domingo, abril 24, 2016

Comportamentos

Ainda me consigo surpreender com comportamentos, formas de estar e de reagir das pessoas, bem como se consegue ser tão "quadrado" e quase obnubilado aos factos, emoções e maneiras de ser. Penso que será uma falta de maturidade e de atenção ao mundo.
De facto, neste mundo de hoje tenho e devo ter cuidado a muita coisa, bem como ter eu próprio um comportamento o mais linear e verdadeiro possível. Isso é a diferença entre o que fui e o que sou e ainda quero ser, sem subterfúgios, sem mentiras e o mais claro possível. Mas parece que há pessoas que não compreendem que se pode ser verdade e seguir em frente, nem aceitam que se possa ter certas atitudes sem ficarem ofendidos ou quase que em choque.
Ainda por cima, quando não têm qualquer razão para esses mesmos comportamentos e até estão bem, numa boa onda e numa boa (e aparente) estabilidade... e com provas dadas de que se está bem, de que se quer algo e de que se está a fazer um esforço para se aceitar muita coisa e ficar bem.
Mas a vida é assim e felizmente que ela dá muitas e muitas voltas em vários sentidos e direcções, umas vezes num sentido, outras noutro, mas a verdade é que devemos sempre aproveitar o que vamos tendo e pensar que a vida só se vive uma vez e sem ensaios gerais, como dizia e bem o Charlie Chaplin.
Estou tranquilo e descansado, porque até prefiro que seja assim e que possa neste momento seguir outro caminho mais realista e sincero, sem ter que me chatear, me aborrecer e sobretudo estar contrariado com uma série de factos e de comportamentos que me aborrecem francamente.
Felizmente que estamos em fim de semana prolongado, por amanhã ser o dia da Liberdade e da revolução dos cravos. Ao fim de 42 anos de uma revolução e de estarmos em liberdade e democracia, a realidade é bem diferente da que deveria ser porque, infelizmente, muitas das promessas se foram e vivemos, neste momento, situações difíceis e complicadas para a generalidade das pessoas.
De qualquer forma vivemos num regime bem diferente do antigamente mas poderíamos estar bem melhor, se todas as ajudas que tivemos, todas as possibilidades que houve tivessem sido devidamente aproveitadas e concretizadas. Em vez de se construir um País cheio de betão e obras publicas inúteis, dever-se-ia ter investido no capital humano e desenvolvido o país doutra forma e noutra direcção. talvez estivéssemos bem melhor e num Portugal desenvolvido e verdadeiramente democrático.
Hoje vou dar uma volta a Sintra e ver uma parte bem bonita do que temos e do que somos, neste dia que. hoje, se apresenta bem bonito, solarengo e de céu límpido e claro. espero que o dia corra bem e que termina com um jantar com os meus melhores amigos aqui perto de casa... como disse, amanhã também é feriado e podemos descansar e estar tranquilamente em casa a descansar e a pensar na vida e no que podemos fazer.
Acho curioso que tenho tido uma boa recepção aos meus "recentes" dotes culinários e sinceramente não só acho que estou a cozinhar bem como também gosto imenso do que faço em relação a isso. Até já tenho quem queira ser minha ajudante de cozinha.
Ainda ontem fiz uma caldeirada que estava explêndida e muito bem feita, tendo-a levado para casa dum amigo que se deliciou com o prato. Que estava mesmo delicioso e excelente. Fiz ainda um pato no forno que me parece estar bastante bom e é com estas experiencias e com estes pequenos (grandes) feitos que me vou adaptando a este novo hobbie. Entre outras coisas, desanuvia-me a cabeça e me dá bastante satisfação, não só confecionar, mas também agradar às pessoas. Vou seguir em frente visto que é também uma espécie de terapia individual e positiva.
Já dei o pontapé de saída para as obras cá de casa, que se vão iniciar um dia destes quando estiver tudo em condições e e o material já todo comprado e disponível... serão 4 a 6 semanas de obras e depois é arrumar as coisas, dar outra orientação totalmente diferente a tudo e comprar talvez um ou outro móvel para dar outro formato à casa.
Também vou "herdar" um móvel de que gosto bastante e que já tenho uma ideia para ele... acho que vai ficar bastante bem onde estou a pensar pôr e da forma como o estou a idealizar. É algo que me vai ser "emprestado" por motivos que compreendo perfeitamente e que é uma solução justa e correcta nas actuais circunstancias pelo que espero vir a ficar mesmo na posse do dito móvel, mas sempre na contigência de voltar à sua procedência.
Aqui fica o meu SORRISO domingueiro, hoje ainda mais feliz porque o fim de semana se vai estender por mais um dia e duma forma tranquila e simples. Espero mesmo ficar em paz comigo mesmo e perceber/compreender o que posso fazer duma maneira tranquila e pacifica. Assim seja.....



Sem comentários: