quinta-feira, novembro 07, 2013

Intimista




Os dias têm custado mais a passar, aparentemente porque as horas contêm em si mesmas mais de sessenta minutos e cada minuto mais do que sessenta segundos.... será que estou a conseguir usufruir mais de cada momento ou é sinal de algo que não percebo.
Ontem tivemos mais um momento de intimidade e de aproximação que me preenche e me transmite uma força enorme pelo que representa no reforço do que existe e na vontade existente de em cada dia, hora ou minuto nós reencontrarmos cada vez mais e sobretudo melhor.
Li algures que um minuto na vida é completamente diferente se estivermos à beira de a perder ou se for a rotina normal, ou seja, temos que valorizar cada tempo que temos e ainda aprender a viver cada momento da melhor forma possível.
Não vale a pena estarmos neste presente com quezílias, zangas ou problemas vários se pudermos, em nós mesmos, evitar toda essa panóplia de negativismo; é preferível positivarmos o que temos e sabermos contribuir para o bem estar comum, na medida em que isso se transmite igualmente em nós mesmos.
Quando o nosso grande poeta diz "É em nós que é tudo" significa também que devemos ter a força e a capacidade de controlar a vida, as emoções, os factos e assim contribuir para a beleza e a felicidade de cada um de nós e principalmente de quem connosco convive.
Tenho vindo a constatar que se estivermos de bem connosco e se conseguirmos transmitir essa imagem para o exterior e para quem nos rodeia, cada minuto é mais fácil, mais relaxado e mais benéfico. É verdade que o nosso mal estar interior, a nossa agressividade indevidamente direccionada provoca, ou gere, tempestades violentas que podem ser evitadas e prevenidas. 
Neste Universo há pessoas com mais capacidade ou entendimento do que outras e quero seguem de alguma maneira "alterar" o seu ambiente duma forma mais positiva, bastando para tal um pequeno gesto, uma pequena palavra e ainda uma firmeza de propósitos e de consciência das nossas imperfeições.
É curioso como vou lendo e descobrindo citações, poemas e factos relacionados com esta temática universal da felicidade, que no fundo é o quer todos procuramos e queremos. Ainda agora estava a ler no facebook um poema dum doente meu, que já publicou dois livros e que refere esse mesmo tema recorrente e que é cada vez mais importante para mim ( ver no Final). Será que não é possível sermos felizes sempre ??
A simplicidade dos momentos que podemos ter, a intemporalidade de alguns dos minutos da nossa vida, o prazer de desfrutar duma emoção bem como a nossa capacidade de nos entregarmos e nos darmos são componentes para conseguirmos encontrar e sentir essa felicidade que queremos e desejamos. E é tão bom quando captamos esses momentos e estamos completamente em PAZ connosco e em sintonia com este universo.
Teremos em nós está grande capacidade de sermos felizes se nos contentarmos com o que temos e não com o que sonhamos ou grandiosamente desejamos? Uma vez mais ao descermos ao real das nossas vidas e aproveitarmos o que temos, seremos certamente m ais felizes e mais realizados. Ao voltar uma vez mais a este "Less is More" posso dizer que , se mais não fosse, a aprendizagem e interiorização deste conceito já justificou o esforço e o empenho actual na minha análise.
Acho que, nesta fase intimista da minha vida, estou a conceptualizar imensa coisa e a assimilar muitas outras que me permitem não só ter um melhor conhecimento do que sou, mas também me ajudam e contribuem imenso no meu relacionamento geral. Ou seja, são contributos fundamentais para a felicidade e bem estar, factos extremamente positivos.
Constato o meu afastamento da realidade sociopolitica actual, mas sinceramente não me parece que essa mesma realidade tenha um grande significado nos dias que correm, na medida em que a coisa pública nunca esteve tão mal entregue e tão mal gerida. Vivemos momentos políticos degradantes e sem qualquer perspectiva de grandes melhorias ou de conseguirmos sair desta degradação com menos custos sociais e de modo a podemos ser um País onde a Felicidade fosse um objectivo a ser alcançado por todos nós e todos os grupos etários.
Que o meu SORRISO possa contribuir para a Felicidade deste Universo ou pelo menos para todos aqueles com quem me cruzo nesta encruzilhada da vida. 

PS :    Ser feliz é ser inconsciente
          podemos sê-lo por uns momentos

          breves instantes, sempre no presente...
mas ser feliz permanentemente
é utopia ou inconsciência.


Sem comentários: