domingo, novembro 10, 2013

Obras

Amanhã vão começar umas pequenas obras em casa, para reparação de alguns problemas estruturais do edifício. São reparações que já poderiam estar feitas, se não fosse a teimosia dum ex-administrador do prédio, que entendia, por embirração que, os "estragos" tinham sido causados por nós próprios. Ficou demonstrado e com maiores custos que eram devidos a problemas do próprio edifício que estão a ser reparados, passando-se amanhã para o interior.
Esse facto implica que se tem que arrumar, esconder, retirar candeeiros e quadros, porque vamos aproveitar para também pintar o corredor e alterar um pouco as coisas cá por casa...
Não sabemos se vamos ficar por aqui durante a semana ou se vamos pernoitar estes dias em casa da nossa amiga CP, que até está ansiosa por ter companhia e ficar connosco. Vamos ver...
Ontem foi um dia bastante movimentado e em ainda com alguma emotividade. Iniciámos o dia com o meu filho a ir buscar mais umas coisas para a casa, como um sofá e outras pequenas coisas que havia na garagem. De seguida fomos ao supermercado fazer-lhe as compras do mês para ele se orientar.
O continente estava a abarrotar porque havia uma promoção de brinquedos para o Natal, tendo aproveitado para fazer algumas compras para os meus sobrinhos. Antes disso, passámos pela Zara onde, espantosamente, o meu filho comprou umas quantas camisolas. Encontrámos uma das minhas sobrinhas também às compras que ficou bastante satisfeita por nos ver a todos, tendo ficado combinado um jantar de sobrinhos em breve cá por casa.
Ao irmos embora, tive o momento do dia no qual me senti extremamente feliz com o que me foi dito pelo meu filho, na medida em que, talvez, represente finalmente uma mudança de paradigma e de comportamento. Penso que ter visto o meu comportamento e atitude nestas situações e ainda o modus operandus duma relação, lhe fez repensar a sua atitude e reacção perante certos factos.
Espero e sobretudo, desejo, que seja uma atitude efectiva e duradoura para bem de todos e ainda para terminar este tipo de alguma conflitualidade existente. A mudança das pessoas e das suas atitudes é algo de bastante positiva e demonstrativa de alguma maturidade e crescimento. Foi o melhor momento do dia.
Ele seguiu para casa e nós fomos para o Corte Inglês, para se fazer mais algumas compras de natal... cheguei á conclusão que tenho vontade de ser avô duma neta; quanto mais não seja porque fico simplesmente maravilhado com as roupas existentes e com a graça daquelas roupinhas, das cores e de imaginar a minha futura neta vestida com aquelas roupas. Devo dizer que ainda não está nada a caminho nesse sentido... bem como ter quase a certeza de que será o meu filho mais novo a dar início à minha terceira geração.
Finalmente chegámos a casa para uma sesta e foi iniciar um tratamento estético a ver se consigo modelar um pouco este corpo pesado e "velhote"... fiz endermologia e um envolvimento com lamas, sendo verdade que me senti melhor.
Marquei para os próximos sábados novos tratamentos e uma consulta de nutrição com uma prova de intolerância alimentar porque sei que devo ter alguma espécie de intolerância a determinados alimentos que me fazem ficar enfartado. Tenho já agendado uma colonoscopia e uma endoscopia alta para fazer quase no fim do ano.
Como a nossa agenda está sempre cheia, ainda fomos a um jantar de aniversário no restaurante Rublo no campo pequeno (http://www.restauranterubro.com/#/0/intro/), onde se esteve bem, mas que achei caro para a quantidade e qualidade da comida. A verdade é que em alguns restaurante não parece haver grande crise porque estava bem composto
Tive a oportunidade da confirmar as dificuldades existentes na nossa área, na medida em que estava uma "amiga" nossa que também é dentista e que se estava a queixar das faltas, desmarcações e o pouco dinheiro disponível para se gastar em coisas aparentemente supérfluas.
Será que esta minha vontade actual de esclarecer determinados assuntos e motivações está relacionada com a minha última sessão onde me foi dada uma definição de Amor ? A verdade de nós próprios e nas relações passou a ter um outro significado para mim e o sentimento de que devemos pautar o nosso comportamento por essa mesma verdade ?
Sei que os exemplos e os encadeamentos das conversas do AA nunca são inocentes e têm sempre uma intenção e o objectivo de me fazer pensar e compreender coisas que estão ocultas ou debaixo das muitas camadas que todos temos. Por exemplo, hoje, domingo, acordei a reflectir acerca do que falámos na quinta feira e a perceber o que, realmente, ele queria dizer e transmitir.
Fico com a ideia de que, havendo esta simbiose mútua, há igualmente uma espécie de correia de transmissão entre nós que permite uma melhor absorção e assimilação do que é dito e do que é subentendido. Nem sempre todas as palavras são ditas e as ideias expressas mas muitas vezes fica o substrato do raciocínio e a dúvida para esclarecer e meditar.
Relendo o que tenho escrito nestas ultimas semanas há, evidentemente, um fio condutor referente a esta introspecção e análise que estou a fazer, na medida em que tudo está interligado e conectado a determinados ambientes e vivências cujo padrão começa agora a aparecer e a integrar-se na minha problemática.
É preciso coragem não só para estar a fazer essa análise como também para me expor neste blogue que, apesar de ser pouco ou nada compartilhado e lido, não deixa de ser um espaço aberto e público. Mas não me importo e sobretudo por ter a consciência de que estou a crescer e que, eventualmente, poderei estar a ajudar outras pessoas.
Lamentavelmente o nosso sistema de saúde não comparticipa este tipo de análise que tão necessário seria para determinadas pessoas que já estão para além da tal linha de sanidade mental e que não se apercebem da sua patologia como é evidente nestes casos. E esses que seriam os que mais precisam não conseguem ter um acompanhamento devido pelas dificuldades existentes. e conheço alguns casos evidentes.... !!!
Vou fazer a minha sesta, nesta casa embrulhada em papel e preparada para a intervenção da semana, esperando que daqui a uma semana possamos ter um enorme SORRISO de satisfação e de felicidade pelas alterações programadas. Um resto de bom fim de semana.

Sem comentários: