terça-feira, novembro 12, 2013

Estado da Medicina Dentária

Antes do tema de hoje, devo dizer que tenho constatado e reparado que vai havendo erros ortográficos e de algumas palavras nos meus escritos, fruto da minha forma de escrever e sobretudo da maneira de pensar. Peço (aos poucos que me acompanham ainda) que me chamem a atenção para quando esses mesmos erros deturparem o significado do texto ou forem graves. Apenas um exemplo, escrevi operandus em vez de operandi, bem como áreas em vez de ares e assim sucessivamente.... As minhas desculpas!!!

Mais um dia de trabalho continuado e com um início um pouco stressado, por algumas marcações mal agendadas, o que provoca uma sobrecarga matinal desnecessária.
Há um ambiente estranho neste consultório, com uma permanente e persistente má vontade e falta de entendimento da realidade e do que se pretende. Neste momento, apenas quero fazer o meu trabalho, ver os meus doentes e pouco mais porque não vale a pena estar a aborrecer-me ou a criar atritos sem qualquer necessidade. Sigamos em frente e apliquemo-nos noutros objectivos que nos preencham e nos dêem alegria.
Há determinados aspectos organizacionais que me ultrapassam pela facilidade na sua resolução, desde que haja boa vontade e sobretudo bom senso e vontade para o fazer. Num consultório há um lugar extremamente importante para fazer a triagem e o encaminhamento dos doentes que é, precisamente, a recepção. É o primeiro contacto com a clínica, é quem deve fazer o acompanhamento das situações e ainda servir de resguardo ao medico. Pelo menos é esse o meu entendimento, que sei não ser compartilhado por muitos outros colegas.
Gostava de saber exactamente qual ou quais as funções duma assistente ou duma recepcionista para me organizar, visto que, por exemplo, quando me iniciei nestas lides o papel da assistente era muito maior, porque podia fazer moldes, colar coroas, etc e agora está impedida de o fazer, como me foi dito por parecer da OMD. Por isso, que lhes compete??
Tem havido uma grande discussão nos fóruns de Medicina Dentária acerca de presença do Nilton, um humorista, na sessão de abertura do congresso da OMD. É o maior congresso organizado em Portugal, tem um programa científico muito completo mas há muitos colegas que não concordam com a presença do humor na sessão solene de abertura, uma vez que, para eles, desvirtua o sentido dessa mesma sessão. Se calhar até têm razão, mas o estado da nossa profissão atingiu uma tal situação que, talvez, até seja bom brincar com humor para se poder chamar a atenção de todos.
Os mais antigos e instalados, como eu, já pouco podem ou querem fazer e os mais novos e recém-formados pouco ou nada podem fazer por falta de meios e de intervenção. Li algures que daqui a uns (poucos) anos seremos perto de 15000 dentistas, o que dará um rádio de perto de 670 doentes por medico, o que é manifestamente insuficiente para manter aberta grande parte das clínicas dentárias.
Há muitos anos, em 1989/90, manifestámo-nos contra a abertura da faculdade privada em Lisboa e desde essa altura penso que já abriram mais 4 escolas privadas de medicina dentária, porque é algo lucrativo e sem qualquer controle. Será que os actuais alunos não percebem que estão a estudar e a pagar directamente para o desemprego ou para trabalharem sem condições de qualquer espécie?
Tenho muita pena de todos estes novos médicos que, frustrados nos seus sonhos e ambições, se vêem forçados a emigrar ou a continuarem dependentes dos pais, porque neste momento penso que serão atitudes suicidárias, a abertura de novas clínicas dentárias.
Felizmente que estou na curva descendente da carreira e a preparar cada vez com mais vontade a minha retirada de cena, com um grande SORRISO e muita energia positiva para esse mesmo futuro em que me irei ocupar doutros assuntos e doutras realidades.

1 comentário:

clinica disse...

É verdade, hoje em dia existem imensos dentistas. Por exemplo, existem dentistas em Lisboa é o que não faltam. Mas ainda há muitos que querem seguir esse curso e se não encontrarem trabalho cá e ir para o estrangeiro for uma opção, porque não? Não é fácil mas novas vivências serão adquiridas.