quarta-feira, setembro 24, 2008

Anonimo


O minímo que posso dizer é que estou espantado... como é que tendo eu começado a escrever este blogue há tão pouco tempo, haja já quem fale dele e sobretudo se identifiquem com ele. Talvez isso signifique que eu dê voz a uma realidade em que muita gente se revê e daí o "gosto" pela leitura dos meus posts. Este comentário é a propósito deste meu amigo ( e também o vou tratar assim) anónimo que não só me lê, como também me "consola" e me dá o seu exemplo. E infelizmente tem historias bem mais graves do que a minha e conseguiu, felizmente, suplantá-las..

De facto, as cenas e estórias deste nosso quaotidiano são cada vez mais reveladoras da falta de ética e de princípios morais da nossa sociedade que eu, com pouco mais de cinquenta anos, sinto falta e nos podem diferenciar de barbaros ou de trogloditas. Mas cada vez é assim a realidade. Mas não foi assim que os meus Pais me educaram...

Penso que será mais fácil gerir uma empresa de dezenas ou centenas de pessoas, do que um consultório com 5 ou 6 trabalhadores, porque no meu caso, há uma maior proximidade, uma maior ligação entre todos, um melhor conhecimento de cada um e ainda uma maior "descoberta" da personalidade de cada um, com as suas fragilidades, defeitos e qualidades, mas sobretudo uma grande vivência diária, com tudo o que isso tem de bom e de mau... passamos mais tempo neste espaço, com estas pessoas, do que por vezes com a nossa família e amigos e isto temm com certeza alguns riscos - sobretudo para quem nunca aprendeu a gerir equipes e pessoas.

Juntando a isto tudo, o facto de lidarmos diariamente com muitas pessoas, com os seus medos, receios e expectativas elevadas , tudo contribui para um grande desgaste, cansaço porque não dize-lo, desmotivação. Desmotivação esta causada em grande parte precisamente pela falta de ética e de principios das pessoas, que muitas vezs não são capazes de reconhecer o profissional que os atende, nem tão pouco criar laços de empatia e amizade com ele. Orgulho-me de ter estima e ser estimado por muitos e muitos doentes, mas são principlamente os dos meus primeiros anos, na medida em que actualmente as pessoas hoje vão a este profissional, mas amanhã irão a outro sem qualquer problema - basta uma simples mudança de seguro.

Ser médico é algo que sempre quis ser e nem me vejo a fazer qualquer outra coisa, mas por vezes gostaria de ter maior liberdade e sobretudo de não ter que lidar tão de perto com os muitos fantasmas e medos que as pessoas associam ainda aos tratamentos dentários. Para Freud e outros psiquiatras a ligação da cavidade oral ao nosso inconsciente e as associações que muitos de nós fazemos, tornam muitas vezes pessoas altamente racionais e conscientes, em crianças cheios de medos e de receios, quando estão sentados na nossa cadeira. Isso acontece-me todos os dias e ter que lidar quatidianamente com as várias personalidades dos que me consultam e, sobretudo e principalmente, ter que me adequar a cada uma delas, para as poder atingir da melhor forma, é algo que provoca um grande e natural desgaste e cansaço. POr isso, acho piada quando ouço e leio que ser futebolista é uma profissão de grande desgaste... e nós e outras profissões que lidam diariamente com a morte, os medos humanos e as doenças?

Mas aprendi nestes últimos tempos a relaxar e dou por mim a fazer alguns exercícios de relaxamento no meio das consultas, com um enorme resultado. Quanto mais não seja, permite-me voltar a SORRIR e a recarregar as minhas ENERGIAS.

E se há quem me leia e comente, só isso já me dá a MOTIVAÇÂO suficiente para continuar a escrever neste blogue e sentir que já realizei alguma coisa e alcancei outras pessoas. Quem sabe não consegui já mudar um pequeno grão de areia e fazer com que outras pessoas também o façam :)

SORRIAM, AMEM e mesmo em alturas de desânimo e de cansaço, pensem com ENERGIA POSITIVA e apelem ao vosso EU superior, porque ele certamente vos ajuda a orientar-se. Acredito nisso.. tenho o tal sonho de contribuir para a mudança do nosso mundo, da nossa sociedade e das pessoas que me rodeiam. Assim seja capaz
SORRIAM
PS: a foto é uma vista da montanha aonde está situado o mosteiro de Montserrat, perto de Barcelona

1 comentário:

Mamã Su disse...

Fico muito contente por saber que o teu blog tem espalhado ENERGIA POSITIVA em muitas pessoas! Será este mais um sinal?!?!?! Beijocas grandes (temos de combinar qualquer coisa este fim-de-semana).