quinta-feira, setembro 25, 2008

Amizades ??

É curioso os vários conceitos de Amizade que podem haver e as diferentes formas que as pessoas se dizem amigas... para mim, AMIZADE é apenas e tão só estar incondicionalmente ao lado da pessoa de quem somos amigos, nos bons e maus momentos. Acarinhando, mas também criticando. Ajudando, mas dando os instrumenntos para vencer sózinha. Estando sempre a seu lado , mas se necessário na sombra. E sobretudo compreender, aceitar e perdoar as atitudes, os erros ou as acções do nosso AMIGO.
Mas para isso temos que estar presentes, viver a realidade em conjunto, saber do quotidiano dos nossos amigos e não estarmos afastados por pseudo motivos e continuarmos a apregoar a Amizade que supostamente existente. Claro que há amigos que não se vêm durante anos e quando se reencontram, parece que não houve qualquer interregno e continuam o seu convívio como se nada houvesse. Isso aconteceu-me bem recentemente com pessoas que não via há cerca de 20 anos. Mas para que isso aconteça tem que haver um grande passado em conjunto, muitas memórias vividas e sentidas e uma grande união e amizade. E isso constrói-se... não se pode manter uma AMIZADE se ela não tiver uns bons alicerces, boa paredes e uma boa construcção.
E isso falta também nos dias de hoje, em que o egoísmo e a falta de princípios se está a generalizar, porque actualmente a amizade é extremamente volátil e difuso e um pouco ao sabor das modas e da realidades do momento. E acho isso lamentável...
Como ja escrevi num posts perdi recentemente duas amigas e hoje infelizmente coi a confirmação dessa mesma perda em relação a uma delas, precisamente porque os alicerces não estavam bem construídos e não houve da parte contrária ( e se calhar também da minha ) a vontade de os cimentar e de os rectificar. Antes pelo contrário, deixo agravar os problemas , sem qualquer vontade de os resolver, a pretexto duma pretensa busca de afirmação ou algo assim...
Mas é a vida e eu, apesar dos meus cinquentas, ainda fico espantado com estas ocorrências , que infelizmente parecem ser corriqueiros. Mas a minha ética e princípios são diferentes...
MAs é tarde e amanhã felizmente é 6ª feira, com uns programitas de fim de semana.
POr isso, SORRISO e BOA DISPOSIÇÂO para amanhã tentar mudar um grãozinho de areia

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá caro "Amigo"!
Amizade é algo raro e tão caro que me parece enquadrar-se perfeitamente neste embróglio de um quotidiano sem sentido e rumo.
Também eu gostaria de poder dizer e sentir que tenho um amigo.
Mas, "amigos e porcos gordos, só os tem quem gasta com eles".
Sabedoria popular mais actualizada não conheço.
Interrogo-me, com alguma indesejável frequência, se ainda existe algum ser vivo que saiba respeitar o princípio que rege uma amizade. Então e não é que me ocorre, sempre e só, os animais nossos amigos?!
Isto não é pessimismo, não é não senhor!
É tão somente conhecimento adquirido ao longo dos anos a que me permito, e ELE me permite, por aqui passear.
Não sei qual a especialidade médica a que o Luís é dedicado, mas acredite que tem uma das profissões onde as pessoas gostariam de poder contar com um verdadeiro AMIGO.
Ouvir as maleitas de que o outro se queixa, ouvir confissões, muitas vezes omitidas aos padres, vivenciar o desespero e procurar dar ajuda, deve fazer de qualquer médico, uma pessoa melhor.
Sou metódica, com uma sede de conhecimentos e vivências que só terá paralelo em alguém que sinta a vida como eu.
Procuro muitas respostas nos livros e enciclopédias e pasme-se, encontro-as nas pessoas com que me cruzo diáriamente.
Por cada solução que encontro, muitas outras me surgem e fazem da minha existência uma constante pesquisa.
Não procuro o príncipe encantado.
Existirá ele por acaso?
Sou simplesmente a Cinderela.
Considero-me amiga de quem já mostrou não merecer, mas ainda assim...........
Continuo a acreditar que depois da Primavera vem o Verão onde a luz, o brilho das multicores fazem ansiar por um Outono cheio de esperança e renovação que se prolonga até ao Natal para celebrarmos a chamada festa da Família. Será?
Tenho passado por todas estas fases a que temos direito e congratulo-me por mim mesma quando olho para trás.
Tantas dúvidas, percalços, desilusões, angústias, traições, dúvidas, percalços.....
Não obstante, cresci e continuo a crescer,contrariando o crescimento demasiado para os lados, com todas as vicissitudes a esse crescimento inerentes.
Do abano ao piano, aprendi de tudo.
Vivi sempre com relativa facilidade, pois nunca tive acesso ao conhecimento das dificuldades por que os adultos passavam.
Quando chegou a minha vez de "viver
e ensinar a viver" a minha passagem de testemunho era toda ela cor-de-rosa.
Entende o que quero dizer?
Acredito que sim!!!!!!!!
Sou assim "amigo" Luís.
Cheia de esperança.
Até à próxima consulta "Príncipe Encantado".
PS. Soa bem não soa?
Cinderela

Anónimo disse...

A propósito do grãozinho de areia, já encontrou Assistentes para o seu consultório?
É assim tão difícil ou, pretende alguém que lhe prenda o olhar?
Sou de Lisboa, se necessitar de ajuda, lance o perfume e iremos no rasto.
Cinderela