segunda-feira, abril 25, 2016

Feriado

Hoje, feriado de 25 de Abril, 42 anos depois da revolução dos cravos que vivi intensa e permanentemente nesses tempos tão conturbados e revolucionários. Foi uma época intensa e altamente complexa em que, muitas vezes, a situação esteve bastante mal e quase a passarmos para um estado comunista.
Mas ao fim destes 42 anos de democracia, verifica-se que, muitos dos sonhos e projectos que se tinha, não se concretizaram e até a disfunção da sociedade se agravou e em certos aspectos se agravou. Por outro lado, há imensa coisa que mudou profunda e intensamente, como as condições de vida das pessoas, a escolaridade, o decréscimo da mortalidade infantil, as infra estruturas e tanta e tanta coisa.
Por isso, o resultado final é positivo e extremamente compensador e bom, visto que, apesar de tudo, valeu a pena e vivemos hoje bem melhor e duma forma democrática. mas foram tempos muito conturbados...
E neste presente ainda há tanta coisa para descobrir, tanta coisa para viver e sobretudo tantas pessoas novas, de outras origens, de outros horizontes e de outros hábitos. Estou a viver a vida da forma que posso e a verdade é que tenho aprendido muita coisa, feito muitas mais e sobretudo aprendido que a vida se faz um dia de cada vez e sem pressas. Dar valor ao que se tem e vai conquistando e sobretudo não criar expectativas nem grandes ilusões acerca de nada e de ninguém... estou tranquilo, pacifico e sobretudo consciente do meu valor e da minha capacidade de fazer algo e de ter uma vida própria e capaz. Isso será talvez a minha maior conquista desde há uns tempos, com a ajuda da análise e um intenso trabalho pessoal.
Mas tudo vale a pena quando a alma não é pequena e eu quero crescer, amadurecer muito mais e estar de bem comigo e com os outros. E vou conseguir estar cada vez melhor mesmo.
Ontem, ou seja hoje, vim para casa já o sol tinha nascido; há muito, mas mesmo muito tempo que tal não me acontecia, mas a conversa estava interessante, a companhia também e o tempo foi passando sem nos darmos conta disso e quando vi a claridade da manhã nem queria acreditar. Foi uma noite muito, muito gira em que conheci pessoas muito interessantes e com visões totalmente diferentes da vida e da realidade.
E andar por uma Lisboa deserta, sem barulhos ou pessoas foi algo diferente e muito bom, porque me dá oportunidade de pensar bem em tudo o que aconteceu.
Claro que hoje estou cheio de sono e meio sonolento, mas estou bem e sobretudo sinto que estou a fazer por me empenhar, por estar comigo e dentro de mim duma forma completamente diferente e duma forma bastante empenhada. Hoje vem cá um amigo almoçar e estarmos na conversa e depois pouco mais tenho de fazer sem ser descansar um pouco e deixar correr o tempo duma forma descontraída e normal.
Vou arranjar-me para estar pronto quando ele chegar e já preparei o almoço... cada vez mais entusiasmado com a cozinha, com pratos novos e variados e com a capacidade de me inovar e de descobrir novas técnicas e novas formas de fazer as coisas. Está a ser um hobbie bastante bom.
Fica o meu SORRISO habitual, com a certeza de que a vida faz-se vivendo os momentos que vamos tendo e aproveitando o máximo possível deles porque apenas assim faz sentido estarmos aqui e termos a possibilidade de sermos FELIZES.




Sem comentários: