domingo, novembro 24, 2013

Sol e Frio

Está um daqueles dias de que gosto... tempo limpo, com sol e com temperaturas baixas! É assim que gosto do tempo porque podemos vestir roupas quentinhas e não apanharmos chuva nem nos molharmos, que é o que menos gosto. Adoro chuva mas é para estar em casa à lareira e no quentinho.
Como já disse, ontem foi um dia cheio de "passeio", tendo estado quase todo o dia fora de casa em actividades diversas. Uma vez chegado a casa, foi pôr o pijama e estar a ler o "meu" Expresso e a ver algumas séries gravadas.
Há pequenos nadas que nos enchem de alegria e que nos fazem ver que somos importantes para alguém. Hoje foi dia de "barbeiro" e sabendo como eu sou friorento, encontrei a casa de banho aquecida e a uma temperatura excelente para que me pudessem cortar o cabelo sem ter frio.
São estes pequenos gestos que, fazendo toda a diferença, nos fazem sentir Amados, estimados e acarinhados, algo que todos nós precisamos... é tão simples ter estes pequenos ( grandiosos) nadas que nos deixam com um SORRISO para o resto do dia.
A intimidade das pessoas é feita do somatório dos momentos do quotidiano, que não se esgotam apenas no estar; é muito mais do que isso e principalmente são afectos e formas de o demonstrar. Aquele pequeno gesto faz toda a diferença e sinceramente, foi um momento de felicidade muito grande.
Também a propósito de momentos e afectos entre casais, estive a falar com uma das minhas irmãs e a dar-lhe o mesmo conselho que já me deram, ou seja, arranjar e disponibilizar tempo para dar mais volume e estrutura à relação e consolidar para o presente, mas principalmente para o futuro, essa mesma relação.
Temos que ter presente que, os filhos passam e nós permanecemos com quem estamos e com quem consigamos estabelecer as pontes devidas e necessárias para que, nessa altura, não sejamos estranhos nessa mesma relação.
Isto é, durante a nossa vida podemos ter um ou vários relacionamentos estáveis e funcionais, sendo o importante a sua plena realização e interiorização, para que em cada momento, possamos desfrutar e aproveitar plenamente essa mesma relação e a pessoa com quem estamos. Em cada altura e etapa da nossa vida, devemos e temos a obrigação de sermos FELIZES e de estarmos bem connosco e com quem (con)vivemos para que, chegados ao fim do nosso tempo, possamos olhar para o passado e sentirmo-nos satisfeitos e sobretudo realizados.
Todos nós devíamos ter a capacidade de podermos analisar o que somos e como estamos, para que, ao longo da nossa vida, possamos melhorar e alterar tudo aquilo que não é o mais correcto e assim atingirmos o objectivo primordial de todos os seres humanos: a FELICIDADE.
Infelizmente vivemos num mundo cada vez mais individualista e no qual as pessoas pouco ou nenhum tempo dedicam a pensar nos outros e nos problemas que nos circundam, na medida em que são demasiadamente egocêntricas e muita coisa contribui para que assim seja. Actualmente as pessoas são "treinadas" para este mesmo individualismo e concorrência entre todos porque se tem a noção errada que, apenas "atropelando" o nosso próximo, conseguimos ser melhores e singrar na vida.
A solidariedade, o companheirismo, a interajuda são conceitos em vias de extinção neste nosso mundo altamente competitivo e sem grandes valores éticos ou morais, em que (quase) tudo vale para atingir os objectivos que se pretende e que se quer, mesmo que isso signifique destruir ou menosprezar quem está ao nosso lado. Aliás às vezes parece mesmo ser obrigatório esta atitude para vencer na vida, o que para mim, é algo de inconcebível e demolidor para a vivência que gostaria de encontrar até ao fim dos meus dias.
Hoje são 92 anos, aqueles que a minha Mãe cumpre, tendo direito a um almoço de família, com os filhos que cá estão, bem como com (quase) todos os netos, porque é cada vez mais difícil reunir todos no mesmo espaço e na mesma altura. Que continue nesta forma em que está e a dar-nos o prazer da sua companhia...
Um enorme SORRISO cheio duma especial alegria pelo tal pequeno gesto que foi dum imenso significado e representa o Amor e Estima que deve estar sempre presente em qualquer relação. Sejamos FELIZES em cada segundo que estamos neste Universo.
 
 


Sem comentários: