terça-feira, agosto 30, 2011

Por Roma

Ultimo dia completo nesta cidade e quase a terminar as ferias deste verão!
Hoje é um dia dedicado a passear e a ver locais e cantos desta cidade, sem grandes visitas porque neste momento já começamos a acusa o muito que já vimos. 
Assim começamos pelo panteão onde estão enterrados alguns grandes de Itália como Victor Emanuel II, o rei  I Humberto I e outras personalidades importantes. De seguida, passeámos pelo campi de Fiori, com o seu mercado, tendo vontade de trazer muitas coisas de comida, sobretudo, massas com vários feitios, cores e formatos.
Também fomos vendo lojas de roupa, não tendo encontrado nada de especial e a que gostamos, são francamente caras. E não falo das de marca que se situam perto da piazza di spagna, ou seja, praça de Espanha por aí estar a representação diplomática de Espanha junto da Santa Sé! Por exemplo, na Prada são do mesmo género de todas as lojas, ou seja, uns convencidos!
Encontramos igrejas em cada esquina e algumas fabulosas e belíssimas, porque de facto cada bairro, cada santo parece ter o seu próprio local de culto e normalmente com uma grande sumptuosidade e por isso, são bonitos espaços. Por exemplo, uma chamada de casa de Jesus é duma beleza fantástica, com 
recantos lindos e com uma grande componente religiosa. Engraçado ver que é completamente interdita a entrada a senhoras de ombros ou joelhos destapados, tendo todas as igrejas uma espécie de xailes para cobrir as senhoras!
Como já nos movimentamos como verdadeiros romanos, apanhámos o respectivo transporte para a villa Borghese, que me parece ser o jardim de passeio da cidade, onde estas os neste momento a almoçar neste parque e nos preparamos agora para alugar uma bicicleta dupla para descobrirmos este magnifico jardim. E está- se muitíssimos bem neste café a retemperar forças e a escrever este meu comentário do dia.
Estamos a terminar as ferias, regressando já amanhã a casa e à nossa vida, se bem que ainda tenhamos mais uns dois ou três dias antes de recomeçarmos a nossa lida.
Estou sem notícias nenhumas mas certamente que terei tempo de me informar e actualizar quando chegarmos, pelo que fica o meu SORRISO de mais um dia em Roma e neste jardim maravilhoso em que estamos neste momento, com uma abraço especial de Parabéns ao amigo AC, no seu dia de hoje.

Sem comentários: