quarta-feira, março 29, 2017

Culpas ???

Ontem chamaram-me a atenção para o facto de, nos meus posts passar a ideia de que nunca tenho a culpa de nada e que são sempre os outros os culpados. Ora não é isso que penso nem que sinto, pois sei e tenho a plena consciência de que erro - e às vezes bastante - bem como que também tenho atitudes e comportamentos incorrectos.
Isso não me impede de achar que, em certas ocasiões, o procedimento das outras pessoas é errado ou não está certo. Também o facto de pedir a opinião aa outras pessoas acerca do que devo ou não fazer não implica que depois siga essas mesmas opiniões, porque há coisas que não consigo deixar passar. Como diz o D, parece que ando sempre à procura de problemas.
De facto, a minha conflitualidade interna é, muitas vezes, transferida para o exterior, se bem que considere ( certo ou errado???) estar bastante melhor neste aspecto, por pensar antes de agir, por "neutralizar" os potências factores de perturbação, por não alimentar discussões estéreis e Ainda saber deixar passar o tempo.
Aliás este deixar passar o tempo, sempre foi um grande calcanhar de Aquiles porque para mim os timings são bem rápidos, as coisas resolvem-se no momento é nesse instante fica tudo resolvido. O que não é verdade para a maior parte das pessoas que precisam de tempo e espaço para digerir as situações.
Sempre tive muita dificuldade em perceber esse tempo e espaço pela minha própria idiossincrasia, personalidade e forma de resolver os assuntos, mas tenho/devo perceber que o tempo cura e ultrapassa muita e muita coisa; não insistindo, não estando sempre a bater na mesma tecla, nem querendo tão pouco que que tudo se resolva nos meus tempos.
É evidente que esta questão de timings também está relacionado com o que escrevi no início, das culpas ou não culpas. Como para mim tudo se resolve no momento, esquecendo rapidamente os factos, não retendo pormenores mas apenas e tão só as grandes linhas, tenho uma grande dificuldade em entender que a maior parte das pessoas precisa de tempo e de espaço. E devo, precisamente, entender e entranhar isso mesmo.
Espero que haja uma acalmia de muita coisa, um entendimento entre as pessoas duma forma positiva, bem como uma vontade de aprofundar relações, de estabelecer pontos de contacto e estarmos bem na vida que temos. Que assim seja e que consiga continuar a ter o discernimento necessário para perceber, compreender e entranhar estas diferentes formas de viver.
Um grande e luminoso SORRISO cheio de vontade de encontrar a FELICIDADE que todos procuramos e nem sempre achamos por motivos diversos e muitas vezes por nossa exclusiva culpa.

Sem comentários: