sábado, novembro 16, 2013

Mudanças

Há muitas alterações, mudanças e arrumações que podemos fazer na vida, desde reestruturações internas com ou sem ajuda especializada, uma mudança de visual parcial ou completo ou apenas uma alteração da disposição dos objectos caseiros que nós acompanham ao longo do nosso quotidiano.
Hoje é dia de "reocupar" a nossa casa, depois das reparações e das pinturas que foram feitas e que dão já um aspecto diferente e quase novo ao nosso espaço. 
Estive a reorganizar a biblioteca, com a separação e agrupamento dos muitos e muitos livros que temos, escolhendo os que mais gosto para a estante da sala, bem como fotografias, álbuns e dossiers que espelham a nossa vida recente e passada.
A propósito de livros, há livros que são intemporais, como "O Perfume", de Patrick Suskind , "1994" de G. Orwell ou "O Memorial do Convento" um dos primeiros livros de Saramago, senão o primeiro e o único que consegui ler e adorar, classificando-o como permanente. Também "diz-me como te chamas" de Júlia Navarro ou " O Código da Vinci" pela novidade que representou na altura são outros dos meus livros preferidos.
Referir ainda as muitas biografias romanceadas de figuras portuguesas e estrangeiras de que destaco talvez a "D. Amélia, rainha de Portugal" ou "D. João I de Portugal" da Isabel Stillwell, que se lêem muito bem e que nós dão uma boa perspectiva do mundo que fomos e que somos.
Acabei de ler há pouco o "Senhor cinco por cento", biografia de Calouste Culbenkian, que nos projecta através do fins do século XIX e princípios do século XX, com a história da prospecção e comercialização industrial do petróleo, as guerras havidas e os grandes interesses económicos da altura, que perduram e que, muitas, foram criadas por este arménio, que se veio refugiar no nosso País e que, graças ao talento e engenho de muitos e em particular do Dr. Azevedo Perdigão ( que conheci ), se estabeleceu em Portugal e nos legou a fundação com o seu nome.
No tempo da outra senhora, está fundação era praticamente a única instituição com uma verdadeira grandeza e interesse pela cultura nas suas mais diversas formas. Para além do museu, era na Gulbenkian que havia o melhor ballet, os melhores concertos e os melhores músicos ou cantores, sendo obrigatório ter o bilhete da temporada.
Felizmente que o nosso panorama cultural se tem modificado e, mesmo não podendo ser comparado ainda às grandes cidades culturais, como New York, Paris ou Sidney, felizmente que já vamos tendo uma oferta variada e ampla, sobretudo desde a abertura do Centro Cultural de Belém. Obra polémica e muito discutida na altura da sua construção, pelo situação e estilo, mas que resultou plenamente e que tem cumprido eficazmente o seu papel. Mesmo com o actual museu Joe Berardo...
Gosto ainda particularmente de livros policiais, com destaque para os de Daniel Silva e da Camila Läckberg, uma escritora sueca, cujos livros têm tido imenso sucesso, mas como obedecem ao mesmo esquema narrativo, acabam por ser muito similares entre si. Já os do Daniel Silva, tendo como personagem central o restaurador e espião Gabriel Allon, conseguem retratar a situação de Israel e o seu enquadramento, sendo, para mim, duma fácil leitura.
De comentar ainda os muitos livros de José Rodrigues dos Santos que, duma forma continua, vão saindo e também obedecendo a padrões semelhantes e a uma escrita pouco elaborada e até repetitiva. Talvez por isso, o livro que mais goste deste escritor seja "A Filha do Capitão", o seu primeiro romance e o que, para mim, está mais bem escrito.
Para acabar com os livros, uma das maiores surpresas que tive foi com o José Luís Peixoto, na medida em que a figura do escritor em nada abonava a favor da sua escrita e foi, sem dúvida, aquele que li nos últimos tempos, que melhor trabalha as palavras e o seu contexto. Gosto de ler em bom português, pela ortografia diga antiga, com um texto escorreito e bem elaborado. O jogo que ele consegue fazer com as palavras cativou-me e ficar com grande admiração pela sua escrita.
Também vamos mudar a disposição de alguns dos muitos quadros que temos e assim contribuir para a tal alteração visual que é necessária fazer para que, em conjunto com a nossa mudança interior, sintamos que o que nos rodeia ficou igualmente diferente e mais concordante com as nossas sensações actuais. Vou tentar integrar um espelho que herdei de casa do meu Pai e assim ter uma presença mais física e permanente dele, colmatando as muitas saudades que tenho de estar e sobretudo de conversar com ele, com mais maturidade e sabendo o que sei hoje.
No intervalo destas intervenções, trabalha-se no consultório neste dia de sábado que é, normalmente, muito calmo e compensador pela sua tranquilidade e menores solicitações, tendo a oportunidade de rever pacientes que já não via há algum tempo e com quem tenho relações de Amizade e aproximação bastante grandes e gratificantes.
Para terminar, vou hoje ao fim do dia, tentar mudar um pouco a minha imagem corporal com a alguns tratamentos ditos estéticos para recuperar alguma elegância, o que será difícil mas sobretudo parâmetro sentir melhor e mais leve. Apenas por isso acho que vale a pena, tanto mais que vou fazer um teste de intolerância alimentar que já devia ter feito... acho que tenho uma certa intolerância a determinados produtos alimentares que vão ser agora determinados.
E neste tempo frio, que adoro, aqui fica o meu SORRISO quente e acolhedor, com muita vontade de prosseguir neste caminho da Felicidade e de nos reencontrarmos e centrarmos no que é realmente importante.


Sem comentários: