terça-feira, maio 10, 2016

Razão vs Emoção

Um pequeno (grande) percalço no consultório com a ERS por causa da queixa dum paciente que não consegue vir às consultas por falta do elevador e que não tem condições para subir as escadas. Esta queixa levantou uma série de questões e uma série de procedimentos que têm de ser efectuados rapidamente e quanto antes.
Ontem acabei por sair mais cedo e fui até Lisboa para, uma vez mais, estar com a pessoa do momento e que não tem qualquer hipótese de se fazer seja o que for. Racionalmente estou bastante consciente desse facto, como também ficou bem patente na minha sessão de hoje, mas a verdade é que, emocional e afectivamente, estou já bastante preso e "agarrado", do que tenho de me libertar depressa e sem sofrimento.
Fomos jantar ao mercado da Ribeira e depois com outros amigos fomos ao BA, mas sinceramente vim-me embora cedo e deixei-os porque me senti ridículo e fora do contexto e não quero mesmo estar assim nem sentir-me dessa forma. E hoje vou ter uma conversa bastante séria e concreta acerca disso mesmo e seguir em frente, tentando manter mais uma Amizade e mais um conhecimento. É apenas e tão só isso mesmo.
Também vou diminuir a minha exposição e concentrar-me mais e mais em mim mesmo, no meu auto-conhecimento e auto-estima, que é aquilo que preciso mesmo de fazer, para estar tranquilo, em paz comigo mesmo e com o mundo. Agora não absoluta necessidade de me recolher, de acabar com todos estes jogos inúteis em que vou caindo por resquícios do passado e que me deixam com um sabor amargo na boca. 
Ou seja e para ser bastante mais explícito, o que se passa é que já não gosto destes jogos, destas "mentiras" e desta vida estranha, querendo ser claro, verdadeiro e sincero para mim e também para todos aqueles que estão comigo. Já chega de disparates, de querer e não querer ser diferente e de "criar" situações em que acabo por não me sentir minimamente bem. Como diz o AA, não me deixar envolver da mesma forma e sobretudo ter cada vez mais a consciência de que o que pode ser é, mas também o que não é viável ou acertado tem de ser rapidamente compreendido e resolvido. Antes que cause mais sofrimento, mais tensões internas e mais problemas para mim mesmo. 
Para além disso, também ainda há a minha necessidade constante de ter uma muleta e de incomodar e invadir a privacidade duma pessoa que, neste nesta altura já tem a sua vida organizado e que, de modo algum, quero perturbar ou que se sinta com alguma obrigação do que quer que seja. Mas que fique bem claro o meu agradecimento e reconhecimento.
Hoje já tive uma excelente notícia relativa ao meu filho mais velho que vai de novo para fora, com umas condições fantásticas e que tem à sua frente um futuro excelente e bastante promissora. O seu primeiro posto será em Barcelona, cidade que conhece perfeitamente e donde depois seguirá para outra(s) parte(s) que forem aparecendo e onde for necessário. Estou bastante contente, assim como também ele o está, porque é o reconhecimento do seu valor e algo que ele quer e precisa e que eu também sempre quis e desejei.
Neste dia, em que vou "resolver" de alguma forma o que precisa de ser resolvido, estou tranquilo e até com um grande SORRISO porque sei que tem de ser e que só assim conseguirei de novo ter paz e tranquilidade. A minha FELICIDADE é feita por mim, comigo e com aquilo que eu sou e tenho, acompanhado deste SORRISO que eu quero ter sempre  e cada vez com mais intensidade e luminosidade.

Sem comentários: