sábado, novembro 30, 2013

Desapontamento

Por vezes,  sentimo-nos desapontados por factos, situações ou omissões que, dada a sua insignificância , podiam e deviam ser evitados.
A confiança passa igualmente por estas pequenas coisas e apesar da diferença da proporcionalidade das ocorrências, a verdade é que os deveres, obrigações e direitos das pessoas são os mesmos. E a base da confiança tem que ser mútua e igual...
Não é que esta intercorrência seja importante ou fundamental, mas talvez espelhe atitudes e comportamentos que não gosto e que, neste momento, fazem parte integrante da personalidade e da maneira de estar. Omitir ou mentir por ser mais fácil está a tornar-se rotineiro e sinto que em nada contribui para que nos  possamos sentir mais confortáveis e integrados.
Tenho, como sempre tive, bastante dificuldade na compreensão de determinados factos, bem como na expressão de muitos outros, mas tenho uma sensibilidade muito especial e que se ressente bastante destes pequenos incidentes.
Quando a este meu estado "estranho" se juntam factores extrínsecos e desnecessários, dá-se uma mistura interior que me faz ficar mais introvertido, mais entristecido e interrogando-me acerca do verdadeiro significado das relações, da vida, das emoções e de tudo o que nos rodeia e faz parte de nós mesmos.
Perante o esforço que estou a fazer e a desenvolver, parece-me que deveria haver uma correspondência semelhante, uma entrega diferente e  uma compreensão de que estamos diferentes, bem como fazer a integração dessa mesma diferença e alterar acções, emoções e discurso.
Como tenho dito, o que me choca muitas vezes é a forma e o tom das palavras e das acções que podem ser ditas e feitas doutra forma e doutra maneira, de modo a evitar choques, confrontos ou sofrimento naqueles que connosco convivem.
Hoje devia ser um dia especial.... e certamente que o vai ser, porque representa uma viragem de atitude e uma aceitação da realidade por uma das pessoas que é o motor da minha vida, mas parece que o significado do dia é diferente para cada um de nós e é encarado quase como uma banalidade.
É essa falta de compreensão e de sensibilidade que me entristece, choca e me baralha porque sei que, não sendo intencional, não deixa de ser demonstrativo duma determinada postura actual de vida que precisa, quanto a mim, de ser mais burilada e analisada.
Passemos adiante.... hoje é dia de trabalho no consultório, o que até é bom porque me distrai e me ocupa o espírito do jantar muito especial e diferente que hoje temos em casa. Esperemos que, como de costume, esteja tudo à altura e fantástico!
Porque será que estamos mais sensíveis a pequenos nadas e duma maior intolerância a determinados aspectos que nós magoam mais do que o habitual? A resposta é apenas devido a todo este processo analítico e introspectivo que atravesso. Uma das diferenças que sinto é que os espaços que vão sendo deixados e descobertos, são preenchidos positiva e completamente, não havendo a sensação de vazio ou de falta com que as outras análises me deixavam muitas vezes.
Vamos descobrindo cada vez mais as nossas idiossincrasias e a génese de muitos dos nossos comportamentos e acções, havendo um (belíssimo) trabalho de integração, assimilação e aceitação do que somos e podemos ser!
Fica um SORRISO com a certeza de que hoje, sábado, será um dia especial e diferente com  integração plena de todos com todos, numa realidade mais saudável e afectiva.

Sem comentários: