quinta-feira, novembro 21, 2013

Mentiras

Há situações e factos que me deixam bastante indignado e ainda mais quando são pessoas conhecidas de quem já tenho uma má impressão, confirmando assim que posso confiar nas minhas primeiras impressões.

Certas pessoas pensam ou acham que podem fazer o que querem e como querem e ainda fazer os outros de parvos, mas como diz o povo, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. É que as próprias pessoas se encarregam de nos dar as munições para as podermos desmascarar porque nem inteligência têm para encobrir os erros e as mentiras.~
Vivemos mesmo num mundo muito estranho em que (quase) ninguém respeita as pessoas, em que impunemente se engana o próxima e ainda por cima se fica a pensar que se é o máximo e o melhor. É certo que há muitas pessoas que passam a vida a enganar, mas li algures que: enganar poucos durante muito tempo é possível, enganar muitos durante pouco tempo também o é, mas enganar muitos durante muito tempo é impossível. Ou seja, quem vive nestes esquemas e mentiras, mais cedo ou mais tarde é apanhado porque é impossível manter este comportamento escondido durante muito tempo.
Conheço vários destes tipos de personalidade, uns por nítida doença psiquiátrica que não conseguem distinguir a realidade da ilusão e acham-se os maiores, enquanto que não passam de medíocres e de frustrados; outros são mesmo assim de formação e de carácter, não sabendo estar no mundo sem ser a enganar, mentir e omitir.
O problema é que, quem é mais honesto e sério, acaba (quase) sempre por perceber e escrutinar este tipo de pessoas, porque se me engano às vezes, muitas outras consigo acertar quase logo à primeira. Há quem consiga disfarçar e fingir durante algum tempo, mas mais cedo ou mais tarde, a evidência da falta de carácter e de nível vem sempre ao de cima e então a verdadeira forma de estar no mundo e na sociedade vem à superfície.
Também é um facto que se acaba sempre por "pagar" por esse tipo de comportamento, porque pode não haver uma grande justiça legal e de tribunal, mas acredito que a justiça humana e real existe e que cumpre a sua missão, punindo quem deve e penalizando esses mesmos comportamentos.
Tenho pensado bastante em algumas coisas erradas que fiz ao longo da vida e reflectido que, neste momento, já não o faria por ser incapaz de praticar determinados actos lesivos e dolorosos para as pessoas. Lembro-me, por exemplo, de algo extremamente cruel e sádico que o nosso grupo da faculdade fez a uma colega de que não gostávamos muito. Um dia, combinámos todos que não lhe dirigíamos a palavra nem lhe respondíamos a nada e assim fizemos, com o consequente sofrimento para essa mesma colega.
Que finalidade tínhamos para além de mostrarmos a nossa imaturidade, frieza e insensibilidade ? Deve ser devastador para alguém este tipo de atitudes sem qualquer explicação e entendimento racional, mas a envolvência grupal e o comportamento em conjunto pode ter destes desvios gravíssimos. Sinto-me bastante arrependido e, como digo, não seria capaz de o fazer agora ou no futuro.
Ainda não estou completamente "recuperado" da minha neura de segunda, mas estou a caminho de ficar bastante melhor e mais bem disposto, se bem que a actual conjuntura não seja a melhor, nem tão pouco o ambiente onde me encontro ajude muito a esse facto. É verdade que as pessoas são bem complexas ( e eu incluído), mas também é certo que se complica demais o que nos rodeia, pelas mentiras, falsidades ou omissões que se vai fazendo e encontrando por aí.
Se todos conseguissem ser mais verdadeiros, menos "chicos espertos" e se tentassem realmente uma interligação entre todos duma forma séria, empenhada e realmente honesta, certamente que tudo seria bem mais fácil e satisfatório, com menos problemas, menos quezílias e sobretudo melhor ambiente.
Há pessoas que, olhando apenas e só para o seu umbigo, se esquecem de ser sociais e integrar-se numa sociedade em que se todos conseguissem dar a volta, seria bem melhor e mais justa, mas infelizmente cada vez mais este individualismo predomina e faz o seu caminho... é pena, mas é assim que muita gente acha que pode sobreviver.
Nesta quinta-feira, quase em modo de fim de semana, fica o meu SORRISO com muita energia e a vontade de que as pessoas consigam ser mais verdadeiras, mais francas e sobretudo mais HUMANAS.
 

Sem comentários: