domingo, março 26, 2017

Festa dos 60 anos

Reproduzo as palavras ditas no meu jantar dos sessenta anos, repleto de emoções, sentimentos, Amizade e Amor numa noite em que me senti realmente feliz.
Um grande SORRISO muito luminoso e forte para todos os que tiveram comigo neste dia tão especial.

Muito obrigado por estarem comigo,  para festejar mais um aniversário da minha vida, os meus sessenta anos/a minha sexta década de vida.
Como diz José Saramago " Nenhum dia é festivo por ter já nascido assim: seria igualzinho aos outros se não fôssemos nós a «fazê-lo» diferente " pelo que quis fazer essa diferença convosco e tornar este meu dia uma festa;
Todos os presentes/amigos que aqui estão a partilhar este momento enriquecem-me, fazendo parte da minha vida e do meu dia a dia, contribuindo  para a minha Felicidade e bem estar. Como diz a frase de Florbela Espanca escolhida por mim para figurar no cartaz da entrada "A Amizade é o maior sentimento que não morre"
Parece que festejei ontem os meus cinquenta anos - como alguns dos presente se poderão lembrar foi no Pano de Boca, restaurante do Teatro Aberto - e já se passaram dez anos  desde essa altura. Mais vale  nunca pensar no futuro porque Ele não tarda a chegar, como diz e bem Einstein
Faz por isso também  sentido algo que li no " Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera  "Existe uma parte de todos nós que vive fora do tempo. Talvez só tomemos consciência da nossa idade em momentos excepcionais, na maioria do tempo não temos idade" pelo que hoje gostaria que a  entrada nos meus sixties fosse excepcional
E falo dessa festa porque foi algo que me marcou  profunda e sentidamente; Foram dez anos intensamente  vividos, com muitas transformações sendo, como tudo na vida, umas boas, outras nem por isso e algumas francamente muito negativas.
Mas,  hoje,  concentremo-nos nas coisas boas e positivas, celebremos a vida, com tudo aquilo  que ela tem de importante  e gratificante.
Tenho a consciência de ter feito uma grande e intensa mudança pessoal e interior  ao longo destes dez anos e mais particularmente nos últimos três anos em que me fui analisando e percebendo muita e muita coisa da minha pessoa.  Neste aspecto tem um papel fundamental o meu querido psicanalista Alexandre Albuquerque que tanto representa  para mim, estando indissociavelmente ligado à ele duma forma bem intensa e sentida. Obrigado Alexandre por todo o bem que me tem feito.
Como já disse,  Tenho  feito uma grande introspecção acerca do que foi e é a minha vida, do percurso que fiz, das pessoas que conheci, dos caminhos traçados, dos meus sucessos, dos meus falhanços, dos meus erros, das minhas vitórias, das minhas conquistas, das minhas derrotas. E concordo Einstein, que "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho". Ou seja, toda a análise e introspecção feita criou novas auto estradas neuronais que se manterão agora e no futuro como espero
Cheguei à conclusão de que, como muitos de nós, sou alguém com um passado de que me posso orgulhar (apesar/malgré das vissicitudes e contrariedades da vida), um presente real e afectivamente rico, bem como Ainda espero  ter um futuro  cheio de sonhos, porque "o homem é do tamanho do seu sonho" como diz o nosso grande Poeta Fernando Pessoa. Mas tem de ser com todos vós  pois " Um sonho que sonhes sozinho é apenas um sonho. Um sonho que sonhes em conjunto com outros é realidade"  e cito john lennon
Olhando à minha volta e para cada um dos presentes, constato que há um traço comum entre estes dois jantares ou festas de Aniversário.
Esses traços comuns são  os laços familiares e os da Amizade. Aliás verifico que,  não só mantenho muitas das minhas Amizades de sempre, como também e felizmente  recuperei muitas pessoas que tiveram e voltam a ter muita importância na minha vida, bem como consegui fazer  outras, igualmente importantes e muito participativas na minha vida. E isso deu-me muita força pois como diz Freud "Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!"
A título de curiosidade, refiro que está presente na sala uma das minhas amigas que me conhece há mais tempo, para além da família.... Na verdade a João Martins fez toda a escola primária comigo no saudoso Lar da Criança pelo que nos conhecemos há mais de 50 anos ( seria indelicado para a JOÃO precisar o tempo certo visto que as senhoras nunca ultrapassam os quarenta ),
Evidentemente que há ausências e comparências diferentes nestes dez anos, com pessoas que foram ficando pelo caminho - mas também me apetece dizer, como Siro, A amizade que acaba nunca principiou -   também Outras pessoas há que não puderam vir por motivos vários e de quem sinto a falta, assim como Também há, infelizmente  pessoas que já não estão entre nós mas que serāo sempre recordadas, porque estão sempre nas nossas memórias e corações. Recordo com muita muita saudade o meu Pai , sentindo-me agora bastante em paz com ele e percebendo-o como nunca o tinha compreendido
É costume nestas alturas especiais  agradecer aos muitos que partilham a  nossa vida, e sem desprimor para ninguém, nem conseguindo individualizar todos os presentes, gostaria de o fazer esses mesmos agradecimentos. Se bem que, na verdade acredite cada vez mais,  que devamos demonstrar a nossa Amizade, o nosso Amor e gratidão todos os dias e sempre, mas nunca é demais manifestar  os nossos sentimentos nestas alturas.
A todos aqueles que não mencionar especificamente, espero que compreendam que seria longo, aborrecido  e quase impossível, fazê-lo, esperando ter dada a devida atenção a cada pessoa ao longo desta noite, Também  acredito, como José Luis Peixoto que " Cada um de nós só será capaz de dar e receber o amor em que acredita"
Em primeiro lugar e duma forma bem marcante quero realçar os meus filhos. Como disse há dez anos e mantenho hoje , eles são o motor da minha vida. E apesar das tempestades e dos momentos menos felizes, há e continua a haver uma ligação forte, única e muito especial que, espero se mantenha para o resto da nossa vida. Gostava que me vissem como sou hoje e não como fui no passado porque tudo tem mudanças, e o que somos hoje não é o que fomos ontem porque como diz outro filósofo, Os  homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. CiceroA ti, Pedro, desejo que consigas realizar todos os seus sonhos e ter a vida que mereces porque sei que tem todas as capacidades para isso; que te empenhes em tudo o que queres realizar, com todo o meu Amor;
Para ti,  Francisco que continues com a tua determinação, empenho e vontade de viver bem como a ser a pessoa especial que és, com todo o teu carinho e alegria de viver e também com o meu Amor
Bem hajam a ambos e que tudo vos corra da melhor forma, esperando que se recordem sempre de mim e dos valores que vos transmiti ou pelo menos tentei. E penso ter conseguido em grande parte
Tambem uma palavra para a Mãe dos meus filhos; a vida pode dar muitas voltas mas a verdade é que a Lena sempre foi e continua a ser uma excelente Mãe. Agradeço-lhe tudo o que fez pelos filhos e por mim
Para toda a minha família, apenas dizer que continuo a contar com todos e todos poderão também contar comigo porque foram, são e continuarão a ser a minha ancora de vida e o meu constante refúgio e porto de abrigo.
Sem querer magoar ninguém devo e tenho de dar um carinho muito, muito especial às minhas irmãs Nany e Patricia... à Nany porque por detrás daquela mascara fria e distante, está uma pessoa doce, querida e extremamente interessada no bem estar dos que lhe são queridos; e tenho provas disso mesmo
a Patricia, que reencontrei há uns anos, depois dum,longo e doloroso afastamento e que agora é uma peça fundamental e insubstituível na minha vida. Encontro nela um Amor imenso, sendo talvez a pessoa que melhor me conhece neste momento. Para além de ser a única pessoa que me consegue manter ao telefone durante horas, sem lhe desligar o mesmo na cara como faço com toda a gente como é sabido... pior do que eu só mesmo o meu filho Pedro porque quem sai aos seus não degenera
Bem hajam às duas por todo o apoio e estima que me dão no meu dia a dia, sempre sob o olhar atento do actual Patriarca da família, o nosso querido  irmão Carlos.
 Um beijinho muito muito especial e carinhoso à minha querida Mãe, que Amo incondicionalmente apesar de muitas vezes não o saber demonstrar. Muito do que Sou devo-a a ela. Obrigado, minha querida Māe"...
Também aos meus queridos tios Lourdes e Alfredo um carinho muito especial bem como à minha Mãe adoptiva, a Fernandinha, a quem muito devo. Não seria o mesmo sem a sua ajuda e constante presença ao longo da minha vida
Gostaria Ainda Que a minha priminha CRISTINA continuasse a ser a guardiã das memórias e da história das nossas famílias. Como me dizia o meu Pai com alguma tristeza " Luis Paulo, a tua prima sabe mais da tua família que vocês todos juntos".
Bem hajas por seres o depósito vivo das nossas memórias
Aos meus sobrinhos presentes e aos ausentes um beijinho muito carinhoso deste Tio sempre caloroso e ao lado de cada um; desejo-vos o melhor do mundo
Ainda no capítulo família um agradecimento muito especial aos meus sogros pela amizade e carinho que sempre me dispensaram, visto que são laços que perduram para sempre. Tive a sorte de encontrar em vós pessoas muito especiais . A vossa presença aqui e agora  significa muito para mim, esperando poder continuar a contar convosco e a ter a vossa estima. Muito Obrigado Maria Alzira, Rogério e António .
Encerrada a família e consciente de, certamente, ter involuntariamente  deixado passado alguém, Uma palavra muito especial para três pessoas que me acompanham, amparam e aturam no meu dia a dia :
A João que no consultório me " controla" e me faz pôr os pés no chão duma forma nem sempre muito pacífica ( por vezes parece que somos dois comboios em rota de  colisão ou mesmo num choque frontal), parecendo muitas vezes a dona e senhora do consultório... tem um feitio terrível, mesmo à carneiro ( ah.. faz anos a 11 de abril, não se esqueçam), não vergando  a nada e sempre dona do seu nariz; aliás muitas vezes parece também ser' para além de dona, a médica de serviço, opinando em tudo e mais alguma coisa porque não há nada que lhe escape. Eu chamo-lhe, por vezes, a Mafaldinha da banda desenhado por motivos óbvios.  Mas a verdade é que sem a Joāo eu não era profissionalmente o que sou, nem o consultório tinha a mesma graça
À Irene  que também "manda, dispōe e governa" a minha casa com uma entrega e um empenho enorme, também muitas vezes como se fosse a sua própria casa. Muitas vezes e repetidamente a Irene troca tudo de sítio, apenas porque sim e porque acha que tem de ser assim. Quantas vezes não  tenho de lhe telefonar a perguntar onde  estão as coisas? Mas a minha casa não seria a mesma coisa sem ela ... mas cuidado porque adora falar e falar durante horas ! E   sabe tudo e tanto  da minha vida, defendendo-me contra tudo e contra todos, pelo que ninguém fale mal de mim ao pé dela.
O terceiro elemento desta tríade, e mais recente, é A Tai, minha cunhada há longos anos e minha colaboradora há pouco mais dum ano sendo  outro peça fundamental no consultório, onde faz uma conjugação perfeita com a Joao... claro que sempre contra mim. Para além disso tratou de toda a logística deste jantar e como costume penso que de uma  forma bem eficaz e empenhada.
A este trio do meu dia a dia o meu muito obrigado, esperando poder continuar a contar sempre convosco  por muitos e bons anos, esperando também ( dar ) e isto é muito importante que  trabalhem mais e melhor... e que falem menos!
É justo Ainda referir e agradecer a outro elemento que, apesar de pertencer a outro grupo dentro do consultório faz parte do meu dia a dia, tendo encontrado  na Catarina um excelente elemento, sempre disponível e prestável.
Dos amigos tenho de destacar alguns sendo evidente que todos os meus amigos têm um lugar muito especial no meu coração e no meu dia a dia. Mas estes serão talvez os primeiros entre iguais. Como dizia Nelson Mandela, "Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável" e os que, vou referir de seguida são fantásticos por isso mesmo.
A Claudia cuja Amizade/amor incondicional tem sido uma constante na minha vida desde que a conheci; a sua maneira de ser, a sua entrega e a sua forma de me dizer as coisas são duma enorme mais valia... será uma das pessoas que mais sabe de mim e que mais se preocupa comigo. Espero que assim continue enquanto cá estivermos. Sinto que não haverá nada que se possa interpor entre nós ou criar qualquer conflito; um beijinho muito, muito especial
O Ivo que continua a ser a minha referência, com um longo passado em comum como é sabido por todos. Com um atraso de dez anos agradeço-lhe toda a ajuda e empenho que pôs na festa dos meus cinquenta anos porque nessa altura a nossa relação era um segredo de que todos sabiam e que apenas nós julgávamos que ninguém sabia.
Neste momento, existe uma enorme Amizade e  Carinho entre nós, bem como as    memórias guardadas. Bem hajas por todos os conselhos, críticas e afins que ainda hoje me dás e que muito prezo; és uma presença constante no meu dia a dia e um ombro sempre amigo" agradeço a tua presença.
Uma palavra muito especial para os meus amigos Miguel Santos e Bento Serio que me acompanham há muito tempo e com quem partilho tantas memórias e Bons tempos, conhecendo-me demasiadamente bem. Um aparte para quem precisar dum bom psicólogo, pode sempre recorrer ao Bento.... Ainda um beijinho para a Sara Manon e para a minha querida Elisabete também " reencontradas" há pouco tempo depois dum longo afastamento
Uma palavra de muita Amizade ao meu afilhado e grande Amigo, miguel Lucena, sempre presente em todas as boas e principalmente más fases da minha vida. Um abraço muito sentido.
Um apontamento muito especial a todos os amigos do tempo da Faculdade de Medicina que felizmente continuam presentes e numa Amizade bem real. Tive a Sorte de reencontrar alguns desses amigos há muito pouco tempo e apesar do muito tempo em que estivemos afastados - mais de trinta anos - a Amizade Ainda existe e permanece intacta, tendo consistência e fazendo parte da minha vida actual... a todas elas um beijinho muito, muito afectuoso. À Teresa, à Viviana
Uma palavra muito especial à Luisa Amado, sempre presente na minha vida apesar de raríssimas vezes nos vermos... sobretudo pelo esforço que fez em estar presente neste jantar. Bem como à minha querida Comadre cuja Amizade é igualmente um dado adquirido, mesmo um must...
Estāo cansados ??? Paciência mas estou quase a terminar. Não é fácil resumir sessenta anos e sessenta pessoas presentes em poucos minutos
Continuando então,
Um CArinho especial para a família Catana que fazem parte e continuarão a fazer parte do meu núcleo duro, estando  sempre presentes em todas as etapas da minha vida, compreendendo-me e sobretudo aceitando-me. Um beijinho muito especial para a minha querida afilhada MARIA, agradecendo uma vez mais aos seus Pais o convite para ser padrinho da Maria que me encheu de alegria. Acrescento que é com particular satisfação que os vejo no meu jantar- porque normalmente esta família tem sempre outros compromissos e não costuma estar presente nos meus eventos ( brincadeirazinha lol )
Um aparte para as minhas sobrinhas emprestadas que me são todas tão, mas tão queridas e que me devolvem esse Amor e Carinho duma forma tão enternecedora
Infelizmente a Beatriz não está presente por estar doente, o que é muita pena
E finalmente last but not the least quero realçar uma pessoa que ocupa neste momento um papel muito especial na minha vida e com quem quero continuar enquanto assim o entendermos
Falo do Daniel, encontrando nele a minha tranquilidade, a minha verdade e o meu refúgio bem como aquilo que quero neste momento na minha vida. A Alegria dele é um bálsamo na minha vida. Espero que continuemos neste caminho, aprendendo em cada dia a melhor forma de estarmos um com o outro, reforçando tudo aquilo que nos une. Obrigado Daniel por fazeres de mim um Homem melhor
Para a Sara Guerreiro e restante pessoal do restaurante muito obrigado pelo Carinho e estima com que sempre me recebem, fazendo com que me sinta sempre em casa. A A Sara é uma querida e é a alma desta casa. Bem hajam e a continuação do  sucesso deste espaço de que gosto particularmente.
Uma palavra para a Ines Nunes que não está presente mas que como designer de jóias fez o anel que hoje trago, que foi um presente de mim para mim. Vale a pena visitar a página da Ines que para além de talentosa é uma pessoa extremamente doce.
Aos entertainers muito obrigado pelo que nos proporcionaram e ao fotógrafo Rui Coelho pelo seu trabalho e profissionalismo ( poder-me-āo pedir fotos se assim o quiserem )
A Lara e o FILIPE Vão fechar a sua actuação com uma música que me diz bastante neste momento. O "My Way" ... porque todos nós temos o nosso caminho, feito pelo que somos e temos, estando neste momento a descobrir cada vez mais o meu real e verdadeiro caminho, bem como esperando que  o caminho de cada um dos presentes continue em convergência com o meu próprio caminho nos anos vindouros
E quero terminar com a mesma citação de Charlie Chaplin que  utilizei nos meus cinquenta anos (talvez alguém Ainda se lembre dessa mesma citação ) :
" A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos"  desejo a todos uma vida plena de realizações





Sem comentários: