quarta-feira, março 09, 2011

4ª Feira

Há pessoas no SAMS que pensam que, nós, médicos, estamos aqui apenas para passar credenciais e outros pápeis à vontade de cada um. Somos considerados auxiliares e não profissionais em igualdade de cirscuntancias, criando-se depois situações desagradáveis e stressantes porque ainda por cima, alguns nos atiram à cara que nos pagam e etc e tal. Estou um pouco farto destas situações e infelizmente estamos cada vez pior, com menos ética e sentido profissional. Tenho visto coisas que me arrepiam de oportunismo e falta de principios.
Não só falta de principios entre colegas e médicos em geral, mas também entre as pessoas com um atropelo constante e permanente nas mais variadas situações do quotidiano, como se a educação e os principios tivessem desaparecido do panorama geral e da vida de cada um.
Meio da semana e uma (grande) sensação de desanimo e de uma certa tristeza, provocada por fantasmas e inseguranças várias que me têm vindo a assaltar cada vez mais. Tenho falta de objectivos claros e precisos e gostava mesmo de estar noutra onda profissional e que o ambiente doméstico fosse mais carinhoso e alegre. A verdade é que o meu actual estado de espírito pode não ser o melhor, mas se houver um feedback positivo tenho a certeza de também melhoraria e esta sensação de insegurança e dum certo afastamento, se dissiparia ou pelo menos melhoararia francamente.
O actual comportamento do meu filho mais novo também nao ajuda muito a ficar mais bem disposto, proque está numa fase de franca rebeldia e muita agressividade que se reflecte sempre que fala ou está comigo, não sabendo muito bem o que devo fazer ou como devo proceder, porque me sinto também um pouco bloqueado e dividido neste aspecto. Por um lado, tento perceber, compreender e aceitar a sua realidade e razões de queixa, mas por outro tenho que alerta-lo para a realidade e para a vida porque ele tem apenas 19 anos e não pode, de forma alguma, pretender fazer a vida que gostaria porque isso todos nós queriamos mas nem sempre é possivel.Vamos a ver como se desenrola a situação e como é que vamos dar a volta a esta realidade que temos.
Não me apetece mesmo nada enfrentar uma tarde de consultório, mas tem mesmo que ser e terá que correr muito bem, porque estamos já quase a chegar a meio do mês e as despesas estão todas aí, se bem que, feliozmente, tenha tudo bastante controlado e dentro do que é espexctável, pelo que nesse sentido tudo está bem, apesar de se estar a aproximar a data de pagamento de impostos e isso é mais sério e grave, porque há alguma falta de liquidez e de possibilidades. MAs sejamos positivos e optimistas com acerteza de que, no dia a dia, vamos conseguir superar o que nos vai surgindo, na covicçao de que iremos conseguir chegar a bom resultado no nosso novo projecto. Quando assim for, certamente que tudo ficará bem mais fácil e o nosso dia a dia será francamente melhor e mais luminoso.
Ontem estive parte do dia a digitalizar e a arrumar fotografias antigas... foram muitas recordações e memórias antifgas de outros tempos, outras épocas, pessoas que fizeram parte importante da minha vida, outras que já desapareceram, viagens realizadas e todo um mundo que terminou no seu tempo e época. Foram dias e momentos bons e outros mais negativos, mas recordamos principalmente todos os muitos bons momentos passados em Santo André e em Sierra Nevada no nosso apartamento de neve. Grandes temporadas de verão, com casa cheia e muita agitaçºão e bons e intensos momentos de neve e de ski, que é o melhor desporto que alguma vez fiz, pela completa entrega que se alcança, bem como a calma e descontração total que se sente. TAmbém muitas fotos de familiares já desaparecidos e alguns bem recentemene mas que permanecem bem vivos no meu coração e recordações
Estão todas as fotografias arrumadas e devidamente vistas para, mais tarde, poder falar delas aos meusfilhos e sobretudo aos netos, transmitindo-lhes conhecimentos e emoções sentidas noutros tempos em que a vida era bem mais fácil e oligeira, sem esta imensa carga que hoje todos nós transportamos e carregamos. Sinto o peso de tudo aquilo que atravessamos e sobretudo não vejo qualquer ESPERANÇA dum futuro melhor e mais positivo e isso é que mais falta nos faz porque precisamos de olhar para o futuro e vermos algo positivo e convcreto e não este nevoeiro e incerteza permanente em que nos encontramos, PAra mim, desejo apenas conseguir superar estes dias e realiazr os objectivos de vida, mas gostaria de deixar um País melhor e em melhores condiçõs aos meus filhos e netos. Será que o vamos conseguir ??
Fica um enorme SORRISO de esperança e de sentimentos positivos para o nosso futuro, esperando que todos nós consigamos encontrar o nosso caminho e a nossa PAZ e luz interior para que possamos, cada um de nós, contribuir para a melhoria colectiva e o engrandecimento do nosso PAís.

Sem comentários: