sexta-feira, agosto 19, 2011

De Ferrara a Verona

Manhã: Dia de excursões ... de manhã Ferrara, cidade medieval e uma surpresa pela positiva. Visitamos a parte antiga, o bairro judeu, o castelo e a parte renascentista, sempre em passo apressado.
É uma cidade que vale pena ser visitada e é pena ter sido tão pouco tempo. Ainda para mais, a guia era super simpática e experiente.
A catedral de São Jorge, barroca é bem mais bonita da que a que vimos ontem em Pádua, com uma fachada cheia de significados. Desde que fizemos uma visita comentada à catedral de  Siguenza, Espanha, olho com muito mais atenção para estes pormenores, uma vez que tudo tem uma interpretação e significado.
Aqui "reinou" a família D'Este, durante muito tempo, a viver no palácio ducal e no castelo, que visitamos exteriormente. Dos 200 e muitos frescos do inicio, apenas se mantém três, por falta mesmo de manutenção.
Vimos ainda a parte da renascença, sendo Ferrara a cidade moderna mais antiga da Europa, pelas avenidas tipo boulevards onde a nobreza construiu os seus palácios e restaurou a cultura clássica. Um exemplo, foi o palácio  dos diamantes, parecido com a nossa casa dos bicos.
Agora estamos no bus a caminho do almoço no barco, para de tarde seguirmos para Verona.
Um enorme SORRISO desta cidade linda e de que gostamos francamente, tendo sido uma surpresa bem agradável e positiva.
De tarde em Verona, cidade de opera e de música clássica estando a decorrer o festival da arena de Verona, hoje com a Lá Boheme, de Verdi. Também terra de Romeu e Julieta, com a casa da Julieta e todo o turismo envolto nesta história. 
Verona é a da família D'Estrada, que deu origem a esta cidade. Grandes igrejas numa cidade do tempo dos romanos! 
Foi uma visita relâmpago duma cidade que deve valer a pena visitar com mais calma, tendo já comigo o programa de 2012 do festival de opera na arena.
Agora regressamos ao barco, em mais uma viagem de cerca de uma hora, para descansarmos um pouco antes do jantar. 
Hoje conhecemos duas bonitas cidades e sobretudo Ferrara foi uma agradável surpresa pelo que agora podemos ficar com um SORRISO mais culto e conhecedor da história deste imenso País

Sem comentários: