domingo, maio 22, 2011

(Mais um ) Domingo

Mais um domingo, dia de descanso, meio cinzento, e de inicio oficial da campanha eleitoral.
Ontem fomos jantar com a CP, cuja barriga já se vai notando bem e com o RL, a um restaurante em entrecampos, que não deixou lembranças especiais, por ser banal e desinteressante.
Durante o dia demos apenas umas voltas de manha e depois estivemos em casa a dormitar, ler e ver uns quantos programas de televisão. Hoje as perspectivas não me parecem muito melhores.
A variação excessiva dos humores das pessoas, a roçar por vezes a indiferença, continua a fazer-me cada vez mais confusão e tristeza porque gostaria de me sentir bem mais acompanhado e "protegido". A verdade é que, também, não consigo transmitir exactamente aquilo que sinto, a não ser ter este sentimento de insegurança e de receio em algo que não percebo na sua totalidade.
Ou seja, tudo tem o seu caminho próprio e cada qual está a fazer o seu caminho particular, mas deve e tem que haver uma interacção maior e um pensamento mais positivo no relacionamento entre as pessoas, com um maior esforço para atingir as pessoas.
É o que eu sinto e que me deixa confuso e com a sensação estranha dum imenso vazio e indiferença, que não gosto nem desejo. Mas não está apenas e só nas minhas mãos, pelo que tenho que esperar uma evolução diferente da outra parte e um maior encontro com as expectativas.
Ao longo dos tempos, as relações podem tornar-se rotineiras e indiferentes, mas também podemos tentar que sejam diferentes e em cada dia, sejam construtivas, positivas e acolhedoras, desde que se esteja atento ao que nos rodeia e aos sentimentos, emoções e expectativas de quem está connosco. E a menos que já não exista vontade para essa relação ou entendimento, é um exercício que, diariamente devemos fazer e esforçar-nos por manter. Será que estou a valorizar demasiadamente certos aspectos, negativando uns em vez de positivar muitos outros ?
Nunca é demais chamar a atenção para o que sentimos e queremos ter neste quotidiano, sabendo também que com a idade há determinados aspectos que vamos valorizando mais em detrimento de outros e que com a terapia e percurso que temos feito, temos a certeza de que mudámos bastante e que queremos mais e melhor. Será pedir demais ??
Hoje arranca oficialmente a campanha e espero que nestes 15 dias o PSD e o seu presidente não dêem mais tiros em campo próprio e façam uma campanha de cativação de voto e de crescimento eleitoral, para duma vez por todas, desalojar o sr engenheiro do seu lugar. Mais não seja, porque já não se consegue ouvir as mesmas lengalengas e o meu discurso estafado daquele senhor, que nada fez e que certamente nada fará. Espero mesmo que o discurso e narrativa de PPC seja linear, acusativo dos 6 anos de (má) governação do PS e em especial do sr Sócrates e que demonstre a boa intenção da sua governação.
Acho curioso as pessoas ainda não terem percebido que estamos mesmo sem dinheiro, pelo que o dito estado social de que tanto se fala, tem forçosamente que ser alterado, tentando proteger os mais indefesos e pobres, mas com o justo pagamento de quem pode.
Saúde, ensino, transportes e outros serviços até agora altamente subsidiados pelo estado terão mesmo que ser alterados pelo simples motivos de não haver dinheiro e de não ser mais possível subir mais os impostos e a penalização das pessoas e das famílias.
Gostava que até ao dia das eleições, a tendência das sondagens fosse pela subida consistente do PSD e consequente descida do PS, para que o senhor engenheiro apresentasse a sua demissão logo nesse mesmo dia à noite e não viesse dizer os disparates habituais.
Fica aqui o meu habitual SORRISO, com a vontade de que este sentimento de vazio desapareça e seja preenchido, com muita FORÇA e ENERGIA.



1 comentário:

Guacira Maciel disse...

Olá, bom dia!
Não por acaso, não creio nisso, acessei o seu blogue. Vejo-o muito nostálgico...mas digo-lhe que as causas da sua perplexidade com as relações entre as pessoas (que deveriam ser humanas), também me deixam amim, com esse sabor de desesperança...não na vida, mas em nós. Sou educadora, trabalho num órgão público do meu estado, e tenho essa mesma sensação sua...mas eu nunca desisto! Quase todos os dias, de repente, dou um tratamento de choque em meus colegas de sala. Falo em bom tom: gente, vou ler para vocês uma coisa maravilhosa que encontrei e quero partilhar, assim, peço sua atenção...todos me olham com alguma perplexidade (ainda) e outros com cara de enfado..rsrs
Então, com a apropriada entonação (sempre sou solicitada a declamar meus poemas), eu dou o meu recadinho...
Entendo que nos cabe a nós, tentar sempre, sensibilizar a quem está ao nosso redor...É assim, amigo, que faço a minha parte (em qualquer ambiente).É preciso mobilizar o coração 'do outro'.
Beijo e paz.
Guacira.