quarta-feira, maio 11, 2011

Julgamento

Dia de julgamento e como parece ser habitual, passa o tempo e nada começa. Está marcado para  as 09.30' mas a chamada é feita depois da hora e ainda há outros julgamentos antes do nosso. Ou seja, uma total falta de respeito pelas pessoas e pelo tempo das mesmas, como se não tivéssemos a nossa vida e as nossas ocupações.
Se os juízes fossem responsabilizados e culpados pelos atrasos, perdas de tempo e desperdícios, certamente teriam mais cuidado nas convocações e desenrolar das audiências, com o consequente aumento da eficácia e produtividade dos tribunais.
Muito terá que mudar na justiça mas não poderá ser por decreto ou por mais leis, mas antes pela mudança  de mentalidade e de comportamentos. 
É importante credibilizar a justiça mas também os seus intervenientes, abrangendo também os advogados que como reparei hoje, resolvem os assuntos no próprio dia com imenso prejuízo da vida das pessoas que se deslocam e perdem tempo.
Tem que haver uma imensa revolução nesta área, com maior eficácia, produtividade e sobretudo respeito pela pessoa humana porque o que tenho visto deste funcionamento é atentatório da dignidade das pessoas que deve e tem que ser preservada.
Esta questão podia e devia ter sido resolvida na altura - não passados 3 anos -  numa espécie de julgado de paz, com maior celeridade, proximidade e sobretudo maior rapidez na aplicação da justiça.  Assim seria mais fácil para todos, reservando- se estes julgamentos para casos importantes e condicionantes da nossa vida colectiva.
Aguardemos que nestes dois dias marcados tudo se resolva e fique definitivamente arrumado, para deixar de ser arguido e poder libertar - me de mais esta questão que me " persegue" há cerca de 3 anos.
Logo à tarde, dia habitual de consultório que lenta e progressivamente vai atingindo os seus objectivos mas cada vez com mais dificuldade porque na verdade as pessoas estão assustados, paradas nos seus consumos e principalmente diminuídos nas suas disponibilidades de consumo. Vejamos como se continua a desenrolar este quotidiano e aguardemos para rapidamente se concretizar o tal novo projecto, que aguarda os passos oficiais por incumprimento do advogado da outra parte, que funciona com uma grande lentidão.
Em cada dia temos que recriar o nosso SORRISO com mais Energia, Força e Fé nas nossas capacidades, bem como na vontade deste Universo e de todas as forças cósmicas que nos envolvem e protegem.
PS: depois de quase três horas de espera, com outros julgamentos a decorrerem na mesma sala e com o mesmo juiz, somos chamados para mos ser anunciados o adiamento da sessão, adiamento sine die. Ou seja, mais uma manhã perdida e nesta fase sem novas datas marcadas. É a justiça que temos !

Sem comentários: