domingo, agosto 21, 2011

Pela Lagoa de Veneza

Novo dia e novo programa pela lagoa de Veneza... esta lagoa imensa, que todos os invernos provoca inundações na cidade - o ano passado a praça de são marcos esteve 200 dias submersa - tem cerca de 40 ilhas, grande parte desabitadas e hoje visitámos duas das mais conhecidas, Burano e Murano, "capital" do vidro.
Viajámos cerca de 45 minutos num barco privado até chegarmos a Burano, caminho este feito por uma espécie de estrada marcada por estacas, uma vez que noutras zonas a lagoa apenas tem 40 a 50 centímetros de profundidade. Em Burano, passeámos por esse ilha com cerca de 2000 habitantes, de casas coloridas, cada família tendo a sua própria cor.
Seguimos depois para Murano, a visitar uma fabrica de vidro, onde assistimos a uma demonstração de como são feitas as peças, seguindo- se a passagens pela loja. Não somos grandes apreciadores deste género, mas a verdade é que há peças interessantes!
Após mais um passeio pela lagoa, chegámos perto do nosso barco e esperamos agora pelo almoço, para seguirmos para mais uma volta pela cidade. Vamos a Rialto, doutro lado do grande canal e talvez a uma grande igreja - de São Jorge, creio- que fica mesmo em frente da praça de são marcos.
Nos primórdios da cidade, grande parte das ilhas eram mosteiros, mas Napoleão, quando aqui esteve, acabou com a maioria, só havendo actualmente uns 2 ou 3 mosteiros.
Uma ilha é, exclusivamente, o cemitério da cidade e há neste momento obras para se fazerem outras ilhas, de modo a evitar as inundações sistemáticas da cidade, estando também a ser construído uma grande barragem a norte que, ficando pronta em 2014, protegerá a cidade duma forma bem mais eficaz.
Neste percurso, viemos à conversa com uns espanhóis que fizeram uma excursão de barco de Strasbourg a Amsterdam de barco e que adoraram, pelo que é outra sugestão de excursão para uns ferias próximas;  para o ano gostaria de fazer os fiordes nórdicos ou então Croácia e Eslovénia. On verra!
Último dia de barco, porque amanha seguimos, de comboio, para Florença na continuação deste nosso périplo por terras italianas.
Infelizmente não estou a conseguir desligar por completo dos problemas profissionais, por ter recebido o pedido de demissão duma funcionário, mas quando chegar a Lisboa, terei tempo para resolver essa questão. Não adianta agora pensar nisso ou ficar stressado,  pelo que procuremos um SORRISO cheio de força e de energia positiva.

Sem comentários: