terça-feira, setembro 30, 2008

Personal Trainer

Tenho um personal trainer há uns anitos... mas para além de treinador, é sobretudo e principalmente amigo e ainda afilhado de casamento.
E treinamos três vezes por semana.... e hoje foi um desses dias e como eu estou numa de perder os quilitos que adquiri nas férias, os treinos têm sido puxados. Tanto mais que que andava a dizer que ele estava a ficar muito permissivo, ou seja, a ir na minha conversa.
Resultado, treinos puxados e cansaço geral pelo meio da tarde... sobretudo quando é dia de pernas.
Mas esta hora de treino é excelente, pois serve também para descontrair e relaxar, visto que o Miguel é um excelente ouvinte e uma das melhores pessoas que tenho conhecido. E tem uma família super querida, cheia de meninas :)
Posso mesmo dizer que me transmite calma e muita energia positiva, porque também ele é muito ZEN.
Só que tem três meses para me tornar a pôr em forma... )

Avanços e Recuos

Ontem tive mais uma sessão da minha psicoterapia... normalmente é semanal ou quinzenal, mas penso que desta vez foi um pouco mais espaçada, por motivos vários
Foi uma sessão super produtiva porque efectivamente tirei imensas conclusões, percebi muita coisa e sobretudo criei vontade para continuar, porque andava irritado, desanimada e angustiado com a minha evolução, na medida em que não me tinha apercebido que tinha subido de patamar.. melhor dizendo, que já tenho um patamar limpo e arrumado e estou a entrar noutro. É um pouco quando aprendemos a guiar... até uma certa altura, parece que somos os maiores mas chega um dia em que só fazemos asneira e pensamos que nunca mais conseguiremos guiar.
Os caminhos da mente são imensos e a nossa tridimensão - mental, emocional e física - faz com que muitas vezes estejamos desalinhados, na medida em que estes nossos "três" corpos nem sempre estão ao mesmo nível e temos que trabalhar para que cada um deles alcançe a sua harmonia própria. Parece que eu sempre trabalhei mais o meu corpo mental e descurei o emocional, motivo pelo qual pareço não sentir afectivamente o que me acontece, nem ser capaz de demonstrar carinho e afecto. Quando durante toda a nossa infãncia e adolescência fomos criados num ambiente de azedume, de desmotivação, de não acreditar nas nossas capacidades, logicamente que temos que nos defender e reprimir essa faceta para conseguirmos sobrevivir.
No outro dia, ao almoço a Sandra disse-me que a verdadeira dimensão da nossa realidade tem que ser o AMOR.. pensei logo para comigo que era uma ilusão e uma falácia destas correntes, mas hoje e apenas dois dias depois, já começo a acreditar que de facto o caminho passa por aí... pela abertura do nosso coração ao Amor e à Bondade. Se calhar só quando atingirmos este nível de aceitação e de amor, é que poderemos efectivamente progredir e passar ao nível seguinte... estou a ouvir dentro da minha cabeça algo a dizer-me " isso é o Nirvana"!!
E toda esta convulsão económica em que estamos, esta turbulência deste mundo, a falência deste modelo faz-me pensar no que vou ouvindo acerca do fim do ciclo em que estamos. Segundo algumas correntes, estamos a atingir uma viragem, com o fim dum enorme ciclo que se caracteriza precisamente por estas convulsões e por uma grande mudança e uma redescoberta do nosso ser. Será ?????
Mas voltando à minha sessão de ontem, foi talvez uma das mais proveitosas que já tive, porque à medida que aprofundamos o nosso EU e a nossa consciência, vamos vendo, sentindo a até cheirando melhor o que nos rodeia. passando de seres pentasensoriais para seres multisensoriais, acho que conseguiremos ser melhores do que somos e ter uma vida mais sucedida e efectiva, com a consciência de que somos carne, mente e Amor. Voltarei a este tema.
E que se passará com os meus "leitores" Cinderela e Anónimo que há muitos dias não dizem nada. Espero que esteja tudo bem e que seja apenas e tão só uma ausência temporária... aguardo os seus comentários :)
E tomem consciência do vosso corpo EMOCIONAL.... transmitam calor humano, fraternidade, tranquilidade e com um SORRISO, tornem o vosso quotidiano mais caloroso e a realidade dos outros mais acolhedora e "quente"
AMEM; SORRIAM

segunda-feira, setembro 29, 2008

Gestos e Gestos

Estive a pensar que falo bastantes vezes em pequenos gestos que consigam modificar um pouco o nosso quoidiano e sobretudo alterar para melhor o de quem connosco priva ou se cruza.
POdemos ter atitudes mais positivas no trânsito, no nosso prédio, no trabalho, na rua... se cumprimentarmos as pessoas ( e melhor ainda se for com um SORRISO ), mesmo que elas não nos olhem ou ignorem, deixar passar certas incorreções na maneira de conduzir de algumas pessoas e até deixá-los passar quando a prioridade nos pertence, acenar aos miúdos que vão na camioneta para a escola, ajudar alguém a atravessar uma rua ou dar uma indicação duma rua ou local... são exemplos que se confundem com EDUCAÇÂO, mas a verdade é que havendo mais educação, há mais simpatia e maior disponibilidade para conseguirmos melhor energia e mais empenho na mudança do nosso quotidiano.
Para além de que dando alguma coisa de nós, certamente que também iremos receber muito mais e assim conseguiremos transformar os nossos dias em algo ainda mais agradável e positivo
Nunca conseguiremos receber se não se der.. isso é para mim uma verdade muito grande, se bem que por vezes seja difícil encontrar o termo certo. Todos os seres humanos merecem mais e melhor de cada um de nós e só o conseguiremos se passarmos a olhar quem nos rodeia e connosco se cruza fortuitamente duma forma mais positiva e interessada...
DAR muito para receber algo... com AMOR e ENERGIA

domingo, setembro 28, 2008

Mais Almoço de Família

Mais um almoço.. desta vez, com a família mais chegada mesmo, mãe, irmãos e alguns sobrinhos num restaurante muito simpático na Marina de Cascais. Foi tranquilo e pacífico, porque agora as coisas perecem fluir dma forma bem mais agradável e serena entre todos, porque todos se entronizam bem melhor e sobretudo não há grandes quezílias a resolver
E estive a falar imenso com a Sandra... curiosamente e por outros métodos, estamos a trilhar o mesmo percurso de redescoberta, de uma nova maneira de estar no mundo e de nos relacionarmos quer connosco próprios, quer ainda com os que nos rodeiam. E na análise de nossa realidade, da nossa família, da busca do nosso EU e de muitas destas correntes esotéricas, estamos bem perto um do outro e compreendemo-nos muito bem mesmo... achei piada ao que falámos e principalmente na convergência porque cada um está nesta ou naquela família.Porque a família é escolhida por nós... surpresa ?? Talvez.
São fins de semana cansativos e sem tempo para mais nada, mas de facto o meu manito e cunhada espanhola são e funcionam um pouco como um cimento de todos nós, porque todos nós queremos estar o máximo possível com eles. E em breve iremos passar um fim de semana com eles ao norte de Portugal.
Já tenho um tema para falar amanhã na minha sessão de psicoterapia e uriosamente a Sandra abordou precisamente esse tema em relação a mim... transmissão de energias ou apenas a passagem natural de pensamentos entre duas pessoas ao mesmo nível. Se bem que seja preciso dizer que ela tem 4 anos de análise e eu apenas 4 meses.... mas sinto que estou bem avançado.
Mas quero debater o tema do meu relacionamento em geral e em particular algumas vissicitudes que ponho nos meus relacionamento pessoais, profissionais ou outros e que não quero perceber, mas que tenho que encarar de frente e resolvê-los. Muito do que me acontece temque ver com este aspecto e para que algo mude para melhor tenho forçosamente que perceber o que se passa e "dar a volta". Só assim conseguirei também transmitir esta minha nova forma de estar na vida e desta tentativa de mudar alguma coisa e de positivar o meu quotidiano e a quota parte da sociedade com que lido.
Amanhã vai ser mesmo para me conhecer bem melhor neste aspecto, que faz parte da minha máscara externa, mas que não é parte intrínseca de mim, porque eu não sou assim como me projecto para os outros. Ou pelo menos para alguns.
E como para RECEBER é preciso saber DAR, tenho que mudar algo em mim para que tudo corra melhor e mais fluidamente dentro da natural complicação que é a simplicidade da nossa vida.
E SORRIAM.... e o pequeno gesto para mudar um grão de areia está ao alcance de todos... é só prociso querer e descobrir.

sábado, setembro 27, 2008

Almoço de família

Almoço de família num clube literário em lisboa, ao qual costumava ir com o meu Pai... apesar de sermos perto de 60 pessoas, acho que se tivesse sido num local mais acessível, teriam ido certamente muitos mais, sobretudo os da nova geração... de qualquer forma, foi interessante rever a origem da família e rever alguns primos - conhecidos num 1º almoço de família mais restrito - e conhecer muitos outros. Se é que estes almoços dão para se conhecer mais alguém ,na medida em que não se ficam com contactos.
e muito mais haverá certamente para contar, mas hoje fico-me por aqui porque estou cansado e custa-me imenso ter os olhos abertos. Deve ser uma inflamaçãozita...
E não é que a ervilhinha tem mesmo um dente supranumerário... ou seja, em vez dos 20 dentes decíduos ( de leite ) que todas crianças têm, ela tem mais um... não tem grande problema, mas é um assunto a ver qwuando tiver a dentção definitiva completa. Não é frequente supranumerários em dentição decídua.
SORRIAM e durmam BEM

Empregados...

Afinal parece que não sou só eu que tenho problemas com o pessoal... já é a segunda vez que esperamos um pouco demais pelo jantar por problemas de pessoal no restaurante. Ontem, o cozinheiro teve que ir à terra e não tinha voltado, pelo que o serviço ficou, logicamente, a meio gás. Com a enchente do restaurante - e tudo ao mesmo tempo - é claro que a cozinha "entupiu".
Qualquer dia, não há pessoal para este género de trabalho e teremos que "importar" pessoas dde países ditos subdesenvolvidos e por cá, teremos apenas engenheiros e doutores, que á falta de emprego, me irão respondendo aos meus anúncios para assistentes dentárias :)
Pois é assim a realidade deste País e sem querer sem pessimista ou repetitivo, tem forçosamente que haver uma mundaça de mentalidade e de atitude, para que possamos viver com princípios e principalmente com uma ética mais elevada.
Basta ir à nossa vizinha Espanha, para se notar uma atitude diferente em todos os serviços públicos e de restauração, uma maior comunicação, uma simpatia discreta, uma aparente e real vontade de servir e normalmente um SORRISO no atendimento ao público. Há efectivamente uma vontade de servir e agradar, porque só assim se consegur cativar e proporcionar uma melhor qualidade de serviço.
Por cá, quando chegamos a qualquer lado parece que estamos a fazer um favor e que apenas por um grande deferência é que nos prestam atenção! Claro que estou a caricaturar, porque neste aspecto estamos bem melhores em relação por exemplo a bastantes anos atrás, em que no nosso algarve ( perdão agora é Allgarve) eramos tratados como párias e intrusos. Por isso é que raramente vou a essas terras, se bem que também já tenham percebido que devem tratar eficientemente os portugueses porque no fundo são eles que podem manter o turismo algarvio e no resto do País. Também aqui o contraste com espanha é flagrante, na medida em que os espanhois fazem um enorme turismo interno e têm orgulho em conhecer a fundo o seu próprio país. Nós preferimos conhecer o undo por aí fora e desconhecer o nosso belo País. Eu tenciono todos os anos ir descobrindo um recanto deste Portugal, porque o que tenho visitado recentemente justifica esta opção.
Mas é assim com o pessoal... sem ética, sem valores. felizmente que apesar das minhas desventuras, vou tendo a sorte de ainda encontrar funcionários com vontade de aprender e de progredir na carreira e de conseguirem ter amor à camisola. Mas é raro... como a minha Fernandinha, já não existe ninguém... como sei que a minha actual assistente numero 1 também já lê este blogue, acho que ela talvez lá chegue, se assim o quiser e se tranquilizar :)
E vou começar a mentalizar-me para o almoço de família... energia positiva e boa disposição
SORRISO sempre pronto e GESTO de boa vontade para com o nosso semelhante.
PS: é favor desculpar as gralhas ortográficas, mas como o pensamento é mais rápido que a escrita é normal estes pequenos lapsos

Coemntários a comentários e a reacções...

"Continuo a acreditar que depois da Primavera vem o Verão onde a luz, o brilho das multicores fazem ansiar por um Outono cheio de esperança e renovação que se prolonga até ao Natal para celebrarmos a chamada festa da Família." escreveu a Cinderela e seja ela quem for, gostei desta frase num comentário que me fez. tenho uma suspeita de quem seja, talvez alguém bem próximo de mim no meu quotidiano. Será ??
Também queria dizer que aqui não há srs doutores ou semelhantes, porque aqui e virtualmente somos todos iguais e continuo a gostar muito do que me escreve o meu amigo anónimo. Pelos menos, os meus leitores vão aumentando :)
Começo o fim de semana com o habitual jantar, desta feita no bairro alto com bons amigos e irmão e cunhada. E curiosamente o meu blogue foi tema de conversa... é engraçado ver o entusiasmo de uns, o desinteresse de outros e ainda o receio de terceiros. Fico simultaneamente supreendido, agradado e confuso e atónito quer pelo interesse demonstrado - fruto da minha falta de confiança - mas que talvez tenha alguma razão de ser, pelo que digo e pela maneira de escrever ( e começo a achar que escrevo razoavelmente e que conto cenas e est´rias engraçadas ), quer pelos receios demonstrados de ser reconhecido ou identificado. E neste súltimos dois dias foram já dois familiares bem próximos que me confessaram esse receio e me pedirem para não os mencionar aqui. Assim será, mas logicamente que não há qualquer perigo o que conto ou narro. Mas respeito...
Neste momento este blogue com os comentários que vou tendo e lendo, começa a ser algo mais complexo e mais no sentido de ser um forúm de discussão e de trocas de ideias e de experiências, o que me agrada muitissimo. Porque a mudança pode ser feita também deste modo e lentamente irmos transmitindo aos que nos rodeiam as nossas ideias e a nossa maneira de estarmos no mundo e com uma mudança positiva do nosso ser, fazermos a diferença e tornarmos a nossa sociedade melhor e por consequencia o nosso quotidiano bem melhor.
Gostava - por curiosidade lógica - de saber quem são os que me comentam e sobretudo oas mais assíduos, mas provavelmente isso nunca irá acontecer, porque muitas vezes o anonimato permite desabafar e dizer muita coisa que não se diria a um amigo ou conhecido.
Depois de jantar, uma ida ao Kubo, espaço de que muito gosto por ser ao ar livre, por aproveitar o rio e por ser um local amplo e bonito. E com este tempo ameno esteve-se muito bem mesmo...
Tenho que refletir seriamente na orientação que quero mesmo dar ao meu blogue, se apenas uma narração de estórias deste (pobre e pequeno) País ou se também um espaço de reflexão e de introspecção. De descoberta de mim próprio ou de uma abertura a todos aqueles que queiram compartilhar ideias, emoções ou apenas e tão só vivências. Ou porque não um amalgama de todo isto e um partilhar do quem eu sou, do caminho que quero ou gostaria de tomar, das minhas descobertas interiores, da introspecçaõ que estou a fazer, aliada a todas as histórias, episódios e factos que me acontecem. Penso que este será o caminho...
E agora SORRIAM e durnate o sono, meditem na vida e no vosso verdadeiro EU... que todos nós temos, mas nem todos o sabemos alcançar... ou seuqer tentar
E no fim de semana com tempo e calma, tenham energia positiva e deem muito dew cada um para se poder receber um pouco, porque só se recebe algo quando se é capaz de dar muito. Mas isto é um tema para outros comentários
Por hoje apenas tentem mudar algo para melhor... e se for com um SORRISO então o nosso dia está realizado

sexta-feira, setembro 26, 2008

É sexta feira....

É sexta feira ( e imaginem que estão a ouvir aquela música que acompanha este slogan na RFM )... fim de semana à porta, mês já feito e bom tempo. Que mais posso querer, senão que estas horitas passem depressa, para poder ir jantar ao bairro com os meus amigos e ainda com o mano/cunhada espanhola.
É sexta feira... amanhã almoço de família, com cerca de 80 pessoas e com gente que nunca vi. São as raízes da família, o encontro de gerações e a busca da origens, que estão bem documentadas quer da parte do PAi, quer da parte da Mãe. E este almoço é da parte da Mãe...
Organizei um almoço mais restrito deste ramos da família, há cerca dum ano e deu para conhecer "primos" que desconhecia... e agora quem iremos mais conhecer e descobrir?
É sexta feira... e estou quase a terminar o dia, que como quase todas as 6ªs feiras está a ser calma, pacífica e tranquila. As pessoas podem não ter dinheiro para nada, mas têm que se preparar para o fim de semana ou então como o começam na 5ª feira, já estão demasiado cansadas para fazerem qualquer coisa :)
É sexta feira... dia dum SORRISO ainda maior do que o costume e mais oportunidades para dizer a quem está connosco que a AMAMOS ou ESTIMAMOS

quinta-feira, setembro 25, 2008

Amizades ??

É curioso os vários conceitos de Amizade que podem haver e as diferentes formas que as pessoas se dizem amigas... para mim, AMIZADE é apenas e tão só estar incondicionalmente ao lado da pessoa de quem somos amigos, nos bons e maus momentos. Acarinhando, mas também criticando. Ajudando, mas dando os instrumenntos para vencer sózinha. Estando sempre a seu lado , mas se necessário na sombra. E sobretudo compreender, aceitar e perdoar as atitudes, os erros ou as acções do nosso AMIGO.
Mas para isso temos que estar presentes, viver a realidade em conjunto, saber do quotidiano dos nossos amigos e não estarmos afastados por pseudo motivos e continuarmos a apregoar a Amizade que supostamente existente. Claro que há amigos que não se vêm durante anos e quando se reencontram, parece que não houve qualquer interregno e continuam o seu convívio como se nada houvesse. Isso aconteceu-me bem recentemente com pessoas que não via há cerca de 20 anos. Mas para que isso aconteça tem que haver um grande passado em conjunto, muitas memórias vividas e sentidas e uma grande união e amizade. E isso constrói-se... não se pode manter uma AMIZADE se ela não tiver uns bons alicerces, boa paredes e uma boa construcção.
E isso falta também nos dias de hoje, em que o egoísmo e a falta de princípios se está a generalizar, porque actualmente a amizade é extremamente volátil e difuso e um pouco ao sabor das modas e da realidades do momento. E acho isso lamentável...
Como ja escrevi num posts perdi recentemente duas amigas e hoje infelizmente coi a confirmação dessa mesma perda em relação a uma delas, precisamente porque os alicerces não estavam bem construídos e não houve da parte contrária ( e se calhar também da minha ) a vontade de os cimentar e de os rectificar. Antes pelo contrário, deixo agravar os problemas , sem qualquer vontade de os resolver, a pretexto duma pretensa busca de afirmação ou algo assim...
Mas é a vida e eu, apesar dos meus cinquentas, ainda fico espantado com estas ocorrências , que infelizmente parecem ser corriqueiros. Mas a minha ética e princípios são diferentes...
MAs é tarde e amanhã felizmente é 6ª feira, com uns programitas de fim de semana.
POr isso, SORRISO e BOA DISPOSIÇÂO para amanhã tentar mudar um grãozinho de areia

Sem nada para dizer

Hoje não me apetece escrever nem contar nada de nada... estou cansado, mas satisfeito com o consultório, porque parece estar tudo a resolver-se... as energias positivas estão a contribuir para a resolução destes problemas.
Telefonaram-me hoje para me alertarem acerca da minha eventual exposição no blogue e identificação de pessoas, mas acho que tenho salvaguardado esse aspecto. Mas também qual poderá ser o risco ?
Uma coisa é expor a minha vida e pensamentos - e isso assumo - e outra a exposição da vida de pessoas amigas ou familiares, o que não faço intencionalmente. Mas será que mencionar nomes, diminutivos ou algo assim envolve tanto risco ? Ou será receio excessivo ...
Mas claro que de qualquer modo sei que devo ter cuidado e assim farei... e por hoje nada mais.
Apenas SORRIAM e façam o vosso pequeno gesto de boa vontade

quarta-feira, setembro 24, 2008

Anonimo


O minímo que posso dizer é que estou espantado... como é que tendo eu começado a escrever este blogue há tão pouco tempo, haja já quem fale dele e sobretudo se identifiquem com ele. Talvez isso signifique que eu dê voz a uma realidade em que muita gente se revê e daí o "gosto" pela leitura dos meus posts. Este comentário é a propósito deste meu amigo ( e também o vou tratar assim) anónimo que não só me lê, como também me "consola" e me dá o seu exemplo. E infelizmente tem historias bem mais graves do que a minha e conseguiu, felizmente, suplantá-las..

De facto, as cenas e estórias deste nosso quaotidiano são cada vez mais reveladoras da falta de ética e de princípios morais da nossa sociedade que eu, com pouco mais de cinquenta anos, sinto falta e nos podem diferenciar de barbaros ou de trogloditas. Mas cada vez é assim a realidade. Mas não foi assim que os meus Pais me educaram...

Penso que será mais fácil gerir uma empresa de dezenas ou centenas de pessoas, do que um consultório com 5 ou 6 trabalhadores, porque no meu caso, há uma maior proximidade, uma maior ligação entre todos, um melhor conhecimento de cada um e ainda uma maior "descoberta" da personalidade de cada um, com as suas fragilidades, defeitos e qualidades, mas sobretudo uma grande vivência diária, com tudo o que isso tem de bom e de mau... passamos mais tempo neste espaço, com estas pessoas, do que por vezes com a nossa família e amigos e isto temm com certeza alguns riscos - sobretudo para quem nunca aprendeu a gerir equipes e pessoas.

Juntando a isto tudo, o facto de lidarmos diariamente com muitas pessoas, com os seus medos, receios e expectativas elevadas , tudo contribui para um grande desgaste, cansaço porque não dize-lo, desmotivação. Desmotivação esta causada em grande parte precisamente pela falta de ética e de principios das pessoas, que muitas vezs não são capazes de reconhecer o profissional que os atende, nem tão pouco criar laços de empatia e amizade com ele. Orgulho-me de ter estima e ser estimado por muitos e muitos doentes, mas são principlamente os dos meus primeiros anos, na medida em que actualmente as pessoas hoje vão a este profissional, mas amanhã irão a outro sem qualquer problema - basta uma simples mudança de seguro.

Ser médico é algo que sempre quis ser e nem me vejo a fazer qualquer outra coisa, mas por vezes gostaria de ter maior liberdade e sobretudo de não ter que lidar tão de perto com os muitos fantasmas e medos que as pessoas associam ainda aos tratamentos dentários. Para Freud e outros psiquiatras a ligação da cavidade oral ao nosso inconsciente e as associações que muitos de nós fazemos, tornam muitas vezes pessoas altamente racionais e conscientes, em crianças cheios de medos e de receios, quando estão sentados na nossa cadeira. Isso acontece-me todos os dias e ter que lidar quatidianamente com as várias personalidades dos que me consultam e, sobretudo e principalmente, ter que me adequar a cada uma delas, para as poder atingir da melhor forma, é algo que provoca um grande e natural desgaste e cansaço. POr isso, acho piada quando ouço e leio que ser futebolista é uma profissão de grande desgaste... e nós e outras profissões que lidam diariamente com a morte, os medos humanos e as doenças?

Mas aprendi nestes últimos tempos a relaxar e dou por mim a fazer alguns exercícios de relaxamento no meio das consultas, com um enorme resultado. Quanto mais não seja, permite-me voltar a SORRIR e a recarregar as minhas ENERGIAS.

E se há quem me leia e comente, só isso já me dá a MOTIVAÇÂO suficiente para continuar a escrever neste blogue e sentir que já realizei alguma coisa e alcancei outras pessoas. Quem sabe não consegui já mudar um pequeno grão de areia e fazer com que outras pessoas também o façam :)

SORRIAM, AMEM e mesmo em alturas de desânimo e de cansaço, pensem com ENERGIA POSITIVA e apelem ao vosso EU superior, porque ele certamente vos ajuda a orientar-se. Acredito nisso.. tenho o tal sonho de contribuir para a mudança do nosso mundo, da nossa sociedade e das pessoas que me rodeiam. Assim seja capaz
SORRIAM
PS: a foto é uma vista da montanha aonde está situado o mosteiro de Montserrat, perto de Barcelona

Anónimo

Estive agora a ler o comentário do meu amigo anónimo.. disse-me que me mandou um comentário acerca dele, mas que por qualquer motivi não chegou. Será que não o pode reescrever, na medida em que gosto bastante das suas apreciações e gostaria de o conhecer virtualmente melhor. :))

Frase do Dia

" Uma assistente tem que saber que é uma honra trabalhar num consultório, independemente do ordenado "... ou seja, trabalhar por amor à camisola é o que um colega meu acha que as pessoas devem fazer e pensei eu, que tenho quase mais 20 anos do que ele, quão desfasado está ele da realidade. Deve andar na realidade virtual que falei há uns dias.
Perante as dificuldades em arranjar pessoal, estas ideias peregrinas fazem-me uma enorme confusão, aliado ao facto de estar completamente a leste do paraíso, uma vez que nunca necessitou de se esforçar muito e porque ganha muitissimo bem.
Mas sobretudo o que me espanta também é a morosidade nas decisões, a dificuldade na resolução dos problemas do quotidiano e sobretudo a aparente falta de empenho em andar em diante com o "combinado" em conversas anteriores. Já não tenho qualquer fé na concretização deste negócio, mas o que é facto é que propôs umas condições muito favoráveis e boas e foram-me apresentadas outras bem mais gravosas para ele e melhores para mim, que aceitei claro. Mas logicamente uma coisa é a tal realidade virtual e outra a realidade do quotidiano e essa ainda não tinha sido devidamente acautelada. O resultado é não se saber o que fazer, porque quando se quer tudo, temos que saber como o fazer. De qualquer modo, tenho já tudo equacionado na minha cabeça, duma forma ou doutra. Darei conhecimento.
Mas hoje estive um pouco com as energias em baixo, porque a repetição dos mesmos problemas deixa-me extenuado e ainda mais quando durmo mal. E de facto a gestão quotidiana do consultório deixa-me muito aborrecido mesmo. Isso e o local aonde trabalho de manhã.. e hoje ouvi duma assistente que sou pouco interessado, mas a verdade é que estou completamente desmotivado... e até estou a pensar propôr a rescisão do meu contrato :)
E não estou nada para metafísicas, nem esoterismos, nem nada do género.. apenas esticar-me no meu sofazinho, de mão dada e estar sem pensar rigorosamente em nada. A não ser no que esteja a ler ou a ver na televisão.. e hoje até pode dar um daqueles programas altamente alienantes.
Mas SORRIAM na mesma e continuem a mandar-me energias positivas... estou a precisar. Nem me apeteceu ir à consulta de psicoterapia!
E felizmente que já perdi os tais quilitos que tinha "adquirido" nas férias... :)

Odisseia dos Patrões

E volto ao tema recorrente do trabalho versus emprego... ontem tinha duas hipotéticas assistentes a trabalhar. Hoje já não tenho nenhuma... e a saga das entrevistas continuam e acho que até estou no Brasil, porque só me aparecem naturais deste belo País.
Mas haverá quem queira trabalhar?... acho que sim, embora seja preciso é ter a sorte de descobrir quem efectivamente o queira.
Mas enfim mais oportunidades haverá e se ainda não se conseguiu, é porque vão aparecer ainda assistentes fantásticas. Caso contrário, estou para ver como será que vou trabalhar.
MAs continuo a SORRIR.. e com boa energia. ATé quando é o que vamos ver... :)
E logo continuarei a escrever...

terça-feira, setembro 23, 2008

Momento de Verdade

A televisão espelha bem a realidade deste País... momento da verdade ou 21 perguntas de sexo e de apelo ao imaginário de cada um? Fantasias e fetiches sexuais todos temos e quem os consegue satisfazer é, provavelmente, mais realizado. Mas não fará tudo isto parte de cada um e não existirão estes programas com o propósito de apenas e tão só alienar as pessoas. fazer com que não pensem na realidade, no emprego, no quotidiano, nas casa onde vivem, nos problemas conjugais ou familiares... ou seja, o tema sexo consegue sempre cativar as pessoas e neste caso concreto, sexo, famílias a darem-se mal, pessoas de etnia cigana, são de facto o caldo ideal para que as pessoas nem pensem na realidade.
É a tal realidade virtual que falava ontem.. parece que está tudo muito bem, mas na verdade, cada vez há mais problemas, as pessoas estão mais desanimadas, depressivas e sem rumo... para além disso o nível cultural da maioria da nossa população é tão baixo, que só programas destes cativam e despertam a atenção. Amanhâ muita gente falará das respostas dadas pela concorrente. Que até é bem bonita... e claro que eu estive a ver o concurso e que até achei piada, porque também tenho uma costela de voyeur :)
E hoje entraram duas assistentes à experiencia no início do dia e no final só estava uma, porque a outra não conseguiu assistir a uma pequena grande cirurgia e "desistiu"... mesmo assim, já é mais normal e razoável, porque não tinha qualquer experiência.
E quem se lembra do pequeno gesto feito hoje? O tal SORRISO, o tal GESTO DE CARINHO, a tal PALAVRA no momento certo, a tal MUDANÇA De atitude para se mudar um pequenissimo grão de areia... acredito que é possível e que quanto mais pessoas acreditarem, mais depressa poderá ser uma realidade a mudança da nossa sociedade.
Amanhã a ver se falo do nosso EU superior... é importante que tenhamos presente a sua existência, se bem que a maioria das pessoas nem saiba que o tem. Mas deixemos o esoterismo para outro dia e amanhã é outro dia. Assim como para além da medicina antroposófica, também estou a estudar ki-chung... muito interessante, sobretudo pela quantidade de pessoas que já estão a seguir esta via.~
Um SORRISO para quem me estiver a ler.... .)
PS:: vou ter outra sobrinha neta, a Luzia. Parabéns aos Papás

Comentários

Bons dias... leio sempre com atenção os comentários que as pessoas vão fazendo aos meus escritos e nestes últimos dias tenho tido uns comentários de que gosto particularmente, mas sem saber quem os escreve, uma vez que não se identifica. Sei que tem uma empresa grande, que trabalha muitas horas diárias e que lê o me blogue. De resto nada mais e estou curioso em saber mais... quem é e como chegou até ao meu blogue. Será que poderei saber isso ??
Quanto à saga deste País, cá continuamos e apesar do meu derrotismo momentãneo, tenho a confiança que tudo se vai resolver e que no momento certo, aparecerá a pessoa certa ou o facto correcto. Se tanto falo da energia positiva, da redescoberta do nosso EU, das interligações entre tudo e todos, logicamente tenho que aceitar o que vai acontecer e ter a consciência de que tudo está feito para que assim seja e que se, pensarmos positivo, toda a nossa vida ( e se possível também de quem nos rodeia ) se desenrolará duma forma muito mais recta, enérgica e positiva.
Tenhamos confiança e sobretudo, acreditemos em nós e na possibilidade de mudarmos alguma coisa. se não for no meu tempo, pelo menos tentar deixar um mundo melhor aos meus filhos e netos... e para isso, é necessário acreditar e fazer o nosso pequeno gesto quotidiano de boa vontade, para ao irmos mudando um pequenissimo grão de areia de vez em quando, conseguirmos ao fim de algum tempo, mudarmos muito mais. ACREDITO nessa realidade e que a nossa sociedade tem forcosamente que se alterar e se orientar por outros princípios e valores.
SORRIAM... hoje a palavra de ordem é CONFIANÇA

segunda-feira, setembro 22, 2008

Tempo Real

Agora é tudo em tempo real... blogues, iphones, skipe e com certeza muito mais que desconheço. Todos os dias falo e vejo o meu filho em espanha em tempo real... falo com o Francisco em tempo real, com os amigos idem e só não arranjo asistentes em tempo REAL.
Sinais do tempo ou tempo parado e distorcido ? Ou seja, cada vez mais se vive do virtual, do imediato e não há médio ou longo prazo ? Não interessa futuro , mas apenas o presente imediato ?
É muita a confusão que me faz este estado de coisas, mas deve ser por já ter passado os cinquenta e por estar habituado a um ética que já não existe. Mas curiosamente por vezes nem mesmo em pessoas que a deviam ter, como amigos mais velhos ou família ( a propósito de acontecimentos comezinhos, logo salta o dito verniz, o que é pena, mas real )... mas mais uma vez, sinais dos tempos ou tempo distorcido da realidade ?
Valerá a pena SORRIR... e AMAR... mas claro que sim, se conseguirmos mudar alguma coisa, valerá sempre a pena. Só assim justifica esta nossa caminhada e a redescoberta do nosso EU, porque só assim poderemos passar a outro nível e melhorar esta nossa realidade. Não a realidade virtual em que parece vivermos, mas a realidade REAL que devemos querer ter.
Vivamos e sintamos a REALIDADE real... porque de virtualidades e de falta de ética já tenho que chegue :)

País Próspero e Rico

Cada vez mais penso que as estatísticas deste País estáo erradas, prque certamente não há 7% de desemprego em Portugal... e assim fosse, teria evidentemente resposta pronta e eficaz aos anúncios colocados e claro que as pessoas não desistiriam ao fim de 10 minutos. E nem faltariam à sua palavra após um dia de experiência. Ou seja, não sei se é uma questão de desemprego ou se é uma total e completa falta de respeito e de valores humanos e de interrelação pessoal e profissional.
Sei é que ter um pequeno negócio completamente dependente de terceiros nos dias que correm, é uma tarefa quase impossível, porque todos querem dinheiro, mas ninguém quer vestir a camisola e dar o corpo ao manifesto. Ainda por cima, nós, médicos, não temos qualquer formação em gestão de pessoal, o que torna a situação ainda mais complicada.
E há também um certo desânimo que me acompanha nestas situações, na medida em que estou habituado a dar, mas também a receber e nestes momentos, ninguém dá nada, mas exige tudo e mais alguma coisa. Não sei aonde vamos ter e qual o futuro deste grande (pequeno) País.. grande de inveja, de lamentos, de negativismos, mas tão pequenino em valores, em ambição, em trabalho... e sobretudo na vontade de sermos Grandes, Orgulhosos e Empreendedores. Só assim conseguiremos ser um País... mas sinceramente duvido bastante que algum dia lá chegaremos, pela amostragem que vou ter deste país real ( e pouco trabalhador). Não se não mudarei de novo o título para (pobre) em vez de pequenino... vamos ver.
E SORRIAM... porque chove e vamos entrar no Outono :)
E temtem mudar para melhor alguma coisa do que vos rodeia...

domingo, setembro 21, 2008

Ainda por Aqui

E depois duma semana de gripes e de problemas luminosos no consultório, nada melhor do que andar na areia molhada e libertar tensões, ao mesmo tempo que se acumula energia positiva. E a praia de Sto André é excelente para isso, pela sua extensão e pela possibilidade de nos espraiarmos sem termos ninguém perto num raio de muitos e muitos metros mesmo. E para quem faz nudismo, é mesmo excelente.
Mas o que eu sinto mesmo é um libertar de tensões quando ando na areia molhada e em contacto com o mar. Foi indicação do Nuno, que me faz shiatsu e de facto é verdade a liberdade que sinto depois desses mesmos passeios. E como a areia é daquelas grossas como eu gosto, ainda melhor.
Sto André é de facto uma referência muito importante para mim, pois como não tenho família na "terra", o mais parecido com isso é na verdade a quinta de Sto André. Passei lá as minhas férias anos e anos a fio, com memórias de muitas e muitas pessoas, o meu desenvolvimento pessoal, a adolescência, os namoricos, o ténis, a piscina, os cavalos... sei lá a quantidade de recordações que me ligam aquela casa e ao muito que lá se passou. Era simultaneamente uma casa de férias, um abrigo e uma local de desenvolvimento pelas conversas havidas, peloas temas abordados e pelas muitas pessoas que por lá passaram... por isso, é com muita alegria que lá volto e sinto as emoções e os sentimentos que criei com aquele local.
Não é uma referência familiar de nascimentos e de origem , mas é efectivamente uma das minhas maiores referências de Vida. E mesmo sem o meu Pai, ele continua bem presente, porque também é obra dele...
Amanhã nova semana de trabalho... tem que ser e já vamos a caminho de Outubro. Já pouco falta para o Natal e a seguir ao Fim do ano, estamos na Páscoa e já começa a ser altura de pensar nas férias do ano que vem.. coisa que já estou a fazer :)
E hoje digam a quem está convosco que a AMAM ou ESTIMAM... o sorriso dessa mesma pessoa vai ser diferente e o seu dia vai acabar ou começar melhor. E para cada um de nós também o dia pode e deve ser diferente, com mais energia e na busca do nosso EU, com a vontade de mudar o que nos for possível de modo a podermos influencia o todo. Está nas NOSSAS MÃOS..

Fim do Fim de Semana

Nestes fins de semanas fora de lisboa - e visto não ter net portátil - tenho saudades do meu blogue e ao ler os comentários fiquei curioso acerca de quem é o anónimo, porque deve ser alguém dos meus conhecimentos profissionais , mas que, pelos vistos, gosta de me ler e até lhe sirvo de apoio. É o meu pequeno gesto para mudar o tal grão de areia, pois se o quotidiano desse anónimo for melhor, então contribuí qualquer coisita para modificar uma pequenissima coisa. E já é bom se consegui alguma coisa. Quanto ao que diz a Isa, não estou nem mais nem menos triste ao escrever o que escrevi. É apenas a constatação duma realidade que temos e que enquanto não mudarmos a consciência e o nosso modus vivendus, nunca poderemos aspirar a estar melhor e a sermos um País melhor, maior e mais equitativo. Porque todos se acham com direitos, mas obrigações que as tenham os outros. Só para terem uma ideia de como isto anda, entrevistei no outro dia uma senhora de 46 anos - consciente da dificuldade em arranjar já trabalho - mas quando a queria admitir e lhe disse o ordenado ( porque não tinha qualquer experiência) disse-me que não chegava para as despesas e que ia pensar...!! Pasmei e apenas lhe disse que estavámos entendidos.
Mas o fim de semana foi óptimo - tirando alguns apartes menos felizes - porque é sempre excelente voltar a Sto André. Para além de que é dos poucos locais aonde gosto de ir á praia e de fazer nudismo... é um local de descanso, de descontração, de bons ares e aonde regresso sempre de bom grado e de boa vontade.
Já volto... SORRIAM e AMEM quem vos rodeia...

sexta-feira, setembro 19, 2008

Sto André

Vou de fim de semana.. tenho mesmo que arranjar um portátil com net para poder escrever no meu blogue, mas como não tenho, agora só volto no domingo... pois é pena, mas também temos que descansar um pouco.
SORRIAM e aproveitem o fim de semana para tentarem mudar alguma coisa neste nosso mundo que está cada vez pior e mais triste.... principalmente para os que são empregadores e principam de pessoal e não o arranjam. Ninguém que r trabalhar, mas apenas ganhar dinheiro duma maneira fácil
Bom fim de semana

A caminho do fim de semana

É evidente que quando se escreve num blogue, se gosta de ter leitores e efectivamente parece que arranjei uns quantos que me lêem assiduamente, tal com as minhas sobrinhas Helena e Inês, o meu afilhado Fred ( talvez por obrigação de afilhado lol ) e a minha querida e estimada amiga Su, que por acaso anda muito desaparecida da blogosfera. E até a minha querida irmã mais nova me lê de vez em quando :)
Também é verdade que cada vez mais me convenço que tudo está relacionado com tudo e que até o nosso quotidiano tem uma lógica própria e assim sendo, mais vale confiarmos no que vai acontecendo e sobretudo acreditarmos que tudo está pre determinado e se vai resolvendo. É a minha filosofia de vida actual e a verdade é que deixei de estar deprimido - e sem tomar antidepressivos - sem sintomas psicosomáticos - como dores de estomago ou cabeça - e com mais energia e vontade de viver e de andar para a frente. Aliás tenho imensos planos, o que não me acontecia desde há muito tempo. Se se vão concretizar, o tempo o dirá,, mas sei e tenho quase a certeza que ainda irei mudar a minha vida profissional num sentido completamente diverso do actual. Talvez Medicina alternativa.. a tal medicina antroposófica, o shiatsu, o ki-chung! Estou a ler, a informar-me e a tomar conhecimentos, mas de facto é um mundo completamente novo e tenho que me focar naquilo que penso me poderá servir para o meu futuro.
Não sei se consigo transmitir esta minha nova postura para o exterior, mas espero que sim porque me é benéfico e porque gostava que os outros também o sentissem e sobretudo me seguissem nesta nova filosofia. Quando peço que sorriam, que digam aos que vos rodeiam que as estimam e que pratiquem um pequeno bom gesto diariamente é porque também o tento fazer e com muito bons resultados. Pelo menos, sinto muitas vezes o despoletar de possíveis crises e ainda um sorriso de alegria nas pessoas que me rodeiam. Nem que seja SORRIR para quem se cruza connosco na rua ou dar uma palavra de conforto ou de circunstãncia a quem está ao nosso lado. Ficamos melhor connosco próprios, mas sobretudo transmitimos alguma coisa e pode ser que tenhamos mudado um pequeno grão de areia. Pelo menos, tentemos melhorar o dia a quem se cruza ou lida connosco
Por isso, SORRIAM e façam o vosso pequeno gesto de boa vontade... o dia ficará melhor e o nosso espírito mais próximo do nosso verdadeiro EU. Nós temos um EU superior, mas é um assunto para comentário posterior :)

quinta-feira, setembro 18, 2008

Sem Crise

A luz estabilizou, porque parece que deram com o problema e tive luz todo o santo dia. E também parece que tenho assistente... pelo menos, esteve cá todo o dia e vai voltar para continuar.
Assim seja... como digo ENERGIA positiva contribui bastante para solucionar os problemas do quotidiano.
SORRIAM... e carreguem energia para mim, para ver se me livro desta constipação.
E que será feito da ervilhinha que há tanto tempo não sei nada :)

País Rico e Próspero

Devemos viver num País a duas velocidades, porque se por um lado temos cerca de 7% de desemprego, por outro não arranjamos ninguém para trabalhar. Ou pior, dizem que aparecem e depois chega ao dia e ninguém as vê.
Nesta nova tentativa de arranjar assistentes, tenho pedido para irem uma tarde para se poder avaliar da adaptação e qualidade e das 4 ou 5 aprazadas, apareceu uma que ficou 10 minutos e hoje outra que espero se mantenha.
Algo vai mal neste reino, em que já não há princípios nem palavra, nem tão pouco necessidade de ter um trabalho honesto e respeitável.
A juntar a esta aventura - que nem me preocupa, porque sei qye se vai resolver - houve um problema de electricidade no consultório, com os disjuntores a disparar sucessivamente e o electricista sem descobrir a origem. Finalmente ao fim de dois dias, parece que atinaram com a causa e sendo assim já se pode trabalhar, o que não tem acontecido.
Para além de que estou com uma "constipação" fantástica... prostração, febre, dores musculares desde há uns 4 dias. Acho que hoje estou a melhorar, mas ainda me apetecia ficar em casa,o que não vai acontecer por motivos obvios.
Mas faz tudo parte da vida e da realidade e a diferença que noto agora é simplesmente aceitar as coisas naturalmente e pensar, com energia, que tudo se vai resolver. É melhor e mais fácil viver assim. E sobretudo constato que dá RESULTADO.
Por isso, ENERGIA e PENSAMENTOS POSITIVOS... para que a nossa realidade decorra tranquilamente e a nossa vida alcance os objectivos que procuramos. SORRIAM

quarta-feira, setembro 17, 2008

Bom Dia

Qualquer dia até me sinto obrigado a escrever quotidianamente por aqui, porque pelos comentários que vou lendo, este blogue vai fazendo parte das leituras de algumas pessoas que me rodeiam e conheçem. E claro fico convencido que digo alguma coisa de importante !!?
Mas falando a sério, penso que ao falar de tanta coisa e com o meu know how e vivências, sei que foco aspectos interessantes, aponto possíveis caminhos a percorrer e ao divagar sobre a vida, abro portas a muita coisa e sobretudo ao imaginário de todos nós.
Talvez isso explique as leituras que vão fazendo ao meu blogue... e agora tenho que ir, porque a luz do consultório está em curto circuito e não se aguenta. Mais um problema para cima de mim e ainda para mais, com esta minha gripe
SORRIAM

terça-feira, setembro 16, 2008

Comments

Nunca tive tantos comentários ao meu blogue... até começo a acreditar que sou lido com atenção pelos amigos e família!
E fico contente porque talvez diga alguma coisa que faz sentido para os que me leem e assim talvez possa contribuir para a tal pequenissima mudança do grão de areia de que venho falando !
E se repararam, mudei o título do blogue, que perdeu o (pobre) e passo a (pequenito) por sugestão - aceite - do meu sobrinho Fred.
Hoje tive uma nova assistente ( `a experiencia ) que bateu todos os anteriores recordes, ou seja, permaneceu ao serviço durante 10 minutos... ao fim dos quais, disse que não conseguia e isto apesar de ter quase um ano de experiência. É obra e demonstra bem o estado deste nosso pobre e pequenito país. Outras se seguirão !
Mas prefiro pensar em energias e no meu objectivo para este blogue, que é, para além de ir contando cenas do quotidiano - o que tem andado um pouco afastado - ir relatando os meus estados de alma e esta minha nova caminhada na descoberta dum novo estar na vida e de ser. E que pode ter vários nomes, desde esoterismo, misticismo, religião, etc, mas no fundo trata-se de me aperceber do que realmente sou e do meu EU e ainda do que me rodeia e das influências que fui recebendo e que continuo a receber. Somos um amálgama de influências, de conceitos e de estruturas e na nossa arquitectura tudo se mistura e se interliga, dependendo também de cada um a obra fial e sobretudo saber construir um caminho mais real, com o nosso verdadeiro EU e no verdadeiro espírito de interajuda e de compreensão não só por nós mas também pelo próximo.
Á medida que prossigo nas minhas leituras e apreciações, constato cada vez mais que na essência da nossa civilização, das nossas religiões, das nossas tradiçoes e maneiras de viver estão factos, acontecimentos, ideias e conceitos muito semelhantes que atravessam transversalmente o tempo e a história dos povos e que, no fundo, tudo está intimamente relacionado com tudo.
POr isso e na minha pequenez, acredito que um pequeno gesto agora e aqui, pode-se transformar numa enorme acção algures... é a teoria da borboleta. É a constatação de que só se recebe aquilo que se é capaz de dar... num sentido figurado dar a face para se levar outra bofetada, ou seja, dar primeiro para se receber depois e não o inverso, como infelizmente se pensa agora. Ou seja, o imediatismo em que todos vivem, sem pensarem no depois e nas consequências.... se todos parassem para pensar ( de vez em quando, pelo menos) era provável que esta nossa sociedade e em particular este nosso (pobre e pequenino ) país estivesse bem melhor.
Por isso, SORRIAM e digam a quem está convosco que a AMAM ou ESTIMEM. Transmitam ao vosso próximo um exemplo de verdade e DÊEM para que também possam RECEBER, mas não num sentido imediatista, mas numa visão a longo prazo e realista. Acredito cada vez mais na nossa ENERGIA e que tudo, mas tudo mesmo está interligado e que uma acção agora e aqui se reflecte necessariamente no nosso futuro.
E como continuo com febre e meio engrpado, vou descansar e meditar na vida... amanhâ espero estar melhor.
E sinceramente obrigado aos que me lêem e agradeço os conselhos que serão bem vindos, pois gostava que isto fosse de tudos e aberto à discussão.
Parabens aos meus amigos Filipa e Rui ( e lamento não estar ao vivo no jantar de aniversário , mas estou em espirito).
E SORRIAM, AMEM e mandem-me energia muito e muito positiva para que amanhâ esteja já completamente curado e pronto para o resto da semana

Doente

Ontem não saiu o que escrevi.... !!
Estou doente, com dores de garganta e engripado, fruto destes calores imensos seguidos do intenso ar condicionado. POis é... e quando estou meio adoentado, fico meio deprimido e para além de não ter vontade de fazer nada, penso que estou a "morrer". Coisas de homem.
E ontem tive o jantar de aniversário da minha afilhada Filipa, com a "inauguração" da casa nova, que está efectivamente, muito bonita.
Hoje era suposto entrarem assistentes á experiencia no consultório, mas até à data, ainda não apareceu ninguém. Será que vai ser asssim ?... não me parece, pois tenho a energia concentrada nesse aspecto e vão aparecer assistentes excelentes
SORRIAM e foquem a ENERGIA

segunda-feira, setembro 15, 2008

domingo, setembro 14, 2008

Aniversário

Hoje o meu filho mais novo faz 17 anos.... mas para mim é e continua a ser um´miúdo, apesar de nestes últimos meses ter amadurecido imenso, crescido e estruturado duma forma excelente. Tenho um enorme orgulho neste filho.... pela sua postura na vida, pela sua vontade de viver, pela sua garra contra as adversidades e sobretudo, pela sua relação comigo. Relação por vezes complicada, mas pela qual ele sempre lutou e perseverou, com o optimo resultado actual, que é duma relação plena e confiante.
Apesar de ver os meus filhos como "crianças", sempre os habituei a terem a maior liberdade e a movimentarem-se como adultos na sociedade em que vivemos, confiante nos valores que lhes transmiti ( e a Mãe também ) e ciente que estão preparados para a vida de hoje e com a vontade de vencerem.
O Fran é um miúdo incrível, reservado, mas agora mais extrovertido, e sobretudo é uma pessoa que está bem consigo mesma e, acho e espero, feliz. Talvez também porque a nossa relação se transformou totalmente e temos actualmente um relacionamento excelente.
Mas, enfim, os filhos crescem e eu não me sinto de modo nenhum, um velho. Antes pelo contrário, olho para eles, sinto a sua força e revejo-me nos seus planos de futuro, desejando para eles uma vida espantosa, dentro dos critérios que lhes transmiti e simultaneamente quero também ter os meus planos de vida futura.
Ainda parece ontem que fomos ao hospital buscar o Fran com dois dias de vida e o vimos a levar uma transfusão completa.. foi um choque, porque ninguém nos tinha dito nada. Mas felizmente está já um homem, de saúde e preparado para vencer.
Tenho muito orgulho nele.... hoje o meu especial empenho no seu aniversário, com um grande SORRISO.
Tentem SORRIR mais, dizer a quem vos rodeia que as ESTIMAM ( dá resultado ! ) e principalmente não esqueçer o pequeno gesto diário.... a "recompensa" vai aparecer.

sexta-feira, setembro 12, 2008

Restaurante

Restaurante AYA de carnaxide... não, obrigado !
Não recomendo mesmo nada... espaço mal concebido, serviço deficiente e comida fraca e desenxabida.
Pena.. tão perto de casa e tão longe do estomago

6ª feiraaaaaaaaaa

Fim de semana.... e fim duma semana de trabalho, bastante cansativa e cheia de trabalho. E felizmente também bastante rentável...
E como abriu um restaurante japonês mesmo à minha porta (de casa), vamos lá jantar hoje. Já tinha ido ao de Lisboa e não fazia ideia que tinham aberto outro aqui. E como adoramos mesmo comida japonesa, vou banquetear-me com um sushi e sashimi, para além de mais umas coisitas. Se pudesse, só comia comida japonesa, porque adoro, mas infelizmente em Portugal abusam nos preços, o que nem sempre acontece por essa Europa fora.
Até estou a salivar de antecipação... :)
E cada dia descubro mais coisas novas acerca de medicinas alternativas, de tratamentos e coisas esotéricas... agora é a antroposofia, a ayurvédica e afins. Amanha quero ir a uma livraraia especializada nesta área, que é a Espiral, para ver o que tem. para além de livraria, é um restaurante, cafetaria e ainda escola.
Quero mesmo começar a dedicar-me a sério a medicinas alternativas e pareçe-me que esta medicina antroposófica é uma boa aposta, porque tal como a homeopatia, é praticada por pessoas credenciadas e não por pseudo médicos ou curiosos. O que é sempre perigoso e desprestigiante para qualquer medicina alternativa.
Quem sabe se daqui a uns tempos não me consultam como médico antroposófico. Ou seja, se me perguntarem o que faço, direi: " sou antroposófico" :)
E vou jantar a minha comidinha japonesa.... SORRIAM e meditem nos prazeres da mesa.
E o tal gesto do dia, para se conseguir mudar o tal grão de areia...

quinta-feira, setembro 11, 2008

Energias e... energias

Ontem "descobri" a chamada medicina Antroposófica... uma doente do consultório disse-me estar a ser tratada por uma médica que utiliza este método, criado por um médico croata Rudolf Steiner.
É mais uma filosofia de vida e de "perceber" as doenças, como causadas pelo ambiente, pela predisposição genética e por algo não totalmente físico e com tratamentos naturais e pouco agressivos, mas aparentemente muito eficazes.
Vou estudar mais esta medicina,... quem sabe e ainda para mais conhecimento não ocupa espaço.
Gostava que, a haver pessoas que leiam este blogue ( sem ser a minha querida amiga Su ), escrevessem qualquer coisita nos comentários, só para eu ter akgum feedback.
E com um SORRISO consegue-se muita coisa... nem que seja, criar energias positivas e boa disposição

quarta-feira, setembro 10, 2008

Sem Nada de Interesse

Sem nada para contar... a não ser estar espantado com as pessoas que me têm respondido ao anúncio para o lugar de assistente dentária. Sim, porque ao regressar de férias, tinha a demissão das duas assistentes de gabinete, o que foi bom na medida em que as ia despedir...
Mas dizia eu, que me têm respondido muita e muita gente - já lhes perdi a conta - e algumas com cursos superiores, tipo engenharia bioalimentar, psicologia e até estudantes de medicina dentária. E claro muitas brasileiras e ucranianas.
Tem sido um corropio de gente, de experiencias e de curriculae... já estou farto e nos próximos dias vou ter pelo menos 4 ou 5 pessoas diferentes a dar-me assistência para poder decidir qual ficará lá atrabalhar... e como cada vez acredito mais nas energias positivas e nas sinergias, sei que vou achar pessoas capazes e adequadas ao consultório. Aliás durante as entrevistas elimino logo aqueles que me transmitem energia negativa ou estática ou ainda que não tenham uma luminosidade bonita. Estranho, não é ??
Mas com energia e vontade, vou ter duas bons assistentes em Outubro...
E SORRIAM....

terça-feira, setembro 09, 2008

Preocupações

"Una vez mas he estado leyendo tu blog, al igual que Frederico lo hace y seguro que otras muchas mas personas que te adoran y quieren, así como tu las querrás a ellas. Me gusta ver la clase de tio que tengo y me gusta reconocer las fotos y la gente de quien hablas pero al mismo tiempo tengo miedo porque... ¿ y si hay alguien que lo lee con otro fin? ¿y si se aprovechan de saber tu intimidad y tu vida para hacerte daño? ¿y a tu familia?Solo quiero pedirte que medites sobre el tema, si no hay problemas... ¡adelante! pero ten cuidado a la hora de dar detalles o relacionar nombres.Muchísimos besos y que todo vaya bien"
Mais um feedback ao meu blogue, que me deixa muito contente, porque como nunca ou quase nunca há comentários, penso que nunguém lê nada de nada. Mas parece que não é assim.
A minha querida sobrinha espanhola está preocupada com a possível intromissão de estranhos na minha vida, mas não creio que com o que escrevo haja alguma hipótese de relacionarem pessoas, locais ou outros dados que permitam qualquer problema real. Também escrevo sobre locais que visitei, pensamentos e emoções que sinto, ideias que me surgem e quando falo especificamente em algum coisa não refiro os elementos todos necessários para que haja uma identificação completa.
Mas a preocupação da Helena é genuína e os seus elogios deixam-me muito contente. Se conseguir com este meu blogue ser lido e compreendido por uma ou duas pessoas já é o suficiente para que alguma coisa possa mudar e dar início à tal cadeia de boa vontade...
Quanto a mim, sinto-me bem diferente e com uma perpectiva do quatidiano totalmente oposta á que tinha há uns poucos meses atrás e isso faz com que eu consiga viver melhor, mais feliz e sobretudo mais realizado. Não andar constantemente preocupado, deprimido ou angustiado é, seguramente, uma das maio res felicidades que pode haver.
Tenho pena de não conseguir intervir mais na resolução dos problemas da minha família, mas segundo a minha psicoterapeuta, o mais difícel é precisamente intervir na família, por todos os laços que nos unem e sentimentos presentes. Tenhamos esperança!
E ontem mais um grande avanço na minha análise... estamos a ir bem e depressa
SORRIAMMMMMMMMMMMMMM.... já dizeram alguém que a ESTIMAM ou AMAM ?

domingo, setembro 07, 2008

Família e Fim de Semana...



Esta fotografia sou em em miúdo.. gordinho e com um ar muito simpático. E está em casa do meu irmão em Béjar

Este fim de semana foi um fim de semana de família... 1º aniversário do Vasco ( meu sobrinho neto ) e hoje almoço em casa da minha irmã para aproveitar estar cá a Maché e o FJ.

E teve a particularidade de termos falado acerca de problemas familiares e da resolução dos mesmos. De facto, todas as famílias têm os seus problemas, as suas questões e por vezes quando não há oportunidade de se falar, os problemas enquistam e não se consegue depois conciliar os diferentes pontos de vista.
Por isso, para além de termos estado a falar com a minha Mãe, abordámos também outras questões e mais uma vez, me parece que estamos a conseguir cimentar laços importantes e a sermos de facto uma família.
Cada vez dou mais importância aos laços familiares, porque são efectivamente os que mais perduram e se mantêm e no fundo são aqueles aos quais recorremos quando precisamos. E que sabemos que estão sempre lá.
Tenho pena que não seja evidente para os meus, a mudança que eu sinto em mim e a evolução sofrida e sobretudo, uma certa alteração de valores que venho a ter, com uma maior consolidação dos laços familiares e uma maior consciência de que posso ( e quero) ser um polarizador da família e dos seus problemas.
E tive uma grande alegria este fim de semana... o meu filho Pedro fez a surpresa de ter vindo a Lisboa e aparecer ontem no jantar de repente e sem ninguém estar à espera. E foi lindo, tanto mais que senti que o Pedro está feliz, realizado e preparado para o que o espera. Nunca o tinha visto falar com tanto entusiasmo dum curso, dum projecto de vida. Ainda bem e para mais, estava cheio de saudades dele.
Cada vez mais sinto orgulho dos meus filhos, cada um com a sua idiossincracia, mas ambos com uma sensibilidade e uma postura na vida, que me enche mesmo de alegria e de orgulho.
SORRIAM e começem a semana com o tal pequeno gesto.. nem que seja ler este blogue, como faz o meu sobrinho e afilhado Frederico ( claro que fiquei surpreso ).

sábado, setembro 06, 2008

Bairro Alto

Ontem com uma chuva imensa fomos jantar ao Bairro Alto... e a um restaurante que NÃO recomendo de todo.. o Be You, na Rua da Atalaia. Foram tempos de espera e de espera pelo jantar, que nem os santos nas paredes nos conseguiram dar paciência. Por isso, NÃO jantem neste restaurante, para além de que o espaço é quase claustrofóbico...
Mas tirando isso, foi agradável porque revimos a nossa ervilhinha, que está um encanto.... e que dormiu a sono solto.
E hoje tenho o 1º aniversário do Vasco, um dos meus sobrinhos netos, que "vai fazer" um jantar de comemoração.... é a vida !
E vou-me vestir...
Hoje é dia de dizermos a alguém que a AMAMOS ou ESTIMAMOS... será o nosso pequeno gesto do dia

sexta-feira, setembro 05, 2008

Dia de Chuva

Mal começei a trabalhar e logo se iniciam as minhas desventuras... as minhas duas assistentes demitiram-se em conjunto! Trabalho a mais...
Mas nem me preocupei, porque sei que vou arranjar umas assistentes a sério, como aliás acho que já arranjei. Realmente, nem vale a pena preocuparmo-nos com certos assuntos na medida em que energia positiva resolve tudo. :)
A única coisa que me aborrece é não poder correr já com elas, porque como dizia o meu Pai, "pessoal demissionário, pessoal na rua logo". Ou seja, quando alguém pede a demissão ou é demitido, é para sair de imediato, porque a motivação desaparece e a vontade é nula. Assim que arranjar outras de certeza, vão logo á vida, mesmo que isso me custe mais algum dinheiro.
Mas enfim, até nisso reparo que estou diferente, na medida em que nem angustiado fiquei. Apenas triste pela ingratidão humana, que nada reconhece e então actualmente, cada vez há menos valores nas relações humanas. Adiante....
Mas fazer entrevistas de emprega é curioso, porque cada pessoa é uma história e uma realidade e de facto há pessoas que se diferenciam desde logo. Apareceu-me uma brasileira a comer pastilha, outra que trazia a filha pequena e outra por exemplo, super educada e simpática que, por causa do horário da filha não podia aceitar. Mas que me disse que a estabilidade emocional e a vida da filha eram tão mais importantes do que o emprego.
Foi dito duma maneira tão sentida, humana e real, que fiquei cheio de pena de não a poder contratar, dada a dimensão humana dessa senhora. Houve uma empatia imediata, mas infelizmente a vida é assim.
E hoje é fim de semana... 6ª feira e vamos jantar fora ao bairro alto. Ontem foi o 61º aniversário de casamento dos meus Tios e fomos a um restaurante muito giro, ao qual quero voltar - a quinta dos frades, no Lumiar.
Hoje vamos ao bairro... com amigos e com a ervilhinha
Sorriam e Amem... ainda por cima está um tempo propício ao aconchego e aos miminhos

quinta-feira, setembro 04, 2008

Fotos De Férias







Valência.. uma das cidades por onde passámos. Com os seus edifícios/museus de Calatrava, aliados à parte histórica da cidade e natural dinamismo, é uma cidade que merece ser visitada e demoradamente, percorrida. Como qualquer grande cidade espanhola é uma cidade vibrante de vida, movimento e dinamismo... já a conhecia, mas tal como Madrid e Barcelona, é sempre bom rever esta grande metropole.



E é nestas viagens,mistas de lazer e cultura, que relembro muito o meu Pai, pelas explicações que me dava, pelos conselhos dispensados e pela atenção que punha nas descrições que lhe faziamos, dada a impossibilidade física de se poder movimentar. E as saudades são muitas e a presença dele fica bem forte e real. Mas também estou em paz com ele e comigo...


Hoje recomeçei a trabalhar e pela primeira vez desde há muitos anos, consegui estar a trabalhar muito bem, porque me senti descansado, relaxado e tranquilo, na medida em que estas férias foram mesmo boas, desentoxicantes e criadoras duma enorme energia para enfrentar estes últimos meses de 2008.
Hoje a minha Tia Lusa esteve no meu gabinete e foi uma enorme tristeza, porque não devia ser possível uma pessoa ser reduzida a uma sombra do que foi e ter consciência desse facto.
Fiquei muito triste e emocionei-me imenso, porque adoro esta minha tia e não estava preparado para a ver numa cadeira de rodas, com um olhar vazio e ao mesmo tempo a chorar consciente do seu estado. Espero nunca ficar assim
E hoje ainda dei um passo enorme na resolução do meu futuro e hoje parece-me que se abriu outra janela da minha vida e, quem sabe, se nao foi hoje o 1º dia dum futuro próximo. talvez tenha iniciado outra etapa da minha vida, com a resolução de negócios pendentes há algum tempo. e desta vez acredito que tudo se vai realizar e concretizar.
Para finalizar, falei no messenger com o meu Pedro.. está feliz e contente, apesar das saudades. sinto que encontrou o seu caminho e que está entusiasmado e cheio de energia, para vencer este importante desafio da sua vida. :)
Também o Francisco me veio falar hoje da sua eventual opção de vida... do que quer ser e das hipóteses que pondera. E gostei de o ouvir e sobretudo de sentir que ele está bem e mais maduro. E sobretudo confiante e empenhado no seu futuro. Acho, sinto e sei que este ano e os próximos vão ser anos cheios de energia e de força. E principalmente vão ser anos de sucesso e de realizações pessoais e profissionas.
E SORRIAM, AMEM e façam um pequeno gesto.. arrisquem mudar um pequeno grão de areia de modo a modificar também algo da vossa vida.
Estou feliz....

segunda-feira, setembro 01, 2008

Last Day

Último dia de férias e ainda por terras de Espanha.. em Béjar, cidadecita a cerca de 70 kms de Salamanca.
Dia de transição e de mentalização para um novo "ano" de trabalho, com novidades e algumas alterações que espero se concretizem.
Tenho sentido ao longo destas férias que estou diferente, mais tranquilo, ainda mais atento ao que me rodeia e bastante introspectivo. A idade também contribui para esta acalmia, mas penso que é muito resultado da minha psicoterapia e do meu reencontro com o meu EU. Sinto-me efectivamente mais desperto e uma das coisas que estou a ler, relacionado com o homem multisensorial faz bastante sentido, na medida que é o que eu sinto. Ou seja, para além dos 5 sentidos normais, parece haver mais sentidos tão ou mais importantes, dos quais destaco a percepção da realidade e a apreensão dos sentimentos, emoções e pernalidades de quem nos rodeia.
Sobretudo estou mais tolerante e a aprender a gozar o momento. Antes era altamente apreensivo e com nervoso miudinho, porque estava sempre preocupado com o que viria a seguir e que as coisas não corressem bem. Agora sigo despreocupado porque tudo se resolve e sobretudo porque sinto que as coisas têm que acontecer e de se concretizar com a sua própria lógica e se pusermos energia positiva e forte, tudo se processa normal e calmamente. Não é conversa mole, mas sim uma realidade que já sinto e sobretudo éuma filosofia de vida que já sigo, porque constato que dá meso resultado e que a minha qualidade de vida melhorou exponencialmente.
E voltando ainda a locais visitados.. Ávila, cidade fortificada e medieval. Cheia de história e de monumentos a ver, de preferência com um guia. Aqui nestas terras há o bom costume de haver visitas guiadas pela cidades, o que é excelente porque ficamos com um enorme conhecimento da realidade da cidade e com uma impressão totalmente diferente. É uma boa ideia que deveria ser seguida na nossa terrinha.
Para além disso, esta região tem uma comida que eu adoro... "judias à barca de Ávila", que são uns feijões ou feijocas guisadas com chouriços e em caldo, que ´s uma verdadeira especialidade.
SORRIAM, e pratiquem o vosso bom gesto do dia e sobretudo pensem que vão conseguir porque a nossa energia positiva é o que realmente faz girar o nosso quotidiano. Tudo acontece porque tem que acontecer e nós só temos que estar atentos ao que nos rodeia... se assim for, ficamos bem e conseguimos transmitir aos outros essa sensação de bem estar e descontração.
SORRIAM e AMEM