sábado, setembro 27, 2008

Empregados...

Afinal parece que não sou só eu que tenho problemas com o pessoal... já é a segunda vez que esperamos um pouco demais pelo jantar por problemas de pessoal no restaurante. Ontem, o cozinheiro teve que ir à terra e não tinha voltado, pelo que o serviço ficou, logicamente, a meio gás. Com a enchente do restaurante - e tudo ao mesmo tempo - é claro que a cozinha "entupiu".
Qualquer dia, não há pessoal para este género de trabalho e teremos que "importar" pessoas dde países ditos subdesenvolvidos e por cá, teremos apenas engenheiros e doutores, que á falta de emprego, me irão respondendo aos meus anúncios para assistentes dentárias :)
Pois é assim a realidade deste País e sem querer sem pessimista ou repetitivo, tem forçosamente que haver uma mundaça de mentalidade e de atitude, para que possamos viver com princípios e principalmente com uma ética mais elevada.
Basta ir à nossa vizinha Espanha, para se notar uma atitude diferente em todos os serviços públicos e de restauração, uma maior comunicação, uma simpatia discreta, uma aparente e real vontade de servir e normalmente um SORRISO no atendimento ao público. Há efectivamente uma vontade de servir e agradar, porque só assim se consegur cativar e proporcionar uma melhor qualidade de serviço.
Por cá, quando chegamos a qualquer lado parece que estamos a fazer um favor e que apenas por um grande deferência é que nos prestam atenção! Claro que estou a caricaturar, porque neste aspecto estamos bem melhores em relação por exemplo a bastantes anos atrás, em que no nosso algarve ( perdão agora é Allgarve) eramos tratados como párias e intrusos. Por isso é que raramente vou a essas terras, se bem que também já tenham percebido que devem tratar eficientemente os portugueses porque no fundo são eles que podem manter o turismo algarvio e no resto do País. Também aqui o contraste com espanha é flagrante, na medida em que os espanhois fazem um enorme turismo interno e têm orgulho em conhecer a fundo o seu próprio país. Nós preferimos conhecer o undo por aí fora e desconhecer o nosso belo País. Eu tenciono todos os anos ir descobrindo um recanto deste Portugal, porque o que tenho visitado recentemente justifica esta opção.
Mas é assim com o pessoal... sem ética, sem valores. felizmente que apesar das minhas desventuras, vou tendo a sorte de ainda encontrar funcionários com vontade de aprender e de progredir na carreira e de conseguirem ter amor à camisola. Mas é raro... como a minha Fernandinha, já não existe ninguém... como sei que a minha actual assistente numero 1 também já lê este blogue, acho que ela talvez lá chegue, se assim o quiser e se tranquilizar :)
E vou começar a mentalizar-me para o almoço de família... energia positiva e boa disposição
SORRISO sempre pronto e GESTO de boa vontade para com o nosso semelhante.
PS: é favor desculpar as gralhas ortográficas, mas como o pensamento é mais rápido que a escrita é normal estes pequenos lapsos

Sem comentários: