quarta-feira, março 30, 2011

Justiça em Portugal

A justiça neste (cada vez mais pobre) País funciona duma forma desconexa e desrespectadora das pessoas. Hoje tinha o tal julgamento em que sou arguido finalmente marcado e assim fomos para o tribunal pelas 09.30.
O meu advogado tinha feito um requerimento há três semanas a solicitar a dispensa de grande parte das testemunhas pelo pouco interesse que teriam, mas não houve qualquer resposta da parte contrária nem do tribunal. Hoje, com todos presentes é que a outra parte resolveu prescindir de parte das testemunhas o que abona da falta de respeito da suposta queixosa.
Estavámos já sentados no tribunal à espera do início e é-nos dito que ainda havia outro julgamento antes do nosso, com cerca de 5 ou 6 testemunhas pelo que tivemos de sair e aguardar que o outro julgamento decorresse. Felizmente que foi adiado.
Deu-se início ao nosso processo e o juiz comunicou a entrada de documentos novos da nossa parte que não eram do conhecimento da outra parte que ao lê-los requereu de imediato a leitura mais atenta dos mesmos pelo que o juiz adiou o julgamento.
Dado o ainda elevado numero de testemunhas o meu advogado solicitou que fosse feita uma calendarização das mesmas, mas o juiz respondeu que depois se veria essa questão. Ou seja, para a semana deveremos ter que ir todos de novo para nos sujeitarmos a esta fantochada, apesar de ter a esperança de que com estes novos documentos talvez a outra parte nos venha propor um acordo ou desistir da acção. Vamos a ver !
Neste ( pobre) país cheio de grandes criminosos e corruptos, percebo agora a facilidade com que se consegue andar de julgamento em julgamento sem grandes problemas, porque basta servir-se de alguns procedimentos que permitam adiar sucessivamente as sessões e assim andar anos. É vergonhoso como é que estes processos de nada não são julgados e apreciados rapidamente e tipo em julgados de paz, no qual cada parte dá a sua versão e o juiz resolve.
Seria uma justiça mais rápida e até talvez mais justa e respeitadora das pessoas, mas é a justiça que temos neste País em que estamos. E vamos perder mais tempo neste processo que poderá não ficar decidido para a semana e prolongar-se pelas próximas semanas. Uma coisa aparentemente tão simples transforma-se numa imensa complicação e trapalhada pelos mecanismos processais e legais que fazem com que todos percamos tempo, paciência e sobretudo que deixemos de acreditar nesta justiça. Que devia ser célere, justa e respeitador de todos nós e não estes procedimentos incompatíveis com o século em que estamos.
Como não sabia do tempo que iria demorar e sobretudo da disposição com que iria ficar, tinha desmarcado as consultas pelo que nada tenho para fazer a não ser ir ter agora uma reunião para resolver ( de vez ?? ) a questão do tal novo projecto relacionado com o consultório, para ver em que ficamos. E depois venho para casa ler, ver filmes, e pensar na vida.... que bem preciso !
Analisando os diversos aspectos da nossa sociedade, verifica-se efectivamente a falência dos normais procedimentos em vários campos, como a saúde, na qual temos que ter seguros privados, na educação, com a mesma situação, na justiça com todos estes problemas e situações e no normal funcionamento da administração pública que já com algumas excepções, funciona normalmente com pouca celeridade e duma forma nem sempre eficaz. É por isso que também  temos todos os problemas que temos e que dificilmente saimos desta situação tão difícil em que estamos, pela imensa burocracia e desorganização em que estamos.
Mas é o País em estamos e e nele que temos que viver e estar pelo que fiquemos com um imenso SORRISO cheio de vontade de mudar o que pudermos e termos um PORTUGAL mais justa, mais solidário e principalmente mais eficaz, no qual seja possível viver em condições. Um SORRISO cheio de ENERGIA






Sem comentários: