cada vez mais se vai procurando e descobrindo tanta e tanta coisa. E tudo vai fazendo sentido e encaixando umas peças nas outras, dando outro significado a muita coisa que neste momento começo efectivamente a perceber. Concorde-se ou não com a abordagem psicológica, a verdade é que somos fruto dum enorme conjunto de circunstancias, desde que fomos feitos até ao presente. Vamos embebendo tudo aquilo que nos rodeia e principalmente recebendo as influencias e influenciando quem nos rodeia. E nestas sessões lembramo-nos de factos e acontecimentos, aparentemente enterrados na nossa memória, que vistos a esta luz, fazem todo o sentido e contribuem para aquilo que hoje somos.
A visão da nossa vida que passa diante dos nossos olhos com uma imensa rapidez nestas sessões é como um flashe contínuo, no qual vamos vendo instantâneos da nossa vida e vendo um a um, tentando extrair de cada um o seu conteúdo e significado. Muitas coisas já eram intuitivamente sabidas por mim, mas agora ficam conscientes e podem ser devidamente analisadas e processadas. De facto, há muita coisa na minha vida e na minha pessoa que pode ser alterada, porque tive uma série de influencias que me condicionaram e me levaram atá aonde sou, mas com uma enorme força e vontade de vencer porque senão teria passado muitas vezes para o outro lado.
Mas o que verdadeiramente interessa é a assimilação de tudo isto e aprender a perdoar de verdade, porque só assim conseguimos progredir e andar em frente. E isso é o que realmente me interessa. Progredir e crescer o máximo que puder e souber.
E temos que continuar a trabalhar e a ganhar algum, principalmente nesta época de pagamentos de impostos, porque apesar da crise e de tudo isso, os pagamentos por conta e demais obrigações continuam e não podemos fugir delas. Por isso trabalhar e trabalhar para seguirmos também em frente.
Aqui vai o meu grande e luminoso SORRISO cheio de FÉ, de HARMONIA e sobretudo de AMOR e AMIZADE com a certeza de que só neste caminho de conhecimento pessoal e colectivo conseguiremos transformar a nossa realidade para algo que efectivamente valha a pena ser mesmo vivido.
PS: quanto ao último contacto do anónimo - e pelos vistos colega - eu gosto de discussão e de troca de opiniões. Apenas não gosto de ataques pessoais sem conteúdo e sem sentido. T
Tenho pena que não visites mais o meu blogue e comentes, porque não é por um eisódio que se desiste. Talvez 6ª feira descubra este anónimo, provavelmente pela manhã aonde trabalhamos no mesmo local ?

segunda-feira, maio 18, 2009

Adenda aos comentários

Vou lendo o que se escreve, umas vezes concordo e outras discordo, mas o que eu acho que está completamente errado e intolerável é o ataque gratuito e directo às pessoas, as insinuações malevólas e mal intencionadas.
Tudo isto por causa do comentário infeliz do meu filho, que costuma ser mais ponderado, mas estava num dia mau e de facto ser um jovem adulto também significa sangue na guelra e explosões fantásticas e não necessariamente mau carácter ou infelicidade.
Posto isto, continuem a mandar os vossos comentários, mas por favor abstenham-se dos ataques às pessoas, mas apenas às ideias, ás emoções e às opiniões porque isso é passível de uma discussão salutar e interessante.
Bem hajam com um grande e enorme SORRISO e que haja muito AMOR e HARMONIA.
PS: e cada vez curioso acerca do tal anónimo que me é próximo

Mais uma vez... 2ª FEIRA

Início de semana, depois dum fim de semana de calma e descontracção. Apenas uma rectificação aos comentários que houve, para dizer que também me parece que o meu filhote se excedeu nos seus comentários, mas não só ele também já reconheceu, como estava aborrecido por umas coisas que lhe aconteceram. Não é justificação mas ele até me pediu para apagar o que ele escreveu mas eu não sei como se faz.
Mas deu para ver que o tal anónimo é uma pessoa próximo de mim e estou cheio de curiosidade para saber quem será. Vamos lá a ver se consigo descobrir quem é.
E esta 2ª feira está muito calma e pachorrenta, como vem sendo hábito das 2ª feiras, porque parece que as pessoas só começam a trabalhar às 3ªs e apenas até ao fim da 5ª feira.. é um País rico e próspero!
Por isso, hoje vamos ter umas quantas consultas e preparar esta semana, penúltima do mês de Maio, a caminho dos meses de verão que costumam ser mais complicados e este ano com a alteração de trabalhar no mês de Agosto. Vai ser uma estreia e vamos lá a ver como vai correr.
E para hoje e para esta semana um grande e luminoso SORRISO, cheio de AMOR e PAZ para todos

domingo, maio 17, 2009

Domingo

Domingo em Sto André, dia de calma e relax. Depois de uma boa noite de sono, um excelente pequeno almoço, como gosto de fazer a olhar para o jardim e o céu e a meditar na vida. É um excelente início de dia. Agora vejo os emails, o facebook - que se está a tornar um vício - envio de parabéns e escrita no blogue, antes de ir tomar banho, vestir-me para ir passear à praia e almoçar por aí.
Ainda penso nos comentários acerca das minhas mudanças de humor e continuo a pensar que uma coisa é o que escrevo como sinal do que me vai no me interior e outra é o que efectivamente faço exteriormente e aí há algumas, grandes, diferenças e claro que quem não está comigo normalmente não pode avaliar correctamente. Para além de que pode e há atenuantes que explicam determinados comportamentos em certas alturas, mas que como não são explanadas, também não são aceites.
Mas enfim é a vida...
Minha cara Cinderela, se quiser a minha opinião profissional terei todo o gosto em a dar, porque infelizmente estamos numa época em que o excesso de oferta conduz a maus resultados e a maus trabalhos. Devo dizer que sendo médicos não estamos nem podemos estar isentos de errar ou de fazer menos bem, mas temos a obrigação e o dever de o reconhecer. Já me aconteceu repetir trabalhos por não gostar e não estarem bem, mas isso faz parte da nossa profissão. Como digo, tenho visto e ouvido coisas nestes últimos anos que me deixam espantado por um lado e triste por outro- muitas vezes são conhecidos, amigos e ex-alunos - mas também nesta profissão parece ter deixado de haver ética, princípios ou educação. É o vale tudo e como há um total desconhecimento do código deontológico, atropelam-se princípios e colegas sem qualquer problema. É também uma das razões pela qual me vou cansando de exercer, aliado à tal falta de educação e de princípios dos doentes e das pessoas em geral.
Por isso é tão agradável estar aqui em Sto ANdré, longe dos problemas e da vida, refugiado nas memórias doutros tempos e afastado do quotidiano. Temos sempre tempo de mergulhar na vida e nos problemas do quotidiano e estes dias retempera-nos e dão-nos imensa força e alento.
Na 6ª feira, "faltámos" ao Lollipop, mas não podemos estar em dois lugares em simultâneo e também me sabe bem fugir à rotina semanal: Será que deram pela nossa falta ??
E com um especial e expressivo SORRISO, os meus Parabéns ao meu sobrinho e afilhado F e também ao meu compadrinho, com muita FORÇA e PAZ

sábado, maio 16, 2009

Sto André

Gostei dos comentários do Fred, porque curiosamente até pode ser verdade a minha alternância de humor, ou antes, ter sido assim, mas felizmente que actualmente penso estar melhor nas minhas reacções e atitudes.Ou seja, já não tenho estas mudanças de comportamento tão bruscas de comportamento ao vivo e a cores, porque já me percebo melhor, mas é natural que no que escrevo essas alterações sejam mais evidentes, precisamente porque escrever faz-me também reflectir e mudar um pouco. A citação de "Paulo, etc" aponta para uma pessoa, que normalmente assina os comentários que faz mas que desta vez preferiu o anonimato, para supostamente poder "atingir" o alvo...
E novamente em Santo André, de fim de semana, com um tempo muito bom, sol e quentinho para aquecer a alma e retemperar o espírito. É sempre excelente voltar às raízes e estar nesta sala a contemplar espaços que nos são tão queridos e nos fazem recordar tantas e tantas cenas passadas. Em tudo tenho lembranças desta casa e deste espaço e ainda esta semana me fartei de falar de Sto André com a minha analista porque aqui se deram muitos acontecimentos marcantes da minha vida.
Mas voltando ao assunto inicial, o que eu pretendi comentar é que efectivamente me faz confusão e ansiedade a tal mudança brusca e repentina de humor e comportamento, sem razão aparente e plausível, porque temos e devemos controlar essas alterações para nosso próprio bem e dos outros. E isso eu sei que estou a fazer e a conseguir, porque me analiso de imediato e tento dar a volta, o que felizmente vou conseguindo a maior parte dos casos. O que me confunde é mudanças totais de sentido e de opiniões sem razão aparente e dizer-se uma coisa hoje e outra amanha, um pouco ao sabor do vento, das pessoas e dos acontecimentos. Mas isso é outra história...
E hoje é sábado, dia de passeio e de relaxamento, com um dia de sol e sem vento, para estar à borda da piscina - que está em pinturas - a ler e a pensar na vida, com um enorme e luminoso SORRISO e cheio de AMOR e PAZ interior e de compreensão pelo que me rodeia.

sexta-feira, maio 15, 2009

6ª feira

Mais uma vez chegámos à 6ª fera e quase de fim de semana, felizmente. E vamos para Sto André a ver se há mais sol e bom tempo. Parece que está a melhorar, mas nunca se sabe !
As novidades são poucas e nada de importante a não ser que a influência da minha sessão de 2ª feira parece prolongar-se pela semana, pois os dias subsequentes são dias mais tranquilos.
Uma das coisas que mais me altera e mais me irrita noutras pessoas é a instabilidade e a inconstância. OU seja, a variabilidade de humores deixa-me perplexo e tanto mais se aparentemente não houver razões para tal. Estar agora sorridente e logo de seguida numa irritação extrema deixa-me completamente sem reacção e sem saber o que devo fazer. É lógico que todos nós temos alterações de humor e de comportamento, visto que isso faz parte da nossa maneira de ser, mas alterações tão bruscas e repentinas devem e têm que ser analisadas. Sei que faz também parte da minha aprendizagem e de assimilação de comportamentos, porque nada acontece por acaso e esta faceta de pessoas que me rodeiam também não é fortuita.
A mente humana é efectivamente complexa e a sua compreensão total e completa ainda vai levar algum tempo e nem sei se alguma vez teremos o "mapa" completo desses milhões de neurónios, sinapses e reacções químicas que constituem a nossa massa cinzenta. Como dizia Hercule Poirot, o que importa são as nossas células cinzentas e o modo como elas funcionam
Na minha análise, estou a chegar a conclusões deveras importantes e decisivas acerca da minha pessoa e se conseguir assimilar tudo isto e arrumar todo este lixo tóxico ainda existente, certamente que ficarei bem melhor comigo mesmo e assim talvez consiga passar para o exterior mais e melhor energia positiva. Assim espero!
E nesta 6ª feira, um SORRISO especial para a ervilhinha e para a Mãe Su, porque o Pai R está de viagem. Para os outros o habitual enorme e luminoso SORRISO cheio de AMOR e CARINHO, com muita FORÇA para este fim de semana.

quinta-feira, maio 14, 2009

Descanso

Nada como uma boa noite de sono, para descansar, passarem todas as dores e revigorarmos, prontos para mais um dia e para mais uma etapa, a caminho doutro fim de semana.
Ao mudar o dia no calendário que tenho na cozinha, constatei que há um mês - sim, há um mês - estava no Rio de Janeiro. O tempo voa e por vezes só quando olhamos para o calendário é que vimos a rapidez dos dias e nos apercebemos que de facto cada vez mais a vida está acelerada, pelo que temos e devemos aproveitar ao máximo cada dia que passa.
Fazemos planos e projectos, procuramos e planeamos, pesquisamos na net e quando nos apercebemos, já fomos, viemos e num ápice, se passou o tempo e a estadia aonde estivemos. Isto acontece-me sempre que tenho uma grande vontade de fazer uma viagem ou ir a algum lado, porque antecipo muito o que vou fazer e o que vai acontecer e depois a altura passa depressa demais e quase que não dá para sentir o momento, que muitas vezes apenas é completamente assimilado e sentido uns tempos depois, quando começamos a acalmar. Aconteceu-me isso agora, com esta viagem ao Rio, porque estava com uma grande expectativa e vontade de ir, não só para conhecer a cidade, mas principalmente para estar com o Pedro e minha família. E o que aconteceu é que foram dias de uma grande intensidade e vontade de fazer tudo, mas a verdadeira assimilação e compreensão está a acontecer agora, passados todos estes dias. É assim...
Hoje sinto-me muito bem e relaxado, talvez porque é já 5ª feira e também porque hoje chega um amigo meu de viagem de quem tenho saudades. Também estou a ficar tranquilo com o consultório, porque está a correr bem e a funcionar mais ou menos. Actualmente cada mês é uma incógnita e até ter a certeza de que tudo está controlado ando sempre meio stressado, mas felizmente tudo vai correndo bem. Até o clima do consultório melhorou francamente e tem sido mais fácil gerir o quotidiano.
De vez em quando os meus leitores fazem grandes ausências nos seus comentários e nada me escrevem durante muito tempo, o que tenho pena, porque adoro ter comentários e ler aquilo que as outras pessoas acham do que escrevo. Anda tudo muito ocupado ou então não escrevo nada de jeito... :)
Para hoje o habitual (mas sempre novo) grande e luminoso SORRISO, cheio de AMOR e HARMONIA, porque tendo PAZ e harmonia interna, conseguimos facilmente transmitir essa energia positiva para o nosso ambiente.

quarta-feira, maio 13, 2009

Cansado

Sinto-me cansado porque ando a dormir menos bem e fazem-me falta mais horas de sono, mas é qoe se pode e não o que se quer. E ainda por cima, mas felizmente, parece que vou ter um dia preenchido. Nem sempre uma agenda cheia corresponde à realidade, porque actualmente as pessoas confirmam è depois ou desmarcam na hora ou não aparecem e nem dizem nada. Estamos assim de ética e de princípios. Quando os exemplos vêm de todos os lados e de figuras públicas, como não esperr que isso se repercuta em toda a nossa sociedade.
Penso que um dos nossos principais problemas da actualidade é precisamente esta falta de educação, de ética, de respeito dos valores e até de desconhecimento da língua. Recebi hoje um email que dava conta duma carta escrita por uma aluna do 7º ano e que é simplesmente de fugir, porque nem tem explicação a forma como é escrita. Más influências das mensagensa constantes e permanentes do telemóvel e dos emails.
Mas é grave mesmo esta ausência de valores e de um ou mais desígnio nacional, que motive as pessoas e que as faça pensar e agir, para bem da comunidade. Cada vez mais estamos fechados ao que nos rodeia e somos muito solidários nas diversas campanhas existentes, mas depois no dia a dia que fazemos para melhorar seja o que for. Que tentamos efectivamente fazer para que a sociedade melhore e as pessoas vivam melhor. Mas não será que estando tudo interligado, todos e a começar pelas nossas figuras públicas temos forçosamente que fazer alguma coisa para que a vida possa ser de verdade um sonho e esse sonho a nossa realidade, como dizia o nosso poeta ?
Bato-me muito por esta causa, porque acho fundamental o empenho de todos na construção dum País melhor e mais sadio, com um presente que nos possamos orgulhar e um futuro luminoso e não este negrume actual e futuro.
E cansado mas com optimismo e com grande e enorme SORRISO, vou trabalhar com muito AMOR e HARMONIA, para que consiga transmitir a todos uma mensagem de esperança e de FORÇA.
PS: Fim de mais um dia e estou cheio de dores de cabeça. Trabalhei muito e bem e é nestes dias que me esqueço um pouco da crise, porque correu francamente bem. Felizmente que assim é e que chegados a esta altura do mês as coisas estão bem. E ainda por cima tenho agora um colega a trabalhar comigo que é excelente e que irá ser, assim espero, o meu sucessor...
E vou dormir para ver se me passa esta dor de cabeça/enxaqueca... !

terça-feira, maio 12, 2009

Chuva

Ontem fui a mais uma sessão de análise e começamos a entrar finalmente em coisas verdadeiramente importantes da minha vida e na minha formação como pessoa. Acho que estamos numa fase bem importante e decisiva da minha análise.
Falamos sobre muita coisa e debatemos mais um cartão de roschard e foi de facto extremamente proveitoso e estamos mesmo no bom caminho. Vou fazer umas quantas sessões de seguida para assimilar esta questão e tentar pôr mais alguma coisa em ordem.
Hoje estou muitíssimo tranquilo e repousado, porque me parece que tudo se está a encaixar e por-se nos devidos seus lugares, o que é francamente bom. tanto mais porque se vai repercutir em toda a minha vida e em todos os meus relacionamentos, visto que estamos a debater um aspecto fulcral da minha vida e da minha personalidade que precisa de ser bem trabalhada e resolvida.
Na verdade estas terapias são importantes e necessárias e até acho que toda a gente a deveria fazer para se integrar melhor e conhecer-se profundamente com a vantagem de se poder resolver muita coisa e sobretudo perceber muitos dos nossos comportamentos e atitudes. Ontem percebi uma série de coisas e de facto está tudo interrelacionado
E com um grande e luminoso SORRISO, cheio de AMOR e PAZ vou para mais um dia de trabalho e de labuta

segunda-feira, maio 11, 2009

2ª feira...

Princípio de semana calmo e sem grandes stresses, com muita chuva e céu bem cinzento. Esperemos que o tempo melhore ao longo da semana porque queria fazer um fim de semana de sol e de calor.
Hoje estou novamente um pouco atrapalhado dos ouvidos, porque estou cheio de zumbidos e com alguma diminuição da audição, o que me deixa bem aborrecido. Espero que seja passageiro. Talvez seja falta do sol e por estar um pouco a leste...
Há coisas que continuo a não entender acerca da espécie humana e assim deve ser em muito mais coisas, porque o Homem é um ser multifacetado e complexo e efectivamente há atitudes e comportamentos que ainda me deixam espantado pela natureza aparentemente contraditória das pessoas. Ou seja, muitas vezes dizem-se coisas que depois são contrariadas pelas acções concretas do quotidiano, mas em coisas bem concretas que não vale a pena especificar muito, porque nem dá paa entender.
E não vale a pena falar mais acerca da idiossincracia das pessoas a não ser para com um grande e norme SORRISO tentar que alguma coisa mude em todos nós e que se consiga alcançar um patamar de Paz e HARMONIA. O que é extremamente difícil...

domingo, maio 10, 2009

Aniversários

Hoje é dia de aniversários, da minha afilhada C, que já faz 21 anos e do meu sobrinho neto D, que também já comemora 10 anos, o que significa que almoço com ela e lancho com ele.
É nestas alturas que constato a velocidade com que o tempo passa e como, por vezes, nem temos consciência que assim é. Lembro-me que há 21 anos e tal, estivemos em Tróia a passar uns dias, tendo o Pedro 1 anito e a minha comadre com uma imensa barriga... agora passaram 21 anos e cá estamos todos ( felizmente ) envolvidos nesta voragem do tempo, mas continuando em frente. Também ainda ontem nasceu a minha sobrinha B e hoje já tem dois filhos, com um deles a fazer hoje os seus 10 anos. É fantástico assistir á evolução da espécie e ao crescimento da família. E lamentar não ter tempo ou oportunidade de seguir mais de perto o crescimento e o evoluir de todos eles.
Ontem, como disse, fui jantar com o Francisco ao Estado Líquido (http://www.estadoliquido.com/), visto que ele queria comer comida japonesa, porque se habituou no Rio de Janeiro a essa comida. E constato cada vez mais que não posso estar tanto tempo sem falar com o Francisco porque ele preciso de tempo e de aproximação para se soltar, abrir e conversar e de facto só ao fim de algum tempo é que ele se soltou e começamos verdadeiramente a falar e a recordar. E falamos de muita coisa, porque é curioso ele dar-se com filhos de colegas meus e ex-amigos. E recordei tempos passados e outras aventuras e peripécias... muitas peripécias mesmo. Mas reparo cada vez mais na diferença entre os irmãos, com a certeza de que ambos estão no bom caminho, mas por vias diferentes. E isso é bom porque as experiências de vida são sempre úteis e proveitosas desde que se tirem as devidas conclusões e se vá aprendendo alguma coisa. E penso que as experiências de vida de cada um têm sido muito boas e que o Francisco amadureceu mais cedo do que o Pedro, ou então é pela sua maneira de ser e de estar na vida. Sente-se a enorme saudade que tem do irmão e a grande ligação que ambos têm actualmente.
E estou no ir para os meus aniversários, com um enorme, grande e radioso SORRISO e com muitas FELICIDADES para quem hoje comemora o seu nascimento, com muito AMOR, PAZ e HARMONIA interior.
PS: Fim do dia. Almoço em Monsanto super simpático e agradável com a afilhada nos seus 21 anos e na sua progressão natural. Lanche em casa da B e J, para festejar os anos do D, também agradável e de família. Conclusão: cansado e com vontade de descansar mesmo.

sábado, maio 09, 2009

Insónia

Mais uma vez a insónia de 6ª feira. Depois de um jantar satisfatório no Yasmin (http://www.yasmin-lx.com/), com um novo menu e relação preço/qualidade aceitável, passámos pelo Estado Líquido para ver o meu querido amigo ML, que por acaso estava de serviço e o qual já não via há mais dum mês e seguimos para o já habitual programa das 6ºs feiras, ou seja, Lollipop. Ontem/hoje o dress code era Gold...
Já conhecemos montes de gente e até lá foi a minha sobrinha I e amigas e assim estivemos até perto das 03.30. Continuo a gostar do ambiente e sobretudo começa a ser um local de encontro de pessoas amigas e de conversa, o que é bom para descontrair da semana e iniciar o fim de semana.
Agora acordei e não consigo adormecer de novo, assunto que vai ser abordado na minha próxima sessão de análise, porque ando a dormir francamente mal. Já sei quais vão ser os temas das próximas consultas porque tenho ideia do lixo tóxico que quero arrumar e limpar. E agora vou efectivamente manter uma série de consultas para arrumar mais uma série de assuntos. E assim ter ainda mais a cabeça arrumada
Estes episódios de insónia e estas noites mal dormidas estão a ser repetitivas e deixam-me muito cansado, pois preciso de descansar e dormir como deve ser, mas a verdade é que não consigo deixar de pensar, reflectir e arrumar assuntos pendentes. Por um lado porque resolvo uma série de assuntos, mas por outro fico cansado. E agora que me está a dar o sono vou dormir, com um grande e luminoso SORRISO
PS. Já me fartei de fazer coisas e adorei ir ao cabeleireiro das Amoreiras aonde não ia há mais de 7/8 anos e ser reconhecido pelo pessoal antigo da casa. A última vez fui com o Pedro para ele pintar o cabelo, quando ele teve essa mania e paguei um absurdo. Foi também experimentar umas lentes novas que aparentemente não me provocam alergia. A ver vamos como me dou com elas. E comprei mais umas coisas.
Agora fazer uma sesta reparadora, para mais logo ir jantar com a minha criança mais nova, que me pediu para ir a um japonês. Que bom ter um filho que gosta de japonês.

sexta-feira, maio 08, 2009

6ª feira cinzenta

6ª feira cinzenta de tempo, mas luminosa de disposição, porque nem adianta doutra forma e consegui dar a volta a determinadas situações, que noutras alturas deveriam dar azo a muito mau estar e a conflitos vários. Às vezes vale a pena ser frontal e chamar a atenção das pessoas, que também têm que reconhecer os seus erros. E quando reconhecem, tudo fica bem e radioso.
E é 6ª feira, dia de saída e mais um dia de Lollipop, para variar e começar bem o fim de semana. Vou ter dois aniversários no domingo, um da minha afilhada que faz 21 anos e outro dum sobrinho neto que já faz 10 anos. É a vida a correr e a passar por nós, à medida que também nós vamos caminhando na vida e com a idade a aprendermos a ser mais tolerantes e mais pacientes e a "enjoy" o momento. Não é influência de ninguém ( apesar de eventualmente poder ajudar ) mas sim aprendizagem da idade e amadurecimento da vida. Já estou no meio século e por isso é normal que as coisas comecem a ser integradas mais calmamente e doutra maneira.
Os meus filhos continuam bem, o mais velho feliz e contente no Rio~, como me escreve no mail ou comentário e o mais novo no seu caminho natural, com consciência de que tem que melhorar notas para poder realizar o seu sonho, que é ir para Medicina. Como é natural espero que ambos consigam ser aquilo que querem e sobretudo que se sintam realizados e felizes com a vida e consigo próprios. Isso é o fundamental e o mais importante.
E é 6ª feira e quase início de fim de semana... de descanso e preparação para mais outra semana e outro mês e daqui a nada férias de verão. Mas o que conta é estarmos bem connosco porque assim conseguimos estar de bem também com os outros e viver o quotidiano o melhor possível. No meio desta imensa crise - e vou deixar de ouvir comentários sobre os cenários e de ler jornais económicos - temos que nos fortalecer e preparar-nos para o que vem a seguir, visto que os próximos tempos não irão ser fáceis
Tenho saudades da ervilhinha porque não a vejo há que séculos e pelo seu blogue deve estar cada vez mais engraçado. temos que combinar qualquer coisita.
E para já um enorme e luminoso SORRISO com muito AMOR, PAZ e HARMONIA para este fim de semana e para todos os que nos rodeiam e não só!

quinta-feira, maio 07, 2009

Mais um dia

Mais um dia a caminho de mais outro dia e assim sucessivamente, na constante procura de nós próprios e de quem nos rodeia. Uns dias melhores, outros menos bem, mas todos com a sua história e a sua identidade própria, porque em cada dia que passa temos obrigação de crescer e de nos enriquecer interiormente, visto que isso é o mais importante e fundamental na vida. Crescer interiormente, conhecer cada vez mais o nosso Eu interior e conseguir em cada dia descobrir mais uma coisa, assimilar outras e reestruturar-nos devidamente, eliminando todo o lixo tóxico que transportamos connosco. Desde que nascemos, vamos acumulando frustrações, emoções, sentimentos que se não forem devidamente assimilados e geridos vão conduzir às grandes frustrações, depressões, doenças psicossomáticas, etc e é esse trabalho de limpeza que estou agora a fazer na minha análise.
E mais um dia de trabalho, com calor e com mais optimismo, porque temos que levar a vida numa boa, sem stresses e sobretudo levar um dia de cada vez. É mais fácil e mais leve não nos preocuparmos por antecipação e conseguirmos tirar de cada dia o máximo que pudermos. E ainda aprendermos todos os dias mais um pouco do que somos e do que os outros são e nos podem ensinar.
Optimismo e confiança têm que fazer parte de nós próprios, assim como AMOR e Paz interior para que possamos com um grande, enorme e luminoso SORRISO transmitir energia positiva e crescer interiormente cada vez mais.
PS: e fim de mais um DIA. Acabei de falar com o Pedro, que me parece mais calmo e tranquilo e que lá continua na sua vida. Mas não estará a ficar com muitas saudades ?? e com vontade de regressar ? E no fim deste dia, estamos a actualizar o facebook e a ver os emails, bem como terminar este comentário com um grande e enorme SORRISO de boa disposição