terça-feira, março 01, 2011

Março

Início do meu mês, principio da primavera e ainda saída da hibernação do inverno, com novos projectos e novas ideias. Ou pelo menos, tenta-se que assim seja.
A vontade de aqui escrever tem sido pouca porque também não há grandes novidades a não ser o trivial e pouco mais. A vida tem destas fases de acalmia e neste momento é verdade que consegui encontrar um equilíbrio de funcionamento, vivendo o presente e o dia a dia o que me dá uma enorme tranquilidade e a ausência da ansiedade que me caracterizava.
Acredito que tudo tem a sua lógica e sequência, com o UNIVERSO a "comandar" tudo aquilo que se passa no nosso mundo e com as constantes e permanentes trocas entre todas as nossas atitudes neste sistema de vasos comunicantes. Tudo tem a sua lógica e o seu encandeamento e apenas temos que nos deixar ir duma forma realista e ajustada aos tempos que correm.
Os projectos ou planos de futuro devem ser constantemente ajustados porque vivemos num mundo altamente volátil e desconcertante em muitos aspectos, pelo que na nossa pequenez e limitação, devemos limitar-nos a viver o melhor que pudermos e soubermos neste dia a dia que temos.
Nem vale a pena comentar a situação politica actual porque neste momento estamos mesmo num imenso pantanal, sem se ver grandes alterações ou modificações a não ser apenas e tão só a certeza de mais e maiores medidas de austeridade que vão acabar por "matar" de vez todas as hipóteses de presente ou futuro, com poucas probalidades de alguma vez termos um futuro mais risonho e prospero.
Não sei como se poderá sair deste ciclo vicioso mas alguma coisa terá que mudar e rapidamente, com a ajuda d todos nós e com o empenho da dita sociedade civil. Será que a tal manifestação de dia 12 de Março poderá ser o prenúncio de uma mudança empenhada e justificada pela acção de todos nós ??
Tencionamos ir a essa manifestação para demonstrarmos o nosso descontentamento mas também na esperança que seja um imenso movimento cívico que possa conduzir a mudanças concretas, não de messianismos ou popularismos, mas de acções concretas e objectivas. O emagrecimento do Estado, a diminuição das benesses absurdas dos gestores e boys políticos, a mudança de atitude perante os problemas sem cairmos na demagogia dos BE ou afins é o que temos mesmo que fazer e para isso são precisas novas mentalidades, novas caras e novas políticas. E Será que ainda vamos a tempo de conseguirmos dar a volta a esta situação catastrófica ?'
Tenho pena de não estar já numa situação de reforma, com os meus filhos a singrar na vida e sem outras preocupações a não ser gozar essa mesma reforma e pensar na forma de ocupar esses dias, mas infelizmente ainda estou no activo e ao contrário do que pensava há uns anos, ainda a ter que trabalhar um bom par de anos. Pelo menos mais seis anitos, o mínimo tudo dependente dos meus filhos e da evolução da vida profissional.
O nosso Universo é que se encarregará de fazer os ajustamentos e progressos necessários, devendo nós ser capazes de interpretar os sinais que nos chegam e principalmente sermos capazes de DAR o que pudermos para também podermos receber o que nos é sempre dado. É o mistério da VIDA.
Um grande e imenso SORRISO neste princípio de Março, mês de ENERGIA e de mudanças firmes e verdadeiras da nossa VIDA pessoal e colectiva.
PS: felizmente que a tempestade da semana passada passou e estamos já em bonança, tendo servido para apaziguar pessoas e atitudes, pelo que teve um efeito positivo. Alias cada vez mais acredito também que tudo tem o seu reverso pelo que consigo assim aceitar mais positivamente o que me vai surgindo neste dia a dia.

Sem comentários: